O Museu de Literatura Moderna da Alemanha, do britânico David Chipperfield, venceu o prémio Stirling 2007 de arquitectura, o mais prestigiado do Reino Unido, em que a Casa da Música, no Porto, estava entre os finalistas.O prémio Stirling, no valor de 20 mil libras (29 mil euros), foi atribuído ontem pelo Instituto Real dos Arquitectos Britânicos, visando distinguir a maior contribuição anual para a arquitectura.
O júri considerou que o edifício do Museu de Literatura Moderna da Alemanha, situado em Marbach, é "simultaneamente rico e contido", destacando que os materiais utilizados "converteram-se numa assinatura".
Além da obra vencedora e da Casa da Música, a lista de finalistas incluía o edifício da Copa América, em Valência, a Estação de Dresden, o edifício The Savill, em Windsor, e o Teatro Young Vic, de Londres.
Os participantes têm de ser membros daquele instituto, mas a obra pode ter sido construída em qualquer país da União Europeia.
O prémio tem o nome do prestigiado arquitecto britânico James Stirling (1926-1992).
No ano passado, o prémio de arquitectura Stirling foi atribuído ao Aeroporto de Barajas, em Madrid, uma obra desenhada por Richard Rogers.
Sem comentários:
Enviar um comentário