quinta-feira, 30 de abril de 2009

Presidente do Governo Regional já regista mais de 20 dias em viagens oficiais

Também segundo o DN-Madeira, "...desde o início do ano, Alberto João Jardim já esteve cerca de 30 dias fora da Madeira. A manter-se a média, até ao fim do ano, serão três meses fora... mais as férias."

Sobre isto julgo, que o Presidente do Governo Regional não pode continuar a manter o silêncio sobre estas viagens e deve justificar o dinheiro dos contribuintes gastos nestas deslocações.


Aqui julgo, que os Partidos com assento parlamentar na ALM deverão exigir a vinda ao Parlamento do senhor Presidente do Governo, que deve prestar contas claras destas deslocações e respectivas despesas ao 1º Órgão da Autonomia, a quem lhe compete a fiscalização dos actos do Governo e do seu Presidente.


Chega em tempo de crise não haver transparência na utilização dos dinheiros públicos!...


São os nossos impostos que pagam isto tudo e merecemos saber como é gasto e em que!...



Actual liderança do PS-M satisfeita com sondagem?

Segundo o DN-Madeira de hoje o Prof. Agostinho Soares em representação da Direcção do PS-M, comenta a sondagem referindo que: "estamos perante um resultado motivador". Referindo também "...que representa um descolar do mau resultado de 2007, o que cria condições para bons resultados este ano e um élan para ganhar 2011."

Com todo o respeito, mas duma coisa podemos estar todos certos, esta satisfacção socialista em relação aos resultados futuros são exageradamente optimistas, quando todos os dias assistimos a trocas de galhardetes entre socialistas, que TODOS os dias continuam a afirmar que assim não vão lá. Se assim é, como esperam divididos como estão, recuperar terreno ao PSD-M? Sem credibilidade perante os militantes socialistas e o eleitorado, como esperam de facto ganhar em 2011?


Alice, Alice, onde estas??!!!...


São só Maravilhas na Praça Amarela!!!...


Uma resposta a quem possa interessar!...

Vamos dar tempo ao tempo!... E no fim faremos todos as analises e as contas necessárias.

O que se tinha a dizer já foi dito, nós sabemos o que nos pediram, nós também já dizemos o que devemos garantir para acautelar o presente e o futuro.


Tudo o resto é desespero de alguns, que estão a ver o barco passar e eles a ficar em terra!...


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Funchal: A Sondagem do DN-Madeira

Segundo o DN-Madeira de Hoje, se as eleições fossem hoje o PSD voltaria ganhar com uma margem confortável no Funchal. Os números apontados pelo jornal são estes: 46,6% dos inquiridos garantiram escolher o PSD, 19,8% o PS, 4,9% o CDS/PP, 4,1% a CDU, 3,7% o BE, 2,8% o PND e 2% o MPT

Todos nós sabemos que as sondagens valem o que valem , mas os indicadores mostram que lamentavelmente o PSD reúne condições para novamente ganhar a principal Autarquia da Região.


Por outro lado, é possível ver que o Povo também não confia o suficiente na restante oposição para equilibrar a balança. Sendo que o mais notório é que o PS, cai a cada dia que passa.


O CDS, recupera terreno, tendo em conta anteriores sondagens que sempre são muito desfavoráveis. Esta sondagem volta a colocar o CDS como 3ª força política no Município e mostra que afinal o trabalho do Dr. Ricardo Vieira e do Sr. Rui Marote é valorizado. Mostra também que o eleitorado não vai na conversa de gente que tentou assassinar politicamente o Vereador do CDS. A sua actividade política, as propostas que conseguiu passar, são valorizadas pelo eleitorado que esta farto do mero vota abaixo de muitos Partidos.


Do PCP ou CDU, apenas dizer que pelo percurso do seu trabalho na vereação, que foi verdadeiramente cinzento, mau até, não passou desapercebido a ninguém. Toda gente percebeu que os comunistas na vereação não foram uma mais valia para a Cidade.


Do BE, o de sempre não passa disso. Não tem ganho absolutamente nada com o bom momento que o Partido atravessa a nível nacional. Muitas fragilidades ao nível do discurso, que é semelhante ao da CDU e ao da antiga UDP, fazem com que este Partido não cresça no meio mais urbano da Região.


MPT, o esperado, zero de influência. Não teve até agora nenhuma preocupação particular para com a Cidade, como acontece com outras localidades da Região. Julgo que o MPT descurou até agora um discurso e uma acção mais directa para com o Funchal. E a consequência é pouca motivação no eleitorado.


Do PND, apenas dizer que nem o Carnaval diário com que intoxicam a opinião pública, nem as campanhas negras para denegrir adversários políticos surtiram efeito. Tal como já o disse este Partido em 2011 vai desaparecer.




sábado, 25 de abril de 2009

A Gente que anda a brincar com os Madeirenses

Hoje o Funchal amanheceu com várias bandeiras da FLAMA colocadas em vários pontos da Cidade.

Segundo li no DN-Madeira, estas bandeiras não só foram colocadas por cá, também foram colocadas no Porto Santo e em Lisboa, junto a Universidade Católica.


Tal como o deputado socialista, André Escórcio referiu, a certos indivíduos que andam a brincar com fogo, e acredito que no final de contas se vão dar mal.


De qualquer forma acho bem que se investigue muito bem isto. Somos Portugueses e isto em nada ajuda a RAM, perante o Estado Central.


Também concordo com o deputado André Escórcio, quando refere que o Presidente da República não pode deixar passar em claro uma situação destas. Tem de falar!...


Por outro lado acho que nós Madeirenses não nós podemos deixar intimidar pelo tal comunicado atribuído a FLAMA, que diz:


"(...) por não querermos pertencer a um País (...) a FLAMA, para já de forma pacífica, reiniciará a luta".





A proposta da JSD-M não serve!...

A JSD-M, também por conta de se assinalar um ano da Liberalização do transporte aéreo entre a Madeira e o Continente, repetiu aquela que tem sido a proposta do PSD, que passaria a pagar em vez do pagamento de 30 euros de reembolso por cada viagem, 50% do valor aos residentes e uma majoração de 15% para os estudantes.

Ora essa proposta, tal como já foi dito quer pelo CDS, quer por outras personalidades ligadas ao sector, seria um erro visto que isso faria com que os preços aumentassem gradualmente. Criando um efeito contrario ao desejado e matando a Liberalização.



Esta proposta só por si nunca vingará, por ser manifestamente irrealista e nenhum Governo em Lisboa indiferentemente da cor partidária vai faze-la aprovar. É ruinosa para o Estado.


De facto mais uma vez a JSD-M de Vânia Jesus, estuda pouco os dossiês e avança com propostas simplistas e superficiais, que até o seu próprio Governo Regional já abandonou, porque percebeu que esta proposta tinha mais fraquezas do que virtudes (pelo menos nunca mais se ouviu a Sra. Secretária do Turismo falar do assunto!?).


Não há muitas voltas a dar!... A solução passa por aquela proposta que o CDS tem vindo a defender e que aqui tenho vindo a chamar a atenção, também pelo abaixamento das taxas aeroportuárias e o aumento de mais companhias na rota, como outros também tem vindo a defender. O resto é pura perca de tempo, que sai caro aos Madeirenses!...


Eu tenho muito orgulho de ser quem sou!...

De facto há uma lei da física que diz que os extremos se atraem e na verdade isso acontece até na política!...

Há uns "cromos" de extrema direita e até do PCP, que volta e meia ficam com umas tremendas dores de cotovelo e lá se lembram de mim!...


Esses patetas que nunca dão a cara, usam e abusam do anonimato que o 25 de Abril lhes deu para tentar denegrir a imagem das pessoas que dão a cara por aquilo em que acreditam, julgando que ficarão impunes a vida inteira. Pode ser que um dia se enganem!...


Estes "cromos" como já referi, tentam como outros no passado denegrir a minha imagem, relembrando a tal "estória" do tal plágio que me foi imputado ao Dr. Vital Moreira e ao Dr. Vicente Jorge Silva. De facto muito originais não acham!...


Já aqui o disse no passado, cometi como todos cometem erros e sobre eles na devida altura assumi as minhas responsabilidades. Sei o que fiz e sei qual foi o meu erro. Quem tinha de se pronunciar sobre isso pronunciou-se. E ponto final.


Não serão nem extremistas de direita nem comunistas, a julgar-me, porque não lhes reconheço o direito nem moral para isso. Muito menos pessoas que nunca dão a cara. Quem não tem rosto não tem moral e muito menos coragem para frontalmente me acusar do que quer que seja. SÃO APENAS COBARDES!...


Sei qual é o seu receio!...


Tremem-lhes as pernas ao pensar que poderei por em causa os resultados esperados no Concelho de Câmara de Lobos nas próximas eleições Autárquicas. Andam de facto muito preocupados com aquele que tem sido o meu trabalho em Câmara de Lobos e utilizam a difamação para tentar "queimar" mais um adversário político.


E isto acontece sem saberem ao certo se serei ou não candidato!... Imaginem se eu confirma-se essa disponibilidade, o que não seria!!?...


Julgaram pelas minhas discordâncias com a direcção do meu Partido, que esse cenário estava totalmente posto de parte, mas agora que me viram continuar a luta política, a preocupação tomou conta deles e os ataques começam aparecer!...


O que posso dizer é que nenhuma decisão foi ainda tomada.


Vão tomando os "cházinhos" necessários para acalmarem, como certos senhores do PCP já fizeram a certa altura! Acalmem porque as decisões que a mim dizem respeito as tomo quando as entender tomar e não sobre pressão de gentalha que não vale mais do que um mero anonimato.


Eu sei quem sou, e tenho orgulho de todo o meu percurso de vida. Cometi erros, como qualquer ser humano, mas também soube reconhece-los. Não preciso de lições de moral de ninguém graças a Deus.


Aos que tem a lata de me apontarem o dedo, aconselho a terem mais cuidado porque no dia que se saiba publicamente quem são, saberão na pele o que é cair na sua própria teia e ai veremos o seu real valor!...


Quem cospe para o céu...










35 anos do 25 de Abril: "E o Povo pá?"



"35 anos depois. Haja de novo quem interprete as aspirações e os interesses da esmagadora maioria do Povo Português."

31 da Armada




sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Liberalização Aérea da Madeira poderia ter sido melhor

De facto um ano após a Liberalização do transporte aéreo entre a Madeira e o Continente fica a sensação de que todo este processo poderia ter sido melhor.

De facto houve uma certa baixa de preços em épocas não altas, mas os residentes e os estudantes em especial continuam desprotegidos, tendo em conta que se é hoje possível comprar viagens bastante baratas, também dependendo das necessidades de deslocação podemos também pagar valores absurdos por uma mesma viagem. Situações de urgência de última da hora então é para esquecer!...


Esta liberalização serviu mais ao Estado do que aos Madeirenses, visto que o subsídio anteriormente atribuído baixou dos 110 para 60 euros e acabou definitivamente com a tarifa de estudante.


Desde sempre o CDS/PP-M, entendeu que a solução passaria por colocar um tecto máximo nas tarifas, que salvaguarda-se situações grande procura, mas os Governos quer da República (PS) e o da Região (PSD), nunca quiseram. E mais esta sempre foi uma medida que os profissionais do sector sempre defenderam, mas que teimosamente nem o PS nem o PSD aceitam.


Sobre os estudantes então nem se fala!... A muito que o CDS e a própria JP-M, tem vindo a chamar a atenção para o problema propondo soluções realistas e adequadas para este problema, mas nada!... E reparem que estas propostas da JP-M, são mais abrangentes porque não só limitam o acesso ao subsídio aos jovens que estejam apenas a fazer uma licenciatura, mas também a todos os que indiferentemente a idade que tenham, continuem apostar numa valorização pessoal, através de mestrados e doutoramentos.


Por isso, passado um ano, fica a sensação de ter sido pouco muito pouco o que foi conseguido!...


Os Madeirenses mereciam melhor!...

Aumento do Desemprego é dramático na RAM: Já são mais de 11.456 desempregados!...

Os números conhecidos do desemprego na RAM, dados hoje a conhecer pelo DN-Madeira de hoje, são tremendos!...

Sendo que a taxa de desemprego mais uma vez é mais elevada que a do restante País, nomeadamente na casa dos 9%, décimas acima que aquela que existe no restante território Português que se cifra na casa dos 8,6%.


Há quem diga que estes valores do desemprego já não se verificavam desde 1974, sendo que os números são de facto assustadores se comparar-mos com os valores do mês anterior (Fevereiro) e do mês homólogo (Março de 2008), com mais 6,2% (10.789) e mais 32,7% (8.635), respectivamente. Portanto mais mais 667 desempregados num mês!...


Atenção que estes números só mostram parte da realidade porque existem outros tantos desempregados, que em situação de emprego precário, não estarão inscritos no Instituto do Emprego, visto que não terão direito ao subsídio de desemprego e por consequência não farão partes destes números agora conhecidos. Isto para não falar daqueles que estarão a ser re-encaminhados para formação profissional e que também não entram nestas contas.


De facto esta aos olhos de qualquer um isto é uma tragédia. Quase me atrevo a dizer que qualquer um de nós conhece alguém que ficou desempregado recentemente e alguns de nós conhece pessoas da sua própria família também nesta situação, com dificuldades tremendas, tendo em conta os encargos familiares assumidos e que agora dificilmente poderão pagar. Um autentico drama de contornos muito graves, que promete agudizar-se nos próximos meses.


E por parte do Governo Regional, que soluções? Nenhumas!...


Negam simplesmente estes números!...


E o Povo de se lixe!!!...


É tempo de por esta gente no sítio!... Rua!!!...




quarta-feira, 22 de abril de 2009

22 de Abril - Dia da Terra

Não é um dia inscrito nas listagens dos Dias Internacionais temático, mas é um dia que se celebra por todo o mundo. Não é propriamente um dia em agenda, mas tem provocado de alguma forma a consideração da Terra em muitas agendas. Tem tido consequências. A história da origem da celebração deste dia, e proposta de análise de pegada ecológica.

Fonte: CNE

O Pior cenário económico desde 1975

O Fundo Monetário Internacional prevê para Portugal uma queda de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, com a taxa de desemprego a atingir os 9,6%.

As previsões do FMI para a contracção da economia portuguesa comparam divergem com a previsão de 3,5% apontada pelo Banco de Portugal no Boletim Económico da Primavera.


De acordo com a instituição internacional, o desemprego em Portugal deverá fechar o ano nos 9,6% da população activa, contra os 7,8% estimados pelo INE para o quarto trimestre de 2008.


De acordo com o relatório "World Economic Outlook - Crisis and Recovery" para 2009, o FMI prevê que os preços subam em Portugal 0,3 por cento este ano, ao contrário do Banco de Portugal que estima, no boletim económico da Primavera, uma descida dos preços em 0,2 por cento.



Meus Amigos estamos perante o Pior desempenho da Economia Portuguesa desde 1975, (vejam também este blog).
Será que estas instituições também vão levar com um processo por difamação?!!...


E sobre isto o mais "sábio" economista afecto ao PS-M, nada refere?!!... Deve ser que já não acredita nos dados destas entidades!!!... Pois!!!...


E Sócrates como vai reagir?!!...


Já sei!!!... Vou ser também chamado de abusador, de ofendedor, mentiroso, etc...


Pois não me admira nada!!!...

Definitivamente o PS-Madeira deixou de ser alternativa política na RAM

Quem tem vindo a acompanhar quer na comunicação social, quer na blogoesfera regional, o que se tem dito e escrito sobre a situação interna do ainda maior Partido da Oposição (o PS-M), percebe claramente que o caos esta totalmente instalado nesse Partido.

O PS-M, esta a "ferro e fogo" e promete para breve entrar em tremenda convulsão, tendo em conta as últimas "pegas" que temos vindo a assistir entre bloguistas socialistas.


Basta simplesmente dar uma vista de olhos a estes blogs ("Basta Que Sim", "Farpas da Madeira", "Duarte Gouveia", "Urbanidades da Madeira", "Com que Então", "Apontamentos sem Nome", "Replica e Contrareplica" e "Pode Ser Liberdade") para ver o estado lastimável em que se encontra este Partido.


Por isso é por demais evidente que o Partido Socialista da Madeira deixou tal como o seu ainda líder, o Dr. João Carlos Gouveia, de serem uma real alternativa a governação PSD na RAM.


É tempo dos Madeirenses, deixarem de perder tempo com esta gente e virarem-se para a restante Oposição, onde de certeza poderão encontrar pelo menos no CDS, estabilidade e um projecto alternativo e responsável em que confiar.


É tempo de virar a página!...



A Entrevista a José Sócrates na RTP

Também fui um dos que viram e ouviram o ainda Primeiro Ministro José Sócrates, na entrevista de ontem a noite na RTP. Desta entrevista quero salientar o seguinte:

1. Sócrates convive mal com a critica e sempre que foi chamado a pronunciar-se sobre a realidade portuguesa, fugiu;


2. Mostrou que esta esgotado politicamente e sem soluções para ultrapassar a crise;


3. Mostrou também ser um homem obsessivo (tal como AJJ), que só vê na construção de grandes obras a solução para tirar Portugal do marasmo, provocado pelas suas políticas económicas e de finanças, que deram cabo das empresas e das famílias neste País;


4. Nada disse sobre como resolver a crise portuguesa, agravada pela crise mundial, nomeadamente de como vai ajudar as micro, pequenas e médias empresas asfixiadas pelo seu Governo, nada!...


5. E para o desemprego que soluções? Também nada. Só falou em dar mais subsídios!... Portanto anunciou que vai alargar o subsídio de desemprego a mais 15 mil desempregados (totalizando agora mais 65 mil desempregados com subsídio), pouco, muito pouco, para uma realidade social muito preocupante;


6. Sobre criminalidade e a segurança, nada também;


7. Sobre os recados de Belém, o inacreditável aconteceu! Sócrates achou que o Presidente da República devia estar a falar da Espanha ou da Irlanda, não do seu Governo e do nosso País!... Façam-me favor!...


8. E sobre o caso Freeport, o inacreditável aconteceu! O homem acusou o CDS e a PJ de criar este caso, para o prejudicar politicamente! Pois deve ter sido o CDS e a PJ, que pediram a polícia inglesa para o investigar, deve ter sido o CDS e a PJ que fizeram o vídeo onde suspeitos nesse caso acusam Sócrates de corrupto, deve ser o CDS e PJ, a por as notícias que tem vindo a público na comunicação social sobre o processo. Pois!... Tentou lançar a confusão e ameaças, mas julgo que ficou claro que o homem mostrou preocupação e irritação para com um caso que poderá dar cabo da sua carreira política.


Em soma, foi uma entrevista onde mais do que soluções para os reais problemas do País, Sócrates mostrou mais as sua fraquezas e onde ficaram mais evidenciados traços duma personalidade arrogante e pouco dialogante, que mal sabe conviver com a critica.


terça-feira, 21 de abril de 2009

RTP-Madeira continua a não prestar bons serviços a democracia e a liberdade na RAM

Hoje o Telejornal da RTP-Madeira das 21h abre com a notícia da reviravolta ou cambalhota (se assim se pode chamar!), na lista do PSD para as eleições Europeias.

Acontece que o Jornalista de serviço de forma pouco ética, irresponsável e até violadora do mais elementar principio de isenção democrática refere-se ao Candidato do PSD-Madeira, como o "Candidato da Madeira pelo PSD". Situação que em democracia é inaceitável e que merece toda a atenção por parte da Autoridade para a comunicação Social, que deve rapidamente sancionar e reprovar este tipo de comportamento jornalístico, a Direcção Jornalística da RTP-M, responsável pelo Telejornal, porque estamos perante uma falta grave de isenção jornalística e uma deturpação que em primeira analise visa deturpar a realidade relativamente a este assunto. Porque em abono da verdade, o Dr. Nuno Teixeira não é o Candidato da Madeira ao Parlamento Europeu, mas sim um dos vários candidatos que os diversos Partidos na RAM, indicam para representar caso sejam eleitos os interesses dos Madeirenses, no Parlamento Europeu.


E reparem o critério! Quando chegou a vez de falarem da Candidatura do PSD-Açores, o mesmo Jornalista pouco tempo depois referiu-se como "a Candidata do PSD-Açores", consideração correcta que não foi utilizada quando este fez referências ao Candidato do PSD-Madeira. Critérios duvidosos e pelos vistos premeditados que visam favorecer politicamente a Candidatura do PSD-Madeira, cá na Região.


Chega de tanta mediocridade jornalísticas, chega de tentarem insultar-nos em termos intelectuais!...


Julgo que lamentavelmente a Televisão da Madeira esta a caminho de deixar de ser a televisão dos Madeirenses para ser a cada dia que passa a Televisão do PSD e do seu Governo na RAM.


Até quando temos de suportar esta falta de liberdade??!...

Acredito que ainda existem!... Poucos mas Existem!...



Segundo esta brincadeira do "Google" é impossível encontrar um "Político Honesto" na NET. Eu acho que na verdade ainda existem, embora considere que de facto é uma espécie em extinção.


Mas mesmo assim tem piada!...

A Lista do PSD para as Europeias: Reviravolta por conta do verdadeiro cumprimento da Lei da Paridade

Acabei de ler no Público que afinal, Manuela Ferreira Leite e o seu PSD, tiveram de deitar a primeira lista para as Europeias ao lixo e fazer uma nova, onde os Açores e a Madeira passam a ter lugares elegíveis, tudo porque foi desmascarada a fraude que a anterior lista escondia, nomeadamente a renuncia das duas senhoras (a 3ª e a 6ª candidatas), logo a seguir as eleições, mandando a dita Lei da Paridade as "urtigas"!...

Acredito que se não fosse a pressão mediática sobre este assunto, ficava mais do que provado que Alberto João Jardim tinha feito um péssimo negocio, que acabou por "queimar" o seu ainda Euro-deputado Sérgio Marques.


Quem com o seu bate-pé conseguiu uma meia vitoria foi a líder do PSD-Açores que conseguiu um lugar mais dignificante para a sua estrutura, situação que também minimiza a perca do candidato natural inicialmente previsto, o ainda Eurodeputado açoriano Duarte Freitas .


De facto o PSD Nacional é também uma autentica "trapalhada"!...


Veremos e esperemos até ao anuncio oficial, visto que com esta gente nunca se sabe o que é verdade e o que é mentira!...






Esta provado! A Lei da Paridade não serve para nada

O tempo veio provar que esta Lei da Paridade fabricada pelo PS e pelo PSD, não serve para nada e veio dar razão aquém desde o inicio tinha duvidas das suas virtudes.

Para mim que desde sempre desconfiei desta tal lei, ela só serve para criar a ideia virtual de que teremos mais mulheres a representar cargos públicos, quando na prática não será assim.


As jogadas políticas mais recentes do PSD e do próprio PS assim o demonstram. Só fraude!... Vejam as notícias aqui referenciadas do Público.


Sempre defendi que as mulheres que de facto se interessam pela política ganham por mérito próprio lugar de destaque nas estruturas partidárias e por consequências nas listas desses Partidos. Tudo o resto é um mito fabricado, para a força envolverem as mulheres na política e a conta disto tentarem ganhar votos num eleitorado mais feminista, que como se viu nos casos acima apontados, por força de outros acordos depois não vão assumir esses cargos para os quais se candidataram, defraudando as expectativas do eleitorado e eventualmente dum eleitorado feminino, alvo destes Partidos que fizeram a tal Lei da Paridade.


Para mim a Lei da Paridade acabou por morrer ontem!...


Mais uma vez se prova que nem PS nem PSD, estão a altura do que este País de facto precisa.


Haja mais seriedade!...



segunda-feira, 20 de abril de 2009

O que a comunicação Social diz hoje do congresso do CDS-M V: DN-Madeira

PP exige fim do contencioso e nova Lei das Finanças
Portas e Rodrigues Juntos na defesa de mais verbas para a Madeira e da revisão da LFRA.

O CDS-PP quer subir a votação na Madeira e tem na coesão partidária um trunfo a seu favor.


Eleito pela quinta vez presidente do PP-M, José Manuel Rodrigues vincou, ontem, na sessão de encerramento do XII congresso regional do partido, a defesa da revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas (LFRA), o fim do contencioso, a revisão constitucional e mais verbas da UE e do Estado para a Madeira. Paulo Portas assinou por baixo. Tal como Rodrigues, o líder nacional garantiu que o PP tem "um compromisso inexorável" para com a revisão da Lei de Finanças Regionais e "não aceita que a Madeira seja menos ou receba menos".


Duro nas críticas, Rodrigues acusou Jardim de ter enganado dos madeirenses ao convocar eleições antecipadas, em 2007, para resolver o contencioso da autonomia. A LFRA não foi alterada e os problemas político e económicos agravaram-se, acusou o líder regional. Rodrigues propõe uma nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas que assegure a cobertura dos custos de insularidade e garanta os meios necessários ao desenvolvimento da Madeira. "É urgente resgatar a autonomia do esforço financeiro a que está submetida pelas guerras entre o PS e o PSD", concluiu.


Os 'populares' madeirenses pedem mais transferências do Estado e da UE e exigem do Executivo regional mais rigor na aplicação dos dinheiros públicos. A Madeira precisa, referiu Rodrigues, de uma nova estratégia negocial baseada numa argumentação sólida e consistente. Para o líder regional do PP, só a revisão constitucional pode acabar com o contencioso ao definir as competências legislativas da Região. "A autonomia não pode ser um meio para um partido se perpetuar eternamente no poder", concluiu.


Alternativa em 20112011 é um ano de esperança para os 'populares' da Madeira. Reeleito líder do PP-M, José Manuel Rodrigues traça três objectivos para o próximo triénio: derrotar a maioria socialista nacional "que está a dar cabo do País"; contribuir para uma mudança política na Madeira "já em 2011" e "iniciar um movimento de esperança e alternativa que regenere a democracia, reforme a autonomia e inicie um novo ciclo económico e social". O porta-voz do PP na Madeira diz que o PS e o PSD-M "perderam o sentido de Estado", partidarizaram as relações entre a Região e a República e sobrepõem os seus interesses políticos e pessoais "aos interesses superiores dos madeirenses e da coesão nacional".


A Madeira, sublinha Rodrigues, não pode ficar refém de um problema pessoal ou político entre Jardim e Sócrates. "Se estão zangados, entendam-se; se não se entendem vão se embora porque há gente capaz de resolver com seriedade os problemas da Região e do País", afirmou, ontem, o presidente do PP-M. Paulo Portas ameaça recorrer a CavacoPaulo Portas veio à Madeira para apoiar o reeleito líder do PP-M, José Manuel Rodrigues, mas a 'estrela' do seu "discurso eleitoral" foi o Governo de Sócrates a quem prometeu uma oposição determinada.


Satisfeito com o trabalho dos 'populares' madeirenses, o líder nacional do CDS-PP, aproveitou a sessão de encerramento do XII Congresso Regional do partido para criticar a intenção do Executivo socialista de aumentar os impostos através do código contributivo, um diploma que considera ser "terrível" para os comerciantes, para os agricultores e para as Instituições de Solidariedade Social (IPSS).


"Como é possível querer tributar, a título permanente e obrigatório, os agricultores e os comerciantes como se no comércio as margens fossem iguais de sector por sector e na agricultura as colheitas fossem igualmente boas todos os anos", criticou.


Contra "qualquer aumento de contribuições ou de impostos numa altura tão difícil para a economia e com tanta crise social", o presidente do CDS-PP ameaça pedir a intervenção de Cavaco Silva.


"Se o Governo mantiver a intenção de aumentar as contribuições dos agricultores, dos comerciantes e tributar ainda mais as instituições de solidariedade, o CDS pedirá ao Presidente da República que trave este código, que é uma sucessão de aumentos impostos", declarou.


Não menos brandas, foram as críticas ao Banco de Portugal. Portas reclama "um supervisor forte e se necessário incómodo, mas sobretudo competente", para evitar que o contribuinte "ande a cobrir a fraude que alguns cometerem em algumas instituições financeiras".


Nas referências à Madeira, o índice de pobreza foi referência obrigatória. Portas acredita que o PP vai subir os resultados na Região e partilha do optimismo de José Manuel Rodrigues na eleição de um deputado à Assembleia da República.


Novos estatutos alargam Comissão Política


Mulheres é quem mais ordena' na Mesa do conselho Regional.


Aprovados no passado sábado, os novos estatutos do PP-M alargam de quatro para cinco os vice-presidentes do partido, com Juvenal Camacho a constituir a novidade no cargo.


A lista para a Comissão Política Regional liderada por José Manuel Rodrigues recebeu 109 votos a favor e oito brancos, num total de 117 votantes. Lino Abreu mantém-se como secretário-geral.


Miguel Alves e Emanuel Freitas são os secretários-gerais adjuntos, com este último a substituir Roberto Rodrigues no cargo. A nova Comissão política ganha mais cinco vogais, entre eles Roberto Rodrigues.


Sem alterações numerárias, a Mesa do Conselho Regional conta com três mulheres e dois homens, cabendo a liderança a Margarida Fernandes. A liderar a Mesa Congresso Regional e a Comissão de Fiscalização e Disciplina mantém-se Maria Gomes e Teófilo Cunha, respectivamente. Só faltaram os comunistas no XII Congresso Regional do CDS-PP.


Foi na fila dianteira que se sentaram os representantes das estruturas partidárias e de alguns movimentos sindicalistas da Região.


Só a CDU não marcou presença no congresso que reconduziu José Manuel Rodrigues na liderança do PP-Madeira. No dia em que Portas subiu ao 'palanque' para tecer duras críticas aos socialistas, o PS-Madeira Marcou presença no XII Congresso Regional do CDS-PP através de Rui Caetano.


O partido do poder fez-se representar pelo recém anunciado candidato ao Parlamento Europeu, Nuno Teixeira, e por Rubina Leal. Já pelo Bloco de Esquerda marcaram presença Carlos Pereira e Rodrigo Trancoso. Quem também não faltou ao congresso foi Lícia Agrela e Jaime Silva pelo MPT. Filipe Sousa, José Manuel Ribeiro e Rubina Gomes representaram o Movimento 'Juntos pelo Povo'.

O que a comunicação Social diz hoje sobre o Congresso do CDS-M IV: Jornal da Madeira

Críticas ao PSD-M e PS nacional encerram Congresso Regional do CDS/PP
«Democracia regenerada»

«Não temos medo, não nos resignamos», pois «a nossa esperança na Região é a última a morrer». Esta foi uma das tónicas da intervenção do reeleito líder dos “populares” madeirenses, José Manuel Rodrigues, ontem, no encerramento do XII Congresso Regional do CDS/PP, que se realizou neste fim-de-semana, em Santa Cruz, com a presença do líder nacional do partido.


As críticas à maioria PSD e ao governo PS dominaram no seu discurso. O democrata-critão referiu que a «guerrilha política» entre os governos Regional e Central fizeram com que o PSD e o PS perdessem o sentido de Estado e entende que a Região «não pode ficar refém de um problema pessoal ou político entre o presidente do Governo e o primeiro-ministro».


No âmbito das eleições regionais antecipadas, José Manuel Rodrigues disse que, hoje, «não só não estão resolvidos os problemas financeiros, económicos e sociais, como aqueles ainda se agravaram nos últimos dois anos», referindo que, deste modo os madeirenses foram «enganados», com a justificação dada para a realização das referidas eleições.


Dadas estas circunstâncias, considerou «urgente resgatar a Autonomia do sufoco financeiro, bem como do poder e interesses instalados aos longo de três décadas», considerando ainda que a Autonomia não pode ser «factor de divisão» entre madeirenses, na medida em que esta «não é propriedade de uma pessoa, um partido ou ideologia».


Neste contexto - reforçou - há que transformar a Autonomia num «projecto para todos» e, por isso, entende ser necessária uma Primavera política na Região, para uma «democracia regenerada e uma Autonomia reforçada».


Em termos de orientação partidária para os próximos três anos, saem três objectivos: derrotar o PS nacional «que está a dar cabo do País», contribuir para a mudança política na Região em 2011 e iniciar o movimento de esperança alternativa e começar um novo ciclo económico e social na Madeira.Além disso, José Manuel Rodrigues defendeu uma nova Lei de Finanças Regionais, baseada na realidade sócio-económica da Região e não no PIB e com mais transferências financeiras e, ainda, a revisão constitucional.


Refira-se que neste congresso dos democratas-cristãos madeirenses, Lino Abreu foi eleito secretário-geral do partido, bem como ainda foram eleitos cinco vice-presidentes: José Juvenal Camacho, Rita Fernandes, João Alberto Freitas, Carlos Fernandes e António Lopes da Fonseca.


Portas iniciou discurso eleitoral no congresso regional «O problema é PS, a solução é CDS», foi a mensagem repetidamente transmitida ontem pelo líder nacional do CDS/PP, Paulo Portas, no encerramento do Congresso Regional, onde, além de subscrever a intervenção do líder regional, iniciou o seu discurso eleitoral. «Somos patriotas e autonomistas e o facto de José Sócrates não ser capaz, não quer dizer que Portugal não seja capaz» disse, adiantando que «basta que nos unamos à volta dos valores correctos e nos mobilizarmos para uma alterantiva política que substitua um governo cansado». Paulo Portas apontou algumas daquelas que considera serem as medidas adequadas para o País nesta altura, designadamente a diminuição da carga fiscal e novas prioridades no social, que vão contra todas as que foram e pretendem ser tomadas pela República. Além disso, referiu que «Portugal tem um Estado que corta o esforço, a iniciativa e a ambição de ir mais longe na vida», e, por isso, entende que há que restaurar o direito de subir na vida, fruto do esforço do trabalho - o “popular” falava a respeito da emigração qualificada.


Quanto às Europeias, o líder dos democratas-cristãos deixou um aviso aos “populares”: O Parlamento Europeu «não é uma aposentadoria dourada, é preciso muito trabalho».

Estão enganados!...

Há aí uns cromos, que enviaram-me mails, que julgo são com identidades falsas, com provocações. Isto acontece depois da publicação do texto que por cá deixei de resposta ao Sr. Paulo Martins, embora podendo parecer uma coincidência.
Só me vou dar ao trabalho de clarificar uma questão, que tendo sido aflorada hoje pelo DN-Madeira e que pelos vistos não terá ficado clara para quem lê e que deu asas a que estes engraçados julgarem terem argumentos para tentar atingir-me na minha honra. Isto tudo por causa da minha passagem de Secretário Geral Adjunto para Vogal da Comissão Política do CDS-M, considerada por esses patetas, uma espécie de despromoção por causa das minhas criticas ao líder do CDS-M.
Nada mais falso!...
Para que fique claro, antes do inicio do Congresso tinha decidido caso fosse convidado para tal, rejeitar qualquer cargo político na estrutura regional do CDS, consentâneo com as criticas que eu vinha fazendo a realidade política do CDS-M e a algumas questões abordadas na moção de JMR.
Tendo sido abordado pelo Sr. José Manuel Rodrigues, também antes do Congresso, onde tive a oportunidade de conversar longamente com ele sobre aquilo que me preocupava na sua moção e sobre o que terá corrido menos bem ao longo dos últimos anos, o meu interlocutor num espírito de abertura, sem necessidade para tal endereçou-me o convite para fazer parte da Comissão Política Regional do CDS-M e também para fazer parte do órgão directivo denominado Directiva, mantendo o cargo que vinha desempenhando (Secretário Geral Adjunto), ao que respondi que não estava nada motivado, ficando assim a decisão adiada ao meu pedido, para o decorrer do Congresso e para as decisões que pudessem ai ser tomadas, tendo em conta algumas questões por mim levantadas.
No Congresso após nova conversa, fui alertado pelo próprio JMR, de que a sua intenção de levar-me a pertencer a Directiva do CDS-M, esbarrava na questão estatutária que impedia a ida de um Secretário Geral Adjunto para esse órgão, visto que dele já fazia parte o Secretário Geral, propondo-me caso não me importasse que aceita-se um dos primeiros cinco lugares entre Vogais, esses sim com assento na Directiva. Tendo em conta a evolução positiva da discussão das matérias sensíveis que estiveram em analise nesse Congresso e após do acertar de alguns pormenores dei uma resposta afirmativa, aceitando o cargo para o qual foi eleito.
Por isso se isto é uma despromoção, pronto que assim seja!...
Não me importo com isso!...

AJJ perde influência no PSD Nacional

Quem diria!!!...

Veja-se a notícia do DN-Madeira de hoje que refere que o PSD-Açores recusou aquilo que Alberto João Jardim e o PSD-Madeira aceitaram, para mais quando se sabe que Manuela Ferreira Leite vai privilegiar candidatos de 'distritais' que não têm o peso da Madeira.


Afinal AJJ deixou de poder dispor de qualquer lugar nas listas nacionais do PSD, tal como o fez no passado. De facto o homem dá-se mal com as mulheres começando pela Manuela Ferreira Leite, que lhe deu um travão obrigando-o a aceitar um lugar NÃO elegível.


Só por isto a MFL, subiu um "cuizinha" na minha consideração!!!...


Por cá segundo o mesmo DN-M, muitas são as vozes que condenam a actuação do presidente do PSD-Madeira no processo de elaboração da lista de candidatos ao Parlamento Europeu, o que deverá desmoralizar as tropas para o confronto eleitoral, abrindo caminho para resultados melhores para Partidos como o CDS, que como se sabe tem um candidato da estrutura regional num lugar bastante bom, quinto da lista, o que poderá permitir que descontentes do PSD e até do próprio PS, votem na lista do CDS, tentando com isso castigar seus dirigentes regionais.


Veremos!...

Quais prendas?: Conselho da Corrupção vai criar regras para quem trabalha em organismos públicos

As prendas vão ter limite e os funcionários do Estado vão circular entre serviços

Os funcionários da administração pública passarão a circular entre serviços para evitar relações de proximidade com o meio envolvente e os presentes que lhes sejam oferecidos por utentes, quer sejam em espécie ou em dinheiro, vão ter um valor máximo a partir do qual têm que ser recusados.


Fonte: Público


Prendas?...Isso existe?!!...


Já entendi, afinal os corruptos não são os políticos mas sim os funcionários públicos!!!...


Assim sendo soltem os Isaltinos, as Fátimas, os Lobos e os Valentins, afinal são inocentes!!!...


Sinceramente, só podiam ser os socialistas a propor isto!!!...

Freeport: Ordem envia e-mail a notários a pedir todas as escrituras em que Sócrates interveio

A Ordem dos Notários (ON) enviou no início do ano uma mensagem de correio electrónico aos profissionais responsáveis pelos mais de 400 cartórios notariais do país a pedir informações sobre as escrituras públicas em que intervieram o primeiro-ministro, José Sócrates, a sua mãe, e alguns dos suspeitos envolvidos no caso Freeport.

Fonte: Público

Freeport: Exibidas imagens em que Charles Smith acusa José Sócrates de ser «corrupto»

Depois de reproduzido o som de uma conversa em que Charles Smith chama «corrupto» a José Sócrates, a TVI divulgou ontem as imagens desse encontro entre o inglês, Alan Perkins e João Cabral.

Fonte: Sol


E depois disto, não se vá passar nada??!...


Afinal não é encenação!!!...


E afinal não foram "gajos" do CDS a fazer esta montagem!!!...


E agora??!...

Das leis daquela estranha associação PS-BE

Vamos combater a corrupção? Óptimo. Parece-me muito bem. Agora, meus senhores, não chamem ao projecto aprovado na quinta-feira combate à corrupção. A coisa tem uma leitura bastante mais simples: é, pura e simplesmente, enriquecimento (ilícito) do estado à custa do eventual (ilícito) enriquecimento de cidadãos. Mais nada. É um estado que até acha bem que apareçam mais de cem mil euros numa conta, desde que possa ficar com 60%. Não tem nada a ver com corrupção. Quanto muito, é como que um imposto sobre a eventual corrupção.



Ana Margarida Craveiro - 31 da Armada





Imagem: Blasfémias.pt

"O Pantano"?: Resposta a Paulo Martins

Acabei de ler o artigo de opinião do Sr. Paulo Martins no DN-Madeira e sobre ele queria tecer alguns comentários, tendo em conta as referências feitas a um texto que por cá escrevi relativamente ao posicionamento do CDS-M, sobre o Movimento de Independentes de Santa Cruz.

O Sr. Paulo Martins no tal artigo de opinião do DN-M, refere fazendo referências ao "Cortar (d)a Direita" (http://www.cortardadireita.blogspot.com/), que o CDS no seu Congresso que ocorreu neste fim de semana passado, tentou eventualmente condicionar e instrumentalizar o Movimento de Independentes de Santa Cruz.


Acrescentando que o CDS iria impor lugares e outras condicionantes aos Independentes para os apoiar e fazer listas conjuntas, pasmando-se com a recusa do Congresso do CDS em aceitar que o Partido aceite pertencer a listas de Cidadãos Independentes que contém com apoios do Bloco de Esquerda, mesmo que essas listas não tenham candidatos desse Partido.


Sinceramente não consigo em primeiro lugar entender o Sr. Paulo Martins e do porque ter ficado "pasmado" com este posicionamento?! E digo isto porque o estranho é ver o BE-M, apoiar uma lista de Cidadãos Independentes, que não lhe pediu o seu apoio, situação bem diferente de aquela que aconteceu com o CDS-M, em que este Grupo de Independentes foi ao encontro deste Partido, pedindo o seu apoio.


Em segundo lugar, foi também o próprio Movimento de Independentes de Santa Cruz, que na apresentação da sua candidatura, fez questão de que só o CDS-M estivesse presente. Sendo que para mim e para qualquer cidadão mais atento este acto pode ter uma simples e única leitura e que é só querer contar com CDS. Porque se não fosse assim, porque também não convidaram o BE?


E mais, ontem no Congresso Regional do CDS, estes Independentes que se fizeram representar por três dos seus dirigentes, aplaudiram e mostraram para quem quisesse ver a sua concordância com muitas das propostas e reivindicações que a liderança do CDS fez, num sinal de grande aproximação ao CDS que publicamente já tinha dado a conhecer as suas condições para abraçar esse projecto.


Por isso senhor Paulo Martins é o Movimento de Independentes que escolhe com quem quer ir a eleições, ao CDS, cabe como Partido Político que esta no terreno há mais de 30 anos, dizer-lhes que estamos disponíveis, mas há condições previas que devem ser previamente resolvidas, para não prejudicar o futuro dum Partido que independentemente do resultado destas eleições, deverá continuar a sua luta política em prol das populações no futuro. Há mais vida para além de 2009!...


Repare que para esta conjugação de esforços ser aceite por uma fatia da população mais próxima ao CDS e que eventualmente poderia votar neste Partido, há coisas que não se podem confundir. Essas pessoas sabem que o CDS, tem um ideário, uma matriz política própria e um programa político muito bem definido e por isso votam neste Partido e não no BE. Quando surge a hipótese de conjugação de esforços para que o CDS apoie um outro projecto político para o qual foi convidado e este possa ter sucesso, deve dizer a essas forças que querem o nosso apoio, que há um eleitorado que não podemos defraudar e que para tal existem condições previas que são necessárias acautelar para garantir reais hipóteses. E com isso também garantir que o CDS em futuros actos eleitorais possa continuar a merecer a confiança dos seus potenciais eleitores, que não viram este Partido abraçar outros projectos totalmente descaracterizados politicamente, apenas para tentar obter uma vitoria pela vitoria, sem olhar a meios e aos parceiros com que eventualmente se venha associar.


Não sei o que eventualmente pensaria sobre isto um potencial eleitor do BE, mas julgo que um potencial eleitor CDS e mesmo um potencial eleitor do Movimento de Independentes, não votaria em listas em que Partidos com matrizes, ideários e até programas políticos que são totalmente antagónicos, só se juntaram para tentar meramente ganhar umas eleições! É muito pouco para mobilizar as pessoas para um projecto político totalmente desprovido de conteúdo que se quer sério e realmente mobilizador. Alias este agrupamento a toa de Partidos só pode dar argumentação ao PSD, que como deve perfeitamente compreender usaria isto para descredibilizar os seus adversários, neste caso a lista de Independentes.


Sr. Paulo Martins, se houve alguém que tentou manipular, esse alguém foi o próprio BE-M, visto que o apoio dado unilateralmente por este Partido a lista de Independentes de Santa Cruz, só foi conhecido nas vésperas do Congresso Regional do CDS, que como já era do conhecimento público discutiria este assunto, tentando com isso manipular e condicionar o CDS e o próprio Movimento, que com a sua presença e postura no encerramento deste Congresso, julgo responderam muito bem a estas manipulações!


Pelos vistos e tendo em conta este artigo de opinião do Sr. Paulo Martins, o BE-M também parece estar num "pântano", primeiro porque se calhar não tendo ninguém a altura do confronto eleitoral em Santa Cruz, "joga" esta cartada para tentar dividir Independentes e estes com o CDS, em segundo lugar parece estar de facto num "pântano" porque, quando o BE-M, contrariando a postura política do seu Partido ao nível nacional, esquece a sua matriz ideológica e avança no apoio a uma lista de Independentes que a partida contaria com apoio do CDS é de facto de "pasmar"!...







Xutos e Pontapés - "Sem Eira Nem Beira": Com especial dedicação aos Socialistas!...

Dedico esta música que promete neste ano quente de 2009 estar no TOP musical português aos Socialistas que por cá passam!...

domingo, 19 de abril de 2009

O que a Comunicação Social diz hoje sobre o Congresso do CDS-M III: Diário Digital / LUSA

CDS-PP combaterá intenção Governo aumentar impostos
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, alertou hoje que o Governo prepara-se para aumentar os impostos através do Código Contributivo, facto que será combatido pelo partido que pedirá ao Presidente da República para que trave esta intenção.


«O Governo prepara-se para fazer um novo aumento generalizado de impostos, esse aumento está num documento chamado Código Contributivo, que é terrível para os comerciantes, para os agricultores e para as instituições particulares de solidariedade social», denunciou Paulo Portas na sessão e encerramento do XII Congresso Regional do CDS-PP/M, que elegeu, pela quinta vez consecutiva, José Manuel Rodrigues presidente dos centristas madeirenses.
Paulo Portas garantiu que o CDS-PP «combaterá qualquer aumento de contribuições ou impostos numa altura tão difícil para a economia e com tanta crise social».


«O CDS-PP dirá com toda a clareza – sublinhou – que aos comerciantes já basta a queda do consumo, não podem querer que paguem ainda mais contribuições, que aos agricultores já basta este ministro, que as instituições de solidariedade social devem concentrar os seus recursos nos pobres, nas crianças, nos doentes e nos idosos em vez de serem obrigadas a pagar mais contribuições ao Estado», disse.


«Se o Governo mantiver a intenção de aumentar as contribuições dos agricultores, dos comerciantes e tributar ainda mais as instituições de solidariedade, o CDS pedirá ao Presidente da República que trave este código, que é uma sucessão de aumentos impostos», declarou.


Foto: CDS/PP-M

O que a Comunicação Social diz hoje sobre o Congresso do CDS-M II: Diário de Notícias da Madeira

Rodrigues critica ausência de ex-parlamentares
PP-M quer mandar Sócrates para o desemprego e Jardim para a Reforma 'dourada'

Não tiraram "vitalidade" ao XII Congresso Regional do CDS-PP, mas nem por isso as ausências de dois ex-deputados 'populares' deixaram de ser um dos alvos das críticas de José Manuel Rodrigues.


A abrir a Moção aprovada ontem, por unanimidade, em Santa Cruz, o candidato à liderança do PP-M homenageou a figura do militante anónimo, "sempre pronto a dar a cara" pelo partido, independentemente de quem lidera ao nível nacional ou de quem ganha congressos.


Com os elogios à militância desinteressada, Rodrigues arrancou fortes aplausos aos 111 delegados que assistiam na altura ao congresso do PP, na sala Ericeira do Hotel Vila Galé. 'A posteriori', em declarações proferidas à margem da sua intervenção, o candidato único foi peremptório ao assumir a alusão a Cabral Fernandes, antigo líder regional do partido, e a Luciano Homem de Gouveia, outro histórico do PP. "Esperava ver aqui essas pessoas que, aliás, já exerceram cargos políticos no CDS- PP", referiu, ao DIÁRIO, o dirigente 'popular' que prefere - apesar de lamentar as ausências - destacar a participação no congresso. "Temos um congresso com 150 pessoas, acho que isso é demonstrativo da vitalidade do partido na Madeira", regozijou-se. Unidos contra Jardim e Sócrates.


A confiança na eleição de um deputado pela Madeira e na subida da votação do PP, quer nas legislativas, quer nas europeias, foi uma das ideias-chave do XII congresso Regional do CDS-PP que prossegue hoje com a presença de Paulo Portas e que contou ontem com uma mensagem de apoio enviada pela direcção do partido nos Açores.


Tanto o candidato à liderança da estrutura regional, como o líder do grupo parlamentar do partido na Assembleia da República foram claros na mensagem de que a estratégia 'popular' deve passar pela abordagem e defesa dos "problemas reais" da população.


Contra Sócrates, Diogo Feyo argumentou com o desemprego, o fisco e a devolução do IVA. O PP garante que vai ser intransigente nas críticas ao modelo 'populista'. Já José Manuel Rodrigues foi mais duro nas críticas aos socialistas da Madeira e a Jardim, embora não hesite em considerar que está na hora de mandar José Socrates para o desemprego e sem subsídio. "Ninguém de bom senso dará a sua confiança a um PS cujos dirigentes revelam, na Região e no País, uma hostilidade estúpida para com a Madeira e a Autonomia", declarou o líder do PP-M cuja Moção estratégica se denominou 'Esperança e Alternativa". Analisada a situação económica da Região, Rodrigues concluiu também que "está na hora de mandar Jardim para a reforma", lembrando que o chefe do Executivo leva "duas pensões douradas ao contrário da maioria dos idosos da Madeira".


Deputado em Lisboa "Desta vez, vai ser possível". A confiança na eleição de um deputado à Assembleia da República pelo circulo eleitoral da Madeira é comum aos líderes regional do PP e do grupo parlamentar do partido no parlamento nacional, Diogo Feyo. "Dar-me-á um grande gozo pessoal que exista um deputado do PP-M na Assembleia da República", declarou Feyo que minimiza "os resultados menos bons" e diz estar certo do excelente desempenho do PP-Madeira nas próximas europeias e legislativas.



'Porta aberta' a Vieira e jovens em destaque
PP-M vai concorrer a todas as freguesias e admite apoiar independentes


Ricardo Vieira não chegou a tempo para assistir às primeiras intervenções do XII Congresso do PP-M, mas também não será por isso que o partido lhe vai fechar a porta quanto a uma candidatura pelo Funchal.


Apesar da polémica que tem afectado o vereador 'popular', José Manuel Rodrigues diz que, nas próximas autárquicas", "a porta está naturalmente aberta" a Vieira, sem confirmar, contudo, a sua candidatura à Câmara do Funchal. "Só depois do congresso é que falarei com os autarcas e, face à estratégia e à sua disponibilidade, vamos compor as listas", declarou ao DIÁRIO.


Uma coisa está definida: o partido vai manter a aposta na juventude, não apenas para compor as listas, mas até para liderar alguma delas. Rodrigues diz que o PP-M vai concorrer a todas as freguesias e municípios e admite um apoio excepcional a independentes desde que sejam "reconhecidos pela população" e revelem um projecto válido, como acontece em Santa Cruz.


De saída da JP, Nélson Mendonça vai ocupar um lugar de destaque na Comissão Política do partido e poderá assumir uma posição de relevo nas eleições de Outubro. "Há que dar razões aos jovens para voltarem a acreditar que nem todos os partidos são iguais", explica Rodrigues.


Já o líder da JP diz que "não faz sentido pedir lugares porque o partido sempre contemplou os jovens". Nélson não adianta pormenores sobre o seu futuro e diz-se disponível para "o que partido quiser".

O que a Comunicação Social diz hoje sobre o Congresso do CDS-M I: Jornal da Madeira

No combate à crise, defende Diogo Feio no Congresso do partido na Madeira
CDS quer comissão para avaliar os gastos

O CDS/PP propõe a todos os partidos na Assembleia da República para que seja criada uma comissão para avaliar como estão a ser gastos os dinheiros públicos para o combate à crise. O desafio foi deixado ontem na sessão de abertura do XII Congresso Regional do CDS/PP por Diogo Feio, líder do grupo parlamentar do mesmo partido na Assembleia da República.


Aquele deputado considera ser altura de perceber como é que os dinheiros estão a ser utilizados uma vez que não se vê resultados no combate à crise em Portugal.


Diogo Feio disse ainda acreditar que, a partir de Outubro próximo, a figura de deputado-padrinho (já exercida por si no círculo eleitoral da Madeira na Assembleia da República) deixará de existir, uma vez que o partido na Madeira vai eleger um deputado.


«Cada boletim de voto que nos for dado será uma moção de censura ao engenheiro Sócrates», afirmou o deputado na Assembleia da República. Aquele parlamentar assegurou que o CDS está forte e seguro quando aos próximos actos eleitorais, tendo considerado que, depois de um momento baixo, vem um momento alto. E o ano de 2009 será, no seu entender, um momento alto para aquele partido.


Numa leitura à actual situação do país, Diogo Feiro referiu que o bloco central está esgotado e exercendo o poder, tanto o PS como o PSD são iguais.


«É altura de ter um olhar muito crítico sobre o populismo com que algumas forças partidárias estão a actuar. O populismo pode falar alto mas o CDS falará ainda mais alto», alertou o líder do grupo parlamentar do CDS/PP na Assembleia da República.


Refira-se que, para este Congresso, foram apresentadas três moções: uma de José Manuel Rodrigues, outra de Lopes da Fonseca e outra da Juventude Popular.


A moção de José Manuel Rodrigues fala na importância de regenerar a democracia, reformar a autonomia, iniciar um novo ciclo de desenvolvimento e de justiça social e mudar a governação. Já o documento de Lopes da Fonseca diz que o CDS/PP deve ter uma nova função social: alertar pedagogicamente, as pessoas para a necessidade de ser implementado um novo modelo sócio-económico. A moção da Juventude Popular aborda vários áreas que preocupam, sendo exemplo, como é natural, a da educação. Refira-se que a proclamção dos resultados eleitorais e tomada de posse dos novos elementos para os vários órgãos do partido está agendada para as 13 horas de hoje, seguindo-se intervenções dos líderes regional e nacional do partido.