quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"O Sócratin dos Bosques" (?!)

Pois é o ainda Primeiro Ministro e que será de certeza o candidato do PS as Eleições legislativas, começa a fazer as suas novas promessas (mais umas que não vai cumprir, vão ver!).

A poucos dias atrás prometeu "limitar as deduções fiscais dos mais ricos, para poder aliviar a carga fiscal da classe média." Numa espécie de "Robin dos Bosques", só que a "Sócrates"!...




Com esta nova promessa muitos de nós ficamos desconfiados e com razão!... Primeiro porque ninguém sabe ao certo o que é que este senhor considera por ricos e muito menos sê sabe o que este considera por classe média!...


Ainda mais quando todos nós temos a noção que foi com o Governo de Sócrates que a classe média quase que desapareceu neste País, pois foi esta a classe que mais ficou penalizada em termos fiscais.


Porém o Líder do CDS, já estudou essa "maravilha de promessa" e verificou que afinal esta promessa só prejudica mais quem trabalha, porque afinal dificulta aos contribuintes da classe média baixa à classe média alta, que estes possam subir legitimamente na vida.


Mas Portas não só critica como avança com uma solução alternativa, mais justa e mais eficaz e que passa por criar um modelo de IRS mais simplificado, com três escalões e com menos imposto a pagar para a maioria das pessoas, em que a contribuição seja calculada em função do número de filhos e em que as deduções sejam substituídas por um "valor de existência familiar".


E como afirmou Paulo Portas, esta proposta «é mais simples, mais competitiva, mais transparente e mais justa» e «permite uma espécie de via verde, de auto-estrada para o progresso" porque quem trabalhar mais «fica com mais rendimento para si».


Esta é de facto uma proposta séria, responsável e não uma proposta como aquela apresentada pelo José Sócrates, que nem os seus pares acreditam!...

Sem comentários: