sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Gato Fedorento: Sócrates no Parlamento

Quem não se lembra desta?!...

2008: VI Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo em Lisboa

O portal "Todo Arquitectura", anuncia hoje que para o próximo ano acontecerá mais uma vez em Lisboa a VI Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo - BIAU Lisboa 2008.

Com o objectivo principal de analisar a crescente ocupação do território das cidades em que é preciso um reajustamento dos mecanismo de urbanização que garanta a sobrevivência dos entornos rurais e naturais, assim como o justo equilibrio ético e estético. Nosso futuro implica o reajustar o modo em que habitamos e a maneira em que construimos o nosso mundo, sobre a terra.


Bienal que com certeza acompanharei neste blog.


Fica aqui a ligação para mais informações: http://www.biau.es/htm/bienal.htm


CMF: Proposta do PS chumbada

Segundo o Jornal da Madeira de hoje, o Dr. Carlos Pereira, vereador do PS, lamentou que a Câmara tenha indeferido o seu pedido de auditoria à Autarquia no período compreendido entre 2004 e o primeiro semestre do corrente ano, tal como o tinha solicitado.

O Executivo PSD justificou o seu voto contra afirmando que "as Câmaras Municipais estão sujeitas, nos termos da lei, a um conjunto de auditorias e fiscalizações, pelo que não faz sentido continuar a promover mais uma sindicância."


Por outro lado importa também referir que ontem foi distribuido (a todos) os vereadores da oposição o tal relatório da sindicância feita pela Vicepresidência do Governo Regional, sendo que a próxima reunião da Assembleia Municipal, promete ser muito "quente".


Só não percebo uma coisa?!...


Como é possível que ainda o Dr. Carlos Pereira, possa esperar que a maioria lhe faça a vontade?!... Não percebo!...


De duas uma ou o homem acredita no "Pai Natal" ou de tempos a tempos tem um daqueles ataques de hipocricia política!...



CMF: cumplicidade do PS em alguns dos “alegados” atropelos à lei.

O Tribuna da Madeira de hoje, num texto de Ricardo Soares com o titulo: "Ilegalidades levam a queda de todos os autarcas", ataca forte o posicionamento socialista desta e da anterior representação socialista na CMF.

Vejamos:


"... das dez violações urbanísticas, verificadas no relatório de inspecção administrativa, quatro receberam votação unânime. As votações camarárias dos projectos seriam, aliás, motivo para Miguel Albuquerque indiciar a cumplicidade do PS em alguns dos “alegados” atropelos à lei..."


"...O carácter de orgão colegial conferido às autarquias garante que, com pelouro ou não, todos os vereadores são solidariamente responsáveis pelas decisões tomadas por um elenco camarário. Os autarcas do PS no mandato 2001-2005, em caso de verificação grosseira da lei no que respeita ao cumprimento dos PDM, ficariam imediatamente conotados com a infracção. Em caso de decisões que pudessem levar a procedimento criminal e consequente perda de mandato, mesmo os vereadores sem pelouro, da oposição, poderiam ser atingidos, desde que lhes fossem imputadas responsabilidades em tomadas de decisões que contribuíram paral tal desfecho..."


"...Na primeira acta do mandato, André Escórcio, José António Cardoso e Gualberto Soares deixaram a indicação de que os votos do vereadores do PS seriam sempre considerados contra “desde que qualquer decisão violasse os vários instrumentos de planeamento”. Os autarcas socialistas garantem ter condicionado o seu sentido de voto às circunstâncias vividas na autarquia à data, e preocuparam-se em sublinhar que “situações detectadas posteriormente seriam rectificadas de acordo com os elementos que tal viessem a justificar”. Neste caso, em situação de perda de mandato, como pedem os actuais vereadores do PS, e detectada a contribuição dos vereadores da oposição, estar-se-ia perante um verdadeiro imbróglio jurídico..."


Pelos vistos ainda muita tinta vai correr!...

Vergonha Nacional!: FARC volta à Festa do Avante

O DN-Lisboa de hoje trás uma notícia que para além de preocupante, demonstra que o PCP pactua com o terrorismo que as FARC representam.

Todos sabemos que na Venezuela e na Colômbia, esta organização terrorista sequestra pessoas, com o intuito de extorquir dinheiro para financiarem as suas actividades ilícitas. Para além disto importa também referir que as FRAC são referenciadas como uma organização que trafica drogas, também para angariar receitas para as suas actividades terroristas na Colômbia.


Por isso é extremamente sensurável que se permita a entrada em Portugal destes terroristas e que o PCP lhes de cobertura política.


Para além disto é lamentável que o Governo Socialista, não tome nenhuma medida para impedir a entrada destes "cavalleros".
É uma autentica vergonha nacional!!!...

PS/M continua à espera de audiência com Jardim

O "Diário Digital", hoje tem uma notícia curiosa em que refere o seguinte:

"A nova direcção do PS/Madeira continua à espera de uma resposta da presidência do Governo Regional ao pedido oficial de audiência solicitado a Alberto João Jardim há três semanas..."


Na minha modesta opinião acho que vai ser melhor, que os Socialistas "esperem sentados", porque parece-me que a resposta não vai vir tão cedo!!!...

Boa Notícia: Helicóptero Merlin da FAP regressa hoje ao Porto Santo

A LUSA referiu hoje que o helicóptero EH 101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, afecto ao Destacamento da Madeira, que suspendeu a operação na Região devido à falta de tripulação, regressa ao Porto Santo, onde deverá aterrar hoje, pelas 13:00.


De referir que Julho deste ano, a Força Aérea anunciou a suspensão temporária da actuação do helicóptero na Região, mantendo a operação dos dois existentes no arquipélago dos Açores e justificando a decisão com a falta de tripulação.



Fica aqui o "link" do meu anterior "Post" sobre este tema.

Nuno Magalhães considerou hoje que a suspensão do processo de regularização de imigrantes é um «remendo a uma má» lei

No "Diário Digital" de hoje pode ler-se que o Deputado do CDS/PP Nuno Magalhães considera a nova Lei da Imigração:

"...«A suspensão é o remendo a uma lei que consideramos desde o início uma má lei, por isso fomos o único partido a votar contra», comentou Nuno Magalhães, ex-secretário de Estado da Administração Interna, a propósito da suspensão da legalização de imigrantes decidida pelo Governo até à regulamentação do diploma, prevista para Outubro..."


"...Nuno Magalhães acredita que «todos os que são explorados pelo tráfico ilegal» e que estão indocumentados noutros países vêm esta lei «como uma janela de oportunidade» e serão «encaminhados por estas mafias» para Portugal, ao abrigo de uma «regularização extraordinária, ainda que encapuzada»..."


"...O parlamentar recusa responsabilidades dos serviços, nomeadamente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), considerando que «nenhum serviço do mundo» está preparado «para uma avalancha» de pedidos de legalização.
«O SEF é um serviço competente e tem meios materiais e humanos para fazer face a situações normais. Ora, com esta lei, com estas aberturas e com este discurso facilitista provocaram-se situações extraordinárias«..."


"...Para Nuno Magalhães, a lei faz com que baste uma mera declaração de interesse para que se consiga uma legalização, uma vez que permite que o SEF proceda à regularização de imigrantes »em situações excepcionais não especificadas«.
«Temos de ser absolutamente rigorosos nas entradas para sermos humanos na integração. E é absolutamente necessário manter o anterior regime no qual é necessário o contrato de trabalho para se conseguir uma legalização e, no mínimo, explicar as razões excepcionais», continuou.
Quanto à invocação de razões humanitárias, o deputado do CDS-PP considera que este parâmetro não cabe numa lei da imigração, mas sim na legislação referente ao asilo..."

Eleição Forbes: A Democrata-Cristã Angela Merkel é a mulher mais poderosa do mundo

A lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo, divulgada hoje pela Forbes, mantém Merkel na primeira posição, que conquistou no ano passado à secretária americana de Estado, Condoleezza Rice.

A americana caiu este ano para a quarta posição, enquanto a vice-primeira-ministra chinesa, Wu Yi, subiu para a segunda, à frente de Ho Ching, empresária da Temasek Holdings, de Singapura.
Além de Merkel, há apenas outra europeia entre as dez primeiras, a britânica Cynthia Carroll, presidente da empresa de mineração Anglo American, enquanto a senadora democrata e pré-candidata à Casa Branca, Hillary Clinton, ficou classificada na 25.ª posição.


A rainha Isabel II da Inglaterra aparece na 23.ª posição. Angela Merkel «segue impressionando o mundo com sua liderança tranquila», destaca a Forbes, cuja lista das dez mais poderosas tem cinco americanas e três asiáticas.


Lusa

Novo regime jurídico obriga proprietários de cães de raças perigosas a fazerem exames

Segundo o "Sol" hoje, o novo regime jurídico de detenção de animais potencialmente perigosos, que obriga os proprietários de algumas raças de cães a fazer exames de aptidão física e psicológica e a ter registo criminal limpo, foi publicado hoje em Diário da República.

Importa referir que as alterações, aprovadas por unanimidade, em Julho, na Assembleia da República, determinam que o detentor de animais perigosos ou potencialmente perigosos «tem de ser maior de idade» e deve entregar na junta de freguesia respectiva, além dos documentos exigidos para o registo e licenciamento de cães e gatos, um atestado de capacidade física e psíquica e o registo criminal limpo.


A lei determina também que criadores e reprodutores só poderão exercer a actividade mediante uma licença emitida pela Direcção Geral de Veterinária, que obriga a indicar a espécie, a raça e todos os dados referentes ao animal, a constar no chip electrónico de identificação.É ainda proibida a publicidade à comercialização destes animais.


Estas alterações resultam de propostas apresentadas ao Parlamento em Abril pelo CDS-PP e pelo PS, que visavam apertar as regras para os proprietários de animais potencialmente perigosos, um mês depois da morte de uma mulher atacada por quatro cães em Sintra.


quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Fátima prepara-se para receber voos religiosos

O DN-Lisboa, tem hoje uma notícia curiosa, tendo em conta o paralelo que podemos e devemos fazer com a nossa realidade Regional.

Digo isto porque segundo o jornal lisboeta, o Vaticano quer levar cerca de 150.000 peregrinos a Fátima, como vai fazer noutros santuários do mundo, e até já inaugurou a rota de Roma para Lourdes (França). Também afirma que numa altura em que foi criada a nova companhia low cost do Vaticano, para voos destinados a peregrinos, diversas entidades com interesse e responsabilidades de desenvolvimento em Fátima: Câmara de Ourém, a associação comercial deste concelho (Aciso), o aeroclube e a Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria (SRUCI), estes juntaram-se num grupo de trabalho e estão já a desenvolver um projecto para "transformar a actual pista da Giesteira num aeródromo regional" e, assim, "passar a receber voos internacionais".


Acho interessante a notícia, tendo em conta que na Madeira iremos em breve experimentar a liberalização da rota aérea entre Lisboa e a Madeira, esperando-se que as companhias aéreas "low cost", apareçam baixando substancialmente os preços dos bilhetes.


O interessante disto é apreciar como os responsáveis Autarquicos e não só dessa localidade de Leiria, se empenham todos juntos para desbloquear os actuais entraves, para permitir a concretização desses voos. É pena não ver o mesmo por cá, quando teimosamente as entidades competentes continuam a manter as taxas aeroportuárias nos actuais valores, que como sabemos oneram de forma brutal os preços dos bilhetes.


Por outro lado é também interessante apreciar a forma como se tenta explorar "nichos" turisticos, que possam contribuir para um maior e melhor desenvolvimentos dessas localidades, coisa que por cá ainda pelos vistos vai longe, quando poderiamos também ao nível cultural e patrimonial, como também se calhar a outros níveis explorar estas vertentes turísticas que hoje movimentam "massas" de pessoas.


É pena!...

Paz podre no PSD-Madeira

Eis que os "laranjinhas" começam a dar sinais de "podridão" interna, se temos em conta o que o DN-Madeira escreve hoje sobre o tal documento divulgado na passada sexta-feira, com 21 subscritores manifestando "total apoio e solidariedade" ao presidente da Câmara Municipal do Funchal e às vereações do PSD-M que os têm acompanhado nos diferentes mandatos.

A notícia do DN-Madeira refere que "...o apoio, em bloco, dos presidentes dos órgãos autárquicos do Funchal a Miguel Albuquerque, na questão da inspecção financeira e administrativa à câmara, foi uma iniciativa da 'máquina' do PSD-M. O que parecia ser uma posição concertada entre os presidentes de Juntas, Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal foi, na realidade, uma iniciativa da estrutura directiva do partido...." O que demonstra com a publicação destes "pormenores" que no PSD-Madeira há quem queira mostrar o funcionamento pouco democratico da "casa", que pelo que parece impõe até recolha de assinaturas para supostos apoios!...


Esta "novela" vai ter pelos vistos muitos capítulos, pelo que teremos de esperar para ver até onde será "espremida" a laranja! E até onde o Alberto João deixa isto andar?!...


Vamos ver!!!...

PS de Gouveia quer "Frente da Oposição" contra PSD

Mais uma vez o PS-Madeira, desta vez do Dr. João Carlos Gouveia, quer controlar as oposições nesta terra.

Veja-se o que o DN-Madeira escreveu hoje sobre isso:


"...Esta abertura dos socialistas à restante oposição, há muito excluída das estratégias da Rua do Surdo, resulta da constatação, pelo novo líder, de que o PS-M não pode "fazer tudo sozinho" e precisa do apoio de todos os partidos que "ao longo da sua história têm feito um combate político ao PSD".


O líder dos socialistas madeirenses pretende apresentar algumas propostas concretas, que integram as linhas gerais de actuação para os próximos dois anos: combate à corrupção, situação económica e social e denúncia pública da estratégia que o PSD apresenta para resolver a situação de grave crise económica que a Região atravessa. Neste último caso, João Carlos Gouveia garante que a alternativa 'laranja' passa por "outra engenharia financeira, como em 2004, só que agora para reduzir o Estado ao 'estado zero'".


O líder do PS-M teme que o Governo Regional entregue aos privados todas as infra-estruturas e depois venha a pagar pela sua utilização. "O PS não pode fazer tudo isto sozinho, não está em condições, tem de ter uma abertura aos partidos da oposição", justifica.


Os socialistas vão pedir reuniões formais à CDU, ao BE, ao PND, ao CDS e ao MPT que deverão ter lugar a partir da segunda semana de Setembro."O PS tem de reconhecer que precisa de concertar posições, a todos os níveis, com os outros partidos da oposição", sublinha..."



Pela minha parte (e farei tudo o que estiver ao meu alcance na CPR do CDS, onde tenho assento), para que o CDS não caia novamente na asneira de seguir a estrategia socialista. Que hoje mais do que nunca é suicida e que nada tem haver com aquela que o CDS aprovou no seu último Congresso.


Importa relembrar que no passado recente o CDS "deixou-se" aprisionar pelo PS, sendo que todos nós hoje sabemos as repercuções que isso teve no eleitorado que tradicionalmente apoiou o CDS e os resultados que deram. Nunca mais!!!...


Nunca como agora o CDS esteve tão distante do PS em termos de estrategia política. Para mim o simples facto de sermos oposição ao PSD-Madeira, não implica uma aliança com a esquerda, o CDS deve seguir sozinho o seu caminho e deixar que a esquerda toda ela junta ou não, faça o que entender, não podemos como Partido de Centro-Direita com valores e propostas muito diferentes dos da Esquerda, abdicar deles e ainda por cima a submetermo-nos a uma liderança esquerdista, simplesmente para tentar derrotar o PSD. Nunca!...


Seria na minha opinião o fim do CDS na Madeira!


Por outro lado vejo também difícil que o BE aceite que o MPT, integre esta tal "Frente de Esquerda", tendo em conta o que o Roberto Almada do BE, já escreveu sobre isso recentemente no seu blog, em resposta a um "Post" meu sobre este assunto.


Embora compreenda o que o João Carlos Gouveia pretende fazer ao tentar entrar em acordo com o MPT do João Isidoro (tentar estancar a saída de militantes que desgraça actualmente o PS e neutralizar também o Partido (Socialista) da Terra que anda muito activo por estes dias), julgo que o BE, poderá ser um obstáculo a esta estratégia.


Só espero que o acordo que levou ontem a toda a oposição na Assembleia Municipal do Funchal, para a marcação duma reunião extraordinária da AMF (e nada mais!!!), não tenha nada haver com esta estrategia que o PS tenta agora levar a cabo. Espero que o PS, não tente ensaiar liderar uma suposta "Frente" contra o Albuquerque, fazendo disto uma espécie de ensaio geral para esta anunciada Frente Regional de Esquerda.


Muito mal estaria o CDS-Funchal se aceitar esta possível manipulação (caso se venha verificar esta tentativa). Espero bem que não seja assim!!?...


CMF: Oposição pede Assembleia Municipal Extraordinária

Os 16 deputados municipais da oposição (PS, CDS/PP, CDU e BE), apresentaram ontem um documento conjunto a solicitar uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal, para analisarem politicamente o tal relatório referente a inspecção efectuada pela Vicepresidência do Governo Regional a CMF.

Segundo o DN-Madeira de hoje: "O presidente da Assembleia Municipal do Funchal solicitou, ontem, uma cópia do relatório da inspecção à CMF. João Dantas (PSD) tomou conhecimento do pedido de reunião extraordinária, mas lembra que esta só poderá ter lugar depois de ser recebido o documento com as conclusões da inspecção. Logo que tal aconteça, promete reunir com os líderes parlamentares para definir datas. Antes disso, será necessário verificar se foram cumpridas todas as exigências regulamentares sobre pedidos de reuniões extraordinárias."


Julgo que este processo que até aqui tem sido mal gerido não só pelo Dr. Miguel Albuquerque, que teimosamente continua a não facultar o tal documento as oposições, alimentando com isso as suspeitas já conhecidas, como também pelo próprio PS-Funchal, que apressadamente solicitou a perca de mandato sem conhecer o tal relatório, na tentativa de forçar eleições intercalares no Funchal.


Veremos se esta tentativa concertada das oposições tem sucesso e que acima dos interesses dos Partidos sejam colocados os interesses dos Funchalenses.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Ainda o Discurso do JCG

Hoje o DN-Madeira pública reacções de diversos responsáveis partidários na Região ao discurso do líder do PS-Madeira, na Festa anual socialista do último Domingo.

De facto devo concordar praticamente com todos eles, vão ao encontro do que aqui tenho vindo afirmar.


Só estranho é o quase incondicional apoio do Paulo Martins do BE ao João Carlos Gouveia, o que deixa antever que a tal coligação para as Autarquicas de 2009, esta a ser preparada pelo menos do lado do BE.


Fica aqui o link da notícia.

Provocações e Invejas!...

Nestes dias tenho reparado que o frustrado de sempre, que passa a vida a arranjar confusões por onde passa tenta novamente através de provocações empurrar-me para mais um conflito, se calhar a espera de aumentar o número de visitas as minhas custas nesse blog patético onde vomita as suas invejas.

Pode tirar o “cavalinho da chuva”, por muito que tente, por muito que invente e por muito que faça anonimamente ou não, não vou entrar nessa!!!...

Por mim vai continuar desesperado a procura de quem lhe ature!!!...

Passe bem!...

PCP controla DN-Madeira e Partido Socialista!?...

No Jornal da Madeira de hoje o Presidente do Governo Regional, refere que o Partido Comunista é quem manda no DN-Madeira e na estrutura Regional do Partido Socialista.

Assim sendo o também Presidente do PSD-Madeira, refere que o seu "novo" adversário é o PCP.


Por isso lanço um desafio aos visitantes deste blog! Votem na "sondagem" que fiz para o efeito!...

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Incêndios: A Mais Recente Tragedia Grega

Pelo terceiro dia consecutivo, os fogos florestais devastaram a península grega do Peloponeso e chegaram a ameaçar a famosa zona histórica da Olímpia Antiga (com mais de 2800 anos de existência).

Há já pelo menos 57 vítimas mortais a lamentar e duas detenções, por suspeitas de fogo posto, na sequência da pior vaga de incêndios da História da Grécia Moderna e a mais mortífera dos últimos 150 anos.


As bandeiras estavam a meia haste após terem sido decretados três dias de luto nacional.


Mais informação aqui



Correio da Manhã

Osaca 2007: Nélson Évora sagra-se campeão mundial

O atleta português Nélson Évora sagrou-se esta segunda-feira, em Osaca, campeão mundial no triplo salto. Os 17,74 metros obtidos no terceiro ensaio constituem um novo recorde nacional e a segunda melhor marca mundial do ano.

Nélson Évora melhorou em 23 centímetros o seu recente recorde nacional e bateu o brasileiro Jadel Gregório, líder mundial do ano com 17,90 metros, que conquistou a medalha de prata com 17,59 metros ao quinto ensaio.


A medalha de bronze foi para o norte-americano Walter Davis, campeão mundial em 2005, com 17,33 metros. Davis prevaleceu por um centímetro sobre o cubano Osniel Tosca.


O norte-americano Aarik Wilson foi quinto com 17,31 metros.


Diário Digital

Os Homens da Internacional Comunista!....


Carlos Pereira mais descansado!...

Tendo em contas as declarações de hoje do Dr. Raimundo Quintal, sobre o convite endereçado pelo actual Líder do PS-Madeira ontem (em entrevista ao DN-Madeira), para que o mesmo fosse candidato do PS a Câmara do Funchal em 2009 e que segundo hoje no mesmo DN-Madeira é recusado o convite pelo ex-vereador do PSD com o argumento de que "...não me esqueci da maneira como os socialistas me atacaram quando eu era vereador no capítulo do ambiente, como, por exemplo, na retirada do gado das serras..."

Eis que o Dr. Carlos Pereira deve estar com estas palavras mais descansado, visto que sendo com certeza a segunda opção do Dr. João Carlos Gouveia, o lugar será dele!...


As coisas estranhas que acontecem nesta terra!!?....

Raimundo Quintal

Nestes dias temos ouvido falar muito do ex-Vereador do PSD na CMF, Dr. Raimundo Quintal, em espécial por parte dos esquerdistas desta Região.

A razão disto tudo deve-se as palavras do ambientalista a alguns dias atrás em que o mesmo dizia que sê deveria ir mais a fundo nas inspecções ou investigações nas Câmaras Municipais, nomeadamente na do Funchal, sugerindo até que se investigassem funcionários que segundo o próprio teriam sinais exteriores de riqueza que com os seus ordenados nunca poderiam ter. Ganhando com estas palavras um protagonismo, no mínimo estranho, tendo em conta que o próprio sobre estas matérias nunca se terá pronunciado.


A questão que se coloca é do porque é que o Dr. Raimundo Quintal faz estas insinuações só agora?


Ou existe de facto já algum convite por parte do Dr. João Carlos Gouveia para o Dr Raimundo, encabeçar um futuro projecto político para a Câmara Municipal do Funchal?


Enfim!!!


O que será que há por detras disto? Ou é só agora que o homem teve problemas de consciência e decidiu aproveitar a embalagem das investigações para dar a conhecer o que sabe e escondeu estes anos todos?


Muitas questões, que merecem resposta, para assim poder-mos acreditar na "bondade" das afirmações do ex-vereador, que como se sabe saíu muito aborrecido com os seus "ex-companheiros" do PSD e em espécial com o Dr. Miguel Albuquerque.


Esperemos para ver!...

Festa do PS-Madeira II

De facto do discurso de ontem, tenho de concordar com o Dr. João Carlos Gouveia quando diz que o Dr. Alberto João Jardim utiliza sempre a mesma "cassete" para justificar todos os problemas da Madeira. É verdade!

Mas também é verdade que o PS e toda a oposição também não tem conseguido dar a resposta adequada a esta argumentação ou pelo menos de forma eficaz. E aqui a "cassete", pelo que ouvi ontem só mudou de lado, pois nada de novo se ouviu, pelas bandas do PS-Madeira, pelo que acho nada vai mudar tão cedo.


Ou melhor acho que se existirem algumas mudanças estas só se verificarão no próprio PS-Madeira, que julgo caminha de forma suicida para deixar de ser uma alternativa real ao PSD-Madeira. O que no meu entender terá implicações nefastas em toda a oposição, se temos em conta que este comportamento dos socialistas só serve para passar a ideia de que fora do PSD, não há alternativas políticas ao actual poder regional, criando um sentimento de impotência no eleitorado, que só afasta as pessoas da política. Lamentavelmente!!...


Voltando a tal "Festa da Liberdade", mais dois factos a registar no discurso do líder, sendo que o primeiro é o de o mesmo não terá animado os "festeiros", se reparar-mos no que o DN-Madeira escreveu hoje, o que demonstra mais uma vez que este clima de guerra permanente com o PSD, com meras acusações de corrupção e de compadrio não surtem efeito no Povo.


O segundo facto importante é o "ensaio" que o PS fez ontem em distanciar-se da sua estrutura nacional, por causa das atitudes de indiferença e desprezo que parecem existir com esta nova liderança regional, por parte do PS-Nacional, isto se temos em conta os últimos acontecimentos, nomeadamente os encontros em Lisboa com Ministros que não se concretizaram e a não vinda do Secretário Geral do PS, quer ao encerramento do último Congresso, quer ontem a Festa dos Socialistas da Região.


Sendo assim podemos concluir que no meio desta "Festa", muito pouco houve para festejar e pelos vistos muito pouco vai mudar no ainda maior Partido da Oposição, nesta terra.



Fotos: DN-Madeira

domingo, 26 de agosto de 2007

Curva Perigosa!...

Fica aqui um pequeno video que um Vereador do PSD enviou-me muito interessante e que segundo ele os condutores são todos socialistas! O homem é danado para a brincadeira!!!:


Festa do PS-Madeira I

Sobre este assunto só gostaria de referir algumas notas que a comunicação social referiu hoje (a quente), desta Festa na Fonte do Bispo.

o Diário Digital escreveu o seguinte:


"...João Carlos Gouveia lamentou também a ausência do secretário-geral do partido, José Sócrates nesta festa, cometendo uma «gaffe»: «se falamos do primeiro-ministro, tenho que vos dizer com mágoa que a presença do nosso secretário-geral foi má para nós. Esperamos que no futuro seja resolvido, que possamos estar todos juntos aqui, na Fonte do Bispo»..."


"...«Vamos exigir que o Governo da República, a Assembleia da República e a União Europeia investiguem o que se passa na Madeira», sustentou..."


"...«Assumamos pois a nossa culpa, os socialistas madeirenses, todos e cada um de nós, não fomos capazes de dizer não ao senhor primeiro-ministro, não conseguimos ainda entender a natureza do regime criado pelo presidente do Governo Regional», disse João Carlos Gouveia..."


"...Adiantou que o PS/M deve dizer a José Sócrates é que os socialistas insulares «aprovarão as medidas do Governo da República que consideram importantes para a Região» mas quanto às que «lesam os interesses dos madeirenses farão força na Assembleia Legislativa da Madeira e no Governo Regional para que estes órgãos possam minimizar o seu impacto na região»..."


O DN-Madeira (on-line), escreveu o seguinte:


"...O líder do PS-Madeira questionou se é Sócrates o responsável pela criação de monopólios como o dos Portos do Funchal, vias rápidas ou pela concessão da ligação marítima para o Porto Santo..."


"...“Antes da República dar mais dinheiro é preciso investigar o que se passa” na Região, sustentou..."


"...Em oposição a Jardim, Gouveia defendeu a dependência da Região em relação a Lisboa e Bruxelas..."



Bom!...


Com palavras destas pelos vistos os adversários do PS estão dentro de casa ou será que não?!...


Por outro lado e segundo foi-me transmitido parece que a festa socialista deverá ter ficado aquém das 17 mil pessoas esperadas, embora o arraial tenha sido "forte" com muitos "comes e bebes", sendo que os socialistas não terão tido mais do que 9.000 pesoas! Verdade ou não?!... Não sei!?...


Empréstimos aos Estudantes do Ensino Superior

Nesta semana o Governo de José Sócrates lança um novo mecanismo de financiamento a disposição dos que pretenderem tirar um curso superior através de créditos bancários, que vai situar-se entre os mil e os cinco mil euros por ano, para um máximo de 25 mil euros (cinco anos de curso).

As taxas de juro vão ser negociadas com os bancos, mas o primeiro-ministro José Sócrates avançou ontem que o spread atingirá 1,35 pontos percentuais no máximo. Mas o valor será reduzido em função das notas. Se o estudante tiver uma média superior a 14 e até 16, o máximo a juntar à taxa Euribor em vigor será 1,08 pontos percentuais (menos 20%). Caso as médias superem 16, o valor baixa 80% para 0,27 pontos.


Tudo isto tendo o Estado como fiador!


De facto na teórica uma excelente medida, tendo em conta as experiência de outros países nesta matéria.


O problema é que na prática a banca já faz estes créditos e tem melhores condições de acesso, pelo que a tal proposta do Governo socialista, julgo nem chegará aos 30 mil estudantes (cerca de 10% dos actuais alunos), como é pretendido pelo Ministro Mariano Gago.


O que seria no mínimo "consolador" é que esta medida pelo menos possa permitir a aqueles que nada podem dar como garantia numa intituição bancaria, possam de facto "socorrer-se" do Estado para ser seu fiador. O que seria só por si muito bom!!!...


Vamos esperar para ver!!!!....


Recomendo estes artigos do DN-Lisboa sobre este assunto:






São Vicente é ainda terra de Portugal!?...

Para mim o facto da semana vem do norte da Madeira, nomeadamente de São Vicente. Eis que o Presidente da Câmara que pelos vistos quer cair nas graças do "chefe", entendeu omitir do programa habitual do Dia do Concelho o entoar do Hino Nacional.

Para além do ridículo de tentar criar um facto com a sua falta de patriotismo muito "saloio", o ilustre Presidente, pretendeu cair nas graças também do "independentista" Gabriel Drumond (Presidente dessa organização semi-clandestina que é a F(L)AMA), que segundo as más linguas, parece que até bem pouco tempo atrás não gostava do agora Presidente da Câmara. Assim o homem pode ser que caia nas graças!...


Enfim episódios dum verão morno, que nem sequer no Porto Santo aquece!!!...



Sondagem: Inspecção a CMF



*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Tendo sido esta a "sondagem" deste blog a mais participada até agora (83 participantes), os resultados são aqueles que seriam espectáveis, tendo em conta não só a opinião daqueles que por cá passaram e votaram (dados praticamente iguais durante toda a semana), mas também tendo em conta uma outra sondagem que ainda decorre (até a hora em que foi feito este post), no "Ultraperiferias" sobre este assunto e cujos resultados também são muito semelhantes a estes.

A conclusão a retirar desta "sondagem" que tal como já afirmei anteriormente valem o que valem, vão ao encontro do que já escrevi neste blog, o PS-Funchal e seus Autarcas com o frenesim de a tudo custo tirar fortes dividendos políticos com esta guerra de "delfins" no PSD-Madeira, meteram os "pés pelas mãos".

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Sigilo não é a alma do fisco

Dei por mim a ler um artigo muito interessante do Expresso, que recomendo sobre a proposta chumbada do Governo de Sócrates sobre o sigilo bancário, sendo que concordo com a opinião dos especialistas contactados.

"Em Portugal não deveria existir sigilo bancário para a administração fiscal, mas o Tribunal Constitucional fez bem em chumbar a proposta do Governo de levantamento do sigilo sempre que haja impugnação judicial ou reclamação do contribuinte em relação a uma decisão das Finanças, porque isso é limitativo do exercício do direito.


Esta é a posição da maioria dos fiscalistas contactados pelo Expresso sobre o assunto, na sequência do novo choque entre o Presidente da República, que enviou o diploma para o Tribunal Constitucional, e o Governo.


Curiosamente, Paulo Macedo, o director-geral dos Impostos que cessou funções no início deste mês, diz que há coisas mais importantes no combate à fraude e evasão fiscal do que a alteração da legislação. “A maior preocupação que tenho é que a legislação que existe seja utilizada de forma mais eficaz e selectiva.


Há poucas derrogações efectivas do sigilo bancário face às 130 mil inspecções que a administração fiscal faz e aos mais de 10 milhões de liquidações de imposto realizados anualmente”. E precisa: “Temos menos de mil situações de derrogação do sigilo bancário, o que é uma percentagem muito reduzida”..."


Para ler o resto do artigo fica aqui o seguinte "link"

Europeu 2008: Arménia 1 - Portugal 1


"Num jogo sem história e onde se exigia a vitoria da equipa das quinas, tudo o que a selecção conseguiu foi um empate a uma bola, que ainda assim assegurou a partilha de pontos."


Expresso


Leia o resto do artigo aqui.
E leia também este outro artigo.

Mais uma vez a questão dos Anónimos!...

Sobre o desafio lançado hoje pelo "Farpista" Cláudio Torres, no seu post "Anónimos" sou da mesma opinião do Dr. Rogério Freitas Sousa, dinamizador do Blog "Directriz", não acho necessário um tal código de conduta, o assunto facilmente é resolvido activando a moderação de comentários tal como grande parte dos bloguistas sérios o faz. É simples!!!...

Deixo aqui o texto escrito pelo Dr. Rogério Freitas Sousa sobre este desafio lançado pelo Cláudio Torres, que julgo vai ao encontro do que muitos de nós (bloguistas) pensamos deste assunto.





É totalmente incompreensivel - e falaciosa - a questão dos comentários anónimos na blogosfera.


Nem tão pouco se vislumbra qualquer pertinência ou necessidade de um pretenso Código de Conduta [?!!!], como se sugere. A questão afigura-se ser duma singeleza confrangedora: os comentários anónimos existem, são tolerados e incentivados porque os blogs e seus autores vivem e dependem deles. Basta atentar nos significativos tráfegos que ostentam.


Se se quer ser consequentes e cortar o mal pela raiz, é muito simples: activa-se a moderação de comentários e exclui-se, pura e simplesmente, os que sejam anónimos, como aqui no directriz se faz desde Novembro de 2005. E porque a blogosfera é, ao invés do que muito julgam, também responsabilidade e frontalidade.


As visitas do nosso extraordinário blog vem para menos de metade?! Pois..., não há bela sem senão. Por isso mesmo é que se distingue entre quem apregoa e quem faz.


PS - Há quem julgue que longas maratonas de 3 ou 4 horas têm de ser ganhas ao fim dos primeiros 5 minutos. Ainda não perceberam que, quanto muito, aí só se perde.


Gente enganada e de vistas míopes!"

Também deixo aqui referências a "posts" que já escrevi sobre este assunto:

Post 1

Post 2

Post 3

Post 4

Frank Gehry on the Waly Disney Cocert Hall

Localização: Los Angeles, California, EUA.

As Palavras do Vereador do CDS/PP

Para aqueles que queiram ver e ouvir as declarações do vereador do CDS/PP (alvo de ataques grosseiros e desonestos nestes dias), sobre a polémica na CMF, sem nenhuma "manipulação" para que cada um dos visitantes deste blog faça a avaliação que melhor entender.



Fica aquí o "link" do Telejornal da RTP-Madeira de ontem a noite.




A mentira tem sempre "perna curta"!!!...

Só mentiras!!!....

De facto há quem vá longe quando a todo custo, sem olhar a meios quer a força atingir determinados fins!..

Vi hoje um bloguista da praça escrever mais um conjunto de barbaridades contra um Autarca Funchalense, colocando na sua boca palavras que não proferiu (pelo menos não da forma como o "artista" em questão o diz), quem viu a peça do Telejornal da RTP, perfeitamente sabe que não foi isso que o tal Vereador disse. E depois diz que sou eu o fanático e o ignorante?!!!!....


De facto o homem é mesmo reincidente neste tipo de "invenções", ontem por exemplo também inventou que destacados militantes dum Partido teriam ido ao encontro dele (se calhar a correr) lhe dizerem que o tal Autarca com o seu comportamento desgraçaria o tal Partido, por altura das Autarquicas!... ( Filipe põe-te a paú o "homenzito" ainda passa a tua frente e passa a ser a fonte de referência dos jornalistas desta praça, visto que é o bloguista mais procurado na praça para lançar as "bombas"!!!...). Enfim Mais Mentiras!!!...


Se calhar o bloguista em questão acha que todos os Partidos são como o dele, em que vão para fora falar "cobras e lagartos" dos seus dirigentes quando estes tomam atitudes que não lhes convém!?... Só pode!!!...


Enfim isto do pensamento único e que só eles é que tem razão já estamos todos habituados (recomendo este "post" que publiquei a alguns dias neste blog, onde são definidas "atitudes típicas destas "figurinhas" de esquerda), por isso mentiras destas não colam!!!...
Só mentiras!!!...


Latas de atum com rosto de Chávez invadem Peru

Sinceramente já não há nada que me surpreenda quando de Hugo Chaves se fala!...

Digo isto, porque surge uma notícia do DN-Lisboa, vinda do Peru que diz o seguinte:


"...Quase uma semana depois do terramoto que assolou o Peru, os moradores de Pisco, Chincha, Ica e Cañete - quatro das localidades atingidas - começaram a receber latas de atum, decoradas com a imagem de Chávez e onde se lia a seguinte mensagem: "Perante as pilhagens, o desespero e o caos, solidariedade com os nossos compatriotas..."


"...Confrontado com a distribuição, algo insólita, destas ofertas, o Presidente peruano, Alan García, desviou o dedo acusador do seu homólogo venezuelano, preferindo apontá-lo ao mais chavista dos seus adversários internos: Ollanta Humala, líder do Partido Nacionalista e candidato derrotado nas presidenciais do ano passado. Que, por acaso, também aparece retratado nas mesmas latas..."


Aposto que o "dedinho" de Chaves esta por detras disto!!!...


PSD: Financiamento ilícito

Desta vez tocou ao PSD ser acusado de ter-se financiado ilicitamente, tendo supostamente recebido das empresas Somague e Brandia Creating, a quantia de 233.415 Euros, referente a serviços prestados ao PSD e à JSD pela empresa Novodesign.

Logicamente que se o PSD esta a violar a Lei deve ser penalizado. Disso não há duvidas nenhumas!...


Só parece-me muito estranho é que para além do PSD e o CDS/PP, tenham sido estes só os únicos Partidos a serem investigados e ao que parece (leia-se a notícia do Correio da Manhã de hoje), até pela PJ. Digo que é estranho pela forma como isto aparece na comunicação social, se temos em conta as tentativas de controlo que a esquerda tenta exercer neste País.


As tantas estamos perante uma campanha muito bem montada para descredibilizar ambos os Partidos que podem ser verdadeiras alternativas ao poder que a esquerda tem neste momento no País.


Não sei!... Posso estar enganado!... Mas!!!!....

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Quem esteja livre de pecado que lance a primeira pedra!!?...

"Quem esteja livre de pecado que lance a primeira pedra!"
Quem não se lembra desta frase!?...

Digo isto a proposito do que dois bloguistas da praça escreveram nestes dias, um deles o Vereador Carlos Pereira, no seu Blog "Apontamentos Sem Nome" (Post: "Porque?") e o outro o Ex-deputado Municipal Paulo Barata no seu Blog "Farpas da Madeira" (Posts: "Vereadores do PS vão solicitar nova auditoria à Câmara do Funchal" e "CDS no Funchal repete façanha de Lisboa?"), em que ambos os Autarcas do PS-Funchal, insinuam que o Vereador Ricardo Vieira poderá estar "com o rabo preso" nalgumas das supostas negociatas envolvendo a Vereação PSD, na CMF.


Não vou defender o senhor Vereador Ricardo Vieira, porque ele não precisa que ninguém o defenda, nem tenho conhecimentos aprofundados sobre o que estes senhores do PS tentam fazer passar sobre a honorabilidade e credibilidade deste destacado militante do CDS.


Mas gostaria de relembrar ao PS-Funchal em geral, que no passado recente muitos já tentaram contra os que hoje "atiram a primeira pedra", semelhantes actos!...


Quem não se lembra por exemplo das acusações do anterior Vereador da CMF Rui Marote, relativamente à má gestão do projecto "Madeira Quality Products" da ACIF, no tempo em que o Dr. Carlos Pereira era Secretário Geral dessa organização?!... Que como se sabe avalou em tempo de eleições a credibilidade do agora Vereador!... Pois é!!!...


E do Vereador Vilhena, que após uma celebre entrevista que deu ao DN-Madeira, em 06-11-2006, passou a estar na "lista negra" dos "violadores do PDM do Funchal", apontado por alguns seus colegas a quando da disputa que teve por conta da Presidência da Delegação Regional da Ordem dos Arquitectos e pelo actual Presidente da CMF.


Frases como: "...Quem quer construir está sempre a tentar esticar a corda, a ver se ganha mais um metro ou mais um andar. Se eu digo (e já me aconteceu) que certa zona só pode ter tantos pisos, o promotor diz que o do lado fez mais. Por isso, ou aceitamos as regras implícitas ou ficamos sem trabalho. O que o arquitecto pode fazer é informar a Câmara que o projecto não cumpre o PDM em alguns pontos. Depois é aceite ou não..."


E mais: "... Às vezes, tenho problemas de consciência. Como vereador da Câmara defendo os interesses públicos, mas como arquitecto devo defender o interesse do meu cliente...


Estas frases avalam profundamente a credibilidade de quem as profere ou não acham!...


Por isso caros socialistas, haja algum respeito pelos outros porque apontar o dedo é fácil e qualquer um de nós pode ser alvo de acusações. Isto de andar a fazer juizos de valor sobre os outros na tentativa de os forçar a seguir as vossas estrategias, para além de ser ridículo, não fazem sentido. Por isso cuidado ao lançar as pedras, porque alguém ainda se lembra de vós lançar alguma!...

sábado, 18 de agosto de 2007

Sismo no Peru: Portugueses podem ajudar as vítimas do terramoto

Segundo o Semánario o "SOL" os portugueses podem ajudar os peruanos vítimas do sismo de quarta-feira, que causou meio milhar de mortos, cerca de mil feridos e deixou milhares desalojados, através de uma conta de emergência aberta no Montepio (o número da conta deve ser solicitado nos respectivos balcões do Banco).

De relembrar que o sismo de quarta-feira no Peru, de magnitude 8,0 na escala de Richter, destruiu cerca de 16.700 habitações, principalmente na capital, Lima, nas cidades costeiras do sul do país, Ica, Pisco e Chincha, e também na região andina de Huancavelica e que foram já contados (até ontem) 337 mortos e mais de mais de 800 feridos no último balanço do sismo.


Fonte: SOL

Mendes solidário com autarca do Funchal

Não podia deixar de registar a atitude do Líder Nacional do PSD em relação ao Dr. Miguel Albuquerque, sendo que ao mesmo tempo referir que ao contrario do que fez no passado recente, nomeadamente em Lisboa, desta vez correu a defender o Autarca!...

Ficam aqui as palavras do Dr. Marques Mendes:



"...Numa nota divulgada pelo gabinete de imprensa do partido, “o presidente do PSD expressa publicamente o seu apoio pessoal e político ao autarca de uma das principais cidades do País”...."


Correio da Manhã



Veremos se nos próximos tempos se esta postura sê mantém!?...


O Vereador do CDS/PP na CMF criticou Governo e PS

Deixo aqui uma pequena passagem do artigo do Diário Digital, referente ao posicionamento do Vereador Ricardo Vieira do CDS relativamente a inspecção a CMF.

"...Em conferência de imprensa, Ricardo Vieira, divulgou publicamente a posição do CDS/PP-M sobre a auditoria realizada ao município do Funchal cujo relatório aponta algumas irregularidades, como violações do Plano Director Municipal, situação que levou os vereadores do PS a apresentarem uma acção de perda de mandato do presidente da Câmara, Miguel Albuquerque.


«A panaceia de conclusões do relatório da auditoria é de tal gravidade que impõem a adopção de medidas urgentes que o CDS/PP em próxima reunião camarária proporá», afirmou Ricardo Vieira.


O vereador do CDS/PP disse ainda que «os serviços de inspecção regional não foram tão longe quanto podia e deviam na análise que fizeram, nomeadamente em matéria urbanística e financeira» à CMF, opinou Ricardo Vieira que sugeriu que deveriam ter também «questionado e enquadrado a responsabilidade dos próprios departamentos do executivo em muitos licenciamentos feitos, como, por exemplo, no cumprimento dos contratos-programa celebrados com a autarquia»..."


"...Ricardo Vieira considerou existir também «falta de legitimidade moral ao PS para agora se armar em campeão da legalidade», apontando que, «dos processos urbanísticos auditados, levados a deliberação da câmara municipal, apenas um votou contra e outro absteve-se, tendo sistematicamente aprovado os restantes».


«Como podem os vereadores que representam um partido político, não sendo apenas representantes de si próprios, não tendo qualquer pejo institucional em levantar a mão acusadora, quando se esquecem do igual comportamento dos seus vereadores na anterior câmara», perguntou..."
--------------------------------------------------------------------------------------
Para os queiram ler mais sobre o posicionamento do Vereador do CDS, podem faze-lo carregando no seguinte "link"


Só espero que agora alguns bloguistas que nestes dias tem andado mais "frenéticos" a conta desta história na CMF, possam agora abrandar um pouco, pelo menos para pensarem no conjunto de asneiradas que andaram a escrever!...

Sondagem sobre o Trabalho da Oposição na CMF

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Salvaguardando a partida que estamos a falar de sondagens que valem o que valem é interessante verificar que desde o inicio deste inquerito, verificou-se que para além duma grande participação dos visitantes deste Blog, que o PS e o CDS andaram ao longo da semana sempre muito próximos, na disputa do primeiro lugar o que demonstra que os cidadãos desta Cidade estão esclarecidos sobre o trabalho dos diversos Vereadores. Sendo que por outro lado verificasse que a situação é diferente quando falamos da Assembleia Municipal (ver resultados da outra sondagem).

De facto podemos verificar que as pessoas premeiam a prudência e o bom senso de quem faz oposição de forma séria e responsável e sem espectáculos mediáticos.


Por outro lado esta sondagem deixa-nos indicadores interessantes tendo em conta a próxima sondagem que hoje lanço relativamente a atitude dos Vereadores do PS, relativamente ao pedido de Perca de Mandato que estes solicitaram ao Ministerio Público, do Presidente da CMF.


Desde já agradeço a todos os que participaram esperando poder continuar a contar com a vossa participação nos próximos inqueritos.

Sondagem sobre o trabalho da Oposição na AMF

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
De facto nesta sondagem não existiram grandes duvidas desde o inicio, os visitantes e votantes claramente estavam esclarecidos. É pena que a comunicação social nesta terra não acompanhe como é devido o trabalho dos Partidos mais pequenos nas Assembleias Municipais, se assim fosse, acredito que os resultados eleitorais em Eleições Autarquicas seria de facto muito diferente.
Por outro lado temos de fazer justiça ao trabalho do Sr. Rui Marote, bem merece!.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Iluminados, ignorantes e imbecis

Caros amigos não resisti "roubar" este texto ao Carlos Carvalho do blog "César & Dama", que espelha muito bem o pensamento de certos bloguistas que pela blogoesfera madeirense deambulam!...



"A Esquerda tende a dividir as pessoas em três categorias:


Os iluminados - os próprios, os detentores da verdade e da sabedoria, o que os torna seres superiores e insuspeitos;


Os ignorantes - os que ainda não foram expostos à luz da vera ideologia, e que por isso precisam de ser educados e esclarecidos;


Os imbecis - aqueles que, tendo sido expostos à verdadeira doutrina, se recusam (por qualquer motivo obscuro) a aceitá-la. Não resta senão insultá-los.


A lógica do pensamento de Esquerda pode resumir-se na seguinte frase: ser democrata é pensar como eu."


(Nota: Nem todos aqueles que são de Esquerda pensam assim!)

Governo alterou perfil de Sócrates na Wikipedia

Outra notícia no mínimo interessante tendo em conta que a denuncia surge dum blog pertencente a um assessor de imprensa do Bloco de Esquerda denominado "Zero de Conduta".

Fica aqui a notícia do Diário Digital (baseada numa outra do DN-Madeira).
Por outro lado "cheira-me" a mais um processo judicial!:


"Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, a descoberta baseou-se numa ferramenta recente, o Wikiscanner, a partir da qual se podem localizar os IP dos computadores a partir dos quais são feitas as alterações e assim identificar o utilizador.
Quando rebentou a polémica sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI) deram-se alterações à biografia do chefe de Governo naquela enciclopédia online e o Wikiscanner permitiu detectar que foi o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER) a retirar controvérsia e também referências de índole pessoal ao texto.
O coordenador operacional do CEGER, Rui Silva, afirmou não poder fazer comentários ao caso, remetendo-os para a tutela política. Por sua vez, o assessor de imprensa do primeiro-ministro, David Damião, negou que as mudanças tenham sido feitas a partir do Centro de Gestão, uma vez que este «não opera com conteúdos».
Apesar de recusar que as alterações tenham sido feitas por instruções directas do primeiro-ministro, David Damião admitiu que as mudanças possam ter sido introduzidas por pessoal do gabinete de Sócrates, do seu secretariado ou até do Governo em geral, sendo o IP associado ao CEGER porque todos os computadores governamentais estão ligados a esse servidor."

Cubo Mágico pode ser resolvido em 26 passos

Uma notícia curiosa!

Quem não se lembra do cubo mágico!?


Cá fica notícia do Sol:


"O quebra-cabeças, também conhecido como cubo de Rubik, tem como objectivo alinhar nove peças da mesma cor em cada um dos seis lados do cubo. Muito popular nas décadas de 70 e 80, o puzzle oferece milhões de combinações diferentes.
Os cientistas Daniel Kunkle e Gene Cooperman utilizaram um computador para investigar a solução do desafio e conseguiram reduzir para 26 o número de movimentos necessários para terminar o cubo.
Até hoje, o menor número de movimentos conseguido era 27 e os cientistas crêem que é possível reduzir ainda mais a quantidade de combinações para terminar o quebra-cabeças.
A dupla de cientistas programou o computador para que analisasse o cubo e atingisse uma das 15 mil posições possíveis. Em cada uma das combinações, o cubo desordenado precisaria de 29 movimentos ou regressar à posição inicial em 26 passos.
O estudo aproxima os cientistas da descoberta do chamado «número de Deus», como é chamado o número mínimo de movimentos para fazer com que o cubo mágico volte à sua posição inicial. Trabalhos teóricos sugerem que o «número de Deus» encontra-se pouco acima do 20.
Kunkle e Cooperman anunciaram suas descobertas no Simpósio Internacional de Computação Simbólica e Algébrica, em Waterloo, na Província de Ontário, Canadá."


SOL com BBC