sexta-feira, 17 de abril de 2009

BE-M põe em causa estratégia política de JMR para Santa Cruz

Acabei de ver e ouvir na RTP-M, que o BE-M, apoiará a lista de Candidatos Independentes a Santa Cruz liderada pelos irmãos Sousa.

Tal apoio do meu ponto de vista coloca em causa toda a estratégia política defendida por José Manuel Rodrigues, que deverá apresenta-la amanhã no Congresso Regional do CDS/PP-M.


Este anúncio do BE-M, nas vésperas deste Congresso, deixa o Sr. José Manuel Rodrigues numa posição desconfortável, visto que se já pouco há para sustentar o apoio a estes Independentes, tendo em conta que o eleitorado que vota CDS, não gosta de confusões nem de coligações com Partidos ou pessoas da área da esquerda, é de perspectivar um futuro muito difícil para o CDS em Santa Cruz.



Para além disso acho desmedida a confiança num bom resultado desta Lista de Independentes que na terra onde surgiu (Gaula) não ganhou, pelo que tentar fazer extrapolar um resultado melhor para TODO o Concelho de SC, parece-me sinceramente pouco realista. E a prová-lo estão os resultados das anteriores eleições em que o mesmo Sr. Filipe Sousa não conseguiu derrotar o actual Presidente de Câmara do PSD, apoiado numa maquina partidária muito mais forte que a do CDS. Factos incontornáveis e que pelos vistos as pessoas andam a tratar disto esqueceram.


O passado já demonstrou isso e só tem servido para a perca de votantes no CDS e o engrossar do PSD. As coligações com o PS, foram a prova mais clara de que não é com coligações que nenhum Partido Político nesta terra ganhara eleições e muito menos entre Partidos nem pessoas que tem origens políticas antagónicas e matrizes Partidárias totalmente contrarias (um autentico contra censo!). Visto que a história demonstra que o PSD-M sempre soube usar estes argumentos muito bem para descredibilizar este esforço conjunto para ganhar pelo ganhar que o CDS e PS já ensaiaram sem nenhum sucesso. O Povo desconfia destas uniões de facto e em especial o eleitorado mais próximo do CDS, que também considera socialistas muito semelhantes ao sociais democratas, na acção governativa. Por isso estas ideias de juntar forças pelo simples facto que aritmeticamente é possível vencer o PSD, em política e na Madeira não resultam. É um facto!...


Sinceramente a muito que digo que o apoio a estes senhores em Santa Cruz, não trazem nada de novo nem de positivo ao CDS-M e muito menos a sua estratégia autárquica, já altamente fragilizada pela fraquíssima organização Concelhia que José Manuel Rodrigues parece querer manter. Porque um Partido que não tem estruturas Concelhias como acontece em Santa Cruz ( e em outros Concelhos da Madeira), corre o sério risco de perder não só votos descontentes com a estratégia seguida, mas acima de tudo corre o grande risco de perder militantes descontentes por verem o seu trabalho em prol do Partido desprezado pela Presidência do Partido, que na prática os despreza, que não os consulta sobre as opções que pretende tomar e pior nem lhes permite que se organizem seriamente para no terreno dia a dia (e não só em vésperas de eleições com até agora tem acontecido), poderem chegar junto das populações e apresentarem as suas propostas e se darem a conhecer como verdadeira alternativa. Projecto mais solido e com maiores garantias de sucesso, que não percebo não seja acarinhada nem incentivada.


Mas não continua-se a apostar em pseúdo-estrelas da dita "Sociedade Civil" (como se a sociedade civil não fosse-mos nós todos?!!) de última hora para esconder estes erros políticos que mais não servem para ir matando aos poucos o Partido e permitir que certas pessoas usem os Partidos Políticos para trampolins para outros voos políticos nomeadamente nas eleições legislativas de 2011. Querem apostar?!...


Erros que custarão caro aquém vier depois do desastre eleitoral de Outubro, que terá que resolver com grande dificuldade e que de certeza levara anos a recuperar com muito trabalho no terreno.


Pela minha parte digo desde já NÃO CONTEM COMIGO para matar o CDS!


Não apoio esta estratégia e espero sinceramente que o Congresso amanhã faça ver ao JMR, o tremendo erro político que irá cometer ao apoiar esta candidatura em Santa Cruz.


Também não deixo de registar a atitude reincidente de JMR, que mais uma vez faz acordos e dá como consumados determinados factos na Comunicação Social, quando estes ainda não foram sequer discutidos nos órgãos internos do Partido, o que mais uma vez registo com muita pena e fazem com que vozes como a minha venham a público mostrar o seu desagrado.


É pena!...


Sem comentários: