quarta-feira, 29 de abril de 2009

Funchal: A Sondagem do DN-Madeira

Segundo o DN-Madeira de Hoje, se as eleições fossem hoje o PSD voltaria ganhar com uma margem confortável no Funchal. Os números apontados pelo jornal são estes: 46,6% dos inquiridos garantiram escolher o PSD, 19,8% o PS, 4,9% o CDS/PP, 4,1% a CDU, 3,7% o BE, 2,8% o PND e 2% o MPT

Todos nós sabemos que as sondagens valem o que valem , mas os indicadores mostram que lamentavelmente o PSD reúne condições para novamente ganhar a principal Autarquia da Região.


Por outro lado, é possível ver que o Povo também não confia o suficiente na restante oposição para equilibrar a balança. Sendo que o mais notório é que o PS, cai a cada dia que passa.


O CDS, recupera terreno, tendo em conta anteriores sondagens que sempre são muito desfavoráveis. Esta sondagem volta a colocar o CDS como 3ª força política no Município e mostra que afinal o trabalho do Dr. Ricardo Vieira e do Sr. Rui Marote é valorizado. Mostra também que o eleitorado não vai na conversa de gente que tentou assassinar politicamente o Vereador do CDS. A sua actividade política, as propostas que conseguiu passar, são valorizadas pelo eleitorado que esta farto do mero vota abaixo de muitos Partidos.


Do PCP ou CDU, apenas dizer que pelo percurso do seu trabalho na vereação, que foi verdadeiramente cinzento, mau até, não passou desapercebido a ninguém. Toda gente percebeu que os comunistas na vereação não foram uma mais valia para a Cidade.


Do BE, o de sempre não passa disso. Não tem ganho absolutamente nada com o bom momento que o Partido atravessa a nível nacional. Muitas fragilidades ao nível do discurso, que é semelhante ao da CDU e ao da antiga UDP, fazem com que este Partido não cresça no meio mais urbano da Região.


MPT, o esperado, zero de influência. Não teve até agora nenhuma preocupação particular para com a Cidade, como acontece com outras localidades da Região. Julgo que o MPT descurou até agora um discurso e uma acção mais directa para com o Funchal. E a consequência é pouca motivação no eleitorado.


Do PND, apenas dizer que nem o Carnaval diário com que intoxicam a opinião pública, nem as campanhas negras para denegrir adversários políticos surtiram efeito. Tal como já o disse este Partido em 2011 vai desaparecer.




2 comentários:

Roberto Almada disse...

Meu caro amigo: não se deixe deslumbrar pelas sondagens. E não atire pedras aos outros. Olhe que há quem diga que existe outra sondagem aí (a tal que foi mandada fazer pelo PS, mas que não foi divulgada por ser má para esse partido!) que dá valores bem diferentes quer ao CDS quer ao BE. Mas, tudo isso, são apenas sondagens. Eu quero é ver o voto nas urnas. O resto são cantigas!

Roberto Rodrigues disse...

Caro Roberto Almada,

Eu disse logo de inicio que as sondagens valem o que valem, por isso não estou deslumbrado.

Mas o RA, deverá reconhecer que a campanha contra o Ricardo Vieira visou "arrebentar" com ele e com o CDS no Funchal, mas afinal não surtiu o efeito desejado e isso acredito a sondagem nos dá a noção. E digo lhe mais! Aposto consigo que o DN-M, deverá ter suprimido alguns dados, porque quando se pergunta se Miguel Albuquerque deverá continuar, julgo que outras perguntas semelhantes foram de certeza feitas em relação aos restantes vereadores da oposição e se o DN-M, não as publicou é porque as referências que a sondagem lhes deu não interessava publicar. O habitual!...

Outra verdade Roberto e julgo ser consensual é o efeito BE, que no continente tem vindo a capitalizar votos, mas na Madeira e em especial no Funchal, não será assim tão importante quanto isso e esta sondagem, pelo menos dá indicação disso. Julgo que tem a ver com a V. postura e discurso, que por vezes é muito semelhante ao da CDU-M. De qualquer forma não veja esta opinião como uma tentativa de atirar pedras para cima de ninguém, porque não o é!...

Por isso toca a esperar para ver!...

Abraço

RR