segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pensamento da Semana

«É importante ter uma oposição a funcionar, com críticas consistentes e propostas exequíveis. A oposição não existe apenas para protestar, existe também para vigiar a acção do Executivo, questionar as suas opções e apresentar alternativas».

Joaquim Jorge,

Biólogo e fundador do Clube dos Pensadores

domingo, 28 de outubro de 2007

Mais palavras para que!!?

Hoje o DN-Madeira escreve um artigo de opinião do Dr. Ricardo Vieira que considero ser muito bom e que reflecte bem o que por cá se passa.

É a melhor resposta que um homem de principios pode dar a certos senhores e senhoras que julgam-se moral e intelectualmente acima dos outros.


Gostei!!!...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Publicação de Relatório CMF vs Publicação de Dossiês sobre Corrupção

De facto e bem o PS-Madeira faz a publicação "on-line" do famoso Relatório da Auditória da Vicepresidência a CMF, substituindo-se a estas entidades que tudo fizeram para esconder este documento.

Só não compreendo é como alguns (os de sempre), "enchem a boca" para dizer que esta iniciativa socialista é um "...contributo pela transparência e informação que deve ser relevado..." e que ao mesmo tempo também lança um: "...Desafio, por isso, o PS a preparar uma divulgação exaustiva desta informação junto da imprensa e de todos aqueles que se interessam pelo bem estar da cidade do Funchal...", e não tem a coragem de lançar também um outro desafio ao seu próprio Partido e ao seu Presidente para também divulgar o famoso "Dossiê Corrupção"?!!...


É mais uma das incongruências Socialista, que não cola com a ideia peregrina de que o PS respeita os órgãos judiciais deste País e por isso não divulga o "bendito" dossiê!!?....


Não cola pelo simples facto de ser o mesmo PS e o seu líder os divulgadores a "conta gotas" de situações caricatas (no mínimo), desrespeitadoras dos agentes da justiça, como foi por exemplo a tal "celebre" conferência de imprensa de a dias dada pelo JCG, que fez a apresentação duma espécie de "novela" que envolvia magistrados, funcionarios(as) camarários e até a mulher do Presidente da CMF, desrespeitando de forma grosseira aqueles que hoje dizem respeitar e que como toda a gente sabe, fez o Representante da República na Região ir a correr a Lisboa, para a pedido destes agentes judiciais, informar o Presidente da República do mal estar gerado entre estes agentes, provocado por estas divulgações invulgares do dito dossiê!!?...


A divulgação deste dossiê permitiria tal como o afirmou o também socialista Tino do "Farpas da Madeira" que "...todos os Funchalenses e Madeirenses poderem ver sem a lente distorcedora de alguma Comunicação Social o que realmente está escrito..."


Por isso fica aqui um verdadeiro desafio aos Socialistas!!!...


DIVULGUEM o DOSSIÊ CORRUPÇÃO, os Funchalenses e os Madeirenses em geral, também vós exigem verticalidade e coerência, também nesta matéria!!!...


quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Criminalidade em Força na Madeira

De facto já são muitas as ocorrências que diariamente acontecem pela nossa Região, basta para isso ler os jornais regionais ou ouvir a rádio.

Ao contrario do que o Poder Regional e as Polícias dizem, o problema da insegurança cresce a olhos vistos. Ontem com o assalto a uma Ourivesária, passamos a assistir a um novo tipo de crimes, pouco comum por estas paragens. E que poderá ser o primeiro de muitos assaltos deste género.


Isto tem como causa principal o desemprego que já é significativo na nossa Região, aliada a um trafíco e consumo de estupefacientes que como se tem visto pelas apreensões feitas pela polícia, tem aumentado muito nos últimos tempos.


Tudo isto é reflexo de pessimas políticas de despenalização do consumo, obra de Governos socialistas, aliada a um desinvestimento continuo também por parte dos socialistas nas forças de segurança neste País e também culpa do Governo Regional, que tem promovido políticas erradas de combate ao consumo de drogas na Região, aliadas também a opções económicas que como se vê agora estrangularam a nossa economia, com os já conhecidos efeitos nefastos no aumento do desemprego, por exemplo.


Dias negros vêm aí!!!...


Crise profunda no PSD-Madeira

Quem é que não reparou ainda na crise que ameaça fortemente o PSD-Madeira, que preparasse pelos vistos para um grande "abalo" interno a conta da saída do Alberto João Jardim da liderança do Partido.

O próprio Filipe Malheiro tem sido uma espécie de "eco", do descontentamento interno, que ameaça fazer ruir aquele "poderoso" PSD, a conta dos tais "abutres", que andam em "roda" do líder a espera deste desaparecer da cena política, para atacar, na tentativa de agarrarem o poder. Para agravar esta situação temos que o ainda Líder do PSD, tem nos seus já antigos delfins diferenças insanáveis, que no caso de não aparecer uma figura aglutinadora destas facções, teremos um PSD fortemente fragilizado.


E já agora Filipe, como ficam nesta "novela" os clãs Ramos e Pereira??!!... É que andam muito caladinhos!!!...


As Mais Recentes Incongruências de JCG

De facto não consigo resistir a escrever sobre as sistemáticas incongruências do actual Presidente do Partido Socialista da Madeira. É que de facto são mesmo muitas, de mês para mês tudo se altera e de forma tão intempestiva que quase não é possível explicar este "fenomeno"!!!...

Assim sendo, temos:


1. A poucos dias atrás o Dr. João Carlos Gouveia disse a saída de uma missa em São Vicente (depois de muitos agradecimentos a população por te-lo ajudado a ser o agora líder socialista, numa espécie de comício que já se pode considerar de pré-eleitoral para as Autarquicas), que em 2009 será candidato a Presidência da CMSV e no caso de ser eleito presidente, abandonará o cargo de Presidente do Partido Socialista da Madeira e de deputado para se dedicar de corpo e alma ao Município. Ora se assim pensa o homem, porque se candidatou a liderança do PS, para depois abandona-lo a seguir??!... Criando novamente instabilidade ao Partido e abandonando o seu projecto político de alternativa ao poder regional do PSD??!!... Não percebo!!!...


2. Já nesta semana mais um facto a assinalar. A pseudo rotura com o Governo do Eng. José Sócrates, quando afirma que dará "ordens" e "orientações políticas" aos três deputados socialistas na Assembleia da República para que no caso de o Governo PS na República não se comprometer "já", com as obras importantes a realizar na Região da responsabilidade do Estado (e que fique claro que também acho que devem ser feitas o quanto antes), estes deputados votarão contra. Este discurso é incongruente porque o agora Líder do PS-M só acha que é uma função dos seus deputados na AR e não dele. Se de facto deseja (e já não sei se deseja!), ser Presidente do Governo Regional, tem de ser também ele próprio uma figura que possa com a sua próximidade política, sensibilizar o poder socialista em Lisboa. Se quer mudanças porque é que não as protagoniza ele próprio??!!... Também não percebo!!!...


3. E a última!... Hoje foi conhecido mais um afastamento de um Vereador Socialista, a quem lhe retiraram a confiança política, por não votar na CMSC em função das orientações e a disciplina partidária. Orientação está dada pela liderança regional e que ao longo dos últimos tempos tem "varrido" já alguns autarcas socialistas e outros tantos militantes, que agora são obrigados a seguir o pensamento único ditado pela "Nova" Liderança Regional. A minha questão é saber se o Dr. Maximiliano Martins, que publicamente já afirmou discordar da estrategia do Líder Regional do PS, quanto ao voto dos socialistas madeirenses ao Orçamento de Estado para 2008. O que é que fará o JCG se este ou outro Deputado na AR, "furar" a disciplina partidária??!... Vai também lhe retirar a confiança política??!... E já agora digam-me se este comportamento é diferente e mais plural do que aquela que o PSD prática!??... Porque se não é diferente podemos concluir que PS e PSD, são "farinha do mesmo saco"!!!...


Não é!!?...

PS: O Caso Arlindo Freitas

De facto é lamentável ver Vereadores da Oposição alinharem com muita frequência com os Executivos Camarários do PSD, descurando com isso o seu elementar papel de apresentar alternativas políticas ao poder local instalado. Foi isso que também expressei, quando veio a baila os comportamentos estranhos do Vereador Martinho Câmara, do CDS na CMC. Logicamente que quando há matérias de consensos é importante que se vote também a favor. Nada de fundamentalismos, quando existem propostas que beneficiem as populações, temos de votar a favor indiferentemente de onde venham as propostas.

O que não sei ao certo se este caso tem ou não haver com colagens excessivas de quem deveria estar a defender aquela faixa da população que o elegeu ou se esta aí para fazer o jogo do Partido do Poder??!... Não Sei??!... Sabemos pouco, tendo em conta que a informação existente e tornada pública, refere-se a uma única votação.


Se o que a CPC do PS de Sta. Cruz diz é verdade, de que o Vereador Arlindo constantemente tem votado ao lado do PSD, até mesmo em matérias de que dificilmente deveria merecer a sua concordância e a do seu Partido. Foi-lhe bem aplicada a retirada de confiança política.


Agora se só sê trata de umas meras votações a favor de propostas que não põe em causa o seu papel, acho exagerada a atitude da direcção concelhia do PS, de um fundamentalismo desnecessário e que a curto prazo poderá fragilizar ainda mais este Partido.


Se o problema é a viagem a Venezuela, parece-me descabida também a atitude da Concelhia, porque segundo ouvi ontem ao Sr. Vereador Arlindo, este terá mostrado sensibilidade para com a proposta do Executivo Camarário, porque já foi emigrante na Venezuela e sabe das dificuldades tremendas em que vivem os nossos emigrantes e com isso quis dar também um sinal "socialista" de solidariedade e de vontade de acompanhar as diversas preocupações dos nossos emigrantes.


Enfim!!!...


Não sabemos ao certo o que por detrás disto existe, mas tenho de dar o benefício da duvida a ambas as partes, certo que em breve saberemos o que de facto se passou e aí sim tiraremos TODOS as devidas ilações e conclusões!!!...

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Últimos Cães são para Oferecer!!!...


Caros amigos, informo que decidimos oferecer aos que primeiro para o efeito me contactem, as nossas últimas duas cadelhinhas: A Niga e a Mimi.



Fica aqui o e-mail: jroberto.rodrigues@gmail.com




E aqui o link para o Blog criado para a divulgação destes animais: Husky Dogs Madeira.


ANMP rejeita Orçamento de Estado

Segundo o Correio da Manhã de hoje, temos que:

"...Para o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o crescimento das transferências devia ser na ordem dos oito por cento, equivalente ao aumento das receitas fiscais, e não 4,5 por cento. As autarquias acabam por ser lesadas em “em cerca de 200 milhões de euros”.


A ANMP considera que o OE contém “diversos erros e omissões, não cumprindo a Lei das Finanças Locais imposta pelo próprio Governo em 2006, para além de contradizer as afirmações proferidas pelo Primeiro-ministro em matéria de financiamento do poder local”.


A associação considera que a proposta de OE “esqueceu as transferências de competências nas áreas do ambiente e ordenamento do território”, acordadas com o chefe de Governo em Janeiro de 2007, e inscreve uma verba insuficiente para satisfazer os contratos-programa já assinados..."


De facto estamos perante um Governo que para além de "meter a mão no bolso" dos Portugueses, não cumpre com as Leis que faz. Exemplo disso são as Leis de Finanças Regionais e Locais, que pelos vistos é letra morta para este executivo.


Até quando??!...




A ausência dos membros do PSD da Assembleia Municipal do Funchal

E a seguir que vão fazer!!?...

A pergunta é muito pertinente, se temos em conta que as faltas injustificadas dão perca de mandato, pelo que já lá vai uma!!!...


De facto o que se passou ontem é no minimo vergonhoso e demonstrativo do desconforto que se vive dentro do PSD, que ainda pelos vistos não conseguiu encontrar argumentos para "descalçar a bota" ao Dr. Miguel Albuquerque, que como se sabe esta com a corda ao pescoço!!!...


Agora veremos se em Novembro o PSD, consegue fazer melhor!!!...


Ou será que seremos novamente surpreendidos??!...

Chumbada comissão de inquérito à Câmara do Funchal

Sem surpresa nenhuma vi o PSD chumbar ontem na ALR, o requerimento do CDS que pretendia inquirir politicamente o relacionamento financeiro entre a Administração Regional e a Câmara Municipal do Funchal nos anos 2003 e 2004, na base do citado relatório da Vicepresidência do Governo Regional, e que daí se retirasse as respectivas conclusões enquanto órgão de fiscalização de acção do Governo Regional, papel que cabe a ALM.

O que me pareceu descabido e fora de contexto foi a intervenção do Deputado do PND, Baltazar Aguiar que culpabilizou o CDS pelas obras ilegais que segundo ele o CDS ajudou a viabilizar!!?. Não sei como é que alguém pode dizer isto, quando deveria saber que nessa altura o CDS não tinha Vereador na Câmara e quando o nosso Deputado Municipal, o Sr. Rui Marote tem sido o número um na denuncia dos atropelos a Lei, vindos da Maioria e com a concordância do PS. Não Percebo!!?...



Ranking das Escolas

É com muita preocupação que vejo que no Ranking divulgado ontem das Escolas do País, as nossas Escolas tenham resultados pouco satisfatórios, tendo em conta não só a posição que elas ocupam, mas também que o tão propagandeado sistema educativo regional (que alguns dizem ser o melhor do País), tenha resultados tão pobres como estes do estudo da SIC.

É vergonhoso que a primeira Escola Madeirense só apareça no lugar 244, atrás de Escolas de Bragança, Braga, Açores e Viana do Castelo, regiões com atrasos estruturais superiores ao nossos. O que demonstra que não é só construindo escolas que o problema do ensino se resolve.


De qualquer maneira endereçar as três primeiras escolas madeirenses os parabens (embora que envergonhados!), por serem ano após ano, sempre as melhores Escolas da Região.


Escola Secundária Jaime Moniz - 244

Escola da APEL - 252

Escola Secundária Francisco Franco - 391

Escola Básica e Secundária de Machico - 401

Escola Básica e Secundária Pe. Manuel Álvares - 418

Escola Básica e Secundária de Sta. Cruz - 429

Escola Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva - 432

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol - 437

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral - 459

Escola Básica Secundária da Calheta - 466

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco - 474

Escola Básica e Secundária do Carmo - 480


Bagão Félix acusa Governo de «predador fiscal»

Fica aqui a notícia do Diário Digital / LUSA, muito interessante que importa aqui repetir, para ver se os "camaradas" socialistas que com muita frequência por cá passam, apreendem alguma coisa!!!...

"O ex-ministro das Finanças Bagão Félix acusou hoje o Governo de agir como um «predador fiscal» e classificou de «manhoso» o Orçamento de Estado (OE) apresentado para 2008.
«Neste momento temos uma perspectiva de predação fiscal que me parece excessiva», declarou o economista, que falava durante um almoço na sede do CDS-PP, em Lisboa.
Bagão Félix traçou um «mau diagnóstico» para o OE para o próximo ano, frisando tratar-se de «um Orçamento manhoso, mais acomodado ao monstro, que omite quando lhe convém, enfatiza certas ficções, tem mesmo passagens angélicas e em termos clínicos está a a dar anfetamina pelo lado da receita e a pôr ansiolíticos para o PRACE, Simplex, e todas essas coisas pelo lado da despesa».
«O que nós temos visto nestes últimos anos é que os impostos globalmente têm aumentado e se quisermos fazer a comparação da carga fiscal em 2008, o IVA aumenta 8%, quando a inflacção é de 2,1%», analisou o ex-ministro das Finanças.
Bagão Félix alertou para o aumento de 7% sobre o tabaco no próximo ano «quando este ano está a descer 7%».
«Obviamente vai continuar a descer porque se já aumentou mais em relação a Espanha, como aconteceu no ano passado, quem nós vamos alimentar é o Orçamento do primeiro-ministro Zapatero e não o OE português», enfatizou.
O ex-titular da pasta das Finanças do Governo de Durão Barroso não poupou críticas a José Sócrates, chegando mesmo a dizer que, «na área fiscal, quando o primeiro-ministro anunciou o programa perdi a carteira tinha alguma razão».
«De facto está a ir à carteira de todos, todos os dias, e é isso que faz reduzir o défice orçamental», acusou.
Mas o dedo foi também apontado ao Governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, cujas afirmações sobre o défice foram classificadas de «grotescas».
«Dizer que não se preocupa com o modo da redução do défice, mas apenas se preocupa com o valor do défice significa que para o Governador do Banco de Portugal é indiferente que se reduza o défice por aumento de impostos ou diminuição de despesas».
«Não deixa de ser curioso, precisamente quando no célebre relatório Vitor Constâncio de 2005 [o Governador] diz que ambos os aspectos revelam que uma consolidação orçamental pelo lado da despesa tem tanto de difícil como de inevitável», citou Bagão Félix.
Durante a sua intervenção, o economista lançou ainda algumas questões e chegou mesmo a acusar a comunicação social de não aprofundar a informação, por «incapacidade ou ignorância».
«Perguntem ao Governo onde é que está a concessão das barragens à EDP por mais 20 anos, esgotados que são os contratos de aquisição de energia? São 759 milhões de euros, tentem descobrir onde é que isso está no OE», questionou.
Um outro exemplo foi o das Estradas de Portugal, «que se transformou numa sociedade anónima e saiu do perímetro orçamental do sector público administrativo».
«E tal significa portanto que quer as despesas, quer as receitas [600 milhões de euros] que agora vêm do imposto sobre produtos petrolíferos, saem do orçamento: os prejuízos e os défices das Estradas de Portugal».
A finalizar o almoço, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, congratulou-se com as palavras de Bagão Félix, perante as quais manifesta total concordância, face a um OE «virtual» do Governo socialista."

Sua Kay Arquitectos

Este ateliê de arquitectura da Responsabilidade do Arq. Mário Sua Kay é o responsável pela arquitectura interior do novo "Centro Comercial Dolce Vita Funchal", no conhecido e polémico edifício "Funchal Centrum" (ver link).

Este gabinete, recentemente premiado no MIPIM (Prémios Internacionais de Centros Comerciais).


Mário Sua Kay revelou ao Construir que a sua fonte de inspiração são as pessoas – o principal desafio é o tentar perceber como é que se pode criar um edifício que proporcione às pessoas um melhor ambiente de vivência e que lhes facilite a vida, onde a arquitectura seja planeada para absorver o maior número de pessoas nos edifícios. «Em Portugal, ainda se tem um discurso muito abstracto, muito divorciado das pessoas e para mim as pessoas são muito mais importantes do que esse discurso abstracto» afirmou o arquitecto.


O Arquitecto funda em 1984, o ateliê Sua Kay. De forma humilde, dá-se a conhecer ao mercado enquanto arquitecto enviando cartas para as empresas. Começou por fazer pequenos trabalhos, nomeadamente, o planeamento do espaço de algumas empresas, «era engraçado, enviava cartas a apresentar-me e as pessoas respondiam-me porque não havia ninguém a fazer esse trabalho e ele era necessário» explicou Mário Sua Kay.


No entanto este arquitecto, lamenta que em Portugal ainda se tenha medo de arriscar e que não se ame a cidade como ela deveria ser amada, «preferimos deixar uma cidade como Lisboa ou o Porto apodrecer» do que apostar na sua requalificação. É necessário que cada vez mais se tome consciência que as cidades precisam de ser transformadas e adaptadas para as gerações futuras.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Arq. Ricardo Bofill

Hoje andei a pesquisar a obra do Arq. Ricardo Bofill e claro que não poderia de deixar de visitar os projectos que desenvolveu para a nossa Região.

Ficam aqui os links para os seguintes projectos:




sábado, 20 de outubro de 2007

Arq. Gonçalo Byrne na Madeira

No âmbito da I Conferência Anual do Turismo 2007, o arquitecto Gonçalo Byrne, um dos grandes arquitectos portugueses da actualidade, esteve presente no primeiro painel desta conferência denominado “Urbanismo e ambiente: activos estratégicos”, onde este referiu o seguinte:

"...Gonçalo Byrne, revelou a dado passo da sua intervenção, a importância que uma construção contemporânea pode ter no desenvolvimento de um destino. Falou do exemplo de Bilbao, em Espanha, e da construção do Museu Guggenheim, do arq. Frank Gerry, que, depois de alguma controversa que despertou na sua génese, acabaria por ser vital para a cidade. Um anos depois estava a contribuir para o incremento de 1% do PIB e a alavancar o seu desenvolvimento. No entanto, em termos turísticos, acabava por provocar passagens fugases já que depois de verem o museu, os turistas deixavam a cidade.Mas, na sua exposição, Gonçalo Byrne daria grande ênfase no saber interligar a arquitectura contemporânea, que defende, com a que vem de trás. E, além disso, da importância de não só valorizar o que está por detrás das portas mas saber interligar com o que lhe rodeia.Além disso, daria o exemplo da cidade de Barcelona que evoluiu espantosamente por haver uma convergência de interesses entre os sectores público e privado..."




Um tema muito importante que vou voltar em breve.



A Causa do Renato Barros e o Principado do Ilhéu da pontinha

Recebi do Renato Barros um e-mail, a dar-me conta daquela que tem sido a sua luta no reconhecimento do seu principado.

Indiferentemente do que penso sobre o assunto vou deixar aqui o texto que o Renato pediu-me para divulgar, para que cada um tire a sua própria conclusão sobre esta matéria.


"Foi neste ilhéu, em 1419, que os descobridores portugueses, JoãoGonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira se refugiaram, antes deentrarem na ilha, sendo por conseguinte a primeira residência oficialmente conhecida e das mais antigas fortalezas ainda existentesgraças á preocupação dos seus proprietários. No ilhéu estão ainda talhados os degraus na rocha, e o triângulo ondeos navegadores prenderam os seus barcos. Este triângulo está a seralvo de estudos, pois a sua forma não é adequada para atracar um barcoou caravela. Os três vértices apontam para algo que nos desperta acuriosidade será a Rota de Colombo será a Chancela do primeiro tratadomundialmente estabelecido entre países o tratado de Tordesilhas será oo modo a indicar o caminho marítimo para a índia? Os vértices apontam para as Sagres de onde partiram os nevegadorescorajosos, Antilhas, e África, ou terá outra significação? Sendo o Funchal a primeira cidade do Atlântico este Ilhéu foi oprimeiro Porto do Atlântico e o mais Ocidental da Europa, com papelrelevante na expansão marítima Europeia. Foi uma plataforma de entrada e de saída de tudo o que se exportava e importava como a exportação doaçúcar Séc. XV, "ouro branco da Madeira", e mais tarde do vinho Séc.XVIII. Como antigamente era obrigatória a quarentena das pessoas quevisitavam esta ilha, existem lendas que os grandes descobridores ficavam também alojados neste forte devido à segurança que aqui poderiam usufruir. Entre estes contam-se Cristóvão Colombo e o CapitãoCook. E muitos mais... piratas militares artistas, políticos etc. Até 1776 este ilhéu era conhecido nos mapas oficiais por Ilhéu Diogo(nome do filho do Cristóvão Colombo) contudo a partir dessa data através de provisão régia foi ligado fisicamente à ilha da Madeira, sendo esta concluída no reinado de D. José, de onde provem o nome dado posteriormente ao ilhéu - Forte São José. Entre 1801 e 1807, aquando da ocupação das tropas inglesas, o Forteserviu de quartel general aos invasores e posteriormente de cadeia. Em 1888 o governo decide prolongar o Porto do Funchal passando o Fortede S. José a ser desprezado pelos madeirenses. Em 1903 o governo põe o Forte S. José à venda em hasta pública, paraque com a sua venda, concluir e recuperar o outro Forte. Nos últimos anos este forte teve diversas utilizações, desde depósito de carvão, combustíveis, mercadorias etc. Foi considerado como um dos mais importantes da Europa e do Novo Mundo em 1921. Em 1966, foi colocado o maior reclame rotativo e luminoso da Europa na época. Em Outubro de 2000 o Forte de S. José é adquirido por madeirenses, que pretendiam restituir toda a dignidade que o imóvel merecia dado o contributo que concedeu ao mundo globalizado. De forma a recuperar o antigo forte estão a fazer-se intervenções arqueológicas, sendo já visitáveis 4 habitáculos interiores, a chaminé natural e 2 celas prisionais. Este espaço, localizado na Europa, já foi alvo de estudos comunitáriose para tal, Portugal recebeu verbas, no entanto, nunca os detentores puderam receber qualquer verba por a mesma ainda não pertencer á UniãoEuropeia."


Para quem queira visitar o Site do Forte cá fica o endereço: http://www.fortesaojose.com/

A Hipocrisia dos Deputados do PS na AR

Numa outra notícia do DN-Madeira, vi que os deputados socialistas da Madeira na Assembleia da República, condicionam o seu voto a uma alteração que eles próprios de duas uma já devem ter ensaiado com o Governo do Eng. Sócrates e com os responsaveis da sua bancada.
Veremos num acto de hipocrisia política uma de duas situações. A primeira possível será de ver-mos num acto de teatro, os senhores do PS Madeira absterem-se na votação do Orçamento de Estado, para ganhar um protagonismo mediático, passando a ideia de que agora (más só agora, "atenção") estão com a Madeira e não aceitam ver a nossa Região prejudicada!!!... Isto como se já não tivesse sido prejudicada no tempo do Dr. Jacinto Serrão!!?....

A segunda hipótese desta peça de teatro previamente encenada, poderá ser a de ter-mos um PS-M a negociar directamente com o Governo da República, através dos seus Deputados na AR, uma espécie de "benesses", obras e até verbas para a Região, substituindo assim as normais negociações que deveriam acontecer com o Governo Regional, passando-se a ideia de que só o PS -Madeira sabe como chegar ao "duro coração" do Eng. José Sócrates!!!...


Tamanha ilusão, que não vai passar disso mesmo!!!...


Santa hipocrisia!!!...


Por mim até podem votar todos contra que não acredito neles!!!...


(Nota: fotografia do DN-Madeira, que mostra um grupo de supostos "sábios", a prepararem a trama da "Novela do Orçamento de Estado", versão RAM!!!...)

Mais um Operador para TV Cabo

O DN-Madeira de hoje escreve que em breve, portanto até o natal teremos mais uma empresa que fará a distribuição canais de televisão por cabo ou satélite com preços que parecem ser bons, em concorrência muito dura com a actual "TV Cabo Madeirense".

A empresa em questão é a "TVTEL", que segundo a própria notícia é do Grupo Cofina que é dona também do Jornal Correio da Manhã.


Fica aqui o link para a notícia do DN-Madeira

Mais um Blog Madeirense

É com muito prazer que divulgo mais este Blog Madeirense, vindo da Calheta nomeadamente dos lados da Fajã da Ovelha, denominado de "Os Tormentos do Linho", cujo dinamizador é anónimo.
Pelo que observei, este blog promete por o Presidente da CM da Calheta e o Presidente da Junta Local em "sentido"!....


Benvindo a Blogoesfera e bom trabalho!!!...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Reunião do PS com o CDS

De facto é com profundo desagrado que vejo três dos principais dirigentes do CDS, deixarem-se "namorar" pela conversa fiada do actual líder socialista, que mais uma vez, com mérito consegue fazer que mais um Partido vá atrás do seu discurso, ofuscando-o, passando a ideia de que ele é uma espécie de líder inter-partidário, que consegue congregar a sua volta a conta duma causa disparatada, todos os Partidos da oposição.

Lamento muito ver que o CDS deixa cair a sua proposta de incompatibilidades para apoiar a proposta socialista, fazendo-lhes a vontade. Sabendo-se de antemão que a nossa proposta é melhor. Não percebo o porquê!??...


É de facto muito curioso que estas coisas se façam, sem que previamente se discutam internamente nos órgãos próprios, como é a Comissão Política. O que na minha opinião é muito mau e passível de rupturas internas.


Pela minha parte, transmitirei a quem de direito a minha insatisfação pelo facto político, de consequências muito graves, que na minha modesta opinião, caso não venha a ser emendada a tempo poderá ter consequências internas profundas e graves, no seio da direcção e das bases do CDS.


Pela minha parte continuo a achar que o caminho é o da diferenciação não só ao PSD, mas com a restante oposição agora liderada pelo Partido Socialista. Continuo achar que é um erro político tremendo embarcar nessa espécie de Frente Oposicionista, que junta tudo e todos, com o objectivo de simplesmente e de qualquer maneira derrubar o PSD. Se isto de facto for para frente deverá ser o erro político de maior significado na história democratica da Madeira, o que no meu entender vai permitir num momento de particular fraqueza interna no PSD, o perpetuar deste Partido no poder.


Veremos o que é que vai acontecer daqui para frente!!!...


Tratado Europeu: "Porreiro Pá!!!..."

Foi assim que o Primeiro Ministro José Sócrates concluiu ontem a noite a conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Comissão Europeia, Dr. Barroso a anunciar o acordo dos 27 Países sobre o novo texto do Tratado Europeu de Lisboa: "Porreiro Pá!!!..."

De facto a Presidência Portuguesa, esta de parabens, tendo em conta que se conseguiu sair do impasse que o Tratado dito Constitucional tinha chegado. Permitindo-se com isto uma nova esperança no aprofundar do projecto Europeu.


Agora espero que o Eng. Sócrates, cumpra com o que disse quando era candidato a Primeiro Ministro, de referendar qualquer tratado que transferisse competências significativas da nossa soberania para as instâncias europeias, que como se sabe, este tratado propõe.


Por outro lado espero também que o Governo possa agora, virar-se novamente para o País e que ataque verdadeiramente os problemas estruturais que ainda existem. Já esta na hora disso!!!...



Reunião entre o PS e o MPT

Desta reunião só se sabe que o tema corrupção esteve em cima da mesa, entre o Dr. João Carlos Gouveia e o Sr. João Isidoro.

Pouco de facto se soube desta reunião que com certeza deverá ter abordado ainda questões relacionadas com as dissidências do PS para o MPT, vem como do relacionamento que de futuro deverá existir entre antigos "camaradas".


Sendo que pelo lado do MPT, podemos apreciar já um gesto de boa vontade que segundo o DN-Madeira, estará "sempre disponível para pontualmente encontrar pontos de convergência no que respeita à democracia política regional".
Sendo que aqui mais uma vez o PS consegue levar mais um Partido a repetir o seu discurso, ganhando com isso uma liderança inter-partidária, que só prejudica os restantes Partidos mais pequenos que se deixam arrastar nesta estratégia de ofuscamento, com vista a formação duma "Frente de Oposição" de base esquerdista, comandada pelo Líder Socialista, numa tentativa de a todo custo derrubar o PSD. Veremos se conseguem!...


Gouveia com medo!!?...

O absurdo dos absurdos, vindos de quem vêm já não me surpreende!!!...

O DN-Madeira escreveu na última Quarta-Feira o sequinte:


"..."Eu nunca me pronunciei sobre a Fundação Social Democrata". Esta foi a resposta de João Carlos Gouveia quando questionado sobre o processo movido pela FSD. Na opinião do líder do PS-M, esta questão devia ser colocada a Ricardo Vieira, pois foi o CDS/PP, que "em tempos colocou em primeira instância as questões da FSD"..."


Agora querem ver que a "P..." é o Ricardo Vieira e o CDS!!?...


Haja alguma vergonha na cara e assumam o que querem e o que também dizem!!!...

Câmara de Lobos desprezado!!?...

Acho esta campanha do Sr. Arlindo Gomes (homem actualmente fragilizado dentro do PSD), no mínimo nojenta e de uma hipocrisia inacreditável.

Digo isto, porque o homem fartavasse através de textos encomendados e publicados no Jornal da Madeira, ao longo dos últimos anos, de passar a ideia de que nos últimos anos tudo tinha mudado e que Cª de Lobos estava muito melhor, passando a ideia de que o Concelho tinha já ultrapassado os problemas estigmatizantes que ao longo de anos o caracterizava. Só a conta do Governo Regional e da Câmara PSD!!!...


Agora que tem a cabeça no "cepo", a conta de casos que pelo que se sabe andam a ser investigados por quem de direito e sentindo o distanciamento do seu PSD e dos Governantes Regionais (talvés a conta disso), eis que o homem "joga" na chantagem política de quem agora diz que afinal muito ainda há por fazer, muitos problemas sociais há por resolver e que o investimento público no Concelho é pouco se comparado com outros Concelhos, faltando a solidariedade necessária do GR!!!... Bocas!!!...


A Sessão Solene do Dia do Concelho, foi o assumir do choque entre os executivos regional e camarário, se temos em conta os discursos aí proferidos.


O que importa referir é que afinal as oposições tem tido razão quando dizem que Câmara de Lobos afinal, tem problemas muito sérios ainda por resolver, que condicionam o seu integral desenvolvimento e que no meu ver serão agravados nos próximos tempos por conta destes problemas internos no PSD.

Construção na RAM em crise

A notícia do DN-Madeira esta semana sobre a grave crise no sector da Construção não é nova, mas relembra o tão frágil que é a nossa economia, muito dependente desta industria.

Se falamos de quebras do investimento privado na ordem dos 33% e no sector público na ordem dos 50%, verificamos que o desemprego na Região assume já uma dimensão muito importante, sendo que no próximo ano a situação na minha opinião será ainda pior, tendo em conta as verbas que o Orçamento de Estado vai transferir para a Região, que serão inferiores as actuais, deixando menos espaço de manobra ao Executivo de Jardim e ao das diversas Câmaras da Região. Isto tudo será assim porque ainda e de forma errada é o sector público com as suas obras que "mexe" com a economia regional.


Concelhos como o deCâmara de Lobos e o de Machico, serão os mais afectados porque tem uma população fortemente ligada ao sector da Construção na Região, sendo que tal como já referi, só no Concelho de Câmara de Lobos o desemprego já ultrapassa o inadmissível valor dos 24% ( se temos em conta em termos comparativo o mesmo mês de Maio no ano anterior).


Dias difíceis, que ainda vão piorar!...

Ainda o Congresso do PSD

Mesmo passados alguns dias, muito pouco há a dizer!...

Expremida a laranja só apetece-me escrever o seguinte:


1. O PSD esta fragilizado;

2. O discurso de Luís Filipe Menezes, no encerramento do XXX Congresso do PSD, foi «demasiadamente longo», sobretudo na parte da análise económica;

3. Menezes só elege um terço do Conselho Nacional, o que significa que o Filipe esta a prazo (muito curto), na liderança do PSD;

4. Grande vencedor deste Congresso é o Pedro Santana Lopes, que deixa de andar por aí, para ser o novo rosto do PSD, para enfrentar o Eng. Sócrates;

5. Comissão Política com comunas (Zita Seabra), vira a esquerda, tanto que até assusta o Bloquista Roberto Almada.


Sendo assim, sou levado a concluir que o PSD, continua longe de ser a verdadeira alternativa ao Governo do socialista José Sócrates.


Enfim, mais do mesmo!!!...

A minha ausência na Blogoesfera

Recebi ao longo deste últimos 3 dias alguns e-mails a perguntar o porque de não comentar diversos temas da actualidade regional e nacional, como habitualmente o faço.
A resposta é muito simples!
Há semanas em que é mais complicado arranjar tempo para escrever, por conta do Curso e dos trabalhos a ele inerentes, que me obrigam a deslocações constantes a Lisboa, sendo o tempo muito curto para o Blog.
Mas não se preocupem!!! Não perdem por esperar!!!
Nada ficará por dizer!!!...

domingo, 14 de outubro de 2007

Casa Pia: "Ana Gomes reincide "



Já se sabe que o PS tudo fez, ainda na oposição e recorrendo aos boys que instalou em locais fundamentais do Estado, para destruir a investigação ao designado Processo Casa Pia. Mário Soares, Ferro Rodrigues e amigos, na linha da estratégia delineada por Carlucci há já muitos anos, não descansaram: importava difundir que a investigação era uma cabala. Por isso afastaram Souto Moura, destruiram a brigada que investigou os crimes sexuais e substituiram Catalina Pestana.
A par disso promoveram alterações legislativas, nos códigos processual penal e penal para proteger os pedófilos, como bem assinala, sem papas na língua, o juiz Rangel. Basta aliás atentar no artigo 30.º do Código Penal.
Agora que Catalina Pestana corajosa e frontalmente veio denunciar o perigo real de na Casa Pia de Lisboa tudo voltar a acontecer, o PS destacou Ana Gomes para a atacar. De forma ordinária, malcriada e serventual, a deputada - a tanto chegámos... - que nada conhece do processo, vem injuriar uma mulher séria e digna.
Ora a verdade é que se quisesse ser honesta, Ana Gomes teria que dirigir os impropérios de que parece ser feita aos seus correlegionários que, por acçao ou omissão, são responsáveis pela violação de centenas de crianças. E aos que, como ela, sem nada saberem, conspiraram, por formas diversas, contra a verdade.
Mas prefere a prestativa tarefa de ofender Catalina Pestana. Porque não lhe perdoa a resistência às pressões do PS, nem a opção de permanecer corajosamente ao lado das vítimas. Afinal, tivesse Catalina Pestana cedido e agora poderia ser ministra de qualquer coisa. Mas o que efectivamente motiva o desnorte da deputada malcriada é o poder mostrar o lixo que produziu aos companheiros de bancada. Porque assim se arranjam os lugares e o actual governo é disso exemplo elucidativo.



Pedro Namora no seu Blog "Vale a Pena Lutar"

O DN-Madeira e a sua "velha" forma de fazer jornalismo

Hoje mais uma vez li uma "notícia" que considero "rasca", deste supostamente "renovado" Diário. Digo isto porque tal como já é habitual o DN-Madeira pública uma notícia sem grande conteúdo e sem que a parte visada fosse chamada a dar a sua versão dos acontecimentos, no mais elementar direito ao contraditório. Refiro-me a notícia: "Blogue de socialista incomoda PSD da Madalena do Mar".

Esta "velha" forma de fazer jornalismo, muito tendênciosa é no minimo vergonhosa, de quem pelos vistos só pretende denegrir a política e os políticos em geral e promover gente que utiliza a política para tudo, menos servir as populações que os elegeram ou então para poderem dar projecção as seus mais sórdidos traumas sociais e pessoais. Enfim tudo aquilo que afasta os cidadãos da política!... É o que importa!... Como neste caso, a notícia é notícia porque estamos a falar do "mano" menos conhecido do Clã Freitas e que agora por razões que desconheço, importa promover.


Porque se de facto houvesse um criterio de insenção, a par destas notícias de factos lastimáveis, deveriam também ser acompanhadas por exemplo as actividades de TODAS as reuniões das Assembleias Municipais que acontecem por esta Região fora e de algumas (pelo menos as mais importantes) Assembleias de Freguesia. Mas não é isso que acontesse!!!... Assuntos importantes e de importância para as populações não são divulgadas. Só importa a confusão e o que é polémico, o resto, tudo aquilo que importa verdadeiramente informar é secundário ou então nem aparece.


E ainda por cima dizem que o Diário é mais Madeira!??...


Eu diria o Diário é mais Vergonha!!!...



Mudam a imagem, mas continua tudo igual!!!...


Mau jornalismo!!!...

Blogosfera é cada vez mais usada para divulgar exposições de museus e atrair visitantes

A blogosfera é um universo na Internet a que recorrem cada vez mais pessoas ligadas aos museus, para divulgar exposições e outras actividades que atraiam visitantes, indicou hoje uma especialista em Lisboa, num encontro sobre gestão cultural.

Leiam o resto do artigo aqui é muito interessante!...


Público

Portugal vence Azerbaijão por 2-0

Bruno Alves e Hugo Almeida marcaram os dois golos da vitória de Portugal frente ao Azerbeijão, no jogo de apuramento para o Euro 2008 que decorreu hoje (ontem) no Estádio Tofik Bahramov, em Bacu.

Frase da Semana

A "Frase da Semana" para mim é do Dr. Paulo Portas que em poucas palavras sintetizou aquilo que é a proposta socialista para o próximo Orçamento de Estado.

"...mais um passo na voragem fiscal".


O resto do texto pode ser lido neste "link".

A Venezuela do Socialismo Bolivariano!!?...



A "tiques" que são iguais em qualquer parte do Mundo, não é?!!...

Perguntem ao PS-Madeira!!!...

Fonte: "Con o Sin Palabras"

OE: Deficientes com IRS mais agravado

Rendimentos mais baixos vão pagar o dobro de imposto.
Os impostos sobre os salários e rendimentos dos contribuintes solteiros ou casados vão aumentar em 2008. Mas pior estão os contribuintes deficientes de mais baixos rendimentos: passam a pagar o dobro dos impostos, de acordo com um estudo efectuado pela consultora BDO, com base no Orçamento de Estado para 2008. O Governo mostra alguma "ternura fiscal" apenas no caso de casais com filhos com menos de três anos de idade. Comecemos por retirar uma radiografia ao perfil fiscal do contribuinte deficiente, solteiro com deficiência superior a 60%. O Governo concedeu um aumento da dedução à colecta de três para 3,5 salários mínimos. Isto, só por si, permitiria uma baixa de imposto. Só que os rendimentos dos deficientes, auferidos em 2008, passam a ser considerados em sede de IRS em 90% do total e não em 80%, como sucede actualmente. As Finanças dão com uma mão, mas tiram com a outra.Outra imposição para estes contribuintes: a parte excluída da tributação não pode exceder os 2500 euros, contra os actuais cinco mil euros. Será sobre os 90% do rendimento que incidirá o novo limite da dedução à colecta. Resultado, tal como a simulação da consultora BDO demonstra o contribuinte deficiente de baixos rendimentos, com um rendimento colectável em 2008 (o salário subtraído das deduções específicas e abatimentos) de 14 700 euros, arrisca-se em 2009 - no encontro de contas com o fisco - a pagar mais 181,91 euros de IRS do que no ano fiscal de 2007. Um aumento de 108,23%. As pessoas deficientes com rendimento colectável de 20 mil euros pagam de IRS 2,9 mil euros, mais 725,7 euros, um aumento de 33,4%.Mesmo que maximize toda a poupança fiscal, os solteiros acabam também por pagar mais imposto. E a causa pode estar onde o contribuinte menos espera: no Plano Poupança de Reforma (PPR). É que o Governo actualizou as deduções à colecta entre os 2,1% e 3,3%, à excepção do plano de poupança para a velhice [o estudo da BDO assume que todas as deduções à colecta indexadas ao Salário Mínimo Nacional (SMN) sejam aumentadas em 2,1%]. Assim, um solteirão cujo salário foi aumentado em 2,1% e possua um rendimento colectável de 16 mil euros anuais acaba por liquidar de IRS mais 42,81 euros, um acréscimo de 2,6% em relação a 2007. Quem tenha um rendimento colectável de 25 mil euros, então vai pagar mais 104,71 euros.O imposto a pagar será tanto mais quanto maior for o rendimento colectável. Por exemplo, o contribuinte que obtenha um rendimento colectável de 25 mil euros passa a liquidar mais 104,71 euros de IRS.Os contribuintes casados, sem filhos, vão igualmente pagar mais imposto. Um casal em que ambos os cônjuges tenham um rendimento colectável em 2008 de 25,5 mil euros (um aumento salarial de 2,1%) pagam de imposto quase 2,7 mil euros. Um aumento de 2,4% no imposto, correspondente a 63 euros. Mesmo a classe média é atingida. Um casal, nas mesma condições de deduções, e que ganhe 38,8 mil euros anuais paga mais 135,7 euros, a título de IRS. E, se os aumentos salariais forem superiores a 2,1%, então o fisco reclama ainda mais dinheiro.Fora do lápis vermelho estão os cônjuges com menos de 35 anos e que tenham um filho com menos de três anos. Um rendimento colectável de 25 500 euros em 2008, acaba por liquidar 2,36 mil euros em IRS, menos 105 euros em relação a 2007, uma descida de 4,25%. Isto sucede porque o Governo vai permitir duplicar a dedução à colecta para os casais com filhos pequenos.

Fonte: DN-Lisboa


Acho é muita graça ver determinados deputados socialistas nesta terra, a correrem para "bajularem" seus Governantes na República!!! Tudo por conta de um lugar ao Sol na Capital!!! Pelos vistos vai ter de esperar mais um pouco!!!...

Congresso do PSD: Resumo do discurso de Jardim!!!...


OE 2008: Governo revê em alta taxa de desemprego em 2007 e 2008

Governo reviu em alta as previsões de evolução da taxa de desemprego para ano e o próximo, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE), hoje divulgada. A taxa de desemprego deverá ficar este ano em 7,8 por cento, valor 0,3 pontos percentuais acima do inicialmente previsto. Para o próximo ano, prevê-se uma redução para 7,6 por cento, uma taxa 0,4 pontos percentuais superior ao anteriormente esperado.Este valor previsto para o próximo ano pelo Governo supera as últimas estimativas dos organismos internacionais. Nas previsões da Primavera, a OCDE previa 7,1 por cento, o FMI estimava 7,3 por cento e a Comissão Europeia apontava para 7,5 por cento. Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego situou-se nos 7,9 por cento no segundo trimestre do ano.

sábado, 13 de outubro de 2007

Cª Lobos: Brigas nas hostes Laranjas!??

Devo admitir que esta atitude do Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Estreito, apanhou-me de surpresa. Não pelas verdades declaradas que a muito eu próprio na Assembleia Municipal de Câmara de Lobos e aqui tenho referido, de que o programa do PSD de a 20 anos (que é sempre o mesmo), muito tem por fazer. Sendo que os "laranjinhas" respondiam-me de que estava cego e que não queria ver!. Pois!!!...
O Sr. Adelino, mais conhecido por "Moleiro", colocou o dedo na ferida, não sei se por encomenda ou não!??. Mas na verdade Câmara de Lobos tem sido muito prejudicado em relação a outros Concelhos. Só não compreendo é o porque de não assumir isto quando a oposição, nomeadamente a nossa falava disso nas reuniões da AMCL??!

Mas o "Moleiro", não perde por esperar, porque o vou confrontar com estas declarações no momento certo!!!...


De facto já não é só o PS que neste Concelho está com "brigas"! Pelos vistos também o PSD. Resta saber se isto tem a haver ou não com rumores que correm no Concelho de que a Autarquia liderada por Arlindo Gomes, vai prestar contas com a Justiça, visto que se diz que anda a ser investigada pela PJ, veremos!!?


A quem diga que determinado técnico superior com altas responsabilidades parece estar envolvido e que a conta disso já teve um "piripaque" na CM, que o obrigou a uma ida ao hospital de ambulância!!? Verdade ou não é o que se diz!??


Vamos esperar para ver!!!


O que parece-me certo é que a atitude do Presidente da Junta de Freguesia do Estreito, evidência roturas internas entre os "laranjinhas", sendo que na minha opinião o homem que parece estar fragilizado e que se socorre destes actos de solidariedade estranhos é o próprio Presidente da Câmara, o Sr. Arlindo Gomes!!!...


Veremos!!!...

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

OE: Em 2008 o combate ao défice continuará a ser pela via dos impostos

Conhecida que é a proposta do Governo da República sobre o Orçamento de Estado para 2008, importa referir que durante o próximo ano, haverá um aumento da cobrança de impostos na ordem dos 3 mil milhões de euros. Sendo que o défice orçamental baixa 800 milhões de euros e vá continuar a ser feito pela via dos impostos.

Pelo que tal como o foi dito hoje pelo Dr. Diogo Feio (Líder Parlamentar do CDS na AR): "...o Governo vai continuar a fazer o combate ao défice pelo pior dos caminhos», pela via dos impostos..."


"...«Quem está a combater o défice são os contribuintes, as famílias e as empresas, e a factura não vai para o Estado, vai para os contribuintes»..."


De referir que o Governo apresentou hoje a proposta de OE para 2008, onde revê em baixa o crescimento da economia no próximo ano, para 2,2%.


A aceleração do crescimento económico de 0,4 pontos percentuais será suportada pelo aumento das exportações, que crescerão 6,7%, e pelo investimento, que quadruplicará a taxa de crescimento, face aos valores estimados para 2007, atingindo 4%.


A justificar a revisão em baixa do Produto Interno Bruto (PIB) está a revisão do consumo privado (de 2 para 1,4%) e o corte ligeiro na previsão das exportações (revisão de 0,1 pontos para 6,7%).


A previsão de crescimento do PIB para 2007 não foi alterada, mantendo-se em 1,8%.


Ao nível do consumo público, espera-se uma queda de 1,1% em 2008, com o Estado a contrair ainda mais os seus gastos (em 2007 esse consumo deve baixar 0,4%).


As importações, que limitam o crescimento, devem expandir-se em 3,9% no próximo ano, próximas dos 3,8% esperados para 2007.


O contributo da procura interna (consumo e investimento) para o PIB aumenta em 2008, segundo o Executivo, a beneficiar do investimento, que crescerá 4%.


Ao nível dos preços, o Governo reviu em alta a previsão de taxa de inflação para 2007, para os 2,3%, esperando depois uma descida para os 2,1% em 2008.


Mais uma vez o Governo promete mais investimento público (vamos ver se será desta vez que vai mesmo fazer obra!) e vai também permitir as famílias com mais de um filho benefícios fiscais, não se sabendo ainda ao certo quais serão.


Fonte: CDS / Diário Digital

PS.: Ainda falta também saber quais serão as transferências para as Regiões Autónomas e para as Autarquias, pelo que em breve retomarei o assunto.



As diferenças!



Hoje podemos através da rádio (TSF), verificar como é diferente o tratamento que o CDS dá ao tema corrupção em relação ao PS, se temos em conta a analise que ambos os lideres fazem da sondagem do DN-Madeira, sobre esta temática.
Também é importante verificar a postura dos lideres destes dois Partidos, em relação a forma como tratam politicamente o caso das alegadas negociatas na CMF e do tema da corrupção em geral.
Se o Sr. José Manuel Rodrigues, quer separar a investigação criminal das implicações políticas, o líder do PS, o Dr. João Carlos Gouveia, faz o oposto (oiçam a peça jornalística da conferência de imprensa do PS, sobre as supostas ligações perigosas de magistrados com o poder desta terra), tornando a mistura (Justiça + Política) muito perigosa e de consequências imprevisíveis.
A minha duvida continua a ser a mesma!!!... Será que esta abordagem do PS-M, sobre este problema é a melhor??!...
Continuo achar que não!!!... Continuo achar que o CDS tem a postura mais correcta. Continuo achar que é a postura mais ponderada de quem respeita o Estado de Direito e de quem não confunde o trabalho político dos Partidos e os seus deveres na salvagurada do interesse público, do trabalho da justiça. Diferenças mais uma vez abismais!!!...

Fátima: Nova Igreja da Santissima Trintade I



Notas para a interpretação da maqueta:



Publicamos a versão definitiva da maqueta e algumas notas para sua interpretação.
Autoria: É autor do projecto da Igreja da Santissíma Trindade o Arquitecto Alexandros Tombazis. (Empresa: Meletitiki - Alexandros N. Tombazis and Associates Architects Ltd, Grécia)
1- Localização- Para quem sobe da Capelinha das Aparições, o G.E.C.A. situa-se na Praça Pio XII ou da Cruz Alta. Começa ao cimo do Recinto de Oração, onde está o Pórtico do Jubileu 2000, e termina rente à Avenida D. José Alves Correia da Silva, fechando assim o Recinto de Oração pelo lado sul.
2- Composição- O G.E.C.A. compõe-se de duas zonas principais.
2.1. Zona da Reconciliação. É composta de:2.1.1. Uma área para peregrinos portugueses (a NO, lado direito de quem sobe da Capelinha das Aparições) com salão-capela de 600 lugares sentados e 32 gabinetes/confessionários.
2.1.2. Uma área para peregrinos estrangeiros, (a SE, lado esquerdo de quem sobe da Capelinha das Aparições) com 2 capelas de 120 lugares cada e 32 gabinetes/confessionários.Nota: As 3 capelas da Reconciliação servirão também para outras celebrações.
2.1.3. Acessos: 2 escadas centrais paralelas (com espelhos de água ao fundo) e 2 rampas laterais.Nota: Esta zona é subterrânea o que permite que a Praça Pio XII seja usada como adro tanto do Recinto de Oração (como até agora) como do G.E.C.A.
2.2. Zona da igreja da Santíssima Trindade.
2.2.1. Implantação da Igreja: Entre a Cruz Alta e a Avenida D. José Alves Correia da Silva.
2.2.2. Dimensões: Forma um círculo de 125 m. de diâmetro, sem quaisquer colunas.A altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo a torre da Basílica o elemento dominante.
2.2.3. Capacidade: Poderá conter 9000 fiéis sentados, com lugares reservados a pessoas com deficiência. Para assembleias até 3000 pessoas, o espaço da frente será separado do restante por uma divisória de 2 m. de altura.
2.2.4. Comodidade e segurança: Tanto os acessos como o pavimento interior são em rampa, sem degraus. Um túnel para veículos sob a Av. D. José Alves Correia da Silva permitirá uma vasta praça para peões que poderão passar livremente da igreja para o Centro Pastoral Paulo VI.
2.2.5. Entradas: Porta principal abrindo em vasto adro sobre o Recinto e 12 portas laterais, seis de cada lado. A porta principal será consagrada a Cristo e as laterais aos Apóstolos.Nota: O interior da igreja é iluminado com luz natural pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds).
2.2.6. Áreas complementares.
a) Acolhimento e sacristias, situam-se dos dois lados da entrada principal (invisíveis na maqueta).
b) Cabines para meios de comunicação social: no interior da igreja, com aberturas nas paredes laterais.
c) Camarins: por trás do presbitério, invisíveis na maqueta (admite-se que a igreja possa servir como espaço de evangelização).
d) Foyer: Espaço complementar a usar quando de encontros de evangelização ou outros eventos, situado no piso enterrado, junto dos pátios com espelhos de água.
e) Instalações técnicas (ventilação, aquecimento): subterrâneas, sob o corpo da igreja.
f) Instalações sanitárias (acessíveis aos peregrinos, a partir de fora): subterrâneas, à altura do fundo da igreja.

Reitor, Pe. Luciano Guerra


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

M. Mar: Protesto político contra a Blogoesfera??!...

Todos aqueles que andam pela Blogoesfera Madeirense, sabem perfeitamente que não nutro nenhum tipo de consideração pessoal pelo Dr. António Freitas, sendo conhecidas as nossas profundas diferenças.

Tomei conhecimento através de vários blogs do protesto que a Assembleia de Freguesia ou se calhar a Junta de Freguesia (se atender-mos as subscrições) da M. Mar, fizeram contra este senhor e o seu Blog "Pensa Madeira" e contra o Blog "Besoirar".


Sobre isto queria dizer por um lado que não defendendo as atitudes nem comportamentos pouco responsaveis de quem na qualidade de Autarca, tem feito pelo que sei uma oposição "rasca", do vota abaixo, na Madalena do Mar. Mas por outro lado também dizer que não posso concordar com este Voto de Protesto, que para além de estar mal redigido e de não saber-se ao certo o alcance deste protesto, metendo-se no mesmo saco o Blog "Besoirar", passando a ideia de que utilizando-se o direito a opinião não se pudesse referenciar os actos públicos de um qualquer órgão autarquico, o que só per si é no minimo inadmissível, indiferentemente concordemos ou não com o que certas pessoas escrevem.


De facto o PSD-Madalena do Mar, fez o que não deveria fazer e deu mais argumentos ao sr. "amsf", para continuar a fazer o que tem vindo a fazer. O que é pena, se temos em conta que nada construtivo esse discurso obsessivo tem. O que a Junta ou Assembleia de Freguesia da M. Mar deveria ter feito, se entende que a honra e o bom nome dos seus Autarcas e da própria instituição estavam em causa era levar o caso ao Tribunal.


Embora perceba a intenção do Protesto, este é de facto um facto político lamentável, de quem deveria ter mais cuidado, porque nesses cargos todo o cuidado é pouco. Só espero que quem de direito emende a mão, porque o erro tem uma leitura inadmissível, porque põe em causa o direito de todos nós a exprimir as nossas opiniões e isso nunca pode estar em causa.


Vou acreditar que o bom senso vai imperar e que a situação seja devidamente esclarecida.
Espero!!!...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Molhe da Pontinha: O caso de Corrupção

Voltando ao tema do momento (a corrupção), de facto acho inacreditável, que hajam Partidos Políticos, que tendo nas mãos documentos com indícios de actos criminosos, ainda não os tenham levado a tribunal.

Digo isto tendo em conta aquilo que ouvi hoje na rádio, relativamente ao debate parlamentar na ALM, sobre o "Caso Pontinha", em que é envolvido o ex-deputado Silvio Santos, isto na sequência duma iniciativa parlamentar do PCP, que solicitava uma comissão de inquerito.


Continuo a achar que a lógica esta invertida, os Partidos (alguns), andam a fazer o trabalho de investigação da Polícia e do MP, para depois levar tais investigações a Assembleia, para ver-mos depois o PSD, as chumbar!!?...


Isto para mim não faz sentido, tendo em conta que a "coisa" fica por aí, sendo que as entidades judiciais a posteriori, justificam a sua não investigação, com o argumento de que não tem conhecimento de nada, nada lhes chegou as mãos!!!...


O lógico, no meu ponto de vista seria o Partido A, B ou C que depois de tomar conhecimento dos factos, recolher esse matérial e o entregar no seu devido lugar, isto é perante as entidades judiciais. Depois, aí sim! Dizer na ALR, que tal caso esta a ser investigado por quem de direito e que logo que haja uma tomada de posição por esses órgãos judiciais, o Governo Regional e outras entidades envolvidas deverão ser chamadas a uma Comissão criada para o efeito, explicarem o sucedido, sendo que só assim é que sê pode obrigar a maioria a aceitar a elaboração dum inquerito este sim de caracter político, cujas implicações seriam tremendas para o Governo e a maioria que a suporta.


Posso estar errado, mas acho que é só assim que a "coisa" teria efeitos, efeitos estes verdadeiramente demolidores para a maioria PSD!!!...