quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Noticia do Dia: "Jardim pede dinheiro à banca para pagar ordenados"

Hoje o Público refere o seguinte:

« O governo regional da Madeira decidiu contrair um empréstimo bancário de curto prazo, no valor de 50 milhões de euros, para pagar ordenados e subsídio de Natal dos funcionários públicos.


Na resolução 1221/2008, tomada pelo executivo regional a 23 de Outubro e publicada no Jornal Oficial de 3 de Novembro, o governo de Alberto João Jardim justifica o empréstimo para "fazer face às necessidades de tesouraria" no corrente ano económico, mas o PÚBLICO apurou que a verba se destina a responder a compromissos salariais. O montante corresponde ao duplo vencimento (ordenado mais o 13.º mês) a pagar, este mês, aos funcionários da administração pública regional - que representam uma despesa de 357 milhões de euros em 2008, cerca de 24 por cento do orçamento madeirense... »


Acrescentando que:


«... O empréstimo concedido à Madeira para "pagar a tempo e horas" aos fornecedores é inferior ao montante (270 milhões) de encargos assumidos e não pagos pelo governo regional em 2007 e corresponde a um décimo da sua dívida global. Esta operação, tal como o citado empréstimo a curto prazo, não afecta o endividamento líquido que a região está impedida de aumentar. Para contornar aquela norma da lei do Orçamento de Estado de 2003, imposta às regiões autónomas e aos municípios pela então ministra das Finanças, Ferreira Leite, o governo de Jardim criou quatro sociedades de desenvolvimento através das quais efectuou quatro empréstimos, num total de 515 milhões de euros, dívida que vai custar 876 milhões até 2032, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas que evidencia a vulnerabilidade daquelas empresas públicas "tecnicamente falidas"...»


Perante isto impõem-se novamente a questão colocada por diversas vezes. Para que serviu a antecipação das eleições regionais??!... Que ganhou a Região Autónoma com isso??!... Que mudou no relacionamento com o Governo Socialista de Sócrates??!...


A resposta é novamente simples, NADA!!!...


Perante isto e passado mais de um ano, sem que este Governo, tivesse resolvido aquilo que expressivamente o Povo pediu para ele resolver, só resta-lhe um caminho, a DEMISSÃO!!!...


Quem não governa ou é incapaz de resolver os principais problemas da Região, tem o dever de marcar novamente eleições. A culpa não é só do dito garrote financeiro do Governo Socialista da República é também deste Governo Regional esgotado, que não tendo mais criatividade, esta a espera, sabe-se lá do que, que lhes permita mantendo este modelo acabado, continuar. Se calhar estão espera do milagre "Obama", num momento em que a crise mundial agudiza a crise da região.


Esta na hora, Sr. Presidente!!!...


Largue a cadeira, vamos a eleições!!!...


A Madeira assim o quer!!!...

Sem comentários: