Estive no Sábado passado durante grande parte do dia em contactos com as populações do Estreito de Cª Lobos e também na Festa das Vindimas, que por esta altura realiza-se todos os anos nesta bela localidade do Concelho de Câmara de Lobos.
Tal como por nós era esperado, há muito descontentamento por parte dos agricultores por causa da falta de apoios que sempre são prometidos, mas que nunca chegam.
Muitos dos que contactamos, mostraram a sua frustração, por verem mais um ano de trabalho, não ser correspondido na hora de venderem as uvas. o valor recebido não paga as despesas com fertilizantes, nem com os produtos necessários para controlar as pragas. é que para além da falta de apoios, o Governo deu indicações as Casas de Vinhos, para não pagarem a uva com 9º, para além dos 0,98€ (Noventa e Oito Cêntimos), o que é manifestamente muito pouco!
Isto faz com que muitos agricultores pensem seriamente acabar de vez com esta actividade, que de lucrativa e importante para a economia do Estreito e do Concelho no seu todo, passou a ser uma actividade que deixa prejuízos.
Do meu ponto de vista e dos que comigo estiveram no contacto com as pessoas, é evidente que não só o Governo Regional é culpado disto. É também a Câmara Municipal, porque não tem a preocupação de acompanhar os agricultores, não os apoia e não faz pressão ao Governo para derramar os 205 Milhões de euros disponíveis vindos da União Europeia, nos projectos dos Agricultores Madeirenses.
Daí nos propormos a necessidade de criar um pelouro na CMCL, para acompanhar e apoiar os sectores produtivos locais, por forma a tirar do marasmo actual as pescas e a agricultura do Concelho, que atravessa dias muito difíceis.
Sem comentários:
Enviar um comentário