quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

«Prémio Secil para o arquitecto Nuno Brandão Costa»

O arquitecto Nuno Brandão Costa foi hoje distinguido com o Prémio Secil de Arquitectura pelo Edifício Administrativo e Show-Room Móveis Viriato, em Rebordosa, Porto.

O prémio, que é dado de dois em dois anos, é uma referência na área da arquitectura e distingue obras que incorporam o material principal da actividade da Secil – o cimento – e que, ao mesmo tempo, “constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa”, na expressão da empresa.


No texto em que justifica a sua escolha, o júri, presidido pelo arquitecto Duarte Nuno Simões, salienta que o edifício de Nuno Brandão Costa, “inserindo-se numa paisagem industrial e menos qualificada, [demonstra] a capacidade da arquitectura transformar a envolvente”.


O júri, refere também a importância de se tratar de um "show-room" de móveis, um “programa comercial nem sempre entregue a arquitectos”.


Nuno Brandão Costa nasceu no Porto em 1970, formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e estagiou no atelier dos arquitectos suíços Herzog & de Meuron. Tem vários projectos construídos, sobretudo no Norte do país.


Fonte: Público

«Siza é "arquitecto com sensibilidade de poeta"»

O arquitecto britânico Norman Foster descreve Álvaro Siza Vieira como um "arquitecto com uma sensibilidade de poeta", saudando a entrega da Medalha de Ouro Real entregue esta quarta-feira pela Rainha Isabel II ao português pelo reconhecimento do seu trabalho.
Siza Vieira recebeu das mãos da monarca britânica, numa recepção privada no Palácio de Buckingham, a medalha de ouro, que será de novo entregue esta noite numa cerimónia formal na ordem dos arquitectos britânicos, o Royal Institute of British Architects (Riba).
O arquitecto britânico Norman Foster descreve Álvaro Siza Vieira como um "arquitecto com uma sensibilidade de poeta", saudando a entrega da Medalha de Ouro Real entregue esta quarta-feira pela Rainha Isabel II ao português pelo reconhecimento do seu trabalho.
Num comentário hoje dado à agência Lusa, o arquitecto Norman Foster elogiou o trabalho de Siza, manifestando "satisfação pessoal" pela homenagem.
"A sua arquitectura tem o poder de nos emocionar profundamente", refere.
"Graças à grande economia de linhas nos seus projectos e o domínio subtil da forma, o seu trabalho tem a capacidade de nos animar", elogia o autor do Swiss Re, em Londres, e da restauração do parlamento alemão (Reichstag), em Berlim.
Os dois arquitectos conheceram-se há alguns anos e Foster, que é lorde e tem o título honorífico de Barão Foster of Thames Bank, escreveu o prefácio para um livro de Siza Vieira.
Outro arquitecto britânico, Pierre d'Avoine, disse à Lusa ser uma injustiça Siza Vieira não ter sido homenageado mais cedo com este prémio, criado em 1848.
"Siza é um grande arquitecto e uma inspiração para pelo menos duas gerações de arquitectos no Reino Unido", garante.



Mais informação também aqui no SOL


Imagem: SOL

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

9.932 desempregados inscritos na Região

Este é o número de desesperados na Madeira: 9.932 desempregados inscritos na Região.

Mais 1.100 do que um ano antes e mais 630 do que no final do ano passado.


A culpa não é só de Sócrates é também de Alberto João Jardim e do seu Governo que nada tem feito para evitar o estado de calamidade que se vive na Madeira e que provoca este número de desempregados.




Imagem retirada do blog lusofolia.blogspot.com

« Sócrates convidou Chávez para o Congresso do PS»

Segundo o SOL: «o PS convidou o líder do Partido Socialista venezuelano, Hugo Chávez, para assistir ao Congresso do próximo fim-de-semana. É a primeira vez que tal acontece. Os socialistas justificam o convite com o ‘relacionamento muito forte’ que existe com a Venezuela.»

Esta notícia é de facto preocupante, tendo em conta que todos nós sabemos que Chavez, mesmo que legitimado pelo voto, é um ditador. Utiliza meios do Estado para pressionar o seu Povo e a opinião pública na Venezuela.


Sócrates, já mostrou ter alguns dos tiques que apontamos a Chavez, mas sinceramente não o apontava como um seguidor do Presidente Venezuelano. Mas afinal pelos vistos enganei-me!


Só falta a Sócrates vir dizer que quer também implementar o "Socialismo do Séc. XXI", de origem chavista / castrista, em Portugal. Veremos se o Chavismo alastra como doença pela Europa pela mão de Sócrates!...


Se de facto o Congresso do PS estava a passar ao lado da opinião pública portuguesa, com isto volta a estar pelas piores razões, no centro das atenções. Só falta de facto que Chavez aceite, para tornar este Congresso numa notícia a escala mundial!...


Veremos!....

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Morreu o Escultor e Professor Lagoa Henriques

É com muita pena que tomei conhecimento da morte daquele que para além de ser um dos mais brilhantes escultores portugueses de sempre, foi também um excelente professor. Tive a sorte de ter aulas com ele na cadeira de Pensamento e Comunicação, onde transmitiu-me a mim e aos meus colegas fortes e aprofundados conhecimentos de analise sobre a produção artística em Portugal entre tantas outras coisas muito importantes.

O Prof. Lagoa, como o chamávamos, tem várias obras na Madeira, muitas delas conhecidíssimas. Nomeadamente a estátua da Sissi, no Casino da Madeira, uma outra no complexo balnear de Sta. Cruz, outra no edifício da Segurança Social, entre tantas outras.


Sempre tive da parte dele palavras de estimulo para comigo, tendo em conta as dificuldades com que vinha fazendo o meu curso, pelo que nunca esquecerei o apoio e ajuda que sempre me deu.


Da última vez que o vi na sua casa, em Setembro último, teve a gentileza de para além de me receber a mim e mais dois colegas de curso numa fase muito difícil da sua doença, de no seu atelier-museu, mostrar-me um dos meus trabalhos feitos na sua cadeira, que ele tinha guardado, por achar que era muito interessante. Gesto que muito me sensibilizou.


Para quem não conheça o Escultor Lagoa Henrique, fica aqui este texto do Público que fala do seu percurso de vida.


Descanse em paz professor e muito obrigado.






sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O telemóvel "Vergatário" permite a Chavez igualar feitos de Sócrates

Quem diria!...

Afinal Chavez apreendeu com Sócrates!....


O homem motivado pela entrada de Portugal no mundo das novas tecnologias, através do computador "Magalhães", lançou o primeiro telemóvel de fabrico venezuelano, o "Vergatário"!...


Pelos vistos Chavez aproveitou muito bem as visitas feitas a Portugal, onde encorajado pelo nosso Primeiro Ministro, encontrou motivação para colocar a Venezuela no caminho das novas tecnologias!...


Fora de brincadeiras!, este telemóvel, segundo tive oportunidade de ler aqui, resulta duma parceria com a China, que cedeu a empresa "Vetelca, Venezolana de Telecomunicaciones", a tecnologia necessária para o fabrico do "Vergatário".


O anuncio deste telemóvel foi feito recentemente a quando da visita do Vicepresidente Chinês a Venezuela, onde assinou vários acordos nas áreas tecnológicas e de energias.


Para aqueles que queiram ver o vídeo do lançamento do "Vergatário", poderão fazê-lo através deste "link".

Caso Ricardo Vieira: O "DN-M" dá cobertura a mentirosos!"

Sinceramente não sei como qualificar a notícia vinda hoje no DN-M, sobre o que foi discutido e aprovado na passada quarta-feira no Conselho Regional do CDS-M.

No mínimo é uma notícia mentirosa que fez eco de alguém e julgo saber quem foi, tendo em conta que foram só duas pessoas que defenderam, o que hoje foi dito no diário, o que demonstra mais uma vez que o DN-M esta ao serviço de pessoas que pelos vistos só querem prejudicar o CDS/PP-M.


Tendo em conta a responsabilidade política que uma dessas pessoas ocupa no CDS-M, é lamentável que a força utilizando a comunicação social venha tentar fazer valer ilegitimamente a sua posição, que foi largamente contraria a posição que o Conselho sufragou, e que inclusive contou com os votos daqueles que agora falam de "embaraço"!.


O Conselho claramente, pela voz de muitos Conselheiros, apoiou o comportamento e a posição defendida pelo Dr. Ricardo Vieira e alguns até defenderam que o mesmo, nem deveria ter deixado de votar nesses processos!... De facto fomos TODOS (a excepção de duas pessoas que publicamente manifestaram após os esclarecimentos do senhor Vereador, uma posição contraria), a apoia-lo e não só até o fim deste mandato autárquico.


Eu aqui publicamente como membro do Conselho Regional do CDS/PP-M, que esteve presente, para além de repudiar a notícia mentirosa do DN-M, declaro continuar a apoiar o Dr. Ricardo Vieira, não só até o fim deste mandato autárquico e esperar que este aceite o que a maioria dos que estavam presentes queriam e que é, que ele seja novamente o nosso Candidato nas próximas eleições autárquicas pelo Funchal, na certeza que é o melhor candidato a indicar pelo nosso Partido a essas eleições.


O que verdadeiramente estranho é que na notícia do DN (que como já disse é mentirosa!), não tenha abordado aquilo que ocupou grande parte do tempo desse Conselho e que teve a ver com a posta em causa das propostas vindas pelos jornais, da autoria do Presidente do CDS-M e da estratégia que até agora tem sido seguida. Sobre isso nada foi dito!... O que é estranho!... Tendo em conta a necessidade que pelos visto foi sentida de trazer a público o que nesse órgão foi dito.
O que é pena!...




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

«Brasília rejeita obra de Niemeyer»






Um obelisco inclinado com 100 metros de altura e um edifício em forma de meia-lua para memorial aos ex-presidentes da república do Brasil. A ideia de Oscar Niemeyer era homenagear a cidade que ajudou a construir com o urbanista Lúcio Costa, mas Brasília não gostou. A polémica alimentou jornais e blogues, deu azo a inquéritos e esclarecimentos, e só terminou com a publicação de uma carta do arquitecto a suspender "provisoriamente" o monumento. Entretanto, Niemeyer associou-se a uma conhecida figura do Carnaval carioca para transformar o projecto num carro alegórico que deverá desfilar no Rio, em 2010.

Segundo a imprensa brasileira, o projecto da Praça da Soberania - apresentado no passado mês de Janeiro por Oscar Niemeyer, de 101 anos - foi criado para responder a quatro desafios: arranjar estacionamento no centro da cidade (a obra contemplava parque subterrâneo para três mil automóveis), concretizar o desejo do presidente Lula da Silva de construir o Memorial dos Presidentes, atender ao pedido do governador do Distrito Federal para edificar um monumento ao cinquentenário de Brasília e resolver o problema da falta de zonas de lazer na famosa Esplanada dos Ministérios.

Niemeyer, autor dos edifícios mais icónicos da capital brasileira, elegeu como local de implantação da praça o eixo entre o Teatro Nacional e o Museu da República. E, de início, o arquitecto contou logo com o apoio do governador José Roberto Arruda. Mas as críticas não se fizeram esperar, nomeadamente por parte de urbanistas e arquitectos.

Como aquela zona de Brasília é classificada, está proibida a construção. Além do mais, argumentaram os críticos, a volumetria do memorial (onde seria instalada uma exposição permanente) não só bloqueava a visão dos edifícios circundantes mas também violaria as regras de urbanismo relativas ao espaço entre prédios.

Sylvia Fischer, da Universidade de Brasília, foi uma das vozes a defender que Niemeyer estava a prejudicar o seu próprio trabalho. Num inquérito promovido pelo jornal Correio Braziliense, 70% dos 4000 habitantes da cidade que responderam disseram não ao projecto. O IPHAN (instituto do património) também foi desfavorável. E o governador Arruda acabou por vir a público dizer que não havia tempo nem dinheiro.

Há dias, o arquitecto e o "carnavalesco" Joãosinho Trinta encontraram-se para debater uma parceria ousada: Niemeyer transformava o obelisco num carro alegórico e Joãosinho negociava com a escola Beija- -Flor um enredo de homenagem aos 50 anos de Brasília. A ideia, avança o Correio Braziliense, é convidar Lula e os ex-presidentes brasileiros ainda vivos para desfilar no Sambódromo (outra obra de Niemeyer), no Carnaval do Rio de Janeiro em 2010.

«Diversão»

Portugal vive uma das crises mais graves dos últimos 50 anos. Exige-se unidade nacional e solidariedade para a enfrentar. Face ao desafio, o País tem de eliminar diferenças e esquecer embates. Será por isso o senhor Primeiro-ministro incluiu o casamento dos homossexuais na sua proposta eleitoral, afrontando desnecessariamente largos sectores da sociedade?

O investimento e o consumo estão em queda, as exportações descem e o desemprego ameaça milhares. A pobreza aumenta e o sistema financeiro exige cuidados. Mas o País vai debater vestidos de noivo e certidões matrimoniais, opções sexuais e evolução da família. Isto é o que se chama liderança segura para lidar com a crise?


Do ponto de vista do interesse nacional a decisão roça a irresponsabilidade criminosa. Considerada a partir do mesquinho propósito partidário tem justificação clara. Além de agradar à Esquerda e polir os emblemas ideológicos, cria a diversão ideal em ano de eleições. A evidente falta de reformas estruturais e a fragilidade dos equilíbrios económicos perante a crise internacional constituem sérios perigos eleitorais. Nada melhor que um debate sobre problemas fundamentais para os esconder. Quanto mais se discutirem valores e princípios básicos mais se esquecem as dificuldades económicas e menos se censura o Governo pelo desemprego e as falências.


A manobra cheira a desespero. Sócrates, como Guterres, parecia destinado a uma vitória no fim do primeiro mandato, para fugir depois perante a evidente incapacidade de controlar a situação. Agora até isso se mostra difícil.


João César das Neves

DESTAK - 19 / 02 / 2009

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Partido Político procura Dirigentes "Independentes"!...

Tendo em contas notícias vindas hoje a público na comunicação social regional, estão abertas as candidaturas para recrutamento de políticos "independentes", para cargos dirigentes em "Comissão Política Regional", de um Partido Político da área da direita!...

Mas atenção!...


Os candidatos interessados deverão preencher cumulativamente os seguintes requisitos:


1º. Ser "Jovem";

2º. Ter espírito de "abertura máxima", para participar em discussões políticas, mas sem direito a voto;

3º. Representar a dita "sociedade civil";

4º. Caso tenham eventualmente militado num outro Partido Político, deverão juntar junto ao "Curriculum Vitae", carta de desfiliação;

5º. Terão preferência os candidatos que apresentem documento que comprove que já foram candidatos "independentes", num outro Partido Político.


De facto caros leitores deste blog é uma oportunidade "única" a não perderem!!!...



terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

«Líder do PS/M demitiu secretário-geral e líder parlamentar»

Basta que sim!... Com que então!... Pode ser Liberdade!...

Com réplica e contra-réplica!.., o ainda líder do PS-Madeira, lá despachou aqueles que parecem ser os que internamente lideram um movimento que tem vindo a desgastar a liderança de João Carlos Gouveia.


Segundo a RTP, "o presidente do PS/Madeira, João Carlos Gouveia, demitiu hoje o secretário-geral, Jaime Leandro, e o líder parlamentar do partido, Vitor Freitas."


Acrescentado o seguinte:


«Contactado pela agência Lusa, o líder regional socialista não quis confirmar a decisão.


"Sobre as minhas decisões que envolvam figuras do partido não me pronuncio na praça pública", disse apenas.


Também os dirigentes socialistas demitidos recusaram fazer à Lusa qualquer comentário sobre esta decisão de João Carlos Gouveia.»


Já no passado sábado aqui tinha dado conta do clima que se vive no PS-M, sendo que para além destas demissões, fala-se em queda quase que inevitável do ainda líder João Carlos Gouveia, pelo que importa acompanhar com algum cuidado estas movimentações dentro do PS-M, sendo que poderão existir reviravoltas!...


Veremos!...


Imagem da Semana: «Mão-de-obra só com sotaque»


Imagem retirada do Blog HenriCartoon

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Frase da Semana: "Grande dia para o Chavismo"

«Foi um grande dia para o Chavismo, em Portugal e também na Venezuela. Em Portugal, Sócrates ganhou as eleições internas do PS. Na Venezuela, Chávez ganhou o referendo.»

João Miranda - Blog Blasfémias

MPT-M, quer coligação para eleger um deputado a AR

Se duvidas existiam, com esta proposta que hoje o DN-Madeira dá a conhecer, elas ficam esclarecidas!...

Sempre disse que o MPT-M, não tem nada a ver com o Partido criado pelo Arq. Ribeiro Teles, esse sim um Partido com conteúdo político, com matriz ideológica, pertencente a um campo político, nomeadamente ao centro-direita, em Portugal.


Digo isto, porque o MPT-M ao propor uma coligação com base numa mera conta aritmética, desprovida de qualquer matriz ideológica, ou de qualquer conteúdo político, só não inquina o sucesso possível dessa coligação, provocada pela incoerência que é juntar Partidos totalmente antagónicos como o são o CDS e o PCP, como também dá um sem fim de argumentos a usar pelo PSD-M e até pelo próprio PS-M, provocando o efeito contrario ao desejado, com as consequências de erosão no eleitorado de cada um desses Partidos previsíveis.


Isto mostra como este Partido na Madeira, não passa duma mera agrupação de socialistas (aborrecidos com o seu PS-M), que não tendo matriz ideológica (a não ser de esquerda), portanto nada a ver com o seu Partido a nível nacional, propõe a maior incoerência política possível, para atingir um fim político, neste caso eleitoral!...


Veja-se até que ponto isto é incongruente!... Imaginem que no primeiro ano caso fosse eleito o tal deputado desta coligação, o dito cujo fosse o elemento indicado pelo PCP-M, sentando-se na bancada do PCP, votando propostas a favor desse Partido e contra a propostas defendidas por exemplo pelo CDS, parceiro duma suposta coligação!?...


Pior imaginem!, que chega a hora de rodar e toca a vez ao representante do MPT-M, que como sabemos (tendo em conta a actual situação do MPT-N, inserido na bancada do PSD na AR), o deputado teria de sentar-se na bancada do PSD, deitando por terra o argumento de eleger alguém equidistante e independente do PS e do PSD!...


Só falácias!...


Sinceramente não sei o que farão as direcções partidárias do PCP-M e do CDS-M, mas acho que isto não tem pernas para andar!...






"Cortando Fundo": A partida parecem diferentes mas não o são!...



Hugo Chávez e Alberto João Jardim, são políticos que a partida qualquer um de nós poderia considerar diferentes um do outro. Mas se separamos, os estilos (próximos, mas diferentes), os contextos onde estão inseridos, se olharmos e distinguirmos as suas realidades políticas e sociais, nos territórios que governam e se diferenciar-mos também as realidades económicas destes territórios, poderemos ver que no essencial, ambos tem um mesmo objectivo e uma mesma forma de governar.

Reparem:

1. Ambos estiveram ligados a instituição militar e lá apreenderam tácticas de controlo de massas;


2. Ambos tem inimigos externos (EUA no caso de Chávez e Lisboa no caso de Jardim), sendo que a diferença esta na escala!.;


3. Ambos utilizam os recursos públicos para auto promoverem-se, sem respeitar os deveres de isenção a que deveriam submeterem-se;


4. Ambos controlam parte da comunicação social dos seus territórios, para sistematicamente intoxicarem a opinião pública. Mostram diariamente os seus feitos governativos e escondem os erros governativos;


5. Ambos promovem políticas assistencialistas, de cedências de bens públicos, comprando o voto dos eleitores mais carenciados;


6. Ambos promovem o desprezo pelos seus Parlamentos (o nacional no caso da Venezuela e o regional no caso da Madeira);


7. Ambos tem como seus representantes políticos indivíduos violentos e mal educados, que desprestigiam a instituição democrática, na tentativa de descredibilizar o sistema ( é escusado referir nomes, todos sabem quem são esses indivíduos!...);


8. Ambos criaram uma teia de poder em que só são beneficiados os seus seguidores, não assegurando a igualdade de oportunidade para todos necessárias numa verdadeira democracia e colocando em causa também o principio da salvaguarda do bem público;


9. Ambos utilizam o poder legislativo, para seu beneficio próprio;


10. Ambos tudo fazem para perpetuar-se no poder indefinidademente;


11. Ambos tem uma certa adoração pelo Ché Guevara!...

Por isso e mais uma vez, entre Chávez e Jardim, muito pouco os diferencia e por isso quando certas pessoas defendem um e condenam o outro, deixam de ser coerentes.

Para mim, ambos devem ser combatidos politicamente porque a sua escala são prejudiciais ao desenvolvimento dos territórios que governam!...

«Hugo Chávez vence referendo que lhe permite permanecer no poder para além de 2012»

É com muita tristeza que tomei conhecimento dos resultados eleitorais do Referendo de ontem na Venezuela, tendo em conta que o País terá mais dificuldades de se ver livre de Hugo Chavez, que prepara-se para novamente ir a eleições em 2012 e se calhar indefinidamente até morrer!... Este ontem com a sua vitoria provou ao mundo, mais uma vez, que com os meios do Estado qualquer ditador pode manipular os resultados eleitorais em democracia. Nada que nos Madeirenses também não saibamos, tendo em conta que na Madeira Alberto João Jardim faz exactamente o mesmo.

Para os interessados fica aqui a notícia do Público referente ao "rescaldo" do acto eleitoral venezuelano.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Eu votei "NO" (Não)

Hoje cumpri o meu dever cívico e votei "NO" (não), no acto eleitoral que decorre ainda, para o Referendo à emenda constitucional que poderá ou não permitir ao presidente venezuelano Hugo Chavez candidatar-se sem limite de vezes, a presidência da República Bolivariana da Venezuela.

Fiz o meu dever na esperança de que o País em que nasci, possa encontrar a paz e o equilíbrio que tanto precisa, para poder progredir. Entendo que em democracia todos os que assumam cargos públicos tenham limites de mandatos e não distorcionem os meios que a democracia põe nas mãos das pessoas para posteriormente perpetuar-se no poder ilegitimamente.


Cá na Madeira e segundo o Jornal da Madeira, tiveram direito ao voto neste referendo 535 pessoas. Veremos talvez amanhã quantos votaram e que lado venceu.


Segundo as notícias que tenho vindo a seguir quer na imprensa "on-line" portuguesa, quer na imprensa "on-line" venezuelana, o acto eleitoral tem decorrido com alguma normalidade, registando-se alguns casos de dificuldades quer na constituição das mesas (logo de manhã) e no decurso do acto eleitoral, de anomalias nas maquinas de votação.


A pouco ouvi e vi na Globovision, que a cerca duma hora para o fecho, parecem existir tentativas para por em causa o acto eleitoral nalgumas mesas de votos, protagonizado por elementos defensores do "SI" (Sim). Veremos o que vai isto dar!...


Para aqueles que queiram continuar acompanhar este acto eleitoral poderão faze-lo em directo através do canal televisivo Globovisión. Para aqueles que queiram ler algumas notícias vindas da Venezuela em português podem faze-lo também através destes links do Jornal de Notícias, Portugal Diário e do Público.




sábado, 14 de fevereiro de 2009

"O Contraponto": A actuação do Vereador Ricardo Vieira na CMF

Já aqui no passado o disse!...

Se fosse eu, talvez tomaria outras opções, tirando da boca de certos indivíduos o argumento de que onde estaria a voz do CDS, na discussão desses assuntos ditos "polémicos"!... Sendo que a solução passaria pela suspensão de mandato nessas reuniões, onde poderia intervir outro elemento da lista do CDS. Porque de resto para mim e para muitos Funchalenses não haverá mais nada a apontar ao Vereador Ricardo, que até aqui só conseguiu fazer um bom mandato, sendo um Vereador que numa óptica construtiva, fez com que algumas das suas propostas fossem aceites em beneficio dos cidadãos do Funchal. Ao contrario de alguns, que para além do "bota abaixo" habitual e das suspeições e das tentativas de politização da justiça, nada mais fizeram pelo Funchal e as suas gentes. Pior nem a lei cumpriram ao ponto de alguns deles até perderam o mandato!...


Podem dizer o que quiserem, podem apontar o dedo quantas vezes quiserem e até podem vir com o rol de padrões éticos todos, que a verdade é só uma!...


O Dr. Ricardo Vieira agiu dentro da legalidade, fez o que a lei lhe permite fazer e não tomou parte em nenhum desses processos ditos polêmicos, pelo que não comprometeu os interesses do Município.


Em vez de andarem a apontar o dedo a gente verdadeiramente séria, deviam era sim apontar o dedo a pessoas dos seus Partidos, essas sim! que andam a fazer o jogo do PSD-M e que vivem a conta destes.


Denunciem sim aqueles que fazem leis em beneficio próprio e levantem o dedo para apontar os negócios de certas figuras da dita "esquerda" regional que viveram e vivem a custa do "laranjal"!....


É disso que estes imaculados puritanos não falam e não lhes convém falar, porque se a ver vamos eles próprios já foram parte do sistema que se dizem agora combater, por conveniência!...


E já agora, ponham-se no seu devido lugar!... Quando queiram falar com seriedade duma alternativa de governação. Não me apontem certos indivíduos para serem os rostos dessa mudança, porque nem eles próprios acreditam nisso!... Alias!!!... Pelo que corre na praça, esses até são conspiradores no seu próprio Partido, na tentativa de melhorarem a sua situação, claro mudando de "tacho", um tacho na República!... Mas claro isto não entra nos ditos padrões éticos com que gostam de apontar o dedo aos outros!...


Por isso, antes de falarem dos outros olhem para si próprios e para a sua casa!...


Tudo o resto é política sem nível feita por políticos que se dizem ser pessoas com nível, mas que afinal nem aos pés do Vereador Ricardo chegam!...




Afinal a verdadeira vocação das Casa do Povo da RAM é também fazer obras públicas!...

Tendo em conta a notícia de hoje do DN-Madeira, afinal passados tantos anos, as Casas do Povo encontraram a sua verdadeira vocação social!... Fazer caminhos e demais obras públicas!...

Então era isso!...


E depois estes iluminados do PSD-M queixam-se de que Sócrates e o PS os "maltrata" e não lhes liga nenhuma!... Pois aqui se faz e aqui se paga!...


Sem brincadeiras, acho isto inacreditável e vergonhoso. Ao ponto a que esta gente chega!...


Veremos o que o Povo de Água de Pena fará e se isto alastra-se a outras Casas do Povo!...



Liderança de JCG por um fio??!...

Tendo em conta as notícias desta semana no DN-M, o que certas pessoas ligadas a área do PS-M, que andam nestas coisas dos blogs tem escrito e o que alguns amigos meus (socialistas) me dizem, a liderança do Dr. João Carlos Gouveia, estará por um fio!...

Tudo parece estar a depender do jogo de forças que parece estar a acontecer por causa das listas as eleições legislativas nacionais, em que certas figuras "graúdas" deste Partido jogam.


Segundo também parece, existem outros que estão sentados a espera para ver o que isto dá, na expectativa de que a coisa se arraste o tempo estritamente necessário, até ao próximo desaire eleitoral, onde aparecerão prontos para tomar de assalto o poder nesse Partido, colocando novamente a quem querem ou então desta vez assumindo eles próprios a liderança que sempre entregaram a aqueles que manobraram.



Veremos em que vai dar isto!...




Dias Loureiro esta tramado!...

Segundo li no Público hoje, o ainda Conselheiro de Estado, Dr. Dias Loureiro parece ter mentido no Parlamento, visto que o homem afinal esteve envolvido na compra ruinosa de duas empresas tecnológicas em Porto Rico, da qual resultou um prejuízo de 38 milhões de dólares ao BPN. Tal intervenção como sabemos foi negada a poucos dias atrás quando esteve no Parlamento.

Isto se temos em conta os documentos que o "Expresso" publicou hoje com a assinatura do homem!...


Assim sendo o homem está tramado!...


A democracia de alguns!...

Por estes dias vi um certo senhor deputado que se diz agora socialista e que tem também um blog, a contestar o formato que a RTP-M, usa para debater política e outros temas de interesse regional, visto que segundo este senhor, o formato actual não é de forma alguns plural e democrático.



Até aqui qualquer um de nós até concorda!...


Mas, quando a ilustre figurinha julga no alto da sua "sapiência" e arrogância que este debate de ideias só pode ser feita entre o PSD e o PS, bom apetece-me!...


E o resto dos Partidos democráticos desta terra?...


Pergunto afinal onde esta a tal pluralidade?...


Onde esta a diversidade de pontos de vista enriquecedor?...


Pois para estas "mentes brilhantes", só há democracia desde o PSD até o PS e mais nada!...


Mas, no tempo em que o dito cujo estava nas graças do poder nem ao PS se calhar dava "milho"!!!...


Pois é a democracia de alguns!....


Só espero que Deus nos livre de ter esses senhores algum dia a mandar nesta terra!... Já não sei quem seria pior!...




"My Asian Movies" - 2ª edição do concurso

Caros amigos, o bloguista Jorge Soares do Blog "My Asian Movies", lançou por estes dias a segunda edição do concurso do seu blogue. Os prémios desta vez são mais aliciantes, assim como a competição será mais prolongada.

Para todos os interessados fica aqui o link": http://www.shinobi-myasianmovies.blogspot.com/.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"Cortando Fundo": Afinal o que é que a Igreja Católica disse??!...

De facto hoje tudo o que é blogs conotados com a esquerda defensora dos "casamentos homossexuais", correu a censurar e a "malhar" "forte e feio", na Igreja Católica por esta ontem reafirmar a sua posição de sempre sobre esta matéria.

De facto, alguns desses blogs consideram excessiva a posição da Igreja Católica sobre os "casamentos homossexuais", esquecendo-se se calhar que as suas reacções na grande maioria dos casos também é excessiva.


Tendo em conta a tentativa de descredibilização e de "diabolização", em torno da posição OFICIAL de sempre da Conferência Episcopal Portuguesa, acho um dever cívico colocar cá parte daquilo que foi a reacção da Igreja Católica Portuguesa, a promessa de José Sócrates, de instituir os "casamentos homossexuais" em Portugal, se for eleito novamente Primeiro Ministro.


Ao que consegui ler em diversa comunicação social e nomeadamente no JN, a CEP referiu que considera "O casamento e a família como instituições que não são substituíveis por outras associações, lembrando que a Constituição da República, defende o casamento como uma união heterossexual".


A CEP também refere que "a Igreja respeita, acolhe e condena toda a discriminação que se faça a esse respeito, mas essa vontade de integração e de não discriminação não dá direito a tudo, adiantando que a Igreja e a Constituição defendem o casamento único e insubstituível".


Assim sendo, o Pe. Manuel Morujão "admite que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma ameaça à sociedade, defendendo para casos diferentes, soluções diferentes".


E tendo em conta o que o PS e José Sócrates possa vir a defender, a CEP refere que "o PS, quererá ter o desejo de enquadrar a todos, de dar um enquadramento legal a pessoas que têm tendências diferentes do comum, sendo que a Igreja defende que assim seja, mas "não em detrimento da família e do casamento".


Sendo que em jeito de conclusão, a CEP refere que "quem propõe isto não quer ameaçar ninguém. Penso que será com bons propósitos, mas é uma falácia, um engano. É acenar com uma bandeira facilitista e, ao fim ao cabo, desestruturando a sociedade. Porque a sociedade não consegue ser o que deve ser sem estas traves mestras que são o casamento e a família", acrescentando que os casamentos homossexuais são uma "questão de vanguarda, não sei se de direita se de esquerda", mas " é uma vanguarda desfocada que leva por um caminho antropologicamente errado". Para finalizar dizendo "e quando chegar a altura de votar, diz acreditar que os cristãos "tomarão as suas conclusões", porque "não é fiável quem se mete por estas aventuras em que a sociedade portuguesa fica exposta a feridas que são profundas".


O Pe. Manuel Morujão diz que há "outras prioridades" sobre as quais os políticos "se deveriam empenhar", como sejam a crise e o apoio às famílias. E acredita que "as bases" da Igreja se movimentarão para esclarecer os cristãos, "não contra ninguém" mas a favor de uma causa fundamental que é o casamento", frisou.


Assim sendo não consigo entender o porque de certos sectores da esquerda estar escandalizada com este posicionamento da CEP, que não é nova e que tendo em conta a matriz que a sustenta, não poderia reagir doutra forma!...


Tudo o resto é já propaganda para tentar ganhar vantagem, descredibilizando a Igreja Católica e fazendo passar a ideia de que esta quer entrar no âmbito da actividade política para condicionar este ou outro qualquer governo, o que é manifestamente uma GRANDE MENTIRA!...

Frase da Semana:

"O jornalista ' puro' não deveria, segundo tal ordem de ideias, militar num partido, ser associado ou adepto de um clube desportivo, sócio de um sindicato, ter interesses ou opinião sobre o que quer que seja, ou mesmo votar, isto é, haveria de ser um extraterrestre, ou um 'castrato'".


Manuel António Pina,




__________


Vamos ver o que dirá certa gente sobre isto?!!!...


"O Sócratin dos Bosques" (?!)

Pois é o ainda Primeiro Ministro e que será de certeza o candidato do PS as Eleições legislativas, começa a fazer as suas novas promessas (mais umas que não vai cumprir, vão ver!).

A poucos dias atrás prometeu "limitar as deduções fiscais dos mais ricos, para poder aliviar a carga fiscal da classe média." Numa espécie de "Robin dos Bosques", só que a "Sócrates"!...




Com esta nova promessa muitos de nós ficamos desconfiados e com razão!... Primeiro porque ninguém sabe ao certo o que é que este senhor considera por ricos e muito menos sê sabe o que este considera por classe média!...


Ainda mais quando todos nós temos a noção que foi com o Governo de Sócrates que a classe média quase que desapareceu neste País, pois foi esta a classe que mais ficou penalizada em termos fiscais.


Porém o Líder do CDS, já estudou essa "maravilha de promessa" e verificou que afinal esta promessa só prejudica mais quem trabalha, porque afinal dificulta aos contribuintes da classe média baixa à classe média alta, que estes possam subir legitimamente na vida.


Mas Portas não só critica como avança com uma solução alternativa, mais justa e mais eficaz e que passa por criar um modelo de IRS mais simplificado, com três escalões e com menos imposto a pagar para a maioria das pessoas, em que a contribuição seja calculada em função do número de filhos e em que as deduções sejam substituídas por um "valor de existência familiar".


E como afirmou Paulo Portas, esta proposta «é mais simples, mais competitiva, mais transparente e mais justa» e «permite uma espécie de via verde, de auto-estrada para o progresso" porque quem trabalhar mais «fica com mais rendimento para si».


Esta é de facto uma proposta séria, responsável e não uma proposta como aquela apresentada pelo José Sócrates, que nem os seus pares acreditam!...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A JSD-M e novamente a questão dos Passes dos Estudantes

Li hoje no Jornal da Madeira que a JSD-M, através da sua Líder, veio recordar a introdução de melhorias para os que não tinham apoio social, no transporte para os estabelecimentos de ensino na Região.

Atrevo-me a dizer que esta conferência de imprensa quase que seria uma tentativa de responder as questões que no fim da semana passada aqui coloquei sobre este assunto.


Só que ao contrario do que eventualmente possa pensar a Dra. Vânia Jesus, a sua conferência de imprensa demonstra que afinal eu tinha razão. A JSD-M, não tem a mesma coragem, nem trata por igual os Estudantes Madeirenses, porque quando toca a defender os que estão lá fora (Continente e Açores), há da parte destes uma pressão mais forte para se tentar resolver o problema dos transportes aéreos (não olhando aos meios financeiros envolvidos), porque quem pagaria, não seria o seu Governo Regional, que como nós todos sabemos é PSD.


Mas quando se trata, dos jovens estudantes que estudam cá na Região, aí a pressão a colocar tem de ser mais "reduzida", para não incomodar o seu Governo!...


Por isso, mantenho o que disse e até reforço!... A JSD-M, discrimina os Estudantes Madeirenses!...


Por isso, por muito que tentem, as medidas actualmente em vigor em pouco ou quase nada resolveram os problemas dos Jovens Estudantes na Região e por muito que tentem, não é possível esconder que tais medidas não passam de mera cosmética, para calar a "boca do Povo", mas não calam!...


Lembrem-se que quando a liberalização aérea chegou, os preços das viagens aéreas eram extremamente elevados e que os actuais preços representam uma redução substancial nos valores anteriormente praticados, não significando isso, que os valores e o sistema actual sirva os interesses dos Estudantes deslocados!...


Pelo que não venham com a conversa das reduções de 40% ou de 50% para justificarem o injustificável!... Muito ainda há a fazer, muito ainda tem de baixar, porque os preços e o sistema em vigor, tal como nas viagens aéreas não servem os interesses dos Jovens Estudantes Madeirenses!...


Em abono da verdade, estas situações tem passado ao lado de todas as estruturas políticas de juventude nesta terra, pelo que a critica deve ser também dirigida a todas.


Façam mais!...


É para isso que existem!....


Pressionem mais!...

Mais umas palavrinhas ao Miguel!...

Caro Miguel,

Importa tendo em conta que é saudável uma discussão de pontos de vista entre pessoas que apreciam a liberdade e a democracia, esclarecer questões que possam por em causa um civilizado e continuo debate de ideias.


O Miguel pensou mal, quando achou que tive a intenção de envolver na discussão que temos vindo a ter "sentimentos e questões fisiológicas" (?), que muito sinceramente não sei onde as foi buscar!...


Quanto a questão do Miguel ser "socrático" ou não, é a partida algo que é assumido quando nos seus contínuos "post", o Miguel separa a "malta" entre os "anti-socráticos" e os "socráticos", pelo menos é a interpretação que dou!... Assim sendo logicamente tenho de partir do principio que estou a lidar com um socrático e que eu (um não socialista) sou um anti-socrático, certo?!...


Colocando de parte os "socratismos" logicamente que nunca quis questionar a sua "alma" socialista, isso nem me passou pela cabeça!...


Mas tenha calma Miguel!...


Tal como não duvido do seu socialismo, também não faça confusões sobre a minha postura política dentro do CDS. Sempre fui (e aqui sou muito coerente, sem que isso signifique "imobilismo"!) "portista", no sentido de que julgo e sempre julguei, que Paulo Portas é o homem que melhor esta preparado no CDS para governar Portugal.


Quanto ao meu apoio pontual ao Dr. Ribeiro e Castro, se acompanhou o meu blog por esses tempos poderá verificar que este foi o único candidato que nesse momento mereceu o apoio não só meu mas de muitos outros "portistas", por ser o único que tinha nessa altura um projecto político na defesa dos interesses dos Portugueses e do próprio CDS. Não me arrependo e se hoje se repetisse tal situação, o meu apoio seria o mesmo.


Não sou "portista" cego, nunca apoiaria ninguém lá porque tenha sido indicado por Portas, pelo simples facto de ser ele a apoia-lo, não o faria!... E foi isso que aconteceu em relação ao Telmo, que julgo no momento em que foi a votos com Ribeiro e Castro, não estaria tão disponível para o Partido como parecia!...


Uma coisa garanto-lhe (e vai ver isso se calhar em breve!), sou sim um democrata-cristão e não um seguidista incondicional de ninguém. Posso não trazer para fora do Partido o que penso da vida interna e das opções tomadas, mas não deixo de ser critico com quem tenho de o ser, nos locais próprios, quando tem de ser. São formas de estar na vida!... Respeito a sua!...


Ahh!... Esteja descansado que o que escrevo por cá, não tem nada a ver com a proximidade eleitoral prevista para 2009, porque Roberto Rodrigues, a partida não será candidato em nenhuma eleição!...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ahhh!... Esta a blogoesfera anti-sócrates viu!



Para os recém convertidos ao "socratismo", fica aqui um vídeo interessante do tempo em que o Eng. José Sócrates estava na oposição.

Um pérola da COERÊNCIA!...

Retirado deste blog.

Quem quiser fazer de conta?!!...

O bloguista Miguel Fonseca, convertido recentemente ao "socratismo" e se calhar ao "gouveismo", ficou pelos vistos muito irritado por ver um democrata-cristão e um "portista" (de clube e de partido) ferrenho, fazer as referências que eu fiz ao Mário Crespo (talvez um social democrata "cavaquista" e "jardinista", que sinceramente não sei se o é!), relativamente a um artigo de opinião, que considero muito bem feito tendo em conta a forma como este evidenciou as marcas da governação "socrática" deste PS!...

Indiferentemente se o homem é ou não social-democrata, crente "cavaquista" ou "jardinista", o que para mim importa é que o texto em questão é um excelente retrato da governação de José Sócrates, gostem ou não!...


Garanto-lhe Miguel, que se o artigo fosse feito por um comuna ou um bloquista teria o mesmo tratamento!...


E mais, se o bloguista Miguel escrevesse um texto semelhante sobre a governação social-democrata também aqui teria o mesmo destaque, como já teve no tempo em que os seus alvos eram JCG e o PS-M!...


Aqui são todos tratados da mesma forma!...



Um grande artigo de opinião que deve ser lido por TODOS!...

De facto ninguém até hoje soube colocar e retratar tudo aquilo que envolve e caracteriza este Governo da República como agora o Mário Crespo o colocou. O artigo de opinião por ele assinado hoje no Jornal de Notícias é de tirar o chapéu!...

É um texto que não deve passar ao lado e deve ser lido por TODOS os Portugueses.


Fica aqui o excelente texto intitulado "Está bem... Façamos de Conta"


«Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.
Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.»

É melhor não dar importância ao que não se deve!...

Recebi a pouco um "e-mail", a solicitar-me uma posição clara minha e do meu Partido sobre as declarações "xenófobas", do Dr. Alberto João Jardim, que na passada semana referiu que é tempo de «dar prioridade ao emprego às pessoas da nossa terra que dele carecem. Nós já não estamos no pico de obras do ano 2000 em que foi preciso importar bastante mão-de-obra, agora trata-se de dar resposta à mão-de-obra madeirense».

Sobre isto não quis pronunciar-me porque entendo que há intervenções políticas que não devem ser comentadas para não lhes dar a visibilidade que os seus autores querem que lhes seja dada. Por uma simples razão. São autênticos disparates, loucuras sem sentido, que só prejudicam ao nosso Povo e que de forma alguma espelham o pensamento da grande maioria dos Madeirenses, que neste caso concreto, são familiares de muitos emigrantes madeirenses ou então eles próprios já o foram.


Eu como filho de um ex-emigrante, como é evidente discordo desta frase, não faz qualquer sentido, sendo que também entendo não fazer sentido fazer grande alarido com frases que não representam nada!...


Dar eco destas loucuras é dar importância ao que não se deve e que só serve para distrair as pessoas sobre os reais problemas da nossa terra, que como se sabe passa por momentos terríveis com o desemprego a subir todos os dias e os ordenados em atraso, a por em causa o sacrifício de anos de muitas famílias de ter uma habitação própria.


É sobre isto que AJJ não quer que se fale é sobre isto que ele "joga" areia todos os dias, na tentativa clara de esconder a crise que faz com que muitos Madeirenses ponderem novamente emigrar, quando aos olhos de qualquer um é possível ver a falência do modelo social-democrata que governa a Madeira.


Por isso não contem comigo para fazer alarido com estas coisas!... Isso é com a malta da esquerda!...


Sobre o que pensa o CDS/PP, essa pergunta devem faze-la directamente ao Partido, visto que este blog é pessoal e intransmissível e não responde pelos outros!...




"O TERRÍVEL ERRO ESTRATÉGICO"

O sr. primeiro-ministro tem uma qualidade que até os adversários lhe reconhecem: sabe de política. Por isso é tão triste vê-lo cometer um erro grave que nos custará muito caro: a aposta nas obras públicas para enfrentar a crise.
O Governo dirá com razão que essa não é a prioridade, pois nem vem mencionada na Iniciativa para o Investimento e o Emprego. Mas, como sabe bem, a questão é política, não técnica. O Executivo permitiu a colagem desses grandes projectos à sua imagem. Aliás o primeiro-ministro não se cansa de repetir que "o Estado está a reforçar o investimento público, porque sabe que o combate à crise passa por aqui, que há muitas pessoas e empresas cuja actividade depende deste investimento" (Lusa, 31 de Janeiro).
Mas não será uma boa ideia? Afinal, em plena derrocada financeira, os governos de múltiplos países enveredam por essa via. Qual é o mal de avançar com o TGV, aeroporto de Lisboa, auto-estradas, barragens, etc.?
O erro é muito grave por três razões diferentes. A primeira é política: transforma Sócrates num anti-Guterres. O Governo do PS dos anos 90 apresentou-se ao eleitorado com uma crítica aberta ao "betão" do período cavaquista. A alegada obsessão do PSD com as estradas e infra-estruturas era uma tolice que não servia as pessoas; os socialistas governariam com objectivos mais humanos. Hoje vive-se a inversão de papéis e retóricas, com PS e PSD a atacar o que então defendiam. Esta situação afecta muito mais o Governo que a oposição, com Sócrates a sofrer as críticas que ele e os correligionários usaram há 15 anos.
A segunda razão é económica, transformando Sócrates num anti-Cavaco. Existe uma diferença fundamental entre o betão cavaquista e o socrático: a lógica económica. Nos anos 80, o País estava atrasado e carente de infra- -estruturas. Hoje, após 20 anos de investimentos públicos, restam poucas obras com real justificação. Os projectos de que se fala implicam auto-estradas vazias, comboios às moscas, um excelente aeroporto deitado fora.
O erro económico de José Sócrates está em acreditar que o investimento público é bom em si mesmo. O primeiro-ministro demonstra uma fé cega na virtualidade imperativa dos projectos: basta anunciá-los e gastar dinheiro para a economia arrancar. Esquece que todo o dinheiro que gasta vai tirá-lo ao bolso dos contribuintes. Tal como o investimento privado, os projectos do Estado têm de ter utilidade e justificação. Aliás até têm de ter mais, pois usam o dinheiro dos pobres. Apostar milhões em obras faraónicas nunca resolveu nenhuma crise.
Pior ainda, na ânsia de realização, esquecem-se os custos lançados sobre as próximas gerações. Além das enormes despesas de manutenção, ao garantir aos concessionários das futuras auto-estradas mínimos de tráfego que nunca vão ser cumpridos, o actual Governo hipoteca os orçamentos nacionais no horizonte previsível. Tal política raia os limites da infâmia.
Este elemento liga-se ao terceiro aspecto do erro governamental, que é financeiro. Com esta estratégia, Sócrates arrisca-se a aparecer como... anti-Sócrates! Se Guterres era o campeão contra o betão, o actual primeiro-ministro apresentou-se como o defensor do rigor orçamental. O grande feito da legislatura foi a redução do défice público de mais de 6% para menos de 2,5% do PIB. Agora, no último ano, pode regressar a níveis próximos dos que encontrou.
Em momento de crise financeira seria tolice preocupar-se com o equilíbrio das contas. Esta é a altura de o Estado se endividar, como todos os parceiros fazem e o permite o Pacto de Estabilidade. Mas com a sua abordagem o Governo não cria apenas um défice conjuntural. Ao privilegiar as obras de longo prazo, em vez de descer impostos ou dar subsídios, Sócrates compromete a solidez estrutural das contas públicas. Após a crise, o próximo primeiro-ministro, quem quer que seja, repetirá o que o actual Governo teve de dizer em 2005 sobre austeridade. O erro de Sócrates é o mesmo de Guterres: bloquear com dívidas o próximo surto de crescimento económico.

João César das Neves - Professor universitário

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Como Sócrates continua a enganar aos Portugueses

Vi hoje a pouco um especial de informação da TVI, denominado "Repórter TVI - A Promessa de Um Filho", que deixou-me no mínimo perplexo, tendo em conta que teimosamente o nosso Primeiro Ministro continua a brincar com as pessoas e em especial com as esperanças das pessoas. Mente descaradamente e engana como ninguém!...



2008 já lá foi e nada!...


E como podem ver na peça da TVI, existem entre 400 mil a 500 mil casais portugueses que esperam e desesperam por um apoio do Estado para tratar esta doença. O pior é que o Estado faz vista grossa a isto quando sabemos que o nosso País tem uma das taxas de natalidade mais baixas da União Europeia.


Além disto fiquei escandalizado ao ver na peça que o Estado não comparticipa nenhum dos medicamentos necessários ao combate destas doenças e os tratamentos no sistema Pública pode facilmente ultrapassar os 2500 Euros, sendo que no sistema privado chegam a ultrapassar os 5000 Euros, sem esquecer que em média um casal leva mais de 2 anos para iniciar o tratamento, visto a longa lista de espera que existe nos hospitais portugueses. Inacreditável!....


Este País de facto vai de mal a pior!... Apoia-se o aborto com a facilidade que conhecemos, mas quando toca apostar claramente na vida e na natalidade este País governado pelo PS, espera e desespera!...


Ainda por cima estes casais depois de vários anos a tentar ter um filho, vendo que o tempo passa e que não conseguem, quando tentam uma adopção a partida tem de esperar pelo menos 4 anos, fora as restantes condições e restrições que ainda hoje quase que tornam a adopção neste País quase impossível.


Assim de facto não vamos lá!....


Tiren-me deste filme!...


Ponham este Sócrates na rua!....


Grande mentiroso!...


Quantas promessas já fez e que não cumpriu?!... Alguém sabe?!...