domingo, 15 de fevereiro de 2009

Eu votei "NO" (Não)

Hoje cumpri o meu dever cívico e votei "NO" (não), no acto eleitoral que decorre ainda, para o Referendo à emenda constitucional que poderá ou não permitir ao presidente venezuelano Hugo Chavez candidatar-se sem limite de vezes, a presidência da República Bolivariana da Venezuela.

Fiz o meu dever na esperança de que o País em que nasci, possa encontrar a paz e o equilíbrio que tanto precisa, para poder progredir. Entendo que em democracia todos os que assumam cargos públicos tenham limites de mandatos e não distorcionem os meios que a democracia põe nas mãos das pessoas para posteriormente perpetuar-se no poder ilegitimamente.


Cá na Madeira e segundo o Jornal da Madeira, tiveram direito ao voto neste referendo 535 pessoas. Veremos talvez amanhã quantos votaram e que lado venceu.


Segundo as notícias que tenho vindo a seguir quer na imprensa "on-line" portuguesa, quer na imprensa "on-line" venezuelana, o acto eleitoral tem decorrido com alguma normalidade, registando-se alguns casos de dificuldades quer na constituição das mesas (logo de manhã) e no decurso do acto eleitoral, de anomalias nas maquinas de votação.


A pouco ouvi e vi na Globovision, que a cerca duma hora para o fecho, parecem existir tentativas para por em causa o acto eleitoral nalgumas mesas de votos, protagonizado por elementos defensores do "SI" (Sim). Veremos o que vai isto dar!...


Para aqueles que queiram continuar acompanhar este acto eleitoral poderão faze-lo em directo através do canal televisivo Globovisión. Para aqueles que queiram ler algumas notícias vindas da Venezuela em português podem faze-lo também através destes links do Jornal de Notícias, Portugal Diário e do Público.




Sem comentários: