sábado, 31 de maio de 2008

CDS: Petição Online solicitando baixa do ISP

Tendo em conta que esta petição faz sentido e importa divulga-la, vou também neste blog dar a oportunidade a todos os que por cá passam e que concordam com ela de tomarem conhecimento da mesma e se o entenderem de a assinar. Assim sendo fica aqui o texto que me foi enviado pelo CDS/PP-M, via e-mail e o endereço para a petição online:

"Caros amigos,


Face às sucessivas subidas do preço dos combustíveis a receita do Imposto também cresce, tendo ainda em conta que o Governo Regional da Madeira tem autonomia para baixar até 30% o ISP (Imposto Sobre os Produtos petrolíferos e energéticos) foi lançada pelo CDS-PP da Madeira uma petição online visando recolher o maior número de assinaturas para assim alertar o Governo para este problema que afecta as famílias e as empresas.

Assine e divulgue aos seus amigos e conhecidos, nos dias de hoje os combustíveis são um bem essencial e assim sendo esta é uma questão apartidária, qualquer pessoa que concorde deverá assinar.


José Manuel Rodrigues

Presidente do CDS/PP-M"

terça-feira, 27 de maio de 2008

Grande Mário Soares!!!...

Hoje o histórico socialista e um dos que também no seu tempo desgraçou Portugal, Mário Soares (ver DN-Lisboa de hoje), acabou por concluir aquilo que por cá já escrevi, nomeadamente quando confrontado com o também socialista Tino.

Para desgraça nossa, também Mário Soares chega a mesma conclusão:


"...quanto à pobreza crescente na sociedade portuguesa. E acrescento: a revolta quanto às escandalosas desigualdades sociais, que igualmente crescem, fazendo de Portugal, trinta e quatro anos depois da generosa Revolução dos Cravos, o país da União Europeia socialmente mais desigual e injusto..."


"...Eu sei que o mal-estar social e as dificuldades relativas ao custo de vida que, hoje, gravemente afectam os pobres, mas também a classe média - e se tornaram, subitamente, muito visíveis..."


E os recados para o PS???!... ehhh?!!!...


"...permito-me sugerir ao PS - e aos seus responsáveis - que têm de fazer uma reflexão profunda sobre as questões que hoje nos afligem mais: a pobreza; as desigualdades sociais; o descontentamento das classes médias; e as questões prioritárias, com elas relacionadas, como: a saúde, a educação, o desemprego, a previdência social, o trabalho..."


Não é que concorde com tudo aquilo que ele diz, mas Tino, vê se apreendes com o teu mestre!!!...

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Até quando vamos ouvir disto??!...

"Não permitirei que os bombeiros da Madeira sejam incomodados por energúmenos e, portanto, quem os perturbar é expulso".

Alberto João Jardim



_______


É inacreditável que isto continue a acontecer. Por onde anda o Presidente da República, que também publicamente deveria por na linha este senhor.


Isto é inadmissível!!!....

domingo, 25 de maio de 2008

Júlia Caré não tem vergonha na cara!!!...

Há pessoas que de facto não tem um pingo de vergonha na cara.

E ainda por cima falam de ética??!...


Refiro-me ao artigo de opinião no DN-Madeira de hoje, da Deputada Socialista na AR, Júlia Caré, antiga dirigente sindical dos professores desta terra. A mesma, que a uns anos atrás (não muitos), que disse que o ex-presidente da JP-N e actual Secretário Geral do CDS, Dr. João Almeida, era um fascista, por defender as reformas laborais de Bagão Félix e que hoje tenta branquear as responsabilidades deste Governo Socialista, em matéria laboral, assunto que escolheu para fazer o seu tal artigo de opinião.


Neste artigo não vi em lado algum, nenhuma referência as responsabilidades socialistas que para diminuir o desemprego no 1º Trimestre de 2008 (menos 42,9 mil), o conseguiu à custa de um aumento muito significativo do emprego precário (dados do INE e do MTSS).


Também não vi nenhuma referência a substituição de trabalhadores com contrato sem termo, cujo número neste período diminuiu em 22,6 mil, por trabalhadores com contratos precários que está a determinar uma diminuição significativa das remunerações de muitos trabalhadores e, por arrastamento, da remuneração média do País, o que tem consequências graves não só sociais mas também ao nível da reanimação do mercado interno (ver este estudo) .


Estes esquecimentos que na prática originaram que os salários médios entre estes grupos de trabalhadores descessem cerca de 37%, provocando tremendas consequências nos agregados familiares em questão, como é que é?!!... Não há nada a dizer??!...


Por isso acho inacreditável que uma ex-sindicalista, venha a falar destes temas e de ética e se esqueça de referir verdades incontornáveis, só para ficar bem junto dos seus pares.


Tenha vergonha na cara!!!...






A tal distribuição de rendimentos aos olhos do Tino (Parte III)

Vou concluir este assunto hoje. Penso que ambos já colocamos alguns argumentos sobre a mesa e de facto, não chegaremos a nenhuma conclusão que nos aproxime.

Apenas gostaria de referir que o amigo Tino, socialista ferrenho, que não só os mais pobres, os mais velhos e os mais fracos é que são prejudicados. Existe também a classe média que esta claramente em extinção a conta das políticas socialistas de José Sócrates. E mesmo que não gostes vou continuar a usar os argumentos que tu dizes que não são nossos, como se as questões sociais fossem património intocável da Esquerda e que não o são!!!...


Vejamos!...


1. As famílias da classe média e de menores rendimentos estão afogadas em dívidas devido à subida das taxas de juro e a um fisco insaciável, veja-se agora o caso dos combustíveis;


2. Os jovens não conseguem encontrar um emprego compatível com as suas habilitações e quem diga o contrario é cego por opção política!...


3. As empresas sobrevivem com dificuldades à crise e aos impostos cada vez mais pesados;


4. Foi também como o PS que os trabalhadores independentes perderam o direito ao abono de família;


5. E mais Tino, foi o PS que tornou possível que o aborto seja gratuito e a adopção seja paga, um verdadeiro absurdo!!!.


6. Além disto temos um Governo que tem vindo aos poucos matar a agricultura e as pescas deste País.


Bom, se isto não demonstra que transversalmente isto tem prejudicado a grande maioria dos Portugueses e ao mesmo tempo também não demonstra que a riqueza esta mal distribuída, por culpa não só dos governos socialistas, em que este Governo de Sócrates é um mero exemplo, estamos perante uma cegueira inacreditável, caro Tino!!!...


Para mim custa-me ver pessoas que saíram de Governos socialistas, para gerirem empresas privadas de sectores que tutelaram, ganhando chorudos ordenados!!!!....


A ti não te faz impressão que estes socialistas levem uma boa parte dessa riqueza mal distribuída e que ainda por cima deixem que parte desses dividendos vão para empresas estrangeiras??!....


A mim faz muita impressão!!!...


Por isso caro Tino, se há má distribuição da riqueza neste País a culpa com certeza não será unicamente socialista, mas de que é da grande responsabilidade destes, lá isso não tenho duvidas!!!...

sábado, 24 de maio de 2008

A tal distribuição de rendimentos aos olhos do Tino (Parte II)

Continuando com o tema, volto a chamar a atenção do Tino para outros excluídos e margilizados e que claro não fazem parte daqueles que são os ricos deste País.

Falo dos deficientes das forças armadas, que também estão marimbando-se para esse teu graficozinho, sobre a distribuição da riqueza do País e que se preocupam com os cortes dos seus rendimentos, a mão deste Governo PS.


Tino, foi com este Governo também que foram retirados aos ex-combatentes o direito aos medicamentos para além da deficiência;


Foi também com este Governo socialista que a isenção de IRS para as pensões pagas aos ex-combatentes acabaram, pois foi este Governo que entendeu que as pensões, pagas com carácter indemnizatório, deviam ser encaradas como rendimentos, vergonhoso, não achas!!!.


Isto para não falar da burocratização excessiva, ao acesso aos serviços de saúde e de assistência social aos militares em geral.


E ainda há mais Tino!!!...




sexta-feira, 23 de maio de 2008

A tal distribuição de rendimentos aos olhos do Tino (Parte I)

O Tino do blog "Farpas da Madeira", em resposta ao meu "post" «Afinal a pobreza continua a subir em Portugal» que escrevi hoje, entendeu com um gráfico (imagem), tentar justificar aquela teoria de que só os Governos ditos da direita foram responsáveis pela distribuição desiquilibrada da riqueza e o aumento da pobreza, neste País.

Sem nenhum "desenho", coisa que sei fazer com alguma facilidade, tentarei sem ir tão longe no tempo, demonstrar e relacionar aquilo que o Tino não consegue relacionar e que qualquer Português hoje já relaciona sem ir ler graficos e muito menos cadernos editados pela Fundação Mário Soares!...


Vejamos o que acontece por exemplo hoje com os idosos:


1. Sócrates prometeu que nenhum idoso iria viver abaixo daquilo ao que ele chamou de "limiar da pobreza" e afinal ainda existem muitos (a grande maioria) a viver nessas condições e quem o diz o mesmo Dr. Bruto da Costa;


2. Foi também com Sócrates que se acabou com o processo de convergência das pensões;


3. Com Sócrates também os idosos, um dos grupos sociais afectados pela má distribuição da riqueza, aquem lhes foi retirada a comparticipações dos medicamentos;


4. Para além disto, foi também com este Governo socialista que se cortaram com as majorações nos genéricos para os idosos;


5. E o mais grave foi com o Governo PS que se sujeitou pensões baixas a imposto e encontrou-se uma fórmula especialmente injusta para definir os aumentos de pensões todos os anos.


Isto é uma pequena parte das injustiças sociais de que a Direita não é responsável e que terá efeitos de certeza quando os socialistas sairem do poder. Sendo que para corrigir isto algum tempo será necessário.


Caro Tino se isto não é evidente para demonstrar já, agora que é com este PS que se acentuam as assimetrias sociais e má distribuição da riqueza, então como é??!...




O CDS leva a Plenario da AR a Liberalização da Rota Aérea Madeira - Continente

Tal como já tinha aqui sido referido, será pela mão do CDS, que o assunto da liberalização dos céus da Madeira, será discutida no Plenário da Assembleia da República.

O DN-Madeira de hoje refere que a Assembleia da República (AR) vai discutir a liberalização da rota aérea Madeira-Lisboa/Porto a 14 de Junho.


Refere também que o CDS propõe que o decreto-lei volte a contemplar a tarifa de estudante, aumente o reembolso para residentes e garanta os serviços mínimos em caso de greve.


Veremos o que farão as outras bancadas, a quando da discussão, em especial as do PS e claro a do PSD.


Portas no seu melhor

Hoje li no "Diário Digital", aquilo que o Dr. Paulo Portas disse relativamente sobre o aumento dos combustíveis no País.

Dessa leitura parece-me oportuno repetir aqui as seguintes frases, fortes, mas muito oportunas, de quem sem demagógias tem feito verdadeira oposição ao Governo de Sócrates.


Ficam aqui as palavras de Portas:


"...Eu disse ao primeiro-ministro que pedisse uma investigação dos preços à Autoridade da Concorrência, há quase três meses. Ele esperou até Maio para o fazer. Se tivesse seguido os meus conselhos já teria o resultado dessa investigação..."


"...O Estado cobra, em 2008, mais 400 milhões de euros em Imposto Sobre Combustiveis (ISP) do que em 2003. A alta dos preços é devastadora para as pequenas e médias empresas, consome o poder de compra da classe média, prejudica os mais desfavorecidos e arrefece ainda mais a economia, afirmou, acusando Sócrates de, perante esta »crise«, se recusar a mexer na carga fiscal e tentar »desculpar- se«..."


"...Nós já temos ´carjacking` [roubo violento de automóveis], não precisamos de ´fiscojacking`, que é aquilo que está a acontecer todos os dias..."




"Sabe quanto perdeu?"

Recebi este e-mail do Sr. Alcides Santos, que experimentei e achei que devia partilhar convosco. O exercício é interessante porque vai um pouco ao encontro das conclusões do estudo hoje divulgado no "Público", do Dr. Bruto da costa, em que conclui que a melhor forma de combater a pobreza é através do aumentos geral de salários, visto que o problema é acima de tudo um problema de índole económico.

Fica aqui o e-mail e a aplicação para que cada um faça as suas contas.


______________________


Cheguei ao seu blog.


Gostaria que, por favor consultasse http://quantoperdi.blogspot.com/ .
Desenvolvi uma aplicação on line que estima quanto perdeu um empregado por conta de outrem se não tiver tido aumentos nos últimos anos.


É impressionante.


Cordialmente,


Alcides Santos

Afinal a pobreza continua a subir em Portugal

No "Público" de hoje li uma entrevista ao coordenador do estudo "Um Olhar Sobre a Pobreza", Dr. Alfredo Bruto da Costa, que considera que a pobreza em Portugal ao contrario do que tem sido afirmado pelo Governo Socialista de José Sócrates, tem subido e muito.

Por outro lado, devo também dizer que discordo completamente da visão distorcida e facciosa do "Tino" do blog "Farpas da Madeira", que duma forma muito simplista culpa os Governos ditos de direita da situação actual, quando claramente o Dr. Bruto da costa aponta outras razões que (passo a citar):


"... A partir da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, houve um facto que alterou a atitude da sociedade portuguesa perante a pobreza: Portugal passou a ter programas de luta contra a pobreza, através de metodologias que deram um salto qualitativo no modo de encarar e tratar a pobreza. Poderíamos esperar que a pobreza tivesse uma redução apreciável.


E não teve. Em 2004, terá sido de 19 por cento, em 2005 terá sido 18 por cento. É uma tendência? Falta ver o que se passou nos anos seguintes. O que sabemos é que, durante esse período de 20 anos, andámos à volta dos 20 por cento. Mesmo que se admita que houve uma tendência ligeiramente decrescente, não explica que a ordem de grandeza se situe nos 20 por cento. A pobreza em Portugal ou se manteve estável ou teve uma redução sem proporção com o esforço feito desde que Portugal entrou na UE, na luta contra a pobreza..."


E a pergunta do jornalista, sobre qual foi a razão principal ele responde que:


"... São várias. Mas há uma questão chave: é tempo de a sociedade se interrogar sobre o porquê esta resistência da pobreza perante tanto esforço, boa vontade, recursos, nos últimos 20 anos. Neste estudo, não entrámos no porquê. Estamos muito virados para a ideia de que a luta contra a pobreza é igual a políticas sociais. Quando há uma percentagem tão elevada de famílias pobres entre pessoas empregadas, vê-se claramente que a política social é um instrumento útil, mas não resolve tudo. Pode ser decisivo para o terço de pensionistas ou para o outro terço, de outros inactivos como domésticas, que nunca trabalharam nem tencionam trabalhar. Aí, ou a sociedade portuguesa resolve valorizar economicamente o trabalho doméstico e tem uma modalidade de remuneração – o que seria uma revolução cultural – ou isso nunca se resolve. A outra parte – os pobres que estão empregados, por conta própria ou por conta de outrem – não se resolve com política social, é um problema económico..."


Concluindo que o problema: "... É fundamentalmente um problema de salário..."


Por isso Tino, a culpa não é exclusiva dos ditos Governos de Direita que apontas-te, porque se estiveres com atenção a tal percentagem manteve-se sempre na ordem dos 20% o longo dos últimos 20 anos, sendo que o País foi governado por vários governos de esquerda, centro e até de direita.


Mas, se queres ir por aí (embora como já referi não é o caminho para a verdade), poderia dizer-te que se no último Governo de coligação PSD/CDS, houve o tal aumento de que falas isso terá acontecido porque o Governo de Guterres deixou o País "num pântano", como ele o próprio o disse!...


Ou não te lembras??!...


Porém caro Tino, vamos a realidade actual. Este País tem vindo a piorar a vários níveis desde que o actual Primeiro Ministro subiu ao poder (esta aos olhos de qualquer um). Veja-se o desemprego, veja-se a qualidade do ensino, veja-se a qualidade do sistema de saúde, vejam-se as diversas políticas de emprego / trabalho que em nada invejam as políticas de extrema direita de Berlusconi (por exemplo) e claro as políticas de combate a pobreza dum governo que se diz socialista e que tem a performance, que hoje estamos a discutir!!!...


Só lamento que esta "Singapura" do Atlântico, aquela que o PSD diz que vai ser uma potência de aqui a 10 anos, portanto a Madeira, esteja a ir pelo mesmo caminho do resto do País, de aumento do desemprego e da miséria, que a olhos vistos desgraçam as famílias desta terra, sem que nada seja feito para dar a volta a isto lá e cá.


É pena!!!...






quinta-feira, 22 de maio de 2008

Resposta ao Miguel Fonseca

Caro Miguel, permita-me que o trate assim, por tu!
Lamento ter feito alguma confusão, quando referi que o Miguel parecia aborrecido, quando respondia ao meu post, se assim não é, esta tudo bem e daqui o meu pedido de desculpas!

Tal como o Miguel eu também gosto de uma boa discussão e claro que também não acostumo confundir o plano da discussão de ideias, com as questões de índole pessoal.
Porém, julgo que o Miguel anda um pouco confuso ou então anda a tentar saber mais do que eu através de mim!!?...
Por isso e em respeito ao meu Partido, não direi mais nada sobre o processo de Gaula, que como deve perceber vai a votos em breve e até lá devo respeitar a estratégia que esta em jogo.
Mas ao nível pessoal, penso que fui extremamente claro e nada mais posso acrescentar.

Sobre o que irá acontecer no próximo ano é ainda muito cedo discutir, tendo em conta que são planos diferentes (Gaula em relação a Sta. Cruz) e claro tudo esta em aberto, até porque o CDS deverá ter até as próximas Autárquicas ter um Congresso e aí definida toda e qualquer estratégia para as eleições autárquicas na RAM.
Agora, a questão do Miguel ser candidato em Sta. Cruz para o ano, o senhor sabe que é falada em cafés e não só, pelo menos no Funchal, por "camaradas" seus. Não diga que não sabe ou que é mentira porque por mais que o negue, sabemos que é verdade!!!...

Por isso, perdoe-me, mas o senhor anda "aflito" por saber como é que o CDS se vai posicionar nessas eleições, porque se não é isso, não se compreende tanta preocupação!!?...
Olhe que um simples militante, que não tem pretensões, em regra não age desta forma!!!...
Atenção! não vale a pena negar que a lista do PS em Gaula é feita em conjugação com o Deputado do PND, José Manuel Coelho, o que pela ordem das coisas e tendo em conta a sua logica é uma lista também camuflada de coligação PS/PND!?...

Não acha??!...

Ahhh!

Também não deverei ser candidato a Presidência de nenhuma Câmara, se entretanto quiser saber!!!...

Gaula: "Curto e Grosso"!!!...

De facto o bloguista Miguel Fonseca, tanto que "estrabuchou", ao fazer o "post" de resposta a este outro "post" que eu lhe dediquei, que até fiquei confuso!...

Pareceu-me também que o homem estaria algo furioso ou aborrecido comigo, por não ter tido uma resposta clara e que tanto ele aguardava, não sei para o que!...


Mas hoje vou ser "curto e grosso" e vou-lhe responder claramente!...


O cidadão Roberto Rodrigues, não apoia nenhuma lista de independentes em lado nenhum. Percebeu agora!!?...


Só desejo é que o PSD, não ganhe, tal como já o referi anteriormente nos "posts" (1, 2, 3), que aqui já dediquei a este assunto.!...


Também parece-me que o bloguista Miguel Fonseca deve ser também claro e dizer se é ou não o candidato do PS-M ao Concelho de Santa Cruz nas próximas eleições Autárquicas de 2009, facto esse verdadeiramente relevante e que importa discutir!....


Porque só alguém que pretende assumir uma candidatura, estaria tão preocupado por saber se o CDS ou outros Partidos vão apoiar outra eventual candidaturas de independentes nessas eleições de 2009. E já agora aceitaria encabeçar uma coligação em Santa Cruz entre o PS e o PND??!...


Não é, caro Miguel??!...








Jardim: Relações com Lisboa estão a chegar a ponto insustentável??!...

O "Diário Digital" hoje refere que "...o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse que as relações com o governo da República estão a chegar a «um ponto insustentável» em que os ministros «nem sequer atendem os telefonemas»..."

E mais "...é que isto chegou a este ponto, isto está a chegar a um ponto insustentável..."


Pois!!!...


Só não percebo uma coisa?!!!...


Não foi também AJJ que disse a dias "...que caso o PS não consiga maioria absoluta em 2009, os deputados do PSD-M, possam 'dar uma ajudinha' aquando da viabilização de políticas..."


Bom se disse isto, afinal em que ficamos??!...


Amigos ou não??!...


Triste Povo enganado!!!....

Sentidos Pesames ao Dr. João Carlos Gouveia

Tive conhecimento através deste "post" do LFM, e desta notícia do DN-Madeira, da morte trágica do pai do Dr. João Carlos Gouveia.

Desde cá indiferentemente das diferenças políticas que nos separam, endereço os meus sentidos pêsames.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Lisboa: Exposição inédita de Le Corbusier no Museu Berardo

Chegou ontem ao Museu Berardo, em Lisboa, uma exposição inédita de Le Corbusier.

São maquetes, desenhos, pinturas e diversos objectos que dão a conhecer melhor um dos mais importantes arquitectos do século vinte.


O arquitecto Michel Toussaint é perito em Corbusier e revela que encontra o arquitecto encontra soluções artistiticas e arquitectónicas para as cidades, o que revela a influência do artista francês em Portugal.


"Le Corbusier, Arte e Cultura" para ver no Museu Berardo, até 17 de Agosto.




_____________


Lá estarei na próxima semana. Não perco de forma alguma esta exposição!...

Africa do Sul e Novamente o Racismo e a Xenofobia

Africa do Sul, volta a ser notícia pelo racismo e a xenofobia, só que desta vez não se trata de segregação por parte dos ditos brancos sobre os negros. Trata-se de entre africanos negros, só que de origens diferentes.

É chocante o vídeo do "Público", que mostra imagens do que por lá se passa.


Quem diria!!!...

Mais um Blog Madeirense: "Terreiro da Luta"

Também por estes dias apareceu mais um blog regional, de autor também anónimo, denominado "Terreiro da Luta".

Pela minha parte os desejos de longa vida para o blog!!!...

Referências ao "Cortar (d)a Direita" no "Arrastão"

Desde este espaço, quero agradecer ao jornalista Daniel Oliveira, dinamizador do blog "Arrastão" e um dos "protagonistas" do programa televisivo "O Eixo do Mal", as referências a este blog.

Embora seja um homem de esquerda, teve o cuidado de na visita efectuada a blogoesfera regional, fazer uma referência "neutra" aos blogs que por esta terra são dinamizados.


Fica aqui um "link" ao "post" que dedicou a Blogoesfera Madeirense.

A Questão dos Combustíveis na RAM e não só

Acho bem que se aperte com o Governo Regional, para que na margem de que dispõe, altere os valores dos impostos ao combustíveis na RAM, isso sem duvidas.

Numa terra que atravessa graves dificuldades económicas, seria de bom senso, reduzir a carga fiscal das famílias e das empresas, e começar pelos combustíveis era bom.


Daí apreciar as diversas iniciativas que já foram despoletadas pelos Partidos da Oposição.


Porém, acho que o Partido Socialista nesta terra deveria ter ido mais longe. Deveria tentar influenciar também o seu Governo na República a mexer nos impostos aos combustíveis, porque se esta situação é má para nós Madeirenses é também má para os restantes Portugueses do Continente. Ainda por mais, que sabemos que estes impostos duplicam-se quando falamos de combustíveis. Ainda por cima sabe-se também que o que se passa daquele lado também tem repercussões por cá.


Se os socialistas nada fizerem junto do seu Governo na República, serão também cúmplices do agravar da situação que por cá vivemos. Não chega dizer que temos de baixar os impostos na RAM, tal como acontece nos Açores, tem de ser um esforço maior, um esforço que envolva o bem-estar de todos os Portugueses, cá e lá.

Desemprego na RAM sobe e vai continuar a subir

Ontem quando ouvi, que a empresa de construção civil AFA, iria despedir cerca de 30 trabalhadores, agora e tantos outros em breve, fiquei extremamente preocupado.

E fiquei preocupado, porque se a AFA, tem a necessidade de despedir funcionários, sendo uma das principais empresas, que nesta região vive a conta das obras públicas, é porque a crise económica nesta terra é muito grave.


Este agravar constante do desemprego e das condições económicas na região, poderão provocar graves problemas sociais, sendo que nada me faz crer que isto venha a melhorar, nos próximos tempos.


Por parte do Governo Regional, não se vê nada!!!..


Nenhuma solução para ultrapassar este modelo económico gerado por eles, assente quase que em exclusive em obras públicas e que agora promete entalar muitas famílias madeirenses.


Tendo em conta que nesta terra de baixas qualificações profissionais e de fracas habilitações académicas, o futuro mostra-se muito complicado, visto que opções a construção civil são poucas, muitos se calhar vão ter de entregar suas casas aos bancos, outros deverão voltar a agricultura de subsistência e muitos voltarão a emigrar, como já acontece.


Custa-me é ouvir como tenho ouvido por estes dias que o Governo diga, que espera em 10 anos que a Madeira seja uma "potência do Atlântico", quando temos indicadores de que se nada fizer-mos seremos uma espécie de Haiti do Atlântico, em que a pobreza é a sua imagem de marca.


Essa é que será a nossa realidade se nada mudar!!!...




A Primeira Moção de Censura ao Governo Regional do PSD em 30 anos

Devo dizer que raramente apoio iniciativas comunistas, mas desta vez o PCP-M, aproveitou e bem a oportunidade de encaixar uma Moção de Censura ao Governo Regional de Jardim, que em 30 anos, nunca viu semelhante coisa.

A partida o PCP sabia que esta moção não passaria, mas deixou claro para o País e em especial para o Presidente da República e ao Parlamento Nacional, que nesta terra a democracia esta incompleta.


Incompleta, porque ontem foi possível ver sem "bixiguismos" nem "palhaçadas" de nenhuma espécie, que o Governo Regional não respeita o Parlamento, por um lado e por outro, que não são respeitadas as normas da Assembleia Legislativa da Madeira, nomeadamente o seu regimento, quando a maioria limita os tempos que a Oposição tem para intervir.


É deste tipo de iniciativas que a Madeira precisa, no combate ao Jardinismo.


Desta vez parabéns ao PCP!...

ALM entrega "livrinho" a estudantes só com referência aos 33 deputados do PSD??!

Mais uma vez a Assembleia Legislativa da Madeira foi palco de algo no mínimo insólito.

Segundo o JM de hoje, o Líder do CDS/PP-M, José M. Rodrigues, que «contestou o facto de o PSD usar os funcionários da assembleia para distribuir aos alunos do 12.º ano da Escola Dom Manuel Ferreira Abreu, de Santana, que estavam nas galerias do público, um livrinho sobre o funcionamento da assembleia onde só era feita referência aos 33 deputados “laranja”.»


Se isto é verdade é necessário que o Presidente da República tome medidas, isto é intolerável e inadmissível.


Já chega de tantos atropelos a democracia!!!..


A Democracia na Madeira esta de luto!!!..

Sócrates na Venezuela

Devo afirmar com toda a clareza, que Sócrates fez na qualidade de Primeiro Ministro, bons acordos com a Venezuela.

Acho que pela primeira vez, Portugal conseguiu fazer acordos benéficos, multiplicando por 10, neste caso as exportações nacionais com este País da América do Sul. Só é pena é que este tipo acordos em geral não tenham multiplicado por 10, as nossas exportações, por todo o mundo.


Nota negativa, só para a necessidade que Sócrates teve em afirmar que Hugo Chávez foi eleito democraticamente, isso fico-lhe mal!!!...


Porque toda a gente sabe que tal como na Madeira, na Venezuela há défice democrático, tudo é controlado e comprado, só não vê quem não quer.


Ou será que os socialistas acham o contrario??!...


E sobre a polêmica do ter fumado num voo, tal como fiz com a cena identica de Jardim, num Jantar da ASICOM, não dou muita importância, porque é o desviar da atenção para questões verdadeiramente importantes. Resumir a visita de Sócrates a Venezuela a esta questão é rídiculo.


Quanto ao "fumo" feito, claro deviam ser multados (JS e AJJ)!!!...


Mas isso é outra conversa.




Afinal AJJ não vai??!...

Lembram-se dum "post" que deixe com a fotografia ao lado, que dizia o seguinte: "A foto do dia!"?

Essa foto foi colocada no dia seguinte ao Conselho Nacional do PSD, a qual AJJ foi a procura de apoios e onde Pedro Santana Lopes, anunciou a sua candidatura.


Pois é!!!...


A foto já nessa altura falava por mim!!!...


E achei a partir desse momento que o Presidente do PSD-M, nunca seria candidato a liderança do seu PSD Nacional.


Ao contrario do que este disse quando anunciou a alguns dias atrás que não seria candidato, acho que mais do que não ter a certeza de que ganharia as directas do seu Partido, julgo que AJJ, tinha a certeza de que não teria margem para enfrentar e ganhar a José Sócrates nas próximas legislativas.


E digo isto porque um homem que ao longo de todos estes anos no poder na região, que não respeitou o Parlamento Regional e os demais Órgãos de soberania do Estado, estaria facilmente encurralado em confrontos directos com o actual Primeiro Ministro.


Imaginem um debate na Assembleia da República entre AJJ e JS!!!...


Penso que Jardim percebeu, que nem tendo todas as tropas (PSD e/ou PPD) ao seu lado, teria condições de enfrentar José Sócrates, nunca na vida!!!...


Jardim, por tudo o que por cá tem feito contra o sistema democrático, fica muito vulnerável a concorrer em espaços políticos que este não controla e ele sabe isso.


Por isso para mim o apoio de Jardim a Santana Lopes não me espanta, o que me espantaria era o contrario!!!...




Resposta ao bloguista Miguel Fonseca

O bloguista Miguel Fonseca, duma forma muito perspicaz tenta tirar a "ferros", palavras e frases de apoio desta minha pessoa, a lista de "Independentes Pelo Povo de Gaula", liderada pelos irmãos Élvio e Filipe Sousa, que como se sabe é apoiada pelo CDS e pelo BE. Digo isto tendo em conta o seu "post", denominado "Cortar (d)a Direita prepara apoio a Filipe Sousa".

Desde já caro bloguista, dizer-lhe que sobre este assunto já expressei claramente o que penso e o referi através dos seguintes "posts": "Independentes uma Ova!..." e "Ainda Gaula".


Mas de qualquer forma dir-lhe-ei, que não tenho que apoiar ou não esta lista de candidatos, visto que não sou eleitor em Gaula. Expressei uma opinião clara sobre o que penso dos independentes em geral e em particular sobre estes, indiferentemente sobre as estratégias políticas seguidas pelos diferentes partidos, inclusive do meu.


E sobre essas estratégias falaremos na devida altura, tendo em conta que em tempo de eleições e de campanha eleitoral, temos de ter uma "auto-contenção" e um "fechar de fileiras", para atingir os objectivos propostos pelo Partido que apoiamos, como é evidente.


Por outro lado, julgo que propositadamente o bloguita, o seu PS e até o PSD, tentam lançar a confusão sobre os apoios Partidários quer do CDS, quer do BE, sobre a lista de candidatos independentes "Pelo Povo de Gaula", visto que uma coisa é apoiar e não concorrer com listas concorrentes e outra são acordos ou coligações eleitorais. E isso meu caro amigo, não aconteceu!...


O CDS e o BE, simplesmente não concorrem em apoio a esta lista de independentes, pelo que coligações ou outros acordos entre CDS e BE não existem, nem poderiam existir, como é óbvio. Por isso o seu "post" "FILIPE DE SOUSA É O CANDIDATO DO CDS E DO BLOCO DE ESQUERDA", é no mínimo tendencioso e excessivo, porque aquilo que o senhor acha, não é verdade.


Eu compreendo a vossa revolta, mas tenham calma!...


Sabemos que o PS e a lista feita em conjunto com o comunista, actual deputado do PND e apoiante de JCG, José Manuel Coelho, corre o risco de não eleger ninguém, mas de aí a começar a dizer disparates, como as de insinuar coligações entre CDS e BE, vala-me Deus, são incríveis!...


E já agora caro bloguista, esta ou não o senhor a preparar terreno, para ser o candidato do PS-Madeira, a Câmara de Santa Cruz, contra o Filipe Sousa, no próximo ano?!!..


Se calhar seria interessante um comentário a isto, visto que muitos seus "camaradas", falam a boca pequena, deste assunto e daí a importância que V. Exa. dá a este assunto!!!...




Resposta ao bloguista Duarte Gouveia.

O bloguista Duarte Gouveia, ainda sobre o que por cá também escrevi relativamente a "Peixeirada na ALM??!", provocada pelo Deputado do PND-M, dedicou-me um "post" de resposta.

Só apenas referir caro Duarte que pode até ser notícia de abertura nos telejornais nacionais e até internacionais e chamar a atenção pública nacional e até internacional, para o que se passa cá, mas não é de forma alguma eficaz para ganhar a confiança dos eleitores madeirenses, a quem a oposição tem o dever de se apresentar como alternativa a este PSD-M, que asfixia a nossa democracia.


Acredita que não é com esta palhaçada "bexiguista", que a opinião dos eleitores vai mudar. Se o Parlamento Regional já não é respeitado, por ninguém do PSD e do Governo, com isto justifica-se sempre lamentavelmente aquelas palavras vergonhosas de AJJ, sobre o Parlamento, aos olhos do comum eleitor desta terra.


Duarte, também não sei sinceramente qual será a formula mais eficaz para combater o "Jardinismo", mas assim é que não!!!...

Resposta ao bloguista Filipe Malheiro

Em resposta ao "post" que escrevi por cá sobre as palavras do também social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa, sobre quem manda no PSD-Madeira, o bloguista Filipe Malheiro, entendeu dar-me resposta através do seguinte "post".

Referir caro Filipe, que vai permitir-me discordar. Discordar porque é por demais evidente o domínio de Jaime Ramos e filho das maquinas quer do PSD, quer da JSD. Para além disso basta falar com qualquer dirigente do seu Partido ou mesmo militantes para perceber que o Líder Parlamentar do PSD-M, tem forte influência dentro do seu PSD e sobre alguns dos seus dirigentes.


De qualquer maneira é importante saber, que nem todos são controlados por esta figura do PSD regional. Ainda bem que existem pessoas dentro do PSD-M, que ainda pensam pela sua cabeça, só é pena é que isso não se veja nas intervenções da ALM e /ou cá fora nas intervenções políticas!...


Cá estou de novo!...

Depois desta pausa necessária, para cumprir também com os meus compromissos académicos e profissionais, volto a escrita.
Começarei por responder a questões que foram colocadas por alguns bloguistas, em reacção a alguns "posts" aqui deixados.
Depois tentarei "apanhar o barco" e dar a minha opinião sobre temas da actualidade e claro falremos de arquitectura!..
Até já!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Promulgação do Tratado de Lisboa por Cavaco Silva marca Dia da Europa

Portugal junta-se hoje ao grupo de Países que já ratificaram o Tratado de Lisboa. A ratificação que hoje é assinada pelo Presidente da República, no Dia da Europa é um sinal claro de que Portugal esta de corpo e alma com o projecto europeu.

Importa também relembrar que este Tratado não foi referendado, como muitos de nós gostariamos que tivesse sido. Mas julgo na mesma que se o mesmo fosse a Referendo teria o apoio da grande maioria dos Portugueses.


De referir que na Assembleia da República o texto aprovado a 23 de Abril, obteve os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP e contra do PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista "Os Verdes".


De qualquer forma recomendo também a leitura do artigo do "Público", sobre este assunto.


Descoberto palácio da rainha de Sabá

Era até hoje um dos maiores mistérios da humanidade e as lendas que dele se alimentaram deram origem a literatura oral e escrita em diferentes culturas e épocas, atravessaram os tempos e chegaram à actualidade. Até Hollywood se rendeu à sua história, em 1959, com Solomon and Sheba, de King Vidor (Salomão e a Rainha de Sabá, no título português). Mas o mistério que envolvia a rainha de Sabá foi agora, em parte, desvendado, com a descoberta dos restos do seu famoso palácio, na Etiópia. O achado foi feito por arqueólogos alemães, da universidade de Hamburgo, na localidade de Axum, na Etiópia, anunciou a própria universidade."Um grupo de cientistas, sob a direcção do Prof. Helmut Ziegert, encontrou durante uma investigação de campo feita esta Primavera o palácio da rainha de Sabá, datado do século X da nossa era, em Axum-Dungur", lê-se no comunicado daquela universidade alemã.No palácio agora encontrado, "terá sido guardada durante um tempo a Arca da Aliança", explica ainda o documento. Segundo rezam as fontes históricas e religiosas, era essa a a arca que continha as tábuas dos Dez Mandamentos entregues por Deus a Moisés, no monte Sinai.Os restos do palácio foram encontrados debaixo de outro palácio, esse pertencente a um rei cristão. "As investigações revelaram que o primeiro palácio da rainha de Sabá foi trasladado pouco depois da sua construção e reedificado com orientação para Sirius", explicam os arqueólogos alemães, que estão convencidos de que foi Menelik I, rei da Etiópia e filho da rainha de Sabá e do rei Salomão de Jerusalém, quem mandou construir o palácio na sua localização final.No palácio havia um altar onde provavelmente esteve colocada a Arca da Aliança, um cofre de madeira de acácia recoberto a oiro, segundo a tradição. As numerosas oferendas que os arqueólogos encontraram nesse exacto lugar foram interpretadas como um sinal claro da especial relevância do local ao longo dos séculos. A equipa de Ziegert estuda desde 1999, em Axum, a história do reino da Etiópia e da igreja ortodoxa etíope, e o achado agora feito é fruto dessa persistência.

"Causa Proletária": Mais um Blog Madeirense

Apereceu por estes dias mais um blog, para variar de esquerda (comunista), que também para variar é anónimo, denominado de "Causa Proletária".

Este novo Blog madeirense, diz que "... É um blog político, não partidário, mas que, apesar disso, propõe-se não atacar os partidos que consideramos defender a causa proletária: o PCP e o Bloco de Esquerda. De resto, ninguém estará imune à crítica. Combateremos a ditadura que o PSD instaurou na Região e não teremos contemplações para com aqueles que fazem o jogo ao partido de Jardim..."


Pela minha parte dou as boas vindas a blogoesfera e claro estarei por cá também pronto para defender e debater ideias e soluções políticas, para a Madeira e não só!...


quinta-feira, 8 de maio de 2008

Bastou o Marcelo dizer umas verdades e a malta ficou chateada??!...

O DN-Madeira de hoje refere que Marcelo Rebelo de Sousa disse que "....Jaime Ramos controla os votos dos militantes do PSD-Madeira..."

Nada que ninguém já não soubesse!!!...


Por isso não compreendo tanta irritação de certos "barões" do PSD-Madeira!!!...


Contra factos não há argumentos!!!...


Agora se os comentários, foram encomendados ou não lá isso vocês é que sabem!!!...


Já agora amigo Filipe Malheiro, é ou não verdade o comentário do Marcelo?!!!...


Ainda Gaula

Sei que as eleições para Gaula são já para 22 de Junho e os prazos são extremamente curtos para formar listas e preparar eleições.

Sei também que interessa não deixar que o PSD-M, consiga tomar o poder, neste pequeno bastião que a muito custo tem sido um bastião não "laranja".


Continuo a ser muito desconfiado em relação a independentes que tenham tido um passado muito recente de ligação política a Partidos.


Continuo também a ser contra eventuais coligações partidárias, que juntem a esquerda com a direita, não faz nenhum sentido.


Porém aceito, que hajam conjugações de vontades que permitam viabilizar projectos ganhadores, que impeçam que o poder laranja tome estes já poucos redutos que a oposição tem conseguido manter, sendo que estes tem de servir como exemplos de que há alternativas credíveis e viáveis que não passam pelo PSD-M.


Se para isso, os Partidos tem de sacrificar os seus legítimos interesses, pois que assim seja!...


Agora de que esse sacrifício, tem de acautelar certas questões, tem de acautelar. Não podem simplesmente deixar de ir a jogo.


Não ir a votos pode e tem de certeza consequências políticas, junto do eleitorado, pelo que passos destes devem ser muito bem calculados e tem de garantir que questões de principio estejam a partida garantidos. Caso isto não se verifique, estamos perante um desastre que terá consequências futuras quase irreparáveis.


Mais uma vez, os efeitos duma fraca organização partidária deixa Partidos em situações difíceis, a mercê daquilo que desvirtua o sistema Partidário e condiciona mais uma vez, a possibilidade de vermos nos Partidos as alternativas necessárias ao poder instalado do PSD.


É pena!!!...


Jardim disponível para viabilizar Governo de Socrates??!...

Por estes dias Alberto João Jardim disse "...que caso o PS não consiga maioria absoluta em 2009, os deputados do PSD-M, possam 'dar uma ajudinha' aquando da viabilização de políticas. Se a Madeira beneficiar com isso, claro..."

Bom isto tem um nome feio, não tem??!...


Eu por respeito aos que por cá passam não vou fazer referência a essa palavra, más apetecia!...


Mais uma vez esta visto que entre PS e PSD, nada os distingue, sendo que a ideologia ou princípios políticos que regem as suas actuações, só baseiam-se na forma em tentar manter-se no poder, indiferentemente do que seja necessário.


Interessante é que este senhor disse a poucos dias que estava louco por ir enfrentar Sócrates e agora quer entendimentos??!...


Veremos se AJJ vai enfrentar Sócrates em Lisboa em primeiro lugar e se caso isso não venha acontecer, se para o ano vai estender-lhe também a mão a quando da campanha das legislativas nacionais!!!...


Peixeirada na ALM??!

Mais uma vez o Partido da Nova "Demagogia" (PND), é protagonista duma cena de circo "bexigense", mostrando mais uma vez que não levam a sério o combate ao jardinismo.

Desta vez o Deputado José Manuel Coelho (que se diz apoiante de JCG), trouxe um relógio de parede ao pescoço, numa graçola que fez parar a Assembleia Legislativa da Madeira.


Sem duvida é importante denunciar a lei mordaça que condiciona as Oposições na ALM, mas desta maneira, não serve.


Só serve para dar razão ao AJJ, quando diz que aquela Assembleia é uma casa de loucos, o que tirando estes casos pontuais, tem gente de valor nas diversas bancadas a dar o seu melhor pela Madeira. Ou pelo menos tenta!!!...


Ao contrario de outros bloguistas eu recuso-me a apoiar este tipo de iniciativas, que para além de fortalecer o PSD-M, nada resolve os problemas da democraticidade dos órgão próprios desta Região. Isto não é o terceiro mundo e com certeza muitas outras formas poderão existir para chamar a atenção para o problema.


Por isso devolvo ao autor o seu "Vão se lixar!"


domingo, 4 de maio de 2008

Feliz Dia da Mãe para todas as Mães!...

A minha Mãe a minha mulher que também é Mãe e a todas as outras, um Feliz Dia!!!...

A primeira derrota eleitoral de JCG parece inevitável

Com o assumir de uma candidatura dita "independente" (mas que não é), o Filipe Sousa, retira a hipótese do PS-Madeira manter o seu bastião em Gaula. O que nos permite prever que o Dr. João Carlos Gouveia, terá a sua primeira derrota eleitoral em breve.

Hoje também no DN-Madeira, o Presidente do PS-M, diz-se enganado, pelo Filipe Sousa, que parece terá forçado as eleições em Gaula, assumindo uma espécie de compromisso com JCG e não cumpriu, pondo o PS numa posição muito fragilizada, numa corrida eleitoral em que pelos vistos o PS, é capaz de não conseguir eleger nenhum elemento para a Assembleia de Freguesia.

Isto, porque se confirma-se não só a candidatura dos "manos" Sousa, como também uma outra dita também independente do ainda Presidente da Junta, a par da já conhecida do PSD, percebe-se logo o desastre que levará ao afastamento do PS em Gaula.


Não sei sinceramente como é que o actual Presidente do PS-Madeira e o "comandante" Vítor Freitas, vão resolver este problema!!!...


Talvez uma coligação com o PND, resolva o assunto!!!....


E já agora se o PS não conseguir eleger um elemento que seja em Gaula, o que acontece ao Dr. João Carlos, continua ou saí??!...


Veremos!!!...

Independentes uma Ova!...

Filipe Sousa agora é independente!!?...

Sinceramente esta gente tenta enganar quem??!...


Li hoje no DN-Madeira que o Filipe, o seu irmão Élvio e se calhar uns tantos outros socialistas descontentes com a Direcção Regional do PS-Madeira, tentam mascarando-se de independentes, afastar-se do Partido Socialista de João Carlos Gouveia e de Sócrates, numa tentativa quase que desesperada para evitar a perca da Junta de Freguesia, que parece quase inevitável. Uma coisa que gerida em Família, ninguém dos Sousa de Gaula quer perder, tal como AJJ, também não quer perder a sua Madeira!!!...


Isto porque o Filipe percebeu que indo a votos com as siglas do PS, não teria hipóteses de ganhar.


Acontece, que ao dizer que a sua candidatura é independente, tenta passar a ideia de que "purgou-se" do socialismo!!!...


O que é mentira!!!...


Na verdade, estamos perante mais uma candidatura socialista, de quem tendo vergonha hoje de dizer que é socialista se auto-rotula de "independente". Essa é que é a verdade!!!...


Seria mais sério, que o Filipe, mano e companhia, tivessem a delicadeza de não tentarem passar um atestado de burrice ao Povo de Gaula, que não merecem que os enganem. Assumam verdadeiramente que são socialistas e que são sim contra este PS-Madeira.


Agora de que são independentes uma "Ova"!!!...