quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Açores: CDS lamenta crise de valores

O cabeça de lista do CDS-PP Açores às eleições legislativas de 27 de Setembro, Félix Rodrigues, lamentou, esta quarta-feira, que os valores dos Escuteiros (Honra, Lealdade e Serviço à Comunidade) não sejam ensinados nas escolas públicas e que não se apliquem a alguns políticos, nomeadamente em tempos de campanhas eleitorais.

Após uma reunião com a Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas, na Praia da Vitória, o candidato popular à Assembleia da República quis simbolizar que “este movimento é dos poucos que luta por princípios, que fazem falta na política”. Para Félix Rodrigues, “não podemos esquecer, especialmente numa altura de campanha política, que é a honra, a lealdade e o serviço à comunidade que devem interessar”, pelo que é fundamental “ter como referência um movimento que tem estes princípios e em que as pessoas não são referência, mas o movimento em si é”, frisou.

2 comentários:

il _messaggero disse...

"Artigo 4.º

Isenção política e partidária
O CNE não se identifica com qualquer ideologia partidária nem
com o poder constituído."


in Estatutos do CNE

Caro Roberto,

Bem sei que muito provavelmente cita esta notícia por ser dando um enfoque nos ditos valores, que segundo o tal candidato do PP, deveriam ser extrapolados e seguidos em política.

No entanto, considero algo abusivo o uso do nome do movimento [a que aliás já não pertenço, mas que tive a honra de pertencer durante 16 anos], quando nos estatutos do mesmo, há essa clara distanciação em relação a quaisquer conotações políticas ou de campanha.

Daí este meu comentário de desagrado para com tal facto.

Roberto Rodrigues disse...

Caro "Il Messaggero",

Sinceramente não percebo o que me quis dizer.

Acho que não há nada que seja abusivo e que ponha em causa a isenção política e partidária do CNE.

Tal como referiu, a notícia é simplemente notícia porque o CDS-Açores teve um encontro com os dirigentes da Junta Regional do CNE-Açores e onde foram abordadas as questões ligados aos valores que o CNE tenta projectar em cada escuteiro e com os quais o dirigente político em questão concorda. Mais nada!

Tal acontece por cá, um sem número de vezes com os governantes do PSD, em plenas actividades escutistas. E com todo o respeito nunca ouvi nem a sí nem a ninguém insurgir-se contra isso em lado algum. Daí não perceber qual é o abuso.

Tentar aqui encontrar outra coisa acho exagerado.

Ninguém tentou e muito menos eu conotar o movimento escutista com o Partido CDS/PP ou outro qualquer. Sempre pautei meu comportamento aqui no blog e na rua, em actividades e fora dela pelo separar das águas. Por isso nada de confusões!

Lamento que esteja desagradado com o artigo ou se calhar com o meu post, mas acho que só você é que viu conotações mal intencionadas onde não existem. É pena, para um escuteiro era de esperar mais abertura.

RR