domingo, 22 de fevereiro de 2009

Morreu o Escultor e Professor Lagoa Henriques

É com muita pena que tomei conhecimento da morte daquele que para além de ser um dos mais brilhantes escultores portugueses de sempre, foi também um excelente professor. Tive a sorte de ter aulas com ele na cadeira de Pensamento e Comunicação, onde transmitiu-me a mim e aos meus colegas fortes e aprofundados conhecimentos de analise sobre a produção artística em Portugal entre tantas outras coisas muito importantes.

O Prof. Lagoa, como o chamávamos, tem várias obras na Madeira, muitas delas conhecidíssimas. Nomeadamente a estátua da Sissi, no Casino da Madeira, uma outra no complexo balnear de Sta. Cruz, outra no edifício da Segurança Social, entre tantas outras.


Sempre tive da parte dele palavras de estimulo para comigo, tendo em conta as dificuldades com que vinha fazendo o meu curso, pelo que nunca esquecerei o apoio e ajuda que sempre me deu.


Da última vez que o vi na sua casa, em Setembro último, teve a gentileza de para além de me receber a mim e mais dois colegas de curso numa fase muito difícil da sua doença, de no seu atelier-museu, mostrar-me um dos meus trabalhos feitos na sua cadeira, que ele tinha guardado, por achar que era muito interessante. Gesto que muito me sensibilizou.


Para quem não conheça o Escultor Lagoa Henrique, fica aqui este texto do Público que fala do seu percurso de vida.


Descanse em paz professor e muito obrigado.






Sem comentários: