domingo, 3 de maio de 2009

Sondagem de Opinião do CESOP da UCP - Europeias 2009

Tal como já o referi aqui por várias vezes, as sondagens para mim valem o que valem, mas lamentavelmente o CESOP da UCP apresentou por estes dias, na televisão pública, uma sondagem de opinião que é uma grosseira manipulação. Reparem que este instituto sistematicamente desvaloriza a importância eleitoral do CDS e nunca acertou um resultado deste Partido.

Desta forma, é importante lembrar as seguintes informações:


1. O método aplicado não apresenta, sequer, uma estimativa para a abstenção, factor mais do que relevante para se perceber a importância percentual do número de votos.


2. No último ano, o CESOP deu continuamente a estimativa mais baixa de todos os institutos de sondagem por exemplo 2% a 5 de Outubro de 2008 quando a Marktest estimava 7,1% quinze dias antes, e 4% a meio de Dezembro (o máximo que deu ao CDS!) quando depois a Aximage atribuía 8,3% na sondagem depois do Natal culminado nesta nova sondagem a um mês das eleições.


3. Na chamada extrapolação para a estimativa dos votos, o CDS é o único partido que não vê o seu resultado aumentado os outros passam para o dobro ou mais ainda dos resultados de intenção directa de voto. Ou seja, a CDU passa de 3% para 7%, o BE de 6% par 12%, o PSD de 16% para 36% e o PS de 18% para 39%. O CDS de 2% passa para 2%!


4. Curiosamente, o barómetro publicado pela Marktest, também esta semana, atribui ao CDS 8,3%.


É por estas e por outras que as sondagens do CESOP da UCP, deixaram a muito de serem credíveis.

Sem comentários: