sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Liberalização Aérea da Madeira poderia ter sido melhor

De facto um ano após a Liberalização do transporte aéreo entre a Madeira e o Continente fica a sensação de que todo este processo poderia ter sido melhor.

De facto houve uma certa baixa de preços em épocas não altas, mas os residentes e os estudantes em especial continuam desprotegidos, tendo em conta que se é hoje possível comprar viagens bastante baratas, também dependendo das necessidades de deslocação podemos também pagar valores absurdos por uma mesma viagem. Situações de urgência de última da hora então é para esquecer!...


Esta liberalização serviu mais ao Estado do que aos Madeirenses, visto que o subsídio anteriormente atribuído baixou dos 110 para 60 euros e acabou definitivamente com a tarifa de estudante.


Desde sempre o CDS/PP-M, entendeu que a solução passaria por colocar um tecto máximo nas tarifas, que salvaguarda-se situações grande procura, mas os Governos quer da República (PS) e o da Região (PSD), nunca quiseram. E mais esta sempre foi uma medida que os profissionais do sector sempre defenderam, mas que teimosamente nem o PS nem o PSD aceitam.


Sobre os estudantes então nem se fala!... A muito que o CDS e a própria JP-M, tem vindo a chamar a atenção para o problema propondo soluções realistas e adequadas para este problema, mas nada!... E reparem que estas propostas da JP-M, são mais abrangentes porque não só limitam o acesso ao subsídio aos jovens que estejam apenas a fazer uma licenciatura, mas também a todos os que indiferentemente a idade que tenham, continuem apostar numa valorização pessoal, através de mestrados e doutoramentos.


Por isso, passado um ano, fica a sensação de ter sido pouco muito pouco o que foi conseguido!...


Os Madeirenses mereciam melhor!...

Sem comentários: