quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vergonha na ALM II: José Manuel Coelho suspenso pela ALM

O DN-Madeira sobre este assunto escreveu também o seguinte:

«Suspensão, queixa no Ministério Público e levantamento da imunidade parlamentar. Foram estas as decisões da ALM, em relação ao deputado o PND, José Mnauel Coelho que, esta manhã, exibiu uma bandeira nazi no plenário e pretendeu entregá-la a Jaime Ramos. A discussão das propostas de revisão do regimento, apresentadas pelo PSD, CDS, PCP e BE acabou em grande confusão, depois da intervenção do deputado do PND.


Coelho, que no início dos trabalhos distribuiu cravos vermelhos pelos deputados, começou por acusar Alberto João Jardim de o ter mandado matar, no período pós-25 de Abril. Depois, acusou a maioria de estar a transformar a Madeira numa "ditadura nazi-fascista" e abriu a bandeira com a cruz suástica que foi símbolo do regime de Hitler. Tentou entregá-la a Jaime Ramos mas não conseguiu porque o PSD abandonou a sala e Miguel Mendonça suspendeu os trabalhos.


Fora do hemiciclo foram vários os deputados, de todos os partidos, que não pouparam Coelho a duras críticas. Na galeria estavam dois elementos do PND que também foram alvo de 'bocas' que só não foram mais longe porque também houve quem apelasse à calma. No regresso ao plenário, Miguel Mendonça garantiu que iria agir contra o deputado do PND, mas o PSD antecipou-se e fez aprovar o requerimento que suspende José Manuel Coelho e lhe retira a imundiade.


A exibição de símbolos nazis é crime punível por lei.


O plenário previsto para esta tarde foi cancelado.»

Sem comentários: