quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Chumbo de Torres no Funchal??!...

Mais uma vez, tal como nos tem habituado, o DN-Madeira, que deixou a muito de ser um jornal sério, manda como manchete um titulo bombástico para uma notícia que na prática não é reflexo dessa manchete e que só serve para tentar vender jornais. Refiro-me a notícia com o titulo: «CMF chumba torre da 'Esboço'» .


Sobre este assunto li também a explicação que o arquitecto Luis Vilhena escreveu no seu Blog, com a qual concordo a 100%. Sendo que a explicação e as comparações feitas no "post" do arq. Vilhena, tornam claro o que de facto deveria ter sido a notícia do DN-Madeira e que lamentavelmente não foi.


Por outro lado, também acho que a proposta que parece existir da Esboço, poderá não ter lógica de existir, nem se enquadra no local em questão, pelo menos nos moldes como são apresentados.


Sou daqueles que acreditam que devidamente planeado, se pode construir em altura no Funchal. Não em qualquer lugar como é evidente e claro não com o enquadramento legal em vigor. Não dá!...


Mas, julgo que num futuro se calhar não tão distante quanto isso, esta opção possa de facto ser encarada, sem nenhum tipo de preconceitos. Julgo que o debate, sobre este tema inevitavelmente deverá acontecer.


Também sou contra Planos de Urbanização e de Pormenor, para legalizações ou para suportar caprichos de determinados promotores, isso subverte a lógica da planificação e como é evidente tem consequências muito importantes e negativas para cidades que como o Funchal vivem da paisagem natural e humanizada.


Espero que o tal projecto do Berardo, para o novo "Savoy" fique no papel, porque se essa tal "piramide" a moda de "Las Vegas" com 16 pisos vier a ser edificada, lá se vai a avenida do Infante e a sua beleza e não só, a vida!!!!... O que seria uma tremenda perda para a Cidade.


Recomendo a leitura do texto do Arq. Vilhena muito adequado e esclarecedor destas questões.

(Imagem roubada ao Arq. Vilhena).

Sem comentários: