segunda-feira, 10 de agosto de 2009

«Conselho de Ética: Paulo Portas considera "lamentável" a não nomeação de Lobo Antunes»

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, considerou ontem lamentável que Lobo Antunes não tenha sido nomeado para o Conselho Nacional de Ética, e defendeu "uma maior transparência e credibilidade" neste tipo de nomeações."

Se a capacidade do professor Lobo Antunes é para deitar para o lixo, então qual é o nosso caixote do lixo? Trata-se de uma das pessoas com maior credibilidade, conhecimento e reputação nesta área e é uma pena que não esteja no conselho no próximo mandato", afirmou o líder do CDS.
Paulo Portas, que falava à margem da apresentação da candidatura do CDS à Câmara da Régua, afirmou que os "portugueses estão a começar a ficar muito cansados com este sistema em que o PS e o PSD negoceiam sozinhos, à porta fechada, os cargos de Estado". "Aquilo que eu acho necessário é que, na próxima legislatura, este tipo de nomeações seja mais aberto do ponto de vista da transparência e da credibilidade do processo", sublinhou.

Portas classificou ainda a "partidocracia" como um "dos piores defeitos do sistema político Portugal", afirmando que gostava que "o CDS contribuísse para o ultrapassar". "A democracia não é um clube de dois partidos. Aconteceu o que aconteceu com o Provedor de Justiça e foi um vexame para as intuições. Agora a exclusão do professor Lobo Antunes.
O que eu pergunto aos portugueses é se querem continuar com um sistema em que dois partidos à porta fechada, como se a democracia fosse deles, põem e dispõem dos cargos sem pedir sugestões a mais ninguém, sem pedir abertura à sociedade?", questionou.
O líder dos populares referiu ainda que é "lícito" interpretar esta exclusão como "uma retaliação pelo facto de o professor Lobo Antunes ter assinado um parecer que era exigente quanto à Lei do Testamento Vital".
Paulo Portas considerou ainda que "qualquer pessoa com conhecimento" teria reparado na exclusão de Lobo Antunes, que Portas considerou um médico e humanista de mérito "reconhecido". Esquecer o nome de Lobo Antunes, segundo o líder popular, "é um sinal errado" que se está a dar aos intelectuais, aos cientistas, aos médicos. "É um sinal de que este país nas suas instituições despreza a inteligência", sublinhou.
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida é um órgão consultivo independente, que passou desde 29 de Maio a reportar à Assembleia da República e não ao conselho de ministros, como sucedia anteriormente.

Fonte: Público

2 comentários:

Unknown disse...

O Lobo Antunes da foto é o escritor, não o médico

Roberto Rodrigues disse...

Ao Rui,

Obrigado pela rectificação.

Por lapso coloquei a imagem errada.

RR