sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Construção na RAM em crise

A notícia do DN-Madeira esta semana sobre a grave crise no sector da Construção não é nova, mas relembra o tão frágil que é a nossa economia, muito dependente desta industria.

Se falamos de quebras do investimento privado na ordem dos 33% e no sector público na ordem dos 50%, verificamos que o desemprego na Região assume já uma dimensão muito importante, sendo que no próximo ano a situação na minha opinião será ainda pior, tendo em conta as verbas que o Orçamento de Estado vai transferir para a Região, que serão inferiores as actuais, deixando menos espaço de manobra ao Executivo de Jardim e ao das diversas Câmaras da Região. Isto tudo será assim porque ainda e de forma errada é o sector público com as suas obras que "mexe" com a economia regional.


Concelhos como o deCâmara de Lobos e o de Machico, serão os mais afectados porque tem uma população fortemente ligada ao sector da Construção na Região, sendo que tal como já referi, só no Concelho de Câmara de Lobos o desemprego já ultrapassa o inadmissível valor dos 24% ( se temos em conta em termos comparativo o mesmo mês de Maio no ano anterior).


Dias difíceis, que ainda vão piorar!...

Sem comentários: