segunda-feira, 31 de março de 2008

Com que então...!: André Escórcio na Blogoesfera.

É com muito gosto que constato a entrada na blogoesfera regional do Professor e Deputado do PS-Madeira, André Escórcio, (tomei conhecimento do facto por via do Duarte Gouveia).

Julgo que no meio duma blogoesfera regional dominada fortemente por socialistas, o aparecimento do "Com que Então...!", deverá trazer o bom censo que pelas bandas socialistas tem faltado. De facto o Prof. André Escórcio, tem um percurso político coerente e tem sabido ao longo desta, afirmado os seus pontos de vista de forma muito responsável.


Acredito que assim continuará!!!...


Seja bem-vindo!!!...

domingo, 30 de março de 2008

"Câmara de Comuns": Um Blog a Acompanhar!....

Tomei conhecimento através do Diário Digital dum Blog que a partir de 1 de Abril, vai animar e de que maneira a blogoesfera nacional. falo do "Câmara de Comuns", que será dinamizado por figuras ligadas a vários quadrantes políticos.

Fica aqui um "link" a notícia e claro esperaremos até o primeiro de Abril para começar a acompanhar este novo Blog!!!...

quarta-feira, 26 de março de 2008

«Blogosfera satisfeita com ligações no "site" do PÚBLICO»

O Público passa a ter ligações directas no seu "site" para os blogues que comentam as notícias do jornal.

Segundo o jornal "...A nova ferramenta, lançada segunda-feira, tem como objectivo "ajudar na difusão das conversas que se geram na blogosfera sobre as notícias, transformando os níveis de participação no próprio 'site' "..."

Também é referido que a nova ferramenta, que começou apenas nas notícias, vai ser estendida nas próximas semanas a todas as zonas do jornal on-line.

Para ligar-se a esta ferramenta do Público, basta visitar uma qualquer notícia do "site" e seguir as instruções sobre a forma de avisar o "Twingly" que escreveu a propósito de uma notícia do jornal.

Euribor sobe para valor mais elevado do ano

As taxas de juro de mercado em euros subiram hoje para o nível mais elevado do ano, mostrando que os esforços feitos pelos bancos centrais para garantir liquidez não estão a resolver a crise do crédito.
A Euribor a três meses subiu 0,025 pontos percentuais para 4,699 por cento, ao mais alto nível desde o dia 27 de Dezembro, registando a décima quarta subida consecutiva, segundo os dados divulgados pela Federação Europeia dos Bancos.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada nos créditos à habitação em Portugal, subiu 0,030 pontos, estando a cotar nos 4,705 por cento. A doze meses, a Euribor subiu 0,037 pontos percentuais, para 4,712 por cento.

As taxas Euribor subiram mesmo depois do BCE ter injectado hoje mais 14 mil milhões de euros de liquidez suplementar de emergência aos bancos . A oferta de dinheiro no mercado continua limitada pela falta de confiança entre bancos, pouco dispostos a emprestar entre si depois de sucessivos anúncios de perdas e depreciações de activos no sector financeiro, que já chegaram a pelo menos 200 mil milhões de dólares desde o início, no Verão passado, da crise do crédito hipotecário de risco nos Estados Unidos. "

Há realmente somente uma mão cheia de bancos a oferecer liquidez", disse Ronald Tharun, operador no mercado monetário no LRP, Landesbank Rheinland-Pfalz em Mainz, Alemanha, citado pela agência Bloomberg.

"Está-se só à espera de ver qual será próximo banco a ir abaixo.

Não há confiança no mercado. Estão muito assustados". Ao contrário dos EUA, que já baixaram seis vezes as taxas de juro, o BCE ainda não desceu as taxas desde que começou a agitação dos mercado associada ao 'subprime' (crédito hipotecário de alto risco dos EUA).


Brasil: Museu projectado por Siza Vieira é inaugurado em Maio, em Porto Alegre

O Museu Iberê Camargo, projectado pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira, em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, será inaugurado a 30 de Maio, informaram fontes da instituição.
Primeira obra de Siza Vieira na América do Sul, o projecto levou o arquitecto a vencer, em Setembro de 2002, o Prémio de Ouro da Bienal de Arquitectura, em Veneza.
Siza Vieira foi o vencedor de um concurso realizado por uma fundação, criada em 1995 para divulgar a obra do pintor expressionista brasileiro Iberê Camargo (1914-1994), nascido no Rio Grande do Sul.
Desde o início da construção, em Julho de 2003, o projecto do museu foi exibido nas principais cidades brasileiras e em países, como Portugal, França, Itália, Espanha, China, Japão e Coreia do Sul.
Localizado nas margens de um rio, numa área de 8.600 metros quadrados, o arquitecto aproveitou o terreno escarpado para desenhar formas curvas para o prédio, que tem o cimento branco como material principal.
"O edifício que surge é um intruso no ambiente. É preciso cumprimentar os vizinhos e estabelecer relações com o que está a sua volta", disse Siza à agência Lusa, durante uma de suas passagens pelo Brasil.
Siza Vieira projectou, em cinco andares, nove salas de exposições, distribuídas nos três andares superiores, além de um grande espaço, no primeiro andar, para exposições permanentes.
O museu terá 4.000 obras, entre pinturas, gravuras e desenhos de Iberê Camargo, auditório para 125 pessoas, atelier de gravuras, salas para cursos e oficinas, centro de informação e biblioteca.
No Brasil, Siza Vieira projectou igualmente o Museu Aleijadinho, que está a ser construído na cidade de Congonhas, no Estado de Minas Gerais.
Orçado em 2,2 milhões de euros, o museu é dedicado ao escultor e arquitecto António Francisco Lisboa, de origem portuguesa, que viveu no Brasil no século XVIII.
O artista ficou conhecido como Aleijadinho devido à doença que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos, mas não o impedindo de esculpir.
Filho de um mestre-de-obras português (Manuel Francisco Lisboa) e de uma escrava africana (Isabel), Aleijadinho é considerado pelos especialistas um dos mais importantes escultores de estilo barroco das Américas.
O novo museu ficará situado ao lado do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, que abriga as esculturas dos Doze Profetas de Aleijadinho, uma de suas obras mais conhecidas.

Venezuela: Língua portuguesa chega às escolas secundárias, mas falta de professores condiciona o ensino

O governo venezuelano incluiu a língua portuguesa como disciplina opcional no currículo oficial do próximo ano lectivo, mas a falta de professores poderá condicionar o ensino, revelaram à Agência Lusa fontes relacionadas com o processo.
"No programa que será aplicado a partir de Outubro, incorporou-se o idioma português dentro do sistema curricular, mas temos problemas com os professores", disse à Agência Lusa Sarina Cascone, responsável para a educação média venezuelana.
Segundo Sarina Cascone, o programa oficial, que há três anos incluía apenas o inglês, foi transformado para incluir outros "idiomas modernos", passando agora a incorporar a língua portuguesa.
Como parte dessa transformação, as autoridades decidiram avançar com um programa piloto em 14 escolas do Estado de Carabobo, uma importante localidade situada 250 quilómetros a oeste de Caracas.
"Mas temos problemas porque faltam professores para esse idioma", adiantou.
Entretanto, segundo o professor David Pinho, que está envolvido neste processo, as escolas venezuelanas já receberam o novo programa curricular oficial para o ensino secundário, onde se prevê que "a partir de Outubro, além do castelhano, os alunos estudem dois idiomas opcionais".
"O programa, que no passado incluía apenas o inglês e o francês, tem agora, pela primeira vez, o português", disse.
David Pinho é director do Colégio de Nossa Senhora de Fátima -uma das instituições educativas que oferece aulas de português para crianças e adultos em Caracas -, e um dos promotores do projecto de inclusão da língua portuguesa no sistema oficial venezuelana.
Para tal reuniu-se, em diversas oportunidades, com uma delegação da Assembleia Nacional (parlamento) e representantes do Ministério de Educação para debater aspectos relacionados com a implementação do ensino da língua de Camões.
Segundo aquele responsável muitos professores luso-descendentes "trabalharam" para que o português fosse ensinado nas escolas venezuelanos.
"Há muitos alunos que querem estudar português", adiantou David Pinho, o que já motivou uma visita a Caracas do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, que se reuniu com representantes do Ministério de Educação.
"Agora temos um compromisso e temos o problema da formação de professores e do material didáctico", apontou.
No seu entender, se esses problemas persistirem, o português poderá ser uma "disciplina dispensável" nas 2.500 escolas privadas venezuelanas por falta de professores, o que "é uma pena, porque o ensino do nosso idioma pode ser abandonado".
David Pinho precisou que "cada liceu deve ter pelo menos um professor" e que haverá também muitos inconvenientes com o material de apoio, prevendo situações semelhantes "ao que acontece actualmente com disciplinas como física e química onde há muitas deficiências", em parte "porque em vez da docência as pessoas optam por outras profissões melhor remuneradas".
Frisou ainda ter conhecimento de que em 150 escolas contactadas mais de 80 por cento manifestaram querer avançar, na prática, com o ensino da língua portuguesa.
O novo program educativo prevê que os alunos do ensino secundária tenham três horas semanais de aulas de português, nos três primeiros anos e mais uma hora semanal nos últimos dois.
Segundo aquele responsável, "haverá uma maior procura de idioma português como matéria opcional, em relação ao francês".
David Pinho explicou ainda que actualmente estão a decorrer cursos intensivos para professores, "sobre a nova metodologia curricular, ao nível dos colégios e da nova forma das aulas, tanto nas primárias como nas secundária".
"A maioria dos textos vão ser elaborados pelo Governo, sobretudo os textos sociais, os que têm a ver com a parte de socialismo e uma matéria contempla assuntos como os fundos comunais, os bancos comunais, as comunas, e fronteiras", disse.
A partir de Outubro "o ensino secundário venezuelano passa a estar dividido em seis áreas: comunicação e cultura, inter-acção de componentes, sociais e cidadania, endógenos e Libertador (Simón Bolívar), ética e sociedade, e física, desporto e recreação".
Trata-se de um novo programa que "tem ocasionado muita polémica, porque a maioria dos professores não está de acordo com alguns aspectos", disse.

Madeirenses desaconselhados a viajar para o Rio de Janeiro

Agências de viagens garantem que não houve quebra na procura.
O director de Saúde Pública da Madeira recomendou ontem aos habitantes do arquipélago que não viajem para o estado do Rio de Janeiro, onde se vive uma epidemia de dengue. Maurício Melim está preocupado com a hipótese de uma pessoa vinda do Rio de Janeiro poder trazer a doença para a Madeira, onde - ao contrário de Portugal Continental - existe o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, sobretudo no Funchal.
As autoridades sanitárias da Madeira aconselham a que só se viaje para o Rio de Janeiro caso seja mesmo necessário. "Na Madeira temos o vector, não temos a doença, e temos que ter todo o cuidado, o que vai no sentido de evitarmos situações que possam ser complicadas e difíceis de controlar", declarou o responsável pela saúde pública madeirense, que recomendou "a utilização de repelentes, ar condicionado nos quartos e no fim do dia e ao amanhecer o uso de roupa com mangas compridas". A Direcção-Geral de Saúde recomenda que os médicos que suspeitem de infecção de dengue numa pessoa que viajou nos últimos 14 dias ao Rio de Janeiro deverão confirmar a doença através de análise sanguínea.

Apesar das recomendações do director de Saúde Pública da Madeira, os responsáveis do sector das agências de turismo garantem que as notícias sobre o surto de dengue no Rio de Janeiro não se fizeram sentir na procura de viagens para o Brasil. "Embora já tenha passado o pico da procura, que é na Páscoa, a informação que tenho é que não há impacto negativo na procura de viagens para o Rio de janeiro", assegurou ao DN fonte da Agência Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, que recomenda a todos os que se desloquem ao Rio de Janeiro que evitem locais com águas paradas e usem repelentes. Um representante da Agência Abreu, umas das principais agências de viagens portuguesas, informou que "esta situação não deve causar grandes baixas de procura no mercado, até porque os portugueses preferem viajar para o nordeste brasileiro". Já a companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar as rotinas de desinfestação a bordo dos aviões que voam do Rio de Janeiro para Portugal, indicou fonte da transportadora.

Desde o início de 2008, mais de 32 mil casos foram registados no Estado do Rio de Janeiro e quase 100 mortes foram notificadas como suspeitas de dengue, tendo 48 destas sido confirmadas. Só na cidade do Rio de Janeiro foram divulgadas 30 mortes.


terça-feira, 25 de março de 2008

MIT-Portugal estuda "ilha sustentável"

Investigadores portugueses e do MIT-Portugal vão estudar a utilização de novas tecnologias energéticas nos Açores e Madeira que tornem viáveis o conceito de “ilha sustentável”, adiantou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia.

Para o efeito, serão assinados protocolos entre o MIT-Portugal, universidades portuguesas e as agências regionais de Energia e Ambiente das regiões autónomas dos Açores (ARENA) e da Madeira (AREAM).


Os protocolos serão celebrados na quarta-feira, no âmbito da Conferência Europeia do Massachussets Institute of Techonology (MIT), que se realiza pela primeira vez em Portugal, a 26 e 27 de Março.


Na conferência estarão presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, o director internacional do MIT-Portugal, Dan Roos, o director nacional do MIT-Portugal, Paulo Ferrão e o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Sentieiro.


O encontro irá reunir também líderes de empresas mundiais para debaterem os mais recentes modelos de gestão e organização das áreas da indústria e negócios.


CDS exige «travão» a «métodos intrusivos» do fisco

O líder parlamentar do CDS-PP, Diogo Feio, insurgiu-se hoje contra a acção do fisco que exige aos recém-casados informações e facturas da festa do casamento, considerando que é «intrusiva e ineficaz».
Considerando que a acção é «mais um exemplo do desequilíbrio» na relação entre a administração fiscal e os contribuintes, Diogo Feio exigiu ao Governo que «ponha um travão» ao fisco.
Em declarações à Lusa, Diogo Feio disse que vai entregar no Parlamento um requerimento a questionar o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, «sobre a injustiça» dos procedimentos.
O jornal Público escreve hoje que a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos está a ameaçar noivos com coimas se não derem informações sobre o casamento, podendo, caso não sejam apresentados os dados solicitados, vir a ser punidos com uma coima entre 100 a 2.500 euros.
O diário diz que o Fisco quer saber os serviços contratados para o casamento, entre eles, o restaurante, o fotógrafo e a florista, e ter acesso às facturas ou recibos desses pagamentos.
Além disso, quer saber como foram pagos esses serviços, o número de convidados, quem pagou a roupa dos noivos e quanto custou.
Segundo o Público, nas cartas que envia aos recém-casados, o fisco afirma que está a decorrer uma «campanha inspectiva e de prospecção no sector da restauração» e invoca o dever de colaboração.
Para o líder parlamentar democrata-cristão, «o método é errado, intrusivo e ineficaz porque se imiscui na vida privada das pessoas».
«O resultado também não nos parece razoável. Vir cobrar uma multa a quem não presta este género de informação não é razoável porque não há uma obrigação legal concreta», defendeu.
Diogo Feio defendeu que as acções do fisco deviam incidir «sobre as empresas que prestam os serviços», acrescentando que a iniciativa da DGCI «com estes contornos é nova» e «demonstra bem a existência de dois pesos e duas medidas» em relação às obrigações.
«O Estado quando é solicitado a prestar informações vinculativas, se não as presta não lhe é cobrada qualquer coima», frisou.


segunda-feira, 24 de março de 2008

Educação socialista??!... Não Obrigado!!!...

O estado em que a Educação chegou neste País é inacreditável!....

Depois do facilitismo e do laxismo que o Estatuto do Aluno veio consagrar e agora com as mais recentes propostas para avaliação dos Professores, portanto com a tremenda falta de respeito do Governo Socialista em relação a esta classe profissional, querem o que??!...


Como podem querer que os professores sejam respeitados nas salas de aula, se o próprio Governo, portanto a tutela, os desrespeita??!...


Até quando??!...


E ainda há professores que se dizem socialistas e não condenam isto!!!...
Que vergonha!!!...




Socialistas e Bloquistas Cegos e Desesperados!!!...

Quem diria!!!....

Pelo que li ao longo destes últimos dias, fiquei com a nítida impressão que quer os Socialistas, quer os Bloquistas, ficaram desesperados!!!...


Digo isto, por conta do que se tem escrito em torno da tal coligação que o PS e o BE queriam ensaiar nas próximas Eleições Autárquicas e pela "estória" ridícula que se gerou por conta do tal convite do PSD ao CDS e ao MPT.


Vejamos!...


Já aqui disse que a estratégia política quer do PS-M, quer do BE-M estava a partida desadequada da realidade regional e que morreria a nascença e pelos vistos confirmou-se com a recusa terminante quer do PCP-M e do CDS-M, por razões mais do que óbvias em não aceitarem nenhuma coligação e que só os amargurados e os lunáticos é que não querem ver.


Alguém no seu bom juízo irá coligar-se com um Partido que nesta terra não tem nenhuma credibilidade, cujos dirigentes não são levados a sério e que são o "gozo", quer na comunicação social, quer na opinião pública??!... Caramba estes senhores não vão tomar café de quando em vez??!... Não falam com ninguém??!... Porque se estivessem atentos saberiam que para além do descontentamento que muitos tem por este PSD-M, ouviriam também de certeza as piadas e os desabafos que sobre o maior (agora mais pequeno) Partido da oposição se diz.


Isto para não falar do Governo Socialista na República, que por estas bandas é quase que odiado pelo Povo. Qual seria o dirigente que no seu bom juízo aceita coligar-se com o PS que é contestado por quase todas as classes profissionais e por todas as faixas sociais da população??!... Só aqueles que já tinham uma estratégia definida a contar com esta coligação, para não desaparecerem do mapa político desta Região, como é o caso do BE-M. Grandes defensores do Povo!!!... Pois!!!...


Quem esteve atento as últimas palavras do Paulo Martins, consegue ver que o desespero bloquista é por demais evidente, só conseguem ver sobrevivência através duma aliança com o PS-M, o seu medo de continuar a perder votos para o PCP é tremendo e claro só conseguem ver como única solução para travar este crescimento do PCP, através duma coligação que absorva também o PCP. Só que o PCP não foi na conversa!!!... O PCP percebeu e bem que ganham mais indo sozinho do que mal acompanhados numa "Frente de Esquerda", que ainda por cima junta os radicais do PND, numa coligação de interesses que nem ideologicamente sentido faz.


Pelos lados do PS, a questão é semelhante. Na sua última Convenção o actual líder idealizou uma coligação com todos os Partidos da Oposição Regional, idealizou uma estratégia em que ele assumia ser a voz da oposição, onde os Partidos mais pequenos orbitavam a volta do seu PS. Estratégia esta, que como sabemos bateu na parede!!!... Só o PND e o BE é que por conveniência aceitaram tal disparate. Isto para não falar do MPT-M e dos seus efeitos no PS!!!...


Com as "negas" quer do PCP, quer do CDS, vemos cabeças perdidas!!!... Não aceitam que estes Partidos façam oposição ao PSD sozinhos, com estratégias próprias. Não conseguem, porque isto implica a morte súbita das suas estratégias e por consequência o desastre eleitoral, que de certeza veremos em 2009.


Andam de facto perdidos, sem saber o que fazer. Nenhuma das opções é satisfatória. Se vão em coligação, já sabem que os resultados serão piores do que as coligações anteriores. Se forem cada um por si, o PS verificará que a sua base eleitoral esta a desaparecer a olhos vistos e o BE verificará que o PCP, os "engole" e o PND verificará que sem o efeito Bexiga nada valem!!!...


Só não consegue ver quem não quer!!!...


Por isso, agora e mais uma vez estes Partidos (PS e BE) caem na ratoeira do PSD, de se deixarem novamente distrair, com esta "estória" dos convites ao Congresso laranja. É por demais evidente que o PSD-M, tenta com estes convites ao CDS-M e ao MPT-M, condiciona-los. É claro que o objectivo do PSD-M é desviar as atenções dos seus problemas internos, por um lado e por outro condicionar a estratégia daqueles Partidos que na verdade podem em 2009, fazer alguma "moça" nas próximas eleições (CDS, PCP e MPT). Está é que é a verdade!!!....


E claro os "patinhos" voltam a cair na asneira outra vez!!!... Desta vez o PSD é ajudado mais uma vez pelo DN-Madeira, que deu durante alguns dias destaque ao assunto que aos laranjas dava jeito!!!...


De facto, assim só ganha o PSD-M que consegue a custa da desorientação de alguns Partidos da Oposição, garantir vantagem para as próximas eleições, o que é pena.


E depois dirão que a culpa não é deles, mas sim dos que com eles não quiseram alinhar no desastre que eles próprios idealizaram, querem ver?!!!...


Eu não tenho duvidas!!!...









domingo, 23 de março de 2008

quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia do Pai

Hoje é nosso dia!!!..

Também temos direito!!!..

E já agora, parabens Pai!!!...

Funchal: PSD aprova sozinho Plano do Infante

Lamentavelmente este Plano de Urbanização foi viabilizado, permitindo que o futuro Hotel Savoy que a vários níveis é negativo para aquela parte da Cidade do Funchal, possa ser construído. Sendo que para além disto foi assumido pelo PSD, que o Plano surge para resolver o problema dum privado. O que é uma subversão da lógica do planeamento urbano.

A justificação do PSD, publicada hoje no DN-Madeira é no mínimo pobre e demonstrativa da visão desadequada que este Partido tem do planeamento e do desenvolvimento equilibrado duma Cidade, como o Funchal, que vive principalmente do Turismo.


Veja-se:


«... dirigente da bancada social-democrata falou das alternativas que se colocaram à autarquia: "Uma seria negar, 'a priori', qualquer intenção de demolir ou fazer o hotel (...); outra hipótese seria, provavelmente a defendida por partidos como o BE ou a CDU, autorizar a demolição e mais nada (...); a terceira hipótese que a CMF tinha era: há um privado que pede para ser construída uma nova unidade, para deitar aquela que existe abaixo e a CMF fez o que tinha de fazer. Vamos aproveitar este pedido de um privado, é verdade que foi esse pedido que originou o que estamos aqui a discutir hoje, o PUI, e aproveitando esse pedido (...) vamos fazer o PUI, acompanhando e negociando com o principal interessado o que a CMF pretende e aproveitando para requalificar toda a zona."...»



Até quando vamos a assistir a este tipo de situações??!....


Imagem retirada deste Site

Madeira: MP não quer magistrados na política

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) quer que o PS/Madeira venha a público retirar o que disse sobre as suspeitas de corrupção contra magistrados do Ministério Público colocados na Região Autónoma da Madeira. E quer também que os magistrados deixem de ser usados na guerra político-partidária.

Em declarações ao JN, António Cluny, presidente do SMMP, garantiu que os processos disciplinares instaurados contra quatro magistrados "nada têm a ver com os casos de corrupção" denunciados pelo PS da Madeira, não podendo esclarecer, no entanto, o que está por detrás dos processos. "Que páre de se fazer o aproveitamento político destes factos", sublinhou António Cluny.


Aparentemente, os processos estarão associados a questões pessoais e a um processo-crime ligado a duas denúncias, ainda não provadas, com origem na frequência de um estabelecimento nocturno e relativos a um conflito com um advogado, por questões de dinheiro - mas em nada relacionadas com eventual promiscuidade com o Governo regional madeirense.


Com efeito, em comunicado ontem divulgado, o SMMP "esclarece que os processos disciplinares contra quatro magistrados do Ministério Público a prestarem serviço na Região Autónoma decorrem da norma actividade da Inspecção do Conselho Superior do Ministério Público, não estando relacionados, nem no tempo nem no tema, com as denúncias de corrupção feitas pelo PS. "Esperamos agora que a verdade seja reposta", acrescentou António Cluny, que manifestou ainda o desejo de que "se páre de lançar o labéu sobre toda a magistratura". Já quanto ao comunicado de sexta-feira da Procuradoria-Geral da República, que acabou por dar origem a posições diametralmente opostas, António Cluny sustenta que "foi mal lido" e "apenas prova que o Ministério Público não anda em roda livre. O sistema funciona".


O PS da Madeira não parece, no entanto, disposto a alterar a sua posição, se bem que reportando-se a 2006. "Não altero o que disse na altura", apontou o dirigente do PS Madeira, João Carlos Gouveia, ao JN, recordando declarações e um relatório então entregue a Souto Moura em que associava dois procuradores - um deles colocado no Tribunal de Contas do Funchal - a situações suspeitas. "É aquilo que normalmente se costuma associar a corrupção, tráfico de influências", recordou João Carlos Gouveia.


"Na altura pedi para os dois procuradores serem transferidos e solicitei a fiscalização da actividade de alguns magistrados do Ministério Público colocados na Região Autónoma".


Em Outubro do ano passado, no entanto, o dirigente socialista voltava a atacar o MP, numa conferência de imprensa, reportada na edição do DN de sábado. João Carlos Gouveia falou de promiscuidade com o poder regional, apelou a que os magistrados "reforçassem o poder do Estado" e que "sejam independentes do regime político regional".


Ontem, o dirigente do PS apenas salientou que as palavras de então eram dirigidas a "alguns magistrados" e não ao conjunto, e recusou estabelecer uma ligação directa entre a transferência de um dos magistrados e as denúncias de 2006 - "sei que pedimos a transferência e apresentámos factos e testemunhas". Mas aplaudiu o comunicado de Pinto Monteiro.

JORNAL DE NOTÍCIAS 17.03.2008

retirado do "In Verbis"

terça-feira, 18 de março de 2008

Aqui há gato!!!...

Hoje surge uma notícia no minimo estranha no DN-Madeira, se temos em conta que a mesma é a repetição duma outra que já foi publicada em finais de Fevereiro e que aqui demos conta.

É estranha se temos em conta que hoje só foi referido que o objectivo do PSD-Madeira era saber da ocupação das ditas "casinhas" dos Deputados socialistas, Maximiano Martins (AR) e Carlos Pereira (ALM), esquecendo um outro nome anteriormente divulgado, o do Deputado no Parlamento Europeu Sérgio Marques do PSD.
Importa relembrar que o PSD-M, pretende saber se as unidades de turismo habitacional e rural que obtiveram apoios comunitários nacionais e/ou regionais destes Deputados, tem tido ocupação que justifiquem os fundos recebidos.


Será que há aqui qualquer mensagem oculta??!...


Veremos!!!...

Líder do PS-M acusa Jardim de ter responsabilidades na FLAMA

O Dr. João Carlos Gouveia, veio mais uma vez lançar mais umas "bombas", vejam:


«O líder do PS-M, João Carlos Gouveia, acusou hoje Alberto João Jardim de ser portador de um projecto separatista para a Madeira e de ter responsabilidade "na propaganda e nos atentados terroristas da FLAMA".
Para o líder socialista na Região, Jardim foi o "primeiro beneficiário e promotor" da actividade que a FLAMA desenvolveu no pós 25 de Abril de 1974.
A FLAMA foi um movimento separatista da Madeira que apareceu logo após o 25 de Abril de 1974 para lutar contra a viragem de esquerda do país liderada pelo PCP tendo desenvolvido acções de intimidação e bombistas contra sectores de esquerda.
"Alberto João Jardim foi responsável, como outros também tiveram [responsabilidades], na propaganda e nos atentados terroristas da FLAMA, cuja actividade era dispersa, difusa e avulsa", diz João Carlos Gouveia a propósito dos 30 anos de governação de Alberto João Jardim.

João Carlos Gouveia lembra que a partir de 1978, após a tomada de posse de Alberto João Jardim como presidente do Governo Regional, a actividade da FLAMA extingue-se: "até 1978 e depois do 25 de Novembro, da Constituinte e do primeiro governo constitucional as acções acabam sendo a última o atentado à viatura da Polícia Judiciária cujos inspectores vinham investigar as suas actividades".
Diz que as eleições têm sido uma forma de Alberto João Jardim plebiscitar continuamente o seu projecto separatista e aponta alguns marcos simbólicos: a bandeira da Madeira, as cores azul e amarela das bancadas do estádio dos Barreiros, das flores de papel que ornamentam as festas populares e arraiais, o nome dos barcos "Pátria" e "Independência" utilizados nas ligações entre o Funchal e Porto Santo "e ontem [segunda-feira] , no Porto Santo, no dia dos 30 anos de governação, exibia um boné da Catalunha na praia do Porto Santo".
Aponta ainda que as festas do PSD-M no Chão da Lagoa "acabam com o hino da FLAMA, o "Madeira és livre"...".
"Pergunto se o dr. Luís Filipe Menezes no próximo Verão, na festa do PSD-M, se entoará o Hino da FLAMA", acrescentou.
João Carlos Gouveia, que já foi condenado em Tribunal por crime de difamação a pagar 1500 euros de multa e uma indemnização de 35 mil euros a Alberto João Jardim, diz ter direito à opinião e de fazer esta interpretação histórica dos 30 anos últimos anos da história da Madeira.»


A "estoria" das coligações pela mão do Duarte Gouveia

Li no Blog do Duarte Gouveia um texto dirigido ao seu camarada Miguel Fonseca, em que o Duarte fala das Coligações feitas com o CDS no passado e aquilo que ele acha ira acontecer no futuro com a tal "Frente de Esquerda", que pelo que já sabemos poderá já estar comprometida com a desistência do PCP.

Dessa leitura que fiz devo dizer ao Duarte que quando ele defende que «... Para 2009, não ser desejável ou possível existir uma coligação nem total nem parcial devido à nova orientação política do CDS (ser parceiro do PSD em 2011), da nova realidade do MPT e da orientação política nacional do PCP e BE contra uma maioria absoluta do PS a nível nacional...», dizer-lhe também que discordo em grande parte deste seu raciocínio, visto que quando se refere ao CDS, de facto encontra-se totalmente enganado e esquece a proximidade do seu PS com o PND.


E digo isto, porque o Duarte esta a ser intelectualmente desonesto, porque ao considerar que o CDS é verdadeira oposição quando estamos com eles, portanto quando a nossa acção é convergente com aquela que o seu PS desenvolve. Mas quando não queremos coligações ou acordos com o PS e a nossa acção é distante a deles, somos "bengalas" ou "muletas" do PSD!... Mais um absurdo, de quem se engana a si próprio!!!...


Meu caro Duarte, isto de acharem que são os únicos a fazerem verdadeira oposição ao poder laranja, tem muito que se lhe diga, isto de vocês acharem serem os detentores da verdade absoluta é tão ridículo, que até dá vontade de rir!!!...


Enquanto pensarem assim, acreditem vão longe!!!... Vão contra a parede!!!...


Pela minha parte e julgo que por parte importante do CDS, apreendimos a lição que as coligações nos ensinaram, mas pelos vistos no PS, ainda andam longe e mais uma vez deverão bater com a cabeça na parede!!!....


Não achas Duarte??!...


segunda-feira, 17 de março de 2008

Jardim comemora 30 anos de poder

Tal como referiu o Sr. José Manuel Rodrigues, para mim, estes 30 anos de Governação de AJJ foram um misto de coisas positivas e negativas, pelo que comungo a 100% com a sua analise:

"A governação tem méritos e pecados. O primeiro grande mérito foi ter afirmado a autonomia. O segundo, foi ter lançado infra-estruturas públicas que eram absolutamente necessárias. O grande pecado foi ter adoptado um modelo de desenvolvimento económico que nos conduziu a este beco sem saída e falhou na área social. Falhou também na área política, na qualidade da nossa democracia. Numa frase: É capaz do melhor e do pior."

Corrupção na Madeira

Li também quer no DN-Madeira e noutros jornais nacionais notícias em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou, em nota enviada, que este ano já foram deduzidas três acusações pela pratíca de crimes economómico-financeiros, na sequência das investigações que têm sido desenvolvidas no âmbito do 'Dossier Corrupção' que foi entregue pelo PS/Madeira ao Procurador-Geral da República em Outubro passado, no qual eram denunciados casos de alegada corrupção. Dando como certos que esses três casos envolviam as Câmaras de P. Sol, Santa Cruz e Santana e o afastamento de alguns magistrados do MP.

Devo confessar, que não vi nestas notícias nada de novo e quem anda relativamente atento ao que se passa nesta terra, terá chegado a mesma conclusão do que eu.


Não vi referenciado nenhum caso novo, mas sim a continuidade das investigações que antes do dossiê do PS, já se encontravam sobre investigação. Para tal basta irmos aos arquivos dos jornais ou fazer algumas pesquisas na NET, para verificar-mos isto.


Já vi alguns a lançarem foguetes novamente, mas ainda não vi nenhuma pronuncia, nem nenhum condenamento a conta desse tal dossiê (as tais fotocopias de jornais).


Pela minha parte continuarei a ser prudente a espera desses pronunciamentos e claro das condenações, para depois avaliar como qualquer cidadão madeirense, dos efeitos desse tal dossiê.


Portanto, continuar a espera para ver!!!...

PS quer proibir colocação de “piercings” na língua

Li também por estes dias (no Público), que o Partido Socialista entregou no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam “piercings”, passando a ser proibida a sua aplicação na língua. Para os menores de 18 anos, o projecto estabelece a total proibição da aplicação de “piercings”, tatuagens e de maquilhagem permanente.

Indiferentemente do que possa a titulo pessoal pensar sobre isto, acho que há uma tentativa nitida (mais uma) de limitar direitos aos cidadãos.


Por outro lado estamos perante mais uma manobra de diversão para distrair os cidadãos que últimamente tem contestado fortemente nas ruas o Governo socialista.


Sinceramente!!!...


Com tanta coisa mais importante onde o Governo deve legislar e só se preocupam com isto??!...


E já agora o que é que dirão os Bloquista, aqueles que agora preparam-se para fazer uma nova coligação na Madeira com o PS, sobre esta matéria??!...


Será que vão ficar calados??!....


Veremos também!!!...

PCP rejeita coligação com o PS na Madeira

O DN-Madeira de Sábado refere que a esquerda não vai toda ela junta avançar numa coligação ou frente de esquerda, como chegou a ser falada, tudo porque o PCP-Madeira rejeita fazer parte dessa parceria política.

Ao contrario do Bloco de Esquerda da Região, que prepara-se na próxima Convenção Regional, para internamente preparar o Partido para um eventual acordo com o PS-Madeira, visando os próximos actos eleitorais de 2009, eis que o calculismo do PCP-Madeira, deixa a dita "Frente de Esquerda", numa situação muito complicada.


Embora pela minha parte deseje que esta frente vá a votos, porque tenho a certeza que ela toda junta teria um resultado muito, mas mesmo muito pior que aquele que o PS e o CDS tiveram nas duas coligações que já fizeram. O que seria muito bom para o meu CDS.


Mas devo dizer que também compreendo as razões do PCP-Madeira para rejeitar nesta altura uma união a esquerda, juntando o PS-Madeira. É por mais evidente que o PS-Madeira, não é neste momento um bom parceiro para coligações, por diversas razões.


Uma tem a ver com a falta de credibilidade política que este PS tem junto do eleitorado. Toda a gente com quatro dedos de testa percebe que o PS de JCG, Vítor Freitas e do Carlos Pereira, indo agora a votos teria menos votos do que nas últimas eleições. Isso qualquer Madeirense, mesmo os socialistas o dizem sem nenhuma reserva!!!...


A segunda razão que julgo afasta o PCP-Madeira deste casamento ou união de facto a três é a boa "performance" eleitoral que o PCP tem vindo a ter na Madeira, o que lhes permite acreditar que sozinhos terão um eventual bom resultado ou pelo menos melhor que aquele que a Frente de Esquerda teria. Visto que os comunistas podem ser tudo, mas burros não são!!!...


E a terceira razão que julgo terá decisivamente influenciado o Pe. Edgar a rejeitar esta coligação é o facto do seu Partido no Continente ter sido muito maltratado pelo Eng. Sócrates e pelo PS, pelo que não faria sentido de facto que na Madeira o PCP, aceitasse essa coligação, ainda por mais quando a contestação é tremenda em relação aos socialistas no Governo, através dos sindicatos afectos ao PCP.


Os socialistas, em especial os actuais dirigentes deste PS-Madeira, de facto estão desolados com a recusa do PCP-Madeira, mas podem dizer o que quiserem mas de que o PCP-Madeira age com ponderação, lá isso fazem!!!... E este é um desses momentos!!!!...


Agora vão virar-se para o PND, vão ver!!!...


Deve ser giro, ver-mos uma coligação PS, BE e PND ir a eleições!!!...


Sinceramente quero ver o que isto ia dar!!!...


Veremos!....



sexta-feira, 14 de março de 2008

"O direito à quarentena"

Fica aqui mais um "Pano para Mangas", do João Gobern, na RDP, que todos os dias de manhã habitualmente oiço a caminho do meu trabalho e que julgo ser interessante partilhar.

É de ontem, mas garanto-vós que não perdeu actualidade!!!....

Isto não se faz ao Luís Filipe Menezes

A ideia era divertir o líder do PSD com umas miúdas. Era mas não foi.


O Inferno está mesmo cheio de boas intenções e de homens bem intencionados.
É verdade. Que o diga Marco António Costa, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, presidente da distrital do PSD do Porto e amigo de longa data do líder social-democrata, Luís Filipe Menezes. Como os amigos são para as ocasiões, particularmente as difíceis, e como Marco António conhece como as suas mãos o feitio e as reacções de Menezes às críticas, comentários violentos e artigos de opinião mais ou menos virulentos, decidiu fazer uma boa acção em tempos de grandes guerras na família laranja. O Correio Indiscreto sabe que um dia destes vinha Marco António a caminho de Lisboa para tratar de assuntos da Câmara Municipal de Gaia com Luís Filipe Menezes e falar com o seu amigo de coisas da política nacional quando se lembrou de comprar uma revista animada, divertida, cheia de miúdas giras mais ou menos despidas e, principalmente, pensou Marco António Costa, sem comentários políticos desagradáveis, azedos, de companheiros ou de adversários. Vai daí parou numa zona de serviço da auto-estrada e comprou a ‘Maxmen’. Chegou a Lisboa, divertido com a ideia, e deu a revista a um stressado e meio angustiado Menezes. O líder sorriu, começou a folhear a revista, mas ficou amarelo poucas páginas à frente, mais precisamente na 11. Lá estava, preto no branco, um comentário azedo, terrível, na secção ‘Retardados e Merdosos’. Que o PSD deixou de existir numa uma espécie de eclipse total da liderança, que não fala e não aparece. Uma coisa muito mazinha mesmo. Mas como são amigos do peito, Menezes perdoou e lá se entreteve com as raparigas bonitas que ainda não andam por aí a dizer mal dele.


quinta-feira, 13 de março de 2008

A nova imagem do PSD

A imagem "nova" que o PPD/PSD apresentou ontem aos Portugueses é como o seu líder, pouco original e de fraca qualidade.

Não acham??!...


E já agora estas novas cores, não são parecidas as do CDS??!...


É que o azul já é do CDS!!!...


E o novo laranja "amarelado" é muito parecido ao amarelo do CDS!!!...


Quase que estariamos perante um "Plágio", se não fosse a seta que essa é de facto bem diferente as setas do CDS e que pelos vistos ainda é simbolicamente a diferença que ainda existe entre o PSD e o CDS nas ideias políticas.


Ainda bem que existem ainda profundas diferenças entre estes Partidos!!!...


Frase da Semana!!!...

"O primeiro-ministro gosta de se apresentar como se a alternativa fosse ele ou o caos, quando muitas vezes ele é o caos."

Paulo Portas, declarações proferidas ontem a propósito do balanço dos três anos da acção governativa.

Diário de Notícias de Lisboa, 13/01/2008

Desta vez concordo com os socialistas locais!...

Todos os que por cá passam, já devem ter percebido as profundas divergências políticas entre o meu pensamento político e o dos socialistas desta terra. Em espécial com o Dr. Carlos Pereira, com que já troquei muitos e fortes argumentos, na defesa de pontos de vista.

Mas desta vez tenho que concordar com ele e com outros socialistas, na analise que fazem das contas da Região de 2006, ontem dadas a conhecer pelo Presidente do Tribunal de contas.


Estamos perante um descalabro incrível, que nem os nossos netos vão conseguir pagar.


As contas apresentadas pelo Dr. Guilherme Martins, são verdadeiramente assustadoras, veja-se o que o Dr. Carlos Pereira, no seu blog publicou, que deixa qualquer um com arrepios:


"...Despesas correntes cresceram 5%.

Os Encargos Assumidos e Não Pagos mantém-se a níveis elevados, próximo dos 340 milhões.

Aumentou 344% os juros de mora (para pagar fornecedores).

Subsídos aumentaram 35%.

Os investimentos previstos apenas foram executados em 50% (como habitualmente).

Verifica-se uma enorme dependência dos Fundos e Serviços Autónomos do Orçamento (em 300 milhões).

A dívida indirecta (avales) voltou a crescer 26% (como já tínhamos constatado).

A dívida directa mantém-se (por imperativo legal) - perto dos 500 milhões...."


Portanto mais de Mil milhões de Euros em causa!!!...


Até quando??!...

Afinal em que ficamos??!...

A uma semana atrás o Líder do PSD, Luís Filipe Menezes disse que o PSD não merecia a confiança dos Portugueses e que portanto não deveria ser ainda Governo, afirmação com a qual concordo a 100%.

Ontem veio dizer que nas Eleições Legislativas de 2009 quer uma maioria absoluta.


Mas quem é que percebe este senhor??!...


Afinal em que ficamos??!....


Três Anos de Governo Socialista, Três Anos de Calvário Para Os Portugueses!...

O Governo Socialista do Eng. José Sócrates fez três anos de governação que tal como o referiu o bloguista Duarte Gouveia, parece que já passaram uns seis e o pior é que parece nunca vai acabar!!!...

E digo isto pelo calvário que estes três anos tem sido para a maioria dos Portugueses.


Veja-se:


1. Sócrates prometeu não aumentar impostos e já os aumentou quatro vezes;


2. Temos um governo desumano na Saúde, que tem encerrado maternidades e centros de saúde por este País fora;


3. Na educação temos um Governo que premeia a mediocridade e faz do professor um adereço do sistema, vejam-se as asneiradas do novo Estatuto do aluno e o sistema de avaliação dos professores entre tantas outras asneiradas;


4. Com Sócrates temos um País mais inseguro;


5. Com Sócrates temos um Governo que penaliza os idosos, como nunca niguém o fez;


6. Com estes Socialistas no Governo, temos assistido ao abandono progressivo da Agrícultura, sendo que temos um Ministro caloteiro;


7. Foi também com este Governo que o cidadão foi considerado a partida pela administração fiscal como uma espécie de criminoso, portanto nunca antes nenhum Governo pisou sistematicamente os direitos dos contribuintes.


8. Para não falar da arrogância de quem agarrado a sua maioria absoluta julga que pode espezinhar tudo e todos.


Para mim, o pior Governo que este País teve em mais de trinta anos de democracia!!!...

quarta-feira, 12 de março de 2008

CNE Protesta: Media Markt suspende campanha da Parvónia

A campanha Parvónia, criada pela TBWA para a Media Markt, foi suspensa, na quinta-feira, 7 de Fevereiro, em consequência do protesto levado a cabo pelo Corpo Nacional de Escutas junto dos responsáveis nacionais da marca. Em causa está a caricatura feita na campanha a um escuteiro que, na opinião de Carlos Alberto Pereira, chefe nacional da do CNE, “ofendia a dignidade dos membros do escuteiros”. Carlos Alberto Pereira referiu ao M&P que, na reunião que juntou as partes há uma semana, a Media Markt aceitou “com naturalidade os argumentos apresentados pelo CNE”, tendo a decisão da Media Markt sido transmitida três dias antes da acção de publicidade ter sido suspensa.

Fica aqui o video da discordia.



Governo admite "soluções flexíveis" na avaliação dos professores e "correcções" ao modelo

O Ministério da Educação (ME) anunciou hoje estar disponível para adoptar "soluções flexíveis" na aplicação do processo de avaliação de desempenho dos professores e admitiu introduzir "correcções" ao modelo, mas apenas no final do próximo ano lectivo. No entanto, o Executivo nega qualquer possibilidade de suspender o processo.



Ainda no Público, o líder da bancada parlamentar socialista, Alberto Martins, rejeitou hoje a necessidade de um período experimental na avaliação dos professores mas admitiu que possa haver alguma "flexibilidade nas soluções".


Questionado pelos jornalistas, Alberto Martins rejeitou a necessidade de um período exprimental antes da aplicação da avaliação dos professores em todas as escolas, afirmando que essa possibilidade não está em causa. "O período experimental não é uma questão que se coloque. A avaliação é um instruimento essencial para a qualificação dos portugueses a todos os níveis", disse.



Acho que tudo vai ficar na mesma. Mais um impasse!...

Preço do leite deverá baixar quatro a seis cêntimos por litro

Excedente de produção em França pode beneficiar consumidores portugueses.

O preço do leite deverá baixar entre quatro a seis cêntimos por litro em Portugal devido ao excedente do produto existente em França, admitiu à TSF o presidente da Associação dos Produtores de Leite e Carne (Leicar).


José Campos Oliveira assegura que Portugal e Espanha estão a receber leite francês a preços inferiores aos que se praticam actualmente na distribuição, pelo que estima uma redução imediata do preço do produto – que nos últimos meses tem tido tendência para aumentar.


Para além da redução do preço ao consumidor, o dirigente associativo teme que o preço possa vir a baixar igualmente para os produtores, que se têm queixado nos últimos meses do baixo preço pago pela indústria, quando o preço do leite vendido ao público não tem parado de subir.Para responder ao aumento da procura de leite, o Parlamento Europeu discute hoje o acréscimo da quota leiteira dos Estados-membros em dois por cento.


Constâncio avisa que juros vão subir

A Banca vai cobrar juros mais altos pelo dinheiro que empresta devido à pouca liquidez e à crise do crédito hipotecário de elevado risco. Assim alertou ontem o governador do Banco de Portugal.

Os bancos vão pagar mais caro pelos empréstimos que fazem uns aos outros, o chamado crédito interbancário, o que se reflectirá nas verbas concedidas a entidades particulares e empresariais. O mercado interbancário funciona com base na taxa de juro euribor a vários prazos. A euribor a seis meses, que também serve de indexante à maioria dos contratos de crédito habitacional, voltou a subir recentemente, fixando-se em 4,554 por cento ontem, após vários dias abaixo da barreira dos 4,5 por cento. A 17 de Dezembro último, essa taxa de juro atingiu os 4,949 por cento, o nível mais alto desde o fim de 2000. Vítor Constâncio, ao discursar sobre Banca e mercado de capitais, lembrou que “o custo de financiamento para os bancos vai aumentar, se não houver uma normalização nos mercados internacionais”, e “terá reflexos no preço a que os bancos oferecerem os serviços aos clientes”. Interveio também Fernando Ulrich, presidente do BPI, segundo o qual “os clientes da Banca comercial, em média, “estão melhor do que estavam” antes da crise do crédito hipotecário e da falta de liquidez monetária, “porque estão a receber mais pelos seus depósitos e a pagar menos juros”.


Em declarações aos jornalistas, o presidente do BCP, Carlos dos Santos Ferreira, aludiu à volatilidade das praças financeiras e à subida do custo do risco para os bancos. Por tais motivos, o custo de financiamento dos bancos cresceu “de forma considerável”.


Até agora, o crédito hipotecário de elevado risco fez um rombo de quase 99 mil milhões de euros em mais de 30 bancos norte-americanos, europeus e asiáticos, quer por amortizações quer por incumprimento do pagamento de prestações mensais. Os bancos dos EUA são os mais afectados.


Naviera Armas ligará Madeira ao continente

Hoje o DN-Madeira, adianta uma boa notícia que poderá por várias razões ser benéfica para os Madeirenses.

Refiro-me a notícia em que o armador canariano ARMAS (que nos últimos anos tem ligado as Ilhas Canárias a Madeira), pretende agora a partir do verão ligar a Madeira ao Continente, com o seu mais recente navio o 'Volcán de Tijarafe' , que foi lançado ao mar em Agosto de 2007 e deverá chegar a Canárias em Maio.


É de facto uma boa notícia porque vai permitir não só o transporte marítimo de pessoas e bens, entre a Madeira e o Continente (embora ainda não se saiba qual será o Porto de ligação), mas também é uma boa notícia porque vai fazer pressão positiva no mercado aéreo que deixa de ter a exclusividade no transporte de pessoas entre a Região e o Continente. Podendo com isso influenciar o mercado e por consequência a baixa dos preços. Tudo como é evidente, dependendo do preço destas novas viagens marítimas para o Continente.


Esperar para ver!!!...

Pacheco Pereira diz que está em curso "uma purga" no PSD

O social-democrata Pacheco Pereira acusou hoje a direcção nacional do PSD de querer "varrer do partido os seus críticos internos", numa referência à maneira como a comissão permanente lidou com as críticas de Rui Rio e António Capucho. "A Purga. Começou.", escreve Pacheco Pareira no blogue Abrupto (http://abrupto.blogspot.com/), lembrando que a Comissão Permanente do PSD chamou hoje Rui Rio a prestar declarações ao Conselho de Jurisdição Nacional do partido e, face à promessa de demissão de António Capucho, agradeceu os serviços prestados pelo social-democrata. "Menezes que atacou publicamente Cavaco, Marcelo, Durão Barroso, e Marques Mendes, em literalmente centenas de entrevistas, artigos, declarações, num blogue escrito em seu nome por um assessor da CM Gaia, em comentários televisivos na SICN, em directos feitos de sua casa enquanto decorriam Congressos do PSD em que não estava, e nalguns livros, quer intimidar e varrer do partido os seus críticos internos", escreve o colunista e professor universitário. A Comissão Permanente do PSD chamou hoje Rui Rio a prestar esclarecimentos ao Conselho de Jurisdição Nacional do partido "face às gravíssimas declarações" que considera terem sido prestadas pelo presidente da Câmara do Porto.

LUSA

terça-feira, 11 de março de 2008

Arq. Tadao Ando - "Church of the Ligth"

MPT Nacional defende colocação do Radar

A cerca de uma semana atrás confrontei o Dr. Pedro Quartin Graça, dirigente do MPT, no seu Blog sobre a questão do Radar do Pico do Arieiro e da opinião do seu Partido sobre a instalação ou não deste equipamento neste local e a resposta é clara.

"Caro Roberto Rodrigues,


Pessoalmente devo dizer-lhe que, pondo nos pratos da balança tudo o que está em causa, sou da opinião de que faz falta o radar.


Se pudermos conciliar ambos os valores a preservar, melhor.


Cumprimentos,


Pedro Quartin Graça"
Domingo, 09 Março, 2008


Portanto em que ficamos, o MPT-Madeira apoia ou não o Radar??!....


Estudos??!...


Mais estudos??!...


Era bom que o Deputado João Isidoro se deixe de demagogia política e se quiser ver os estudos (que já existem a alguns anos), que os peça através dos deputados do MPT, na AR ao Ministério da Defesa.


O pensam que enganam a quem??!...
Sentido de responsabilidade, tal como aquela que o Deputado Pedro Quartin Graça teve é o que se exige aos dirigentes regionais do MPT.


SIMPLEX nas Obras Privadas??!...

Na Segunda Feira passada entrou em vigor a Lei n.º 60/2007, de 4 de Setembro, que alterou o Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, sendo que tal iniciativa legislativa foi dada a conhecer como um "novo regime" que segundo o Governo Socialista virá reduzir o controlo administrativo dos licenciamentos, no cumprimento de mais uma medida do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, o denominado SIMPLEX.

Acontece porém que passado uma semana e depois de publicadas grande parte das Portarias que regulamentam e actualizam procedimentos, verificasse que afinal estas normas todas de simplicadoras, nada tem.


É ao contrario do que se diz mais complicado e em especial muito mais caro construir. Começando pelos projectos estes vão passar a ser muito mais caros, se temos em conta o que agora se vem exigir para construir por exemplo uma habitação unifamiliar.


De facto os senhores engenheiros vêem agora satisfeitas muitas das suas reivindicações, se temos em conta o sem número de estudos e projectos de "especialidades de Engenharia" que agora são solicitados (ainda mais do que já era).


Por outro lado a demagogia lançada de que as pequenas obras seriam mais fáceis de fazer, sem as tais burocracias anteriores (as tais escassas relevâncias) é tudo "treta", veja-se o caso das piscinas, que na pratica tem o seu procedimento administrativo de licenciamento mais oneroso e mais complexo, do que já era.


Por isso recomendo vivamente a leitura da Lei e das respectivas Portarias e que cada um veja como é que as coisas na verdade serão:











Mais uma vez o SIMPLEX é uma verdadeira treta!!!...


Atenção!!!, acho bem que este processo seja rigoroso e que vá ao encontro dos parâmetros de qualidade de vida que pela Europa fora já existem, só que da noite para o dia, "zazzzs", mudamos tudo, sem que ninguém esteja preparado. E depois quem é que paga??!...


Claro o Zé Povinho!!!


Que de certeza, não vai perceber o que é que aconteceu, porque a propaganda diz que afinal tudo esta mais simples e portanto mais barato. Mentira!!!....

Será que o PS aguenta?

O primeiro-ministro disse no sábado uma frase que lhe pode custar muito caro: "Não posso recuar naquilo em que acredito e em que estou absolutamente convencido".

A afirmação foi feita numa reunião do PS. Disse ainda que a saída da ministra da Educação não está nem nunca esteve em causa e fez a sua total profissão de fé na política da 5 de Outubro e em quem a conduz.


Com o que disse, colou-se de tal forma à ministra que hoje já não parece possível imaginar cenários com Maria de Lurdes Rodrigues fora da Educação. A cair um, caem os dois.


Que muitos professores e os partidos da oposição não deixarão de atacar a ministra, é óbvio; que, se este não fosse um Governo de maioria absoluta, já vários ministros teriam perdido as respectivas pastas, é uma evidência; que o primeiro-ministro e o Governo estão com Maria de Lurdes Rodrigues, também. A dúvida está em saber até onde aguentará o PS este Governo, até quando o PS, uno e (quase) coeso, continuará a apoiar o actual secretário-geral.


José Sócrates só tem consigo os seus indiscutíveis - ou seja, alguns dos seus ministros. Os barões, que até agora têm estado mais ou menos silenciosos (à excepção de Alegre) irão manter-se eternamente discretos? João Cravinho, Jorge Coelho e Ferro Rodrigues não são, claramente, "yes men" de Sócrates. Soares não morre de amores pelo primeiro-ministro e António Costa e António José Seguro estão fora do Executivo.


O apoio do PS ao Governo parece ter resistido à pressão de 80 mil manifestantes. E se forem 90? E se forem cem mil? Resta a Sócrates descobrir o que Cavaco, enquanto primeiro-ministro, não encontrou: uma forma de combater a crispação crescente da sociedade sem mudar o chefe do Governo.


João Garcia, subdirector do Expresso