quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Fátima prepara-se para receber voos religiosos

O DN-Lisboa, tem hoje uma notícia curiosa, tendo em conta o paralelo que podemos e devemos fazer com a nossa realidade Regional.

Digo isto porque segundo o jornal lisboeta, o Vaticano quer levar cerca de 150.000 peregrinos a Fátima, como vai fazer noutros santuários do mundo, e até já inaugurou a rota de Roma para Lourdes (França). Também afirma que numa altura em que foi criada a nova companhia low cost do Vaticano, para voos destinados a peregrinos, diversas entidades com interesse e responsabilidades de desenvolvimento em Fátima: Câmara de Ourém, a associação comercial deste concelho (Aciso), o aeroclube e a Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria (SRUCI), estes juntaram-se num grupo de trabalho e estão já a desenvolver um projecto para "transformar a actual pista da Giesteira num aeródromo regional" e, assim, "passar a receber voos internacionais".


Acho interessante a notícia, tendo em conta que na Madeira iremos em breve experimentar a liberalização da rota aérea entre Lisboa e a Madeira, esperando-se que as companhias aéreas "low cost", apareçam baixando substancialmente os preços dos bilhetes.


O interessante disto é apreciar como os responsáveis Autarquicos e não só dessa localidade de Leiria, se empenham todos juntos para desbloquear os actuais entraves, para permitir a concretização desses voos. É pena não ver o mesmo por cá, quando teimosamente as entidades competentes continuam a manter as taxas aeroportuárias nos actuais valores, que como sabemos oneram de forma brutal os preços dos bilhetes.


Por outro lado é também interessante apreciar a forma como se tenta explorar "nichos" turisticos, que possam contribuir para um maior e melhor desenvolvimentos dessas localidades, coisa que por cá ainda pelos vistos vai longe, quando poderiamos também ao nível cultural e patrimonial, como também se calhar a outros níveis explorar estas vertentes turísticas que hoje movimentam "massas" de pessoas.


É pena!...

Sem comentários: