quinta-feira, 22 de março de 2007

Arquitecto Paulo David distinguido

O arquitecto madeirense Paulo David conquistou o “Prémio Internacional da Pedra”, na área do design e tecnologia, que decorreu em Veron, pelo projecto das Piscinas das Salinas, em Câmara de Lobos. Em declarações, ontem, à RDP-M, o responsável confessou saber ainda «muito pouco sobre este prémio», mas salientou que já houve portugueses em edições anteriores que o ganharam. O arquitecto explicou que teve conhecimento da atribuição do prémio por correio electrónico, tendo assegurado que não foi realizada qualquer tipo de candidatura. «É unicamente uma decisão de um juri internacional, do qual faz parte Francisco Venedi, um dos grandes senão o melhor arquitecto italiano da actualidade», continuou. O prémio internacional é destinado a projectos que têm, essencialmente, no seu sistema construtivo, a adição da pedra, algo que acontece com o complexo das Salinas, de onde sobressai a componente do passeio marítimo, em basalto. «Pedra local e abundante muito utilizada em obras, e que constitui esta paisagem humanizada bonita», valorizou o mesmo responsável. Paulo David é considerado um dos herdeiros de Gonçalo Byrne, sendo conhecido pelas suas casas delicadas de modernidade anónima, onde procura outro risco, outra escala, outra expressão material e outra dramatização espacial, inspirado pela paisagem telúrica e vulcânica da Madeira. Foi assim na Casa das Artes da Calheta, e agora com as Piscinas das Salinas.

Jornal da Madeira



PAULO DAVID: Biografia


Nasceu no Funchal, 1959.

Licenciado em Arquitectura pela F.A./U.T.L em 1989.

Colaborou com Gonçalo Byrne entre 1988 e 1996, e com João Luís Carrilho da Graça em 1989.

Constitui Atelier próprio no Funchal exercendo actividade em regime liberal a partir de 1996.

Foi Assessor no Departamento de Planeamento Estratégico da Câmara Municipal do Funchal entre 1995 e 2003, e Assistente convidado na Universidade da Madeira na Secção Autónoma de Arte e Design entre 2001 e 2004.

Integrou as exposições “Itinerários de Arquitectura”, Ordem dos Arquitectos, 1998, nos projectos seleccionados da Região Autónoma da Madeira; “Cumplicidades”, Ordem dos Arquitectos, 1999, por ocasião das Comerações do Dia Mundial da Arquitectura; “Geração 90” organizada pela Ordem dos Arquitectos; “Habitar Portugal” organizada pela Ordem dos Arquitectos, em 2003.

Em 2004, integrou a “ Exposição Arquitectura e Design de Portugal – 1990/2004” por ocasião de Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República a Italia, no edificio da Triennale Palazzo Dell’ Arte em Milão.

Recebeu o Prémio de Arquitectura Cidade do Funchal –96, 1º Edição.Nomeado para o Prêmio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies Van Der Rohe 2005.



Fonte: OA

Sem comentários: