quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sua Kay Arquitectos

Este ateliê de arquitectura da Responsabilidade do Arq. Mário Sua Kay é o responsável pela arquitectura interior do novo "Centro Comercial Dolce Vita Funchal", no conhecido e polémico edifício "Funchal Centrum" (ver link).

Este gabinete, recentemente premiado no MIPIM (Prémios Internacionais de Centros Comerciais).


Mário Sua Kay revelou ao Construir que a sua fonte de inspiração são as pessoas – o principal desafio é o tentar perceber como é que se pode criar um edifício que proporcione às pessoas um melhor ambiente de vivência e que lhes facilite a vida, onde a arquitectura seja planeada para absorver o maior número de pessoas nos edifícios. «Em Portugal, ainda se tem um discurso muito abstracto, muito divorciado das pessoas e para mim as pessoas são muito mais importantes do que esse discurso abstracto» afirmou o arquitecto.


O Arquitecto funda em 1984, o ateliê Sua Kay. De forma humilde, dá-se a conhecer ao mercado enquanto arquitecto enviando cartas para as empresas. Começou por fazer pequenos trabalhos, nomeadamente, o planeamento do espaço de algumas empresas, «era engraçado, enviava cartas a apresentar-me e as pessoas respondiam-me porque não havia ninguém a fazer esse trabalho e ele era necessário» explicou Mário Sua Kay.


No entanto este arquitecto, lamenta que em Portugal ainda se tenha medo de arriscar e que não se ame a cidade como ela deveria ser amada, «preferimos deixar uma cidade como Lisboa ou o Porto apodrecer» do que apostar na sua requalificação. É necessário que cada vez mais se tome consciência que as cidades precisam de ser transformadas e adaptadas para as gerações futuras.

Sem comentários: