terça-feira, 21 de abril de 2009

RTP-Madeira continua a não prestar bons serviços a democracia e a liberdade na RAM

Hoje o Telejornal da RTP-Madeira das 21h abre com a notícia da reviravolta ou cambalhota (se assim se pode chamar!), na lista do PSD para as eleições Europeias.

Acontece que o Jornalista de serviço de forma pouco ética, irresponsável e até violadora do mais elementar principio de isenção democrática refere-se ao Candidato do PSD-Madeira, como o "Candidato da Madeira pelo PSD". Situação que em democracia é inaceitável e que merece toda a atenção por parte da Autoridade para a comunicação Social, que deve rapidamente sancionar e reprovar este tipo de comportamento jornalístico, a Direcção Jornalística da RTP-M, responsável pelo Telejornal, porque estamos perante uma falta grave de isenção jornalística e uma deturpação que em primeira analise visa deturpar a realidade relativamente a este assunto. Porque em abono da verdade, o Dr. Nuno Teixeira não é o Candidato da Madeira ao Parlamento Europeu, mas sim um dos vários candidatos que os diversos Partidos na RAM, indicam para representar caso sejam eleitos os interesses dos Madeirenses, no Parlamento Europeu.


E reparem o critério! Quando chegou a vez de falarem da Candidatura do PSD-Açores, o mesmo Jornalista pouco tempo depois referiu-se como "a Candidata do PSD-Açores", consideração correcta que não foi utilizada quando este fez referências ao Candidato do PSD-Madeira. Critérios duvidosos e pelos vistos premeditados que visam favorecer politicamente a Candidatura do PSD-Madeira, cá na Região.


Chega de tanta mediocridade jornalísticas, chega de tentarem insultar-nos em termos intelectuais!...


Julgo que lamentavelmente a Televisão da Madeira esta a caminho de deixar de ser a televisão dos Madeirenses para ser a cada dia que passa a Televisão do PSD e do seu Governo na RAM.


Até quando temos de suportar esta falta de liberdade??!...

2 comentários:

Luis Melo disse...

Ironia: a única forma de comentar a entrevista do PM

Questionado sobre o que tem dito Cavaco Silva, respondeu: "As palavras do PR não se referem ao governo, porque o governo não está a fazer isso". Pois não, Cavaco referia-se ao governo da Gronelândia.

Sobre as grandes obras e os seus estudos de custo/benefício, Sócrates soube dizer apenas: "Vão ao site do ministério das obras públicas e têm lá todas as informações". Muito obrigado Sr. PM. Excelente esclarecimento aos portugueses.

Relativamente à crise que se abate sobre Portugal, o PM disse: "É preciso que os portugueses saibam que a OCDE prevê uma recessão para a Alemanha 5.6%, Itália 4.3%, Japão 6.6%". Exacto, mas sobre o que se passa neste país, não precisam de saber.

E disse mais: "Eu quero chamar a atenção para o seguinte: A Irlanda...". Exacto, é essencial chamar a atenção dos portugueses para a Irlanda, e desviar as atenções do que se passa em Portugal.

No meio das soluções para a crise: "Demos um apoio pré-natal que atinge 157.000 grávidas". Olha, estás a ver que generoso que é este governo. Existem 500.000 desempregados, mas esses que se amanhem. Agora o complemento para grávidas, isso sim é essencial nesta altura.

Por último, sobre o caso Freeport, José Sócrates disse: "Não tenho intervido sobre o caso Freeport, por respeito pela seriedade da investigação" [...] "Há uma coisa que não quero deixar de dizer. A forma como nasceu o caso Freeport. Foi a PJ em conjunto com dirigentes do PSD e do CDS". Então em que é que ficamos? a investigação é séria ou não?

"Disseram que havia uma queixa em Bruxelas. Não é verdade, essa queixa foi arquivada". Ora bem, se foi arquivada é porque havia realmente uma queixa. E sendo assim era verdade, certo?

"Eu agirei contra todos aqueles que me citem neste processo". Será que também vai agir judicialmente contra a polícia inglesa?

"O silêncio dos outros profissionais, em relação ao Telejornal da TVI vai contra o código deontológico dos jornalistas". Hum... e os comentários e artigos de opinião da sua namorada? Não vão eles contra esse estatuto também?

Roberto Rodrigues disse...

Concordo plenamente consigo.

Sócrates mostrou que convive mal com a crítica e com a realidade.

Arrogância e ironia são a marca deste homem.

Abraço

RR