quarta-feira, 21 de maio de 2008

Desemprego na RAM sobe e vai continuar a subir

Ontem quando ouvi, que a empresa de construção civil AFA, iria despedir cerca de 30 trabalhadores, agora e tantos outros em breve, fiquei extremamente preocupado.

E fiquei preocupado, porque se a AFA, tem a necessidade de despedir funcionários, sendo uma das principais empresas, que nesta região vive a conta das obras públicas, é porque a crise económica nesta terra é muito grave.


Este agravar constante do desemprego e das condições económicas na região, poderão provocar graves problemas sociais, sendo que nada me faz crer que isto venha a melhorar, nos próximos tempos.


Por parte do Governo Regional, não se vê nada!!!..


Nenhuma solução para ultrapassar este modelo económico gerado por eles, assente quase que em exclusive em obras públicas e que agora promete entalar muitas famílias madeirenses.


Tendo em conta que nesta terra de baixas qualificações profissionais e de fracas habilitações académicas, o futuro mostra-se muito complicado, visto que opções a construção civil são poucas, muitos se calhar vão ter de entregar suas casas aos bancos, outros deverão voltar a agricultura de subsistência e muitos voltarão a emigrar, como já acontece.


Custa-me é ouvir como tenho ouvido por estes dias que o Governo diga, que espera em 10 anos que a Madeira seja uma "potência do Atlântico", quando temos indicadores de que se nada fizer-mos seremos uma espécie de Haiti do Atlântico, em que a pobreza é a sua imagem de marca.


Essa é que será a nossa realidade se nada mudar!!!...




Sem comentários: