quarta-feira, 29 de agosto de 2007

PS de Gouveia quer "Frente da Oposição" contra PSD

Mais uma vez o PS-Madeira, desta vez do Dr. João Carlos Gouveia, quer controlar as oposições nesta terra.

Veja-se o que o DN-Madeira escreveu hoje sobre isso:


"...Esta abertura dos socialistas à restante oposição, há muito excluída das estratégias da Rua do Surdo, resulta da constatação, pelo novo líder, de que o PS-M não pode "fazer tudo sozinho" e precisa do apoio de todos os partidos que "ao longo da sua história têm feito um combate político ao PSD".


O líder dos socialistas madeirenses pretende apresentar algumas propostas concretas, que integram as linhas gerais de actuação para os próximos dois anos: combate à corrupção, situação económica e social e denúncia pública da estratégia que o PSD apresenta para resolver a situação de grave crise económica que a Região atravessa. Neste último caso, João Carlos Gouveia garante que a alternativa 'laranja' passa por "outra engenharia financeira, como em 2004, só que agora para reduzir o Estado ao 'estado zero'".


O líder do PS-M teme que o Governo Regional entregue aos privados todas as infra-estruturas e depois venha a pagar pela sua utilização. "O PS não pode fazer tudo isto sozinho, não está em condições, tem de ter uma abertura aos partidos da oposição", justifica.


Os socialistas vão pedir reuniões formais à CDU, ao BE, ao PND, ao CDS e ao MPT que deverão ter lugar a partir da segunda semana de Setembro."O PS tem de reconhecer que precisa de concertar posições, a todos os níveis, com os outros partidos da oposição", sublinha..."



Pela minha parte (e farei tudo o que estiver ao meu alcance na CPR do CDS, onde tenho assento), para que o CDS não caia novamente na asneira de seguir a estrategia socialista. Que hoje mais do que nunca é suicida e que nada tem haver com aquela que o CDS aprovou no seu último Congresso.


Importa relembrar que no passado recente o CDS "deixou-se" aprisionar pelo PS, sendo que todos nós hoje sabemos as repercuções que isso teve no eleitorado que tradicionalmente apoiou o CDS e os resultados que deram. Nunca mais!!!...


Nunca como agora o CDS esteve tão distante do PS em termos de estrategia política. Para mim o simples facto de sermos oposição ao PSD-Madeira, não implica uma aliança com a esquerda, o CDS deve seguir sozinho o seu caminho e deixar que a esquerda toda ela junta ou não, faça o que entender, não podemos como Partido de Centro-Direita com valores e propostas muito diferentes dos da Esquerda, abdicar deles e ainda por cima a submetermo-nos a uma liderança esquerdista, simplesmente para tentar derrotar o PSD. Nunca!...


Seria na minha opinião o fim do CDS na Madeira!


Por outro lado vejo também difícil que o BE aceite que o MPT, integre esta tal "Frente de Esquerda", tendo em conta o que o Roberto Almada do BE, já escreveu sobre isso recentemente no seu blog, em resposta a um "Post" meu sobre este assunto.


Embora compreenda o que o João Carlos Gouveia pretende fazer ao tentar entrar em acordo com o MPT do João Isidoro (tentar estancar a saída de militantes que desgraça actualmente o PS e neutralizar também o Partido (Socialista) da Terra que anda muito activo por estes dias), julgo que o BE, poderá ser um obstáculo a esta estratégia.


Só espero que o acordo que levou ontem a toda a oposição na Assembleia Municipal do Funchal, para a marcação duma reunião extraordinária da AMF (e nada mais!!!), não tenha nada haver com esta estrategia que o PS tenta agora levar a cabo. Espero que o PS, não tente ensaiar liderar uma suposta "Frente" contra o Albuquerque, fazendo disto uma espécie de ensaio geral para esta anunciada Frente Regional de Esquerda.


Muito mal estaria o CDS-Funchal se aceitar esta possível manipulação (caso se venha verificar esta tentativa). Espero bem que não seja assim!!?...


Sem comentários: