quarta-feira, 16 de setembro de 2009

As propostas do CDS para Cª Lobos: Políticas de Atractividade Turística

Tendo em conta que é prioritário para nós que a economia do município seja vocacionada para o turismo e para os serviços inerentes a esta actividade económica, pretendemos promover um conjunto de políticas estratégicas que incentivem aos empresários do sector hoteleiro a instalarem novas unidades no Concelho, constituindo assim mais-valias importantes para o crescimento económico do Município e ao mesmo tempo combater os graves problemas de emprego existentes, que fazem com que Câmara de Lobos seja o 3º Concelho da Região com mais desempregados.

Assim sendo queremos:


1. Criar condições fiscais no Município para atrair investimento hoteleiro.
2. Em sede de Plano Director Municipal (PDM), criar também todas as condições para que preservando as belezas naturais do Concelho se possam instalar unidades hoteleiras de pequena e media dimensão.
3. Criar condições para a implementação de um roteiro turístico municipal, que evidenciem as tradições, os produtos naturais e a gastronomia do Concelho.
4. Recuperar os actuais pontos de atractividade turística em degradação (Boca dos Namorados, Boca da Corrida, Pico da Torre e Cabo Girão), para serem integrados no roteiro turístico municipal e criar novos pontos de interesse turístico ou miradouros em diversos pontos do Concelho onde se justificar.
5. Criar e instalar o “Museu da Vinha e do Vinho”, no Estreito de Câmara de Lobos, aproveitando parte do actual Centro Cívico que é pouco utilizado, colmatado a falta de um equipamento deste género inexistente actualmente na região, destinado a mostrar um dos mais importantes produtos regionais, o "Vinho Madeira" e as técnicas e as vinhas que o produzem, valorizando um produto que ao longo da história da Madeira tem sido um produto importante para a Região e para os agricultores do Estreito de Câmara de Lobos.
6. Criação do “Aquário e Museu Municipal das Pescas de Câmara de Lobos”, onde se pretende evidenciar as qualidades turísticas de uma terra de pescadores, dando a conhecer as espécies tradicionalmente pescadas, nomeadamente o peixe-espada preto, homenageando-se assim também os homens do mar deste Concelho.
7. Criar um pelouro municipal para acompanhar os sectores tradicionais (agricultura e pescas), para ajudar aos produtores e armadores a rentabilizar estas actividades importantes para a economia e o turismo do Concelho.
8. Criar condições para o associativismo dos produtores artesanais relevantes do Concelho, para assim poderem valorizar e certificar os produtos tradicionais de qualidade, ajudando-os com isto a reconhece-los e a qualifica-los.
9. Fomentar as actividades e eventos turísticos que assentem na preservação e valorização das nossas tradições, usos e costumes e artesanato enquanto factor de criação de emprego, eixo de competitividade local e motor de desenvolvimento regional.
____________
Não deixem também de acompanhar as nossas propostas também neste blog.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Roberto, pelo que já li do seu programa posso dizer que é um programa assertivo e completo bem demonstrativo da experiência que tem nestas andanças. Parabéns

Roberto Rodrigues disse...

Caro Rui,

Muito obrigado!

Continue a passar por cá ao longo dos próximos dias, neste blog e no blog do CDS de Cª Lobos vão ser apresentadas as restantes medidas do nosso Programa eleitoral.

Esteja atento!

Abraço

RR