quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Será que o Mundo vai mesmo mudar?...

A anunciada vitoria de Barack Obama, acabou por concretizar-se.

Na hora da vitoria, este prometeu resolver todos os males da América e do mundo, num dos discursos mais motivantes que alguma vez tenha ouvido. Não fui apoiante do agora Presidente eleito dos EUA, mas reconheço nesse homem o dom da palavra e da motivação. De facto, estamos perante um homem que consegue de forma muito convincente mobilizar massas.


Obama conseguiu de facto, acabar de vez com o mito duma América dita Racista, em que este nunca teria hipótese de ganhar, afinal a democracia existe mesmo e demonstrou que tudo afinal é possível nesse País. A sua primeira vitoria já esta garantida, faltando saber se tudo aquilo que prometeu alguma vez será também cumprido. Veremos!!!...


As expectativas são muito altas, num País em crise, que por arrasto leva todo o mundo atrás. Veremos do que ele será capaz.


Pela minha parte continuarei pouco "crente", neste novo "profeta", que tem a missão de mudar a América e o Mundo. Falta é saber se terá forças para dobrar os "lobbies" do armamento e da banca, que como sabemos influenciam fortemente as decisões das administrações americanas, porque mudar verdadeiramente qualquer coisa só passa por contrariar estes "lobbies", ainda por mais quando sabemos que ambas as campanhas (republicana e democrata), foram altamente financiada por estes.


Por fim, também fazer referência ao discurso do candidato McCain, que teve um discurso também de grande nível, onde reconheceu a derrota e acima de tudo onde ressaltou as qualidades e as promessas do novo Presidente Americano. Para mim e o tempo é que dirá se tenho ou não razão, McCain seria o Presidente para a América de hoje, mais pragmático e incisivo, tendo em conta os grandes problemas que hoje estão encima da mesa, para os americanos e não só.


Sem comentários: