sábado, 31 de março de 2007

Casa das Mudas - Calheta do Arq. Paulo David II



Corpo:
O corpo desenvolve-se ao longo de um eixo longitudinal, orientado sensivelmente na direcção Norte/Sul resultante das condições topográficas indo ao limite de onde é possível construir. O corpo escavado e esculpido, propõe uma experiência subterrânea.
Materialidade:
Construir o centro em basalto como aproximação à natureza nesta paisagem vulcânica. Intensificando os valores da paisagem e do território.
Fonte: OA

sexta-feira, 30 de março de 2007

Os Madeirenses não têm Memoria Curta

A uns dias atrás escrevi para o Blog do CDS/PP de Câmara de Lobos um texto, que hoje apetece-me ir buscar pela sua pertinência, numa altura em que começamos a ver onde é que vai ser empregado o dinheiro que quer o PSD-M, quer o PS-M ganharam ao longo dos últimos anos vindos do famoso “Jackpot” da Assembleia legislativa da Madeira. Digo isto porque as campanhas megalómanas, que começam a vir para a rua por parte destes dois Partidos, têm custos assustadores (veja-se a quantidade de cartazes de grandes dimensões de ambos os Partidos com mais de uma imagem / informação tem colocado por toda a ilha).

Eu acredito que o Povo da Madeira, não é indiferente a tudo isto. Vai mostrar a estes senhores a 6 de Maio, que isto de andar a brincar as eleições, com o dinheiro dos contribuintes vai ter de acabar. Muitos madeirenses já perceberam que votar PSD ou PS é igual e não adianta nada. São todos farinha do mesmo saco!


Para quem quiser ler o meu texto cá vai o "link":




http://cdspp-cmaradelobos.blogspot.com/2007/03/os-madeirenses-no-tm-memoria-curta.html

Os Novos Cartazes do PSD

Para o meu espanto, hoje em São Roque - Funchal, vi um dos novos cartazes de campanha do PSD (um outdoor) de 8mx3m, que me parecem ser a resposta deste Partido aos cartazes do PS.
De facto o blogista Filipe Malheiro (www.ultraperiferias.blogspot.com), tinha já feito referência aos mesmos no início de Março no seu blog, referindo-os como os cartazes que o seu Partido colocou em Lisboa, sendo que a poucos dias atrás os vi também por lá afixados.

Bom!...
Eu, tal como muitos madeirenses interrogam-se agora, com tantos meios "gigantescos" colocados ao serviço da campanha não só do PSD-M, más também do PS-M, quanto é que isto tudo custa?.... Lá barato não é de certeza!... Quem Paga?
A resposta é evidente!: O CONTRIBUINTE!
Até quando vamos estar sujeitos aos disparates desta gente, que brinca com o nosso dinheiro as eleições?...

Tenham respeito!

NOTA: As imagens dos cartazes foram retiradas do "Post" denominado "cartazes" do Blog: "Ultraperiferias"

PS resolve demissões na Concelhia de Câmara de Lobos

O DN-M, escreveu hoje o seguinte:

"Um curto comunicado da direcção do PS-M anunciou ontem mudanças. A promoção de Nilson Jardim surgue depois da saída de Sidónio e Amândio Silva, pai e filho. O primeiro, entretanto, já é candidato do MPT."


Sendo assim, o Nilson Jardim é para além de Vereador, Presidente da Concelhia (por nomeação) e Candidato a Deputado, faltando-se saber se será também ele sozinho a fazer campanha em Câmara de Lobos.


Na Assembleia Municipal, como será?

O "Cortar (d)a Direita" no DN-Madeira

Caros Amigos,

O DN-M de hoje faz uma peça dedidacada aos sites dos Partidos Políticos e sobre blogs a eles ligados, no âmbito da campanha para as eleições regionais de 6 de Maio.

Embora o meu blog não seja um blog oficial do CDS, estes entendem que tem uma forte ligação ao mesmo.

Indiferentemente se é ou não ligado ao CDS, o que importa é que o mesmo já é visto por muitos madeirenses e não só. Pelo que desde já agradeço a todos a colaboração e a leitura que diariamente fazem ao Blog e claro pela divulgação que lhe deram.

Muito Obrigado

Sociedades de Desenvolvimento e Jornal da Madeira Falidas

Pois é!...

Nunca é tarde!...

Hoje o DN-Madeira publica uma peça jornalística, sobre uma auditoria às participações do Governo Regional em empresas madeirenses, feita pelo Tribunal de Contas que diz o seguinte:


"...Tribunal de Contas (TC) revelou que oito das 35 entidades estão tecnicamente falidas. A investigação, relativa a 2005 e divulgada ontem, coloca o Jornal da Madeira, com um passivo de 20,7 milhões de euros, à cabeça das empresas com capitais próprios negativos. Depois, surgem as sociedades de desenvolvimento do Norte (7,6 milhões de euros), da Ponta Oeste (3,1 milhões de euros), do Porto Santo (2,3 milhões de euros) e Metropolitana (438 mil euros)..."


O que demonstra que a crise em que a Madeira está mergulhada tem muito haver com estes péssimos investimentos do Governo Regional ao longo de muitos anos e que só não queria ver, quem por cegueira voluntária, entendia que tais opções eram as melhores para o futuro de todos nós. Prestando com isso, um mau serviço a Região e hipotecando por largas décadas o nosso desenvolvimento.

Ainda sobre Sondagens!

O Diário Digital também fez referência hoje ao habitual Barometro Mensal Marktest para o DN e a TSF, sobre os políticos, e os Partidos a nível nacional, apontando os seguintes dados, sobre o CDS/PP que importa registar:


"...Mergulhado numa crise interna, o CDS, que em Fevereiro tinha registado pela primeira vez uma queda nas intenções de voto, após meses de constante subida, voltou a recuperar e subiu um ponto percentual, para os 6%..."


Embora discuta a frase "crise interna" na verdade estamos perante o efeito Paulo Portas.


Enquanto que:


"...Ribeiro e Castro também registou uma recuperação, situando-se ligeiramente acima dos 30 pontos negativos..."


Do qual difícilmente recuperará

Isto só acontece em Portugal!

Mais uma vez fiquei surpreendido, não pelo radicalismo sobejamente conhecido do PNR, relativamente as máterias relacionadas com a imigração e ao racismo, mas pela forma como a Justiça deste País funciona, perante agressões aos valores sociais e culturais que os portugueses cultivam no seu dia a dia. Lamentamos todos quando aparecem cartazes a contrariar estes valores, que nós chocam a todos pelo seu carácter xenófobo de quem de direito nada faça para que se cumpra a Constituição Portuguesa que condena e bem estas atitudes. E mais ainda quando falamos dum Partido que pelo que sei nem legalizado está.

Vejamos a notícia da Lusa:


"A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisou ontem o polémico cartaz afixado no Marquês de Pombal, em Lisboa, pelo Partido Nacional Renovador(PNR), onde se lê: ‘basta de imigração. Nacionalismo é Solução. Façam Boa Viagem’ e concluiu que a “mensagem por si só não preenche os elementos típicos de ilícito criminal. Assim, o outdoor não pode ser removido."


Como pode!

Portas na oposição melhor que Marques Mendes

Hoje o Correio da Manhã publica uma sondagem muito interessante, que coloca o Dr. Paulo Portas como Líder da Oposição (mesmo não sendo ainda Presidente do CDS/PP).

Isto demonstra que para além do grosso dos militantes do CDS/PP, os portugueses querem também uma outra liderança para o CDS.
Por outro lado para mim, esta é a melhor resposta que os portugueses e no meio deles o grosso dos militantes do CDS/PP podem dar a aqueles que dentro e fora do Partido acham que no CDS/PP estamos perante uma tentativa de golpe de estado ou como alguns dizem um suposto assalto ao poder, acusando Portas e aos seus apoiantes (entre eles eu próprio) de prejudicarem e até de tentarem matar o Partido. Outros aquí na Madeira, como vimos esta semana no DN-Madeira, consideraram um "erro crasso" a candidatura de Portas por acharem que esta terá influência no resultado eleitoral do CDS na Madeira. Mais uma asneira de quem pelos vistos não se conformou ainda com a vontade dos militantes e da direcção deste Partido na Região, de não o incluir nas listas, nos moldes por ele desejado, isto é, sem rotatividade.

Vamos então aos valores da sondagem:

"De acordo com uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, 25,7 por cento dos inquiridos considera que o ex-líder do CDS é o político com capacidade de fazer a oposição mais aguerrida ao Governo, contra 22,5 por cento que aponta Marques Mendes como melhor opositor. Francisco Louçã, do BE, surge em terceiro lugar com 16,5 por cento e Jerónimo de Sousa, líder do PCP, em último, com apenas 8,4 por cento. Já 26,8 por cento dos inquiridos não tem opinião...
Porém, grande parte dos eleitores que votou no PSD em 2005 (24,2 por cento) diz que Paulo Portas será o melhor opositor. Por outro lado, junto do eleitorado do CDS Marques Mendes está longe de se afirmar como líder de oposição e os únicos nomeados foram Paulo Portas, apontado como melhor opositor por 63,1 por cento dos eleitores, e Francisco Louçã, referido por 9,7 por cento.
As mulheres (32,6 por cento) também consideram Paulo Portas o melhor opositor..."

Mais palavras para que!

quinta-feira, 29 de março de 2007

Ainda sobre o PS: André Escórcio

O regresso de André Escórcio, para mim é de facto uma grande novidade. Só me parece é que o seu regresso, no meu entendimento é cedo demais. Este subito voltar deverá prejudicar e muito um regresso que todos aqueles que andam nestas lides da política julgariam que seria para disputar a liderança do PS-M, num futuro próximo.

Por outro lado extranho vê-lo voltar ainda na liderança de Jacinto Serrão, com quem a algúm tempo atrás não estaria disponível para trabalhar. Basta por exemplo ver o que o DN-M escreveu sobre isso hoje:


"...Em Janeiro de 2003, numa entrevista ao DIÁRIO, Escórcio mostrava-se bastante distante e até desiludido com a direcção liderada por Jacinto Serrão. A resposta à primeira pergunta mostra o difícil relacionamento: "A última conversa que tive com o actual presidente do partido faz em Março três anos". Nessa conversa, em 2002, Serrão terá sondado Escórcio sobre a sua primeira candidatura à liderança do PS. O então vereador desaconselhou-o. "Ele tinha como opções o percurso académico ou o percurso político. Aconselhei-lhe o percurso académico", recordava Escórcio."

Se assim foi, porque mudou de opinião?...que terá mudado?
Ou será que estamos a assistir a uma tentativa de aproximação de Serrão aos apoiantes de José António Cardoso?.... ou melhor será que estamos a assistir a tentativa de trazer para o seu lado os ditos apoiantes de Cardoso na tentativa de o isolar ainda mais?...

quarta-feira, 28 de março de 2007

Cartaz do PS

Recebi hoje (via e-mail) a imagem do novo cartaz do PS.

Sinceramente fiquei admirado com tão mau cartaz!

Vejam e reparem:
"A Madeira vai Ganhar"......ganhar o que?....com quem?....e o que?
O Jacinto Serrão com aquela aureola branca, quer dar uma de "santo"!....
E no fim dizem estarem preparados!....pergunto eu: para perder?
Fica aquí uma aposta. Querem ver que eles já estão preparados para não terem mais do que 10 deputados!
Estava a espera de melhor, para quem diz vai ganhar as eleições.

Outros que andam a "caçar" votos demagogicamente: O MPT


Outros que parecem não saber o que fazer para ganhar votos são os candidatos do MPT. Digo isto porque as primeiras iniciativas demonstram uma grande desorientação, na tentativa de ir a todo o lado “caçar” votos.

Até os taxistas não escaparam a demagogia pura utilizada, para tentar ganhar mais um voto. Isto porque o MPT-M já percebeu que a sangria que provocaram ao PS-M, não lhes renderá os votos mínimos necessários para elegerem um deputado.

Veja-se o nível do discurso na iniciativa com os taxistas junto ao Jardim Municipal, numa peça elaborada pelo Jornal da Madeira de hoje:

“A candidatura do Partido da Terra — MPT esteve, ontem à tarde, na praça de táxis junto ao Jardim Municipal, onde deixaram a promessa de uma especial atenção a este sector.
De acordo com João Isidoro, que foi o porta-voz da iniciativa, disse que existem diferentes realidades entre os profissionais que exercem a sua actividade no Funchal e aqueles que estão nas zonas rurais. Porém, tal como afirmou, «há uma coisa comum entre eles, que são as dificuldades que eles passam relativamente aos serviços»… (que é isto????)
Nesse sentido, João Isidoro prometeu que, a serem eleitos, os deputados do MPT irão propor, um subsídio ao gasóleo, um estudo para uma melhor localização das praças e uma forte fiscalização às carrinhas que fazem concorrência desleal.”


Já repararam!...só lhes faltou prometer um táxi novo a cada taxista!....ou então um GPS!....ou então um sistema anti-roubo!....um deputado ou mesmo dois deverá dar para pagar isso!...ou então já existe um acordo com o PSD para a viabilização dum projecto legislativo regional para estas matérias….só pode!

Tal como apontei ao PND-M, o MPT-M, não tem projecto político, nem social, nem económico para a Madeira. Não são mais do que um grupo de socialistas zangados com a direcção do PS-M e que na minha modesta opinião aproveitaram-se do MPT, para tentar “roubar” votos ao PS-M, tudo isto com uma ajuda (segundo as más línguas) do PSD. Só não compreendo como é que a Direcção Nacional do MPT, pactua com esta situação. É pena!

PND chega tarde e mal!

No início da pré-campanha temos vindo a assistir a um discurso por parte do PND, que podemos classificar como agressivo e raivoso.

Veja-se o que foi publicado hoje no DN-Madeira:

“Que se cuidem os corruptos, monopolistas e praticantes das 'artes' do tráfico de influências, compadrio e favorecimento, pois a candidatura do Partido da Nova Democracia (PND) promete fazer da denúncia de tais actividades a sua acção de campanha…”

Não pondo em causa a verdade das acusações ao “regime Jardinista”, porque não sou ninguém para as colocar em causa, parece-me é que chegam mal e tarde.

Digo que chegam mal e tarde, porque a muito TODA a oposição do “dia a dia” (isto é, os que não aparecem só em época de eleições) já “descascaram” estes podres todos. O eleitorado já ouviu falar destes assuntos até a exaustão.

Os “peregrinos” do PND, com este discurso fazem é um favor a oposição de todos os dias, porque com o ruído que irão criar, desviarão o discurso do PSD contra eles, deixando caminho aberto aos outros, que parecem apostar num trabalho mais “terra a terra”, na tentativa de ir ao encontro dos anseios das populações.

Ainda não lhes ouvi falar de propostas. Ainda não lhes ouvi falar (desde sempre) de projecto político e de sociedade que deveriam ter para Madeira e já agora qual é o modelo económico que defendem para tirar a Madeira da actual crise?

É isto que torna ao PND um Partido sem credibilidade, porque o seu discurso não tem substância e é oportunista porque não esta todos os dias ao lado dos madeirenses na defesa dos seus interesses. Só aparecem em vésperas de eleições a “espreita” de apanhar alguns “tachos”.

O que verdadeiramente acredito que irá acontecer é que o “panfleto” denominado “Garajau” vai desaparecer, porque uma coisa é ser uma espécie de jornal de denuncia e outra é ser órgão oficial de informação de um Partido. O povo distingue bem essas duas realidades.

Vamos ver o que vai ser a campanha do PND….E depois falamos!

Portugal 1 - Sérvia 1

Portugal empatou a uma bola no Estádio de Belgrado com a Sérvia, mantendo-se com os mesmos pontos que o seu adversário na fase de qualificação do Euro 2008. Ambas as selecções alcançaram a Finlândia no segundo lugar do Grupo A devido a surpreendente derrota dos nórdicos diante do Azerbeijão (0-1). Portugal marcou aos cinco minutos, por Tiago, mas sofreu o golo da igualdade ainda na primeira parte, aos 37, por Jankovic.



Diário Digital

Maria José Nogueira Pinto deixa o CDS/PP

É com muita pena que vejo a saída da Dra. Maria José Nogueira Pinto do CDS/PP.


O seu curriculum político fala por si, foi até agora uma importante dirigente do CDS/PP, e uma excelente autarca na Câmara Municipal de Lisboa.

O seu projecto para reabilitação da Baixa-Chiado em Lisboa é exemplo da sua competência, prestigiando assim todo o CDS/PP.

terça-feira, 27 de março de 2007

MPT-Madeira também tem Blog


Bom!


Isto hoje esta inacreditável!....não sei porque....nem como!...quase que instantaneamente após a colocação do "Post" com o endereço electrónico do Blog do PS-Madeira, recebi um mail de um amigo meu de Câmara de Lobos, ex-militante do PS e agora ligado ao MPT, que enviou-me o endereço do Blog também oficial do MPT-Madeira.


Pela minha parte e tal como o fiz com o PS-M, endereço ao MPT-M, as boas-vindas a blogosfera!




Um abraço para todos do "Cortar (d)a Direita!

PS-Madeira com Blog


Os nossos amigos do PS-Madeira, fieis leitores deste Blog, tiveram a amabilidade de enviar o endereço do seu mais recente Blog, intitulado: "Estamos Preparados" (www.estamospreparados.blogspot.com).


Pela minha parte Bem-vindos a blogosfera!

O Mito do Assalto ao Poder esclarecido por Paulo Portas

Numa entrevista dada ao Rádio Clube Português o Dr. Paulo Portas esclareceu muito bem, que no CDS/PP não há assalto nenhum ao poder, como alguns (os habituais má línguas de sempre) dizem existir.

Na entrevista publicada hoje no Diário Digital, podemos ler o seguinte:

“…o ex-líder do CDS respondeu indirectamente às acusações de que foi alvo por parte de Nogueira Pinto e de outros dirigentes do partido de que estaria em curso «um golpe de Estado» ou «um assalto ao poder» no CDS.
«Como é possível dizer-se que há um golpe de Estado quando por três vezes a posição que defendo é reafirmada do ponto de vista da sua legalidade pelo tribunal do partido? (...) Como é possível dizer que há um assalto ao poder quando 75 por cento das concelhias e 65 por cento dos conselheiros nacionais apoiam as directas?», questionou Paulo Portas.”


Sobre a proposta do Dr. Ribeiro e Castro de termos um Congresso em dois tempos, também concordo com Portas quando diz:

“…«Um partido não pode andar meses e meses a discutir questões jurídico-institucionais. A ideia de fazer primeiro um congresso, depois directas, depois um congresso... em Junho ainda andaríamos nisso»...”

E sobre a proposta do Dr. Lobo Xavier, de um entendimento entre ambos a resposta não poderia ser melhor:

“…Ao Rádio Clube, Paulo Portas recusou responder se aceitará concertar uma solução conciliadora com a direcção - como defendeu António Lobo Xavier -, lembrando que o presidente do partido, José Ribeiro e Castro, ainda não se pronunciou sobre a decisão do Conselho de Jurisdição.
«Quem tem neste momento de dizer se acata a decisão do Conselho de Jurisdição é o presidente do partido, tenho de lhe dar esse espaço e não devo condicioná-lo até um tempo útil», sublinhou…”

segunda-feira, 26 de março de 2007

Conselho Nacional do CDS/PP: Nogueira Pinto inclui directas na agenda


Fiquei muito satisfeito com esta decisão, pacifícadora e vou mais sossegado ao Conselho Nacional de sábado.

A notícia do Diário Digital, diz assim:


"Maria José Nogueira Pinto fez hoje uma adenda à ordem de trabalhos do Conselho Nacional do CDS-PP do próximo sábado, de forma a incluir a discussão sobre eleições directas prevista no parecer do Conselho de Jurisdição do partido.
Fonte próxima da presidente do Conselho Nacional do CDS-PP disse à Lusa que Nogueira Pinto considerou «muito claro» o parecer do órgão jurisdicional do partido e decidiu acrescentar à ordem de trabalhos inicial - que apenas previa a discussão sobre os regulamentos do XXII Congresso - também o debate sobre a marcação de eleições directas e as suas regras.

Com a decisão de hoje de Maria José Nogueira Pinto, o Conselho Nacional do CDS-PP do próximo sábado, que se realizará em Torres Novas, discutirá, além da marcação do Congresso e seus regulamentos, a data das eleições directas e sua regulamentação."

Candidato rejeitado no PS passa a 5º no MPT

Tal como estava a espera (ver meu "Post: As divisões internas por causa das eleições regionais") o Sidónio Silva, historico militante socialista de Câmara de Lobos e toda a actual Comissão Política presidida pelo seu filho Amândio, abandonaram o PS e transferiram-se numa "jogada" de última da hora para o MPT do João Isidoro.
Agora o PS-Câmara de Lobos fica com as "calças na mão" porque fica sem representação na Assembleia Municipal. Por outro lado o problema passa para outro nível e é o de saber-se, se os actuais deputados municipais passam a independentes? ou vão sair?...Vamos ver

Desta dança de "cadeiras" só falta saber para onde vai a Violante!...a quem diga que o seu regresso ao PS esta para breve!...Vamos também esperar para ver.

O "Cortar (d)a Direita" sabe que existe outro Partido: O PND

Tenho vindo a receber e-mails para escrever sobre o PND e a sua lista. Também vi que o caro blogista Filipe Malheiro (www.ultraperiferias.blogspot.com), esta também curioso por saber o que penso do assunto.

Sobre este Partido e a sua Lista apetece-me dizer o seguinte. Esperei até hoje propositadamente, para ver onde estaria a figura que seria “roubada” ao CDS. Não vi ninguém nessa lista que actualmente tenha saído, do meu Partido. Os que já saíram são os mesmos de alguns anos, o Dr. Baltasar, o Tomas Freitas e mais meia dúzia, que a muito se sabe eram do PND.

Ao contrário do que foi anunciado, não houve nenhuma “sangria” no CDS/PP-M, originada pela saída abrupta de militantes (como acontece no PS-M). Tudo isto demonstra que o CDS/PP-M é um Partido responsável e que mesmo com diferentes sentires e opiniões, relativamente aos critérios de formação das listas, não foi posta em causa a unidade interna necessária, para enfrentar o acto eleitoral de 6 de Maio.

Os que de facto devem ficar preocupados são os nossos amigos do PS e do PSD, que pelos vistos tem militantes a “fugirem” não só para o MPT, más também para o PND, veja-se o caso do Dr. António Fontes (PSD) e do Gil Canha (PS), entre outros.

Já agora, alguém sabe para onde foi a Violante Matos?

Casa das Mudas - Calheta do Arq. Paulo David (I)

Conceito:


O motor da construção da ideia tem como ambição o de redesenhar a “massa montanhosa”, onde o edifício actua como uma topografia. Este afloramento aparece como um grande conjunto de peças esculpidas onde a geometria de carácter abstracto destaca a intervenção desenhando um corpo especificamente para o lugar, sendo simultaneamente “natureza“ e artifício.
Fonte: OA

Campanha Eleitoral das Juventudes Partidarias









"Jotas":
*
*
Hoje foi anunciado no Jornal da Madeira o conjunto de iniciativas que a JSD-M, irá lançar nesta campanha eleitoral, com vista as eleições de 6 de Maio.
Mantendo as diferenças políticas que nos separa, é importante ver que os jovens (e não só os da JSD), participam e importam-se com o seu futuro e o da sua terra.

Só espero, que os cartazes que irão aparecer sejam mais claros que os da JS (muito confusos) e claro digam verdade.

Espero também que todas as "Jotas" (JSD, JS, JP, JCP e JBE), participem activamente no debate político que se aproxima, dando voz aos mais jovens.

Tentarei pela minha parte confrontar as diversas iniciativas e ideias destas juventudes, sendo que tentarei junto da JP (juventude da qual já fui líder), trazer para este blog o relato das suas iniciativas.

domingo, 25 de março de 2007

Tarefa Complicada para o Governo de Socrates

Hoje Portugal ficou com o dossier "Constituição Europeia" na mão para dar andamento, tarefa que será com certeza dificil de concretizar.
Vejamos a notícia:
"Merkel:Portugal pode avançar redacção novo Tratado
A chanceler alemã, Angela Merkel, revelou hoje, em Berlim, que a presidência portuguesa da União Europeia poderá organizar, no segundo semestre do ano, uma conferência de Governos dos 27 para redigir um novo Tratado.

A revelação foi feita numa conferência de imprensa que se seguiu à cerimónia solene, em Berlim, do 50º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, fundadores da actual UE, na qual os líderes europeus se comprometeram a adoptar um novo Tratado até 2009.
A chanceler afirmou que a presidência alemã vai «fazer todos os possíveis» para, até à Cimeira de Junho, «estabelecer um roteiro» que fixe as grandes etapas para se chegar a um novo Tratado.
«Se (a cimeira) responder às condições desejadas, poderá representar o ponto de partida de uma conferência inter-governamental», para a qual a presidência portuguesa «poderá preparar-se», anunciou.
Os Tratados da UE são negociados e redigidos no âmbito das chamadas Conferências Inter-governamentais (CIG), nas quais têm assento representantes dos Governos de todos os Estados-membros e as decisões requerem a unanimidade dos negcoiadores.
Na «Declaração de Berlim», hoje adoptada, os líderes europeus comprometem-se a «dotar a União Europeia de uma base comum e renovada» até às eleições europeias de 2009, o que na prática significa a adopção de um novo Tratado que substitua a «Constituição Europeia» rejeitada, em referendos, por França e Holanda, em 2005.
Merkel adiantou que, no almoço que se seguiu à cerimónia solene, os 27 tiveram já oportunidade de falar das etapas a seguir até à Cimeira de Junho, que assinalará a passagem de testemunho da presidência alemã da UE para a presidência portuguesa, no segundo semestre de 2007.
A chanceler alemã adiantou que se realizarão uma série de consultas bilaterais, mas advertiu que as discussões que se vão seguir «não se podem fazer em público», lembrando a propósito que as negociações para o Tratado de Roma, em 1957, «também decorreram em segredo»."
Diário Digital/Lusa

Parabens a Selecção Nacional!

Mais uma vez a selecção de TODOS NÓS, deu-nos mais uma alegria.

O Correio da Manhã publicou o seguinte artigo, que julgo espelha o sentimento de todos os portugueses:


"...Portugal perdeu a primeira parte, período em que os belgas foram muito agressivos e defenderam quase sempre com a equipa toda (menos Mpnza) atrás da bola. Com João Moutinho no meio-campo, Tiago a fazer de Deco a meias com Moutinho e Nuno Gomes como ponta-de-lança, a equipa portuguesa teve a bola, mas raramente teve profundidade de jogo. Acresce que Cristiano Ronaldo e Quaresma jogavam à parte – bastante discreto o homem do Manchester, vendo até um cartão amarelo por aquilo que o árbitro entendeu ser uma simulação.A Bélgica em 4x5x1 defendia com dez e de longe a longe atacava. E chegou a estar perto do golo. O guarda-redes Stijnen era assobiado cada vez que tocava na bola, mas os cinquenta mil de Alvalade tiveram de esperar pela segunda parte para o que queriam realmente: o golo. E aconteceram dois em dois minutos. Primeiro num contra-ataque, em que Ronaldo e João Moutinho prepararam o golo fácil de Nuno Gomes, na área, com o pé direito. O segundo nasceu de um canto marcado por Petit para trás, para Quaresma, que fez um cruzamento brilhante que passou o guarda-redes e iria acabar na baliza, provavelmente, mas Ronaldo meteu a cabeça à bola e confirmou logo o golo..."
Viva a nossa Selecção!

Esclarecimentos ao Presidente da Mesa do Congresso do MPT - Partido da Terra

No seguimento do comentário ou melhor dizendo do pedido solicitado pelo Sr. Pedro Quartin Graça, Presidente da Mesa do Congresso do MPT, relativo ao "Post" : Em Primeira Mão Manifesto do MPT - Madeira que diz o seguinte:

"Ex.mo Senhor,A colocação "online" de um post deste tipo excede largamente os limites de tolerância democrática permitidas numa democracia e entra no campo do insulto e da difamação a um partido responsável como o MPT. Convidamos V.Exa a retratar-se publicamente por este "post" sob pena de imediato procedimento judicial e de queixa junto da CNE. Cumps, Pedro Quartin Graça(Presidente da Mesa do Congresso do MPT - Partido da Terra)"

Exmo. Sr.

O Post em questão, não é mais do que a colocação neste blog dum e-mail, que circula a vários dias na Madeira e que não sei de onde partiu. Achei muita graça e coloquei o mesmo neste blog.
Dei-lhe o mesmo titulo e texto que vinha no referido e-mail. Logicamente, que respeito o MPT e nunca esteve em questão usar este mesmo e-mail, para difamar ou ofender dirigentes desse Partido, como é evidente.
Lamento que tal publicação tenha causado indignação ao MPT e tal como foi-me solicitado, tenho todo o gosto de justificar a intenção subjacente, esperando que esta situação fique sanada com esta explicação.
Por outro lado e porque compreendo, que estamos em pré-campanha eleitoral, o referido "Post", não seja adequado ao momento que vivemos e retirarei o mesmo.
Desde já grato pela chamada de atenção.

Roberto Rodrigues

As divisões internas por causa das Eleições Regionais

Nos últimos dias tem-se verificado em diversos Partidos divisões, fracturas e afastamentos de figuras, algumas de refêrencia por causa de lugares nas listas a apresentar ao eleitorado, com vista as eleições de 6 de maio.

É de assinalar por exemplo o que acontece no PS-Câmara de Lobos em que Amândio Silva diz ter sido tratado como um "palhaço":


A notícia do DN-Madeira diz assim:


"...Amândio Silva tomou posse como presidente da Comissão Política da concelhia socialista de Câmara de Lobos há um mês. Esta semana vai-se demitir. A mesma atitude vai tomar José Sidónio Silva relativamente à presidência da Mesa da Assembleia de Militantes. Ambas as demissões são consequência directa da decisão de Jacinto Serão quanto aos nomes de Câmara de Lobos para integrarem a lista de candidatos a deputados.Amândio Silva explica que Serrão lhe pediu que indicasse um nome a constar em lugar elegível. O presidente da concelhia reuniu a Comissão Política para esse processo. Aquele órgão terá deixado a decisão para Amândio Silva. O nome escolhido foi José Sidónio Silva...

...Segundo o presidente da concelhia, Serrão contactou-o anteontem informando que o escolhido seria Nilson Jardim (vereador do PS). Mesmo desagradado, Amândio Silva prometeu apoio e ficou de indicar um nome por cada freguesia para lista (lugares não elegíveis). Só que, dez minutos depois do telefonema, ficou a saber, ao que afirma, que Nilson Jardim e Renato Azevedo solicitaram declarações na Junta de Freguesia (para ambos e para Maria do Carmo Teixeira), para poderem integrar a lista.Amândio diz ter imediatamente contactado Serrão, que lhe terá firmado nada saber. Quando muito a responsabilidade seria de outro membro da Direcção. O presidente da concelhia diz: "Fui traído, fui chamado palhaço autêntico". E acrescenta que a traição veio também de pessoas que integram o 'seu' Secretariado e a 'sua' Comissão Política. Amândio Silva não esconde que também gostaria de constar na lista, pois considera que o seu currículo e experiência política justificariam a candidatura.O ainda presidente da concelhia vai também ponderar se continua ou não no PS. Nessa ponderação vai pesar o facto de haver no partido, contra si, "uma autêntica perseguição". Amândio Silva justifica-o com factos relacionados com as candidaturas de 2000 e 2004."


No Bloco de Esquerda (B.E.), a situação não é melhor. Violante Matos também mostra a sua insatisfacção pelas opções tomadas pelo Partido, não só sobre a estrategia política a seguir, mas também aos lugares na lista.


Veja-se o artigo de hoje do DN-Madeira:


"...Estratégia errada e castigo pessoal. Duas coisas que Violante Matos não pode aceitar no BE e que estiveram na génese do seu afastamento da lista de candidatos do partido...

...O mesmo aconteceu com a posição que defendeu relativamente à lista. Violante Matos sugeriu que , para dar "sinais de mudança" e de "renovação" os terceiro e quarto candidatos, de 2004, agora fossem primeiro e segundo. Os primeiro e segundo de então, agora seriam terceiro e quarto. Na pratica a lista seria: Guida Vieira; Roberto Almada; Paulo Martins e Violante Matos. Em 2004 foi: Paulo Martins; Violante Matos; Guida Vieira e Roberto Almada...

... A ex-deputada diz que esta foi a primeira grande divergência política, ou... "se calhar até são mais antigas que isso". A leitura de Violante Matos é simples: "Quiseram usar-me para ilustrar o que foi a tentativa de mudança da UDP para o Bloco, em 2004. E agora descartam-me". A ainda dirigente do BE garante que não está em causa "um problema pessoal, mas político... há também um problema de ética". Violante acredita que "a Madeira tem de ter um BE, mas não é por este caminho". Por isso e pelas divergência referidas, não participará na campanha eleitoral. "Não sou oportunista." E, fundamentada no que leu na imprensa, remata: "Provavelmente também o BE não está interessado em que eu participe"..."


Agora veremos, o que isto pode mudar não só na vida interna destes Partidos e as suas implicações eleitorais. Quantos votos perdem ou ganham.


E também saber se no caso do PS-Câmara de Lobos as transferências de militantes para o MPT irão continuar ou não e se no caso da Violante (BE) se esta volta a reunir-se com os seus ex-colegas do PS, também agora candidatos pelo MPT.


Vamos ver!

sábado, 24 de março de 2007

Mais uma Promessa do AJJ que não se cumpre!

No DN-Madeira de hoje surge uma notícia intitulada:

"PSD traz Tony Carreira para a campanha
Jardim anunciou o fim das "cantorias" nos comícios, mas deverá trazer também Marco Paulo e Roberto Leal
Dois dias depois de anunciar que se demitia do cargo de presidente do Governo, Alberto João Jardim disse, em entrevista ao DIÁRIO: "Eu já informei o partido de que se acabaram as cantorias, os artistas, o circo com os elefantes". O também líder do PSD justificava: "Há dificuldades económicas na Região e isto é uma campanha muito séria.
Não é preciso uma campanha com muito barulho, porque as pessoas sabem o que se passou".
Do cenário traçado por Jardim apenas se confirma a ausência da campanha social-democrata, de um "circo (verdadeiro) com elefantes". Pois haverá "cantorias" e "artistas", com várias actuações cada um deles. Isto para além dos habituais e também anunciados 'Galáxia'. Tony Carreira é uma certeza. Deverá ser o artista com mais actuações. Mas Marco Paulo e Roberto Leal têm fortíssimas possibilidades de também integrarem a campanha social-democrata.
Confrontado com a vinda de Tony Carreira, Filipe Malheiro, secretário-geral-adjunto do PSD, não a confirmou, nem desmentiu. Mas lembrou que o cantor "já esteve em três situações" com o PSD. Foi Tony Carreira que actuou no comício de encerramento da campanha social-democrata, das legislativas de 2004. Malheiro admitiu, ainda, que haja um artista de fora no comício de encerramento da campanha deste ano. Como ontem noticiámos, deverá ser a 2 ou 3 de Maio..."
Mais uma vez vemos que o PSD e o seu líder, não cumprem o que prometem e continuam para além disso a deitar dinheiro fora dos contribuintes em espectáculos na "caça" aos votos. Nada mudou!. Tudo continua na mesma!

Novo Cartaz do PSD-Madeira

Para conquistar o Voto Jovem!



(Toda e qualquer parecença com alguém é mera ficção! e ninguém leva a mal.)

sexta-feira, 23 de março de 2007

Curso de Arquitectura na UMa I

Como eu muitos madeirenses, ao longo de décadas tem “emigrado” para o Continente Português para fazerem o seu curso de arquitectura o um outro curso qualquer, porque na Região muitos cursos não são leccionados, trazendo aos estudantes e as suas famílias custos elevados com alojamento, alimentação e viagens para além dos habituais e normais custos com manuais, materiais de apoio e claro as propinas, para não falar das questões emocionais subjacentes ao distanciamento, que por vezes estas deslocações trazem. Para alguns esta aventura torna-se a certa altura incomportável, originando regressos frustrados em que uns mudam de curso para a UMA, que em grande parte dos casos não serão do seu agrado, mas é aquele curso que é possível fazer. Noutros casos entram directamente no mercado de trabalho, numa área muitas vezes longe do que gostariam de exercer em termos profissionais, tornando o sonho de anos numa ilusão frustrada.

Na Região, por outro lado assistimos nos últimos anos, a uma certa decadência na procura dos cursos da UMa em geral e em especial os da antiga Escola de Belas Artes e Design da Madeira (agora integrada na UMa), verificando-se de ano para ano o decréscimo de jovens que procuram estes cursos, que em tempos estiveram muito bem referenciados no meio artístico, e com muita procura. Neste ano quase não houve alunos para frequentar o curso de Belas Artes o que julgo deverá ter posto alguns responsáveis da UMA de cabelos em pé! Numa altura em que o reitor fala de dificuldades financeiras, não só pelos cortes cegos do Estado, mas também pela pouca procura verificada pelos cursos da universidade no geral, que no meu entender deixaram nalguns casos de serem atractivos. De facto nos próximos tempos a criatividade dos responsáveis da Uma, terá que ser mais apurada para fazer face a estas dificuldades ou então será inevitável o fecho de cursos, com as devidas implicações que tal situação obriga (desemprego de professores e quebra de qualidade no ensino entre outras consequências).

É aqui que pergunto-me: não será mais rentável para a Uma, aproveitar recursos humanos e materiais de que dispõe, para por exemplo abrir novos cursos, que com os devidos ajustamentos, poderão de forma intercalada entre os já existentes poderem funcionar, não só pensando na empregabilidade no mercado regional (razão que julgo muitas vezes de forma errada se tem anulado a abertura de muitos outros cursos), quando devem ser pensados para uma empregabilidade mais abrangente, num território que hoje é mais basto e que já ultrapassa as fronteiras de Portugal, portanto temos de pensar no mercado Europeu. Cursos que os madeirenses como cidadãos europeus de pleno direito merecem, que lhes permitam cá ou lá fora, boas perspectivas profissionais.

Eis que voltando a área das Artes e em especifico a Arquitectura, pergunto: porque não abrir um curso de arquitectura intercalado com o curso de Design?, fechando por uns anos este último e abrindo o de Arquitectura nesse período. Aproveitando-se os meios existentes. Sendo que acredito que a procura seria grande.

E porque não com as dificuldades que a instituição tem, explorar outras parcerias como aquela que já existe para o curso de Medicina, e que julgo tem funcionado muito bem ou ensaiar outra como aquela que a Universidade dos Açores e o ISCTE, desenvolvem com o curso preparatório de Arquitectura leccionado em Ponta Delgada e concluído em Lisboa, bons exemplos de sinergias que devem ser modelos a explorar.

Para aqueles que põe em causa a abertura deste curso, podemos contrapor que aos já tradicionais âmbitos de actuação dos arquitectos, estes podem desenvolver um leque mais abrangente, que poderão passar por especializações em ordenamento do território e urbanismo, na arquitectura de interiores, na conservação e restauro do património e na investigação cientifica que muitas vezes é desprezada.

Para a UMa fica o desafio!

Mais uma investigação do Tolentino Nobrega

Hoje o Público pública um artigo do Jornalista Tolentino Nóbrega (mais um), a nós contar com que “artimanhas” o Governo de Alberto João, mantêm em aberto a última reunião do Conselho de Governo, realizada a 16 de Fevereiro, portanto antes da demissão e assim continuar a tomar decisões, que em gestão não pode, nem deveria tomar, vejamos:


“…Aliás, no conselho de governo em que Jardim transmitiu aos outros membros do executivo a decisão de se demitir, foram tomadas mais de uma centena de resoluções e a acta dessa reunião, realizada a 16 de Fevereiro, continua em aberto, como reconheceu o próprio presidente, para permitir a posterior inclusão de outras deliberações.

Referentes a esse plenário, no Jornal Oficial de 21 de Fevereiro, com o número 18 da primeira série e com direito a quatro suplementos, estão publicadas 102 resoluções que envolvem encargos superiores a 130 milhões de euros, entre adjudicações de novas obras, declarações de expropriações de terrenos, concessão de avales e subsídios a clubes de futebol e trupes de Carnaval. Nessa mesma reunião, o executivo decidiu suspender a Plano de Ordenamento Turístico, de modo a permitir a aprovação de novos projectos hoteleiros….”


A minha questão e que julgo será a questão que qualquer madeirense colocaria, indiferentemente da sua opção partidária: Será que pode?....mesmo podendo eticamente não seria reprovável?

Vamos ver se alguém responde a estas dúvidas.

DN-Lisboa hoje: Um bloguista que quer fazer política



"...A partir do Portugal Profundo, António Caldeira, o mais polémico dos bloguistas, lançou dúvidas sobre o título de "engenheiro" do primeiro-ministro e conseguiu pôr o PSD a exigir esclarecimentos sobre o título universitário de José Sócrates..."

DN-Lisboa


O blog em causa: www.doportugalprofundo.blogspot.com


A força dos Blogs nos dias de hoje é importante, e no futuro ainda será maior.

Acredito, que a blogosfera num futuro próximo, influenciará em muito a opinião publica, mais do que os jornais hoje.

E na Madeira?... como é a blogosfera?..que influência?... um assunto a debater!

CDS: CJ decide primeiro directas e depois Congresso

O Conselho de Jurisdição (CJ) do CDS-PP decidiu que o Conselho Nacional do partido pode convocar eleições directas para a escolha do líder.
Por cinco votos a favor, e dois contra, o órgão jurisdicional considerou que a realização de um Congresso poderá ocorrer posteriormente, com carácter ratificativo.

Na decisão tomada nesta madrugada por aquele órgão, que se reuniu em Fátima, conclui-se que a petição de um Congresso subscrita pelos cerca de 1.400 militantes é integrável na deliberação votada no Conselho Nacional a favor das directas.

Nesse caso, realizar-se-ia primeiro a eleição directa do líder e somente depois teria lugar o Congresso com carácter ratificativo e não electivo.

Segundo a fonte contactada pela Lusa, o Conselho de Jurisdição, cujo parecer tem carácter vinculativo, considera que o Conselho Nacional convocado por Maria José Nogueira Pinto, para 31 de Março, deve incluir na ordem de trabalhos os pontos relativos à data, regulamento e Comissão Organizadora das directas.


Lusa
A titulo pessoal considero que a decisão do Conselho de Jurisdição, é extremamente equilibrada e respeitadora da vontade da grande maioria dos militantes do CDS.

Não neguem as evidências: PSD também tem uma crise na Liderança

Ao contrario do que Filipe Malheiro disse no seu blog (http://www.ultraperiferias.blogspot.com/), em resposta a minha “provocação”, existe sim no seu Partido (PSD) uma crise na liderança, que foi visível, no último debate mensal na Assembleia da República e para isso basta ler o que escreveu o Correio da Manhã, que ilustra claramente esta situação:

“Pedro Santana Lopes poderá ter desencadeado ontem uma ruptura com Marques Mendes. Ao intervir inesperadamente no debate parlamentar sobre as contas públicas, para se defender das acusações de José Sócrates de que os dois ex-governos do PSD queriam a construção do novo aeroporto na Ota, o ex-chefe de Governo não só causou um nítido embaraço ao líder social-democrata, como criou condições para a desestabilização futura da sua liderança. “Isso [intervenção de Santana Lopes] não é bom para nós, mas também não é bom para ele”, sintetizou ao CM fonte próxima de Marques Mendes.”

No fim de contas, podemos todos concordar, que crises e divisões nos Partidos são situações que poderemos considerar normais, a vida em sociedade ou mesmo familiar, também tem dessas coisas.
São chatas?....ninguém gosta?...também é verdade!... a vida é assim!....

São sinais de vitalidade, que em política poderão significar mudanças positivas, que também poderão não só beneficiar os partidos, mas também as populações. Ar fresco também é preciso!

quinta-feira, 22 de março de 2007

Arquitecto Paulo David distinguido

O arquitecto madeirense Paulo David conquistou o “Prémio Internacional da Pedra”, na área do design e tecnologia, que decorreu em Veron, pelo projecto das Piscinas das Salinas, em Câmara de Lobos. Em declarações, ontem, à RDP-M, o responsável confessou saber ainda «muito pouco sobre este prémio», mas salientou que já houve portugueses em edições anteriores que o ganharam. O arquitecto explicou que teve conhecimento da atribuição do prémio por correio electrónico, tendo assegurado que não foi realizada qualquer tipo de candidatura. «É unicamente uma decisão de um juri internacional, do qual faz parte Francisco Venedi, um dos grandes senão o melhor arquitecto italiano da actualidade», continuou. O prémio internacional é destinado a projectos que têm, essencialmente, no seu sistema construtivo, a adição da pedra, algo que acontece com o complexo das Salinas, de onde sobressai a componente do passeio marítimo, em basalto. «Pedra local e abundante muito utilizada em obras, e que constitui esta paisagem humanizada bonita», valorizou o mesmo responsável. Paulo David é considerado um dos herdeiros de Gonçalo Byrne, sendo conhecido pelas suas casas delicadas de modernidade anónima, onde procura outro risco, outra escala, outra expressão material e outra dramatização espacial, inspirado pela paisagem telúrica e vulcânica da Madeira. Foi assim na Casa das Artes da Calheta, e agora com as Piscinas das Salinas.

Jornal da Madeira



PAULO DAVID: Biografia


Nasceu no Funchal, 1959.

Licenciado em Arquitectura pela F.A./U.T.L em 1989.

Colaborou com Gonçalo Byrne entre 1988 e 1996, e com João Luís Carrilho da Graça em 1989.

Constitui Atelier próprio no Funchal exercendo actividade em regime liberal a partir de 1996.

Foi Assessor no Departamento de Planeamento Estratégico da Câmara Municipal do Funchal entre 1995 e 2003, e Assistente convidado na Universidade da Madeira na Secção Autónoma de Arte e Design entre 2001 e 2004.

Integrou as exposições “Itinerários de Arquitectura”, Ordem dos Arquitectos, 1998, nos projectos seleccionados da Região Autónoma da Madeira; “Cumplicidades”, Ordem dos Arquitectos, 1999, por ocasião das Comerações do Dia Mundial da Arquitectura; “Geração 90” organizada pela Ordem dos Arquitectos; “Habitar Portugal” organizada pela Ordem dos Arquitectos, em 2003.

Em 2004, integrou a “ Exposição Arquitectura e Design de Portugal – 1990/2004” por ocasião de Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República a Italia, no edificio da Triennale Palazzo Dell’ Arte em Milão.

Recebeu o Prémio de Arquitectura Cidade do Funchal –96, 1º Edição.Nomeado para o Prêmio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies Van Der Rohe 2005.



Fonte: OA

quarta-feira, 21 de março de 2007

Siza vence Prémio Secil Arquitectura 2006

Um Complexo Desportivo em Barcelona permite ao arquitecto portuense ser distinguido pela segunda vez com o galardão.
A obra de Álvaro Siza Vieira volta a ser, uma vez mais, distinguida pela Ordem dos Arquitectos e pela Secil. O arquitecto venceu, por unanimidade, o Prémio Secil Arquitectura 2006 com o Complexo Desportivo Ribera Serrallo, em Cornella de Llobregat, em Barcelona.
Encomendada pelo município espanhol e concluída em 2005, a obra de Siza Vieira é constituída por um pavilhão multiusos com capacidade para 2.500 pessoas, duas piscinas – uma interior e outra exterior – e uma área de ginásio e serviços comuns.
O prémio, cujo júri foi presidido pelo arquitecto Sergio Fernandez, será entregue pelo Presidente da República a 30 de Março na Cidade Universitária, em Lisboa.
Esta é a segunda vez que Álvaro Siza é distinguido com o Prémio Secil de Arquitectura. Em 1992, o auditório e a biblioteca pública municipal do Porto valeu-lhe a distinção.
Em comunicado, a Secil explica que este galardão pretende "incentivar e promover o reconhecimento público de autores de obras" que, incorporando o cimento, “constituam peças significativas no enriquecimento da arquitectura portuguesa”.



Fonte: Jornalismo Porto Net

Procurarei encontrar fotos da obra, para posteriormente publicar cá!

Noticia do Dia: Ilha del Hierro (Canárias) autosuficiente em termos energéticos

A melhor noticia do dia, vem da Ilha del Hierro no Arquipelago das Canárias.
Esta Ilha será em 2010 autosuficiente em termos energéticos, através do aproveitamento das ondas do mar e do vento.





Parabens!





Um verdadeiro exemplo a seguir!

Monteiro Dinis falou verdade!

O Representante da República na Madeira, ontem em conferência realizada no Liceu Jaime Moniz disse a verdade sobre esse movimento estranho denominado de FAMA. Disse e bem!, que a FAMA é a continuidade dos "bombistas" da FLAMA.

Basta ver as "bombas" intoxicantes que de tempos a tempos o Gabriel Drumond manda de quando em vez!

Gostei!

CDU: Mais do mesmo com "Cubana" em terceiro lugar da lista



A CDU já escolheu os seus candidatos as Eleições Regionais da Madeira do dia 6 de Maio, sem grandes novidades confirmando o Pe. Edgar e o Leonel nos dois primeiros lugares (que a partida serão eleitos), sendo que a única novidade é a inclusão da "cubana" Isabel Rute Cardoso (desconhecida) em terceiro lugar. Portanto é mais do mesmo!


Basta saber se o PCP fará rotatividade ou não.


Também vós digo, estou de certa forma preocupado com as listas do CDS. Hoje já se vai saber.

Limpeza no PS-Madeira


Hoje no DN-Madeira foi publicado o seguinte:


"...Espera-se uma limpeza. Todos os socialistas que integram ou apoiam a candidatura do Partido da Terra enfrentam pena de expulsão. À luz dos estatutos do PS, o castigo é claro. Tão claro que 30 militantes já se anteciparam e pediram para sair."


Pois é!... até o PS não escapa.... então neste Partido a doença "tachos", provoca "mortes súbitas" em massa.


Vão ver que no fim de contas nem o PS, nem o MPT lucram com estas confusões, só PSD-M é quem ganha com isto.


Já agora amigo Luís Abreu (Deputado por Câmara de Lobos em listas do PS): já assinas-te a ficha de inscrição no MPT?...e os restantes dissidentes de Cª de Lobos vão também?


O "virus" mais perigoso que parece irá atacar o PSD


Já temos a fotografia do "Virus" considerado por alguns como altamente perigoso para o PSD e chama-se Pedro Santana Lopes, o seu ADN?... por descobrir!

Afinal não é só o CDS que tem problemas com a Liderança


O PSD, parece também ter sido contagiado com o "virus" que ataca as lideranças partidarias no centro-direita deste País. Marques Mendes parece também estar com os dias contados, as "viroses" vindas de Gaia (Luís Filipe Menezes) e a de Lisboa ( Santana Lopes), ameaçam dar-lhe uma verdadeira "rapa". Vamos Ver!


Já agora, admito que estou ansioso por saber o que dirá o nosso caro blogista Filipe Malheiro da crise que se avizinha no PSD. Estarei a espera e a espreita!


Governo da República disponibiliza espaços escolares para festas particulares


Pois é!... o nosso Primeiro Ministro e a sua Ministra da Educação (peregrina em ideias), lançaram mais uma "reforma" na educação: Disponibilizar equipamentos escolares (Escolas Secundárias), para a realização de "Fiestas" de fim de semana feita por particulares. Sendo que o objectivo é o de angariar receitas. E eu que me queixei das rifas dos escuteiros!....


Em fim!... o que será que vem a seguir o alguer de Tribunais? ou de Centros de Saúde e Hospitais? ou talvés de quarteis militares?...vamos ver!

Maria José Nogueira Pinto abandona CDS/PP


"Após mais de uma década de militância, Maria José Nogueira Pinto bate com a porta e despede-se do CDS-PP, tudo apontando para que a ruptura seja consumada após a realização do próximo conselho nacional. " Diário Digital


Tenho muita pena que assim seja. Lamento que não haja bom senso e que antes de sair se tente dar cabo do Partido, tudo para dificultar o regresso de Portas. Será que tudo isto justifica tamanho dano ao CDS?... acho que não!


Sendo assim, boa viagem!....e boa sorte!


terça-feira, 20 de março de 2007

O mail do meu amigo Luis Abreu

Pois é hoje fui surpreendido com graça pelo mail que o meu amigo do PS de Câmara de Lobos enviou-me:

Caro Amigo:

A vossa frase de campanha não esta completa e aqui vai a deixa:

Socrates tira milhões
PSD brinca as eleições
CDS/PP aos batatões


lol
lol

Espero que não te chateies, um Abraço socialista

Luis Abreu

P.S.: Este é o meu blog: www.terradosxavelhas.blogspot.com

Caro amigo gostei desta, tá boa!

Um abraço

Conselho Nacional do CDS/PP

Como conselheiro nacional, estive presente em Óbidos, naquela reunião que pretendia decidir de que forma o CDS resolveria a disputa pela liderança entre Ribeiro e Castro e Paulo Portas.

Directas ou Congresso Estatutario.

Tal como já afirmei no Blog: www.cdspp-cmaradelobos.blogspot.com, a Direcção de Ribeiro e Castro e a Presidente do CN, Maria José Nogueira Pinto, envergonharam-nos a todos, militantes do CDS/PP. Digo isto porque para além das lamentaveis atitudes do Conselho, ontem ambos o Presidente da CPN e a Presidente do CN, em conferências de imprensa não disseram verdade.
Lamento.

Filipe Malheiro "malha" no CDS

Hoje no Jornal da Madeira, num artigo de opinião denominado "CDS", o Filipe Malheiro (www.ultraperiferias.blogspot.com) escreveu linhas sobre a vida interna deste Partido, sendo que da analise por ele efectuada, com a qual concordo em parte, refere: "...Eu estou-me borrifando para o que se passa ou não no CDS/PP..." Pois é! se é assim porque tanta preocupação em perder tempo com eles?.... Porque é que o seu Partido (PSD) se incomoda tanto em desvalorizar o mesmo até em tempo de antena, como assistimos ontem. Porque??? Estranho não é?

Fica o desafio para a resposta Sr. Filipe.
O Balão no mar....

O Balão Arrebentou!

O balão, apelidado por alguns de "mamarracho", arrebentou ontem devido aos fortes ventos que se fizeram sentir na Madeira e em especial na baixa do Funchal.... Não fiquei com pena nenhuma!

É ocasião para dizer: O balão do João....puffff!
Mais um Blog!
Opinião e política assuntos a abordar com frequência

Após alguns dias de meditação, entendi que chegou a hora de criar este blog pessoal, para transmitir a minha opinião sobre as mais diversas máterias: política, cultura, arquitectura e urbanismo, materias estas de que gosto imenso.
Vamos a isso!