quarta-feira, 12 de março de 2008

CNE Protesta: Media Markt suspende campanha da Parvónia

A campanha Parvónia, criada pela TBWA para a Media Markt, foi suspensa, na quinta-feira, 7 de Fevereiro, em consequência do protesto levado a cabo pelo Corpo Nacional de Escutas junto dos responsáveis nacionais da marca. Em causa está a caricatura feita na campanha a um escuteiro que, na opinião de Carlos Alberto Pereira, chefe nacional da do CNE, “ofendia a dignidade dos membros do escuteiros”. Carlos Alberto Pereira referiu ao M&P que, na reunião que juntou as partes há uma semana, a Media Markt aceitou “com naturalidade os argumentos apresentados pelo CNE”, tendo a decisão da Media Markt sido transmitida três dias antes da acção de publicidade ter sido suspensa.

Fica aqui o video da discordia.



5 comentários:

il _messaggero disse...

Sinceramente e falando com um ex-escuteiro [fiz a partida há ano e picos depois de permanecer no movimneto durante mais de 2/3 da minha vida], julgo que a reacção do CNE e das restantes associações foi completamente despropositada...

Julgo que na vida deveremos ter uma certa capacidade de encaixe e uma capacidade de rirmos connosco próprios. E muito desse sentimento e valores foram inculcados pelo próprio movimento - pelo menos no meu agrupamneto, boa disposição e sentido de crítica sempre foram permitidos, notando eu existir o mesmo a nível regional.

A reacção tomada, para além de dar muita publicidade à empresa em questão [muitas pessoas deconheciam a campanha antes desta polémica, tendo esta reacção chegado ao noticiários televisivos nacionais e imprensa nacional de referência], apenas tem o condão de transformar o escutismo e os movimentos em autênticas "vacas sagradas" que não podem ser referidas ou satirizadas. Tal e qual como um dogma.

O excelente trabalho feito na formação de homens novos não é de modo algum posto em causa com estas sátiras.

Apelando o movimento ao respeito pela diversidade e incentivando o mesmo à liberdade de expressão, julgo que esta foi uma reacção algo descabida. E como eu, existem outras pessoas que pensam como eu, se bem que note que muitos escuteiros se sentiram incomodados com uma coisa que era para levar, parafraseando um spot publicitário "seriamente na boa".

P.S. Por exemplo não vi incómodos por parte dos militares ou da classe política ou mesmo de alguma miss ou ex-miss em relação à campanha. Julgo que a nível de visibilidade de opinião pública a imagem que passou foi a de um movimneto ainda algo retrógrado nesse sentido.

P.S.2 Queria questionar o porquê do CNE não ter tido semelhante reacção em relação ao ricardo Araújo Pereira e aos restantes gatos, isto num spot que fizeram - a minha vida dava um filme indiano [já agora na minha óptica está excelente], onde os escuteiros eram muito mais enxovalhados que isto...

Roberto Rodrigues disse...

Ao "il messaggero",

Estou plenamente de acordo contigo.

Coloquei esta notícia pelo ridículo da situação.

Cumprimentos

RR

Roberto Rodrigues disse...

Ao "il messaggero",

Já agora quando voltas ao movimento?

Eu brevemente estarei de volta!

Um abraço

RR

il _messaggero disse...

Como estou de momento a trabalhar/frequentar mestrado no Continente e sendo fiel ao meu agrupamento na ilha, conjugadas com algumas reservas e questões referentes à temática da profissão de fé [facto omnipresente como é óbvio num movimento escutista católico como é o CNE] fizeram-me tomar a decisão cessar pelo menos por agora esta ligação...Confesso que seria incapaz de estar noutro agrupamento que não o meu ;)

Mas fico muito contente, porque vejo surgir no agrupamento[já agora julgo que não tinha referido, mas é o 432 - Boa Nova], grandes amigos meus e "compagnons de route" no movimento, pessoas que cresceram comigo e que já estão a transmitir aquilo que aprenderam a outros, sendo que em breve já terão o CIP e poderão efectuar a promessa de chefe...ou o caso do Bob [pseudónimo no meu blog dum desses amigos que ficarão para a vida] que está na mesma situação que eu [no rectângulo a viver], mas que aceitou um convite para colaborar com a secretaria internacional da Junta Central.

Mas saludo o teu regresso numa altura em que a falta de chefias é imensa.

canhotas [sim porque uma vez escuteiro, escuteiro para sempre ...eheh]

Roberto Rodrigues disse...

Muito bem!

Obrigado!