quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Finanças Regionais: PSD recua e apoia propostas do CDS

O PSD retirou a proposta de extinguir o empréstimo do Estado à Madeira e vai aprovar as iniciativas do CDS para reduzir o limite do endividamento e fasear a transferência de verbas, anunciou o social-democrata Guilherme Silva.

Com esta posição, os sociais-democratas deixam cair a sua proposta para dar como extinto, em 2011 e 2012, o empréstimo de 102 milhões de euros feito pelo Estado à Madeira, compensando dessa forma “os 111 milhões de euros” que os sociais-democratas contabilizam como perda desde a alteração da lei em 2007, uma iniciativa que as restantes bancadas da oposição não acompanhavam.


O PSD deu hoje conta desta posição numa carta enviada ao presidente da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, o também social-democrata Paulo Mota Pinto.

Em contrapartida, o PSD vai viabilizar as propostas do CDS para reduzir o limite de endividamento de 25 para 22,5 por cento das receitas correntes e para fasear nos próximos quatro anos as transferências por conta do IVA, que passam a ser devidas às regiões autónomas devido à capitação deste imposto.


O deputado social-democrata eleito pela Madeira justificou esta posição da sua bancada com “uma compreensão da situação das dificuldades financeiras do Estado” e pelo reconhecimento de que este “não seria o momento adequado para ir repor essa situação anterior”, referindo-se à proposta do PSD, agora retirada.


Para Guilherme Silva, estas propostas exigem algum “sacrifício da Madeira” e permitem apenas uma "reposição parcial da justiça", mas representam “toda uma postura de contenção e rigor”.


Questionado sobre qual será a postura dos socialistas face a estes projetos, o deputado disse desconhecer o que é que “o PS e o Governo querem”.


Imagem: Google



______________



O PSD já percebeu!... Agora veremos amanhã se os que andam aos gritos a culpabilizar o CDS pela morte da proposta oriunda da ALM, vão continuar cegos, surdos e agora talvez mudos!...


De facto a única hipótese da Madeira ver alterada esta Lei, passa por aprovar as propostas do CDS, tudo o resto é conversa. Alias digam o que digam, votem ou não, estas são propostas que verdadeiramente servem a Região e ao País. Menos despesismo, mais justiça nas transferências e acima de tudo menos endividamento. Afinal é isto ou não que se quer para a RAM ou não??!.. Ou será que agora querem o contrário??!...


Amanhã nas votações veremos!...


Veremos se com esta nova situação o deputado do PS-M na AR, agarra-se a isto para também votar contra!... Veremos também se o BE na AR repete a votação do BE-M na ALM, o que seria de rir!.. e veremos se no fim de contas o PCP vai ou não votar contra como referiu ontem o Leonel Nunes na RTP-M, porque se acontecer veremos então quem traiu verdadeiramente a Madeira!!!...


Amanhã é o dia das verdades!!!...

Sem comentários: