segunda-feira, 20 de abril de 2009

"O Pantano"?: Resposta a Paulo Martins

Acabei de ler o artigo de opinião do Sr. Paulo Martins no DN-Madeira e sobre ele queria tecer alguns comentários, tendo em conta as referências feitas a um texto que por cá escrevi relativamente ao posicionamento do CDS-M, sobre o Movimento de Independentes de Santa Cruz.

O Sr. Paulo Martins no tal artigo de opinião do DN-M, refere fazendo referências ao "Cortar (d)a Direita" (http://www.cortardadireita.blogspot.com/), que o CDS no seu Congresso que ocorreu neste fim de semana passado, tentou eventualmente condicionar e instrumentalizar o Movimento de Independentes de Santa Cruz.


Acrescentando que o CDS iria impor lugares e outras condicionantes aos Independentes para os apoiar e fazer listas conjuntas, pasmando-se com a recusa do Congresso do CDS em aceitar que o Partido aceite pertencer a listas de Cidadãos Independentes que contém com apoios do Bloco de Esquerda, mesmo que essas listas não tenham candidatos desse Partido.


Sinceramente não consigo em primeiro lugar entender o Sr. Paulo Martins e do porque ter ficado "pasmado" com este posicionamento?! E digo isto porque o estranho é ver o BE-M, apoiar uma lista de Cidadãos Independentes, que não lhe pediu o seu apoio, situação bem diferente de aquela que aconteceu com o CDS-M, em que este Grupo de Independentes foi ao encontro deste Partido, pedindo o seu apoio.


Em segundo lugar, foi também o próprio Movimento de Independentes de Santa Cruz, que na apresentação da sua candidatura, fez questão de que só o CDS-M estivesse presente. Sendo que para mim e para qualquer cidadão mais atento este acto pode ter uma simples e única leitura e que é só querer contar com CDS. Porque se não fosse assim, porque também não convidaram o BE?


E mais, ontem no Congresso Regional do CDS, estes Independentes que se fizeram representar por três dos seus dirigentes, aplaudiram e mostraram para quem quisesse ver a sua concordância com muitas das propostas e reivindicações que a liderança do CDS fez, num sinal de grande aproximação ao CDS que publicamente já tinha dado a conhecer as suas condições para abraçar esse projecto.


Por isso senhor Paulo Martins é o Movimento de Independentes que escolhe com quem quer ir a eleições, ao CDS, cabe como Partido Político que esta no terreno há mais de 30 anos, dizer-lhes que estamos disponíveis, mas há condições previas que devem ser previamente resolvidas, para não prejudicar o futuro dum Partido que independentemente do resultado destas eleições, deverá continuar a sua luta política em prol das populações no futuro. Há mais vida para além de 2009!...


Repare que para esta conjugação de esforços ser aceite por uma fatia da população mais próxima ao CDS e que eventualmente poderia votar neste Partido, há coisas que não se podem confundir. Essas pessoas sabem que o CDS, tem um ideário, uma matriz política própria e um programa político muito bem definido e por isso votam neste Partido e não no BE. Quando surge a hipótese de conjugação de esforços para que o CDS apoie um outro projecto político para o qual foi convidado e este possa ter sucesso, deve dizer a essas forças que querem o nosso apoio, que há um eleitorado que não podemos defraudar e que para tal existem condições previas que são necessárias acautelar para garantir reais hipóteses. E com isso também garantir que o CDS em futuros actos eleitorais possa continuar a merecer a confiança dos seus potenciais eleitores, que não viram este Partido abraçar outros projectos totalmente descaracterizados politicamente, apenas para tentar obter uma vitoria pela vitoria, sem olhar a meios e aos parceiros com que eventualmente se venha associar.


Não sei o que eventualmente pensaria sobre isto um potencial eleitor do BE, mas julgo que um potencial eleitor CDS e mesmo um potencial eleitor do Movimento de Independentes, não votaria em listas em que Partidos com matrizes, ideários e até programas políticos que são totalmente antagónicos, só se juntaram para tentar meramente ganhar umas eleições! É muito pouco para mobilizar as pessoas para um projecto político totalmente desprovido de conteúdo que se quer sério e realmente mobilizador. Alias este agrupamento a toa de Partidos só pode dar argumentação ao PSD, que como deve perfeitamente compreender usaria isto para descredibilizar os seus adversários, neste caso a lista de Independentes.


Sr. Paulo Martins, se houve alguém que tentou manipular, esse alguém foi o próprio BE-M, visto que o apoio dado unilateralmente por este Partido a lista de Independentes de Santa Cruz, só foi conhecido nas vésperas do Congresso Regional do CDS, que como já era do conhecimento público discutiria este assunto, tentando com isso manipular e condicionar o CDS e o próprio Movimento, que com a sua presença e postura no encerramento deste Congresso, julgo responderam muito bem a estas manipulações!


Pelos vistos e tendo em conta este artigo de opinião do Sr. Paulo Martins, o BE-M também parece estar num "pântano", primeiro porque se calhar não tendo ninguém a altura do confronto eleitoral em Santa Cruz, "joga" esta cartada para tentar dividir Independentes e estes com o CDS, em segundo lugar parece estar de facto num "pântano" porque, quando o BE-M, contrariando a postura política do seu Partido ao nível nacional, esquece a sua matriz ideológica e avança no apoio a uma lista de Independentes que a partida contaria com apoio do CDS é de facto de "pasmar"!...







6 comentários:

blococamaradelobos disse...

Meu caro Roberto Rodrigues:
Não querendo entrar em considerações sobre o que diz no seu blogue sobre este assunto, o facto é que o Movimento "Juntos Pelo Povo" parece subscrever o que o meu camarada Paulo Martins escreveu no seu artigo de opinião. caso contrário não o transcreveriam na íntegra no seu site oficial. Veja em http://juntospelopovo.com/?p=167

Roberto Rodrigues disse...

Aos Sres. do "Madeirabloco",

1º Transcrever o texto do sr. Paulo Martins, não quer automaticamente dizer que estão na integra deacordo com a totalidade do que lá esta escrito.

2º Eu próprio concordo parcialmente com o que o sr. Paulo Martins refere nesse texto, salvo as considerações que aqui também já referi.

3º Só este Movimento é quem tem que definir com quem quer fazer o caminho. A "bola" esta desse lado.

4º O Congresso do CDS disse claramente e publicamente como aceita apoiar Listas de Independentes.

5º A titulo pessoal, entendo que o Movimento de Independentes caso não esclareça esta situação, poderá colocar em causa um acordo para ter o CDS como seu parceiro nessas eleições.

6º Imaginemos que concretiza-se o acordo Independentes/CDS, sem que os tais Independentes rejeitem o apoio do BE, e que o BE não terá a partida nenhum seu elemento indicado nas listas (mera hipotese académica!). Acha que os militantes e eleitores do BE, votariam em listas onde só constam nomes de independentes e de CDS's? Creio que não. O que do meu ponto de vista só prejudica o projecto na generalidade porque para além dos bloquistas não votarem muitos CDS's também não o farão de certeza. Não acham?

RR

António Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Rodrigues disse...

Sr. António Luís,

Pela minha parte tudo aquilo que haveria para dizer já foi dito.

Depois do Congresso do CDS, onde tudo foi clarificado e tornado público, importa de facto deixar que as coisas tenham a sua evolução natural.

Cabe aos Independentes de Sta. Cruz decidirem o que querem e como já disse a bola esta desse lado.

Vamos aguardar!...

Cumprimentos

RR

António Mello disse...

Caro Roberto Rodrigues ontem apaguei o comentário que fiz para reparar alguns lapsos na escrita, mas vejo que não republicou o comentário, peço-lhe que o faça.



Penso que o Partido Popular apoia os independentes porque acha que isso será um contributo para a mudança em Santa Cruz e na Região. Sozinho provavelmente não terá um resultado famoso no Concelho, mas é certo que não terá qualquer problema em conseguir o número de candidatos necessários para concorrer.

Já o Bloco de Esquerda está naquela fase conhecida como o "canto do cisne". As eleições autárquicas são dramáticas para este partido e o que estas pessoas que fizeram nas vésperas do congresso do NOSSO partido foi a maior garotice que conheço. Julgo que a ideia não deve ter partido dum garoto, mas sim dum dinossauro inócuo, triste, velho e cansado. Uma fraude para a política madeirense. Qualquer coisa serve, menos ter de admitir que não conseguem concorrer em todo o lado... devemos perdoar pois trata-se de uma questão de sobrevivência.

Agora, é preciso compreender a posição do Movimento - da qual a ideia é aglutinar - e perceber que não podemos expo-los ou a esta situação. Acho que por isso mesmo a polémica deve terminar de imediato para o sucesso do projecto. Claro que se for para a sobrevivência do Bloco quanto mais polémica melhor até o CDS ser excluído.

Roberto Rodrigues disse...

Caro Sr. António Luís,

OK!, já esta!...

Desculpe o atraso!

Abraço

RR