quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ligação Curral das Freiras - Boaventura, não é para mim prioritária

O candidato do PS a Câmara de Cª Lobos, no seu blog mostra-se disponível para apoiar uma proposta, a muito abandonada e recentemente ressuscitada pelo candidato do PND, de ligar o Curral das Freiras a Boaventura.

Como acredito que é do debate e da discussão que se esclarecem as populações e a opinião pública, aqui neste meu espaço direi o que penso sobre este assunto, aberto também a ver o que os restantes candidatos pensam sobre isto.

O Carlos Gonçalves refere que valoriza a reivindicação das populações e por isso vai aprofundar esta questão, dando a certeza que defenderá esta ligação como uma prioridade do seu programa, tal como o disse o José Manuel Coelho do PND, que como se sabe avança nesta candidatura para dar uma ajudinha ao PS!

Sinceramente, das diversas vezes que contactei com pessoas do Curral das Freiras, nunca veio a discussão esta ligação como sendo fundamental para a Freguesia e para o seu desenvolvimento futuro. Sempre ouvi das pessoas, a vontade de terem uma outra saída, que nos dias de tempestade ou de fecho de trânsito daquela que é a actual saída (para o Funchal), lhes servisse de alternativa. Agora para Boaventura não!..

E é estranho dizer-se que são as populações a quererem esta ligação a Boaventura, porque é uma ligação extremamente distante do Funchal e de Câmara de Lobos. Depois porque o argumento de favorecer o turismo, sinceramente não é muito forte, tendo em conta que o principal problema de ligações estáveis no inverno, nos dias de tempestade e de fecho da estrada ao Funchal, ficam sempre comprometidos, pelo que pensar que as ditas camionetas de turismo vão esperar por turistas no Curral provenientes do norte da ilha que utilizem as levadas, não parece-me sustentável. Depois falamos de poucos meses do ano em que esta solução “turística” teria efeitos na economia local, com a passagem destes turistas, nada diferente do que acontece agora.

Para mim a ligação ao Curral das Freiras, deverá ser com a sede do Concelho de Câmara de Lobos, podendo aqui ser discutida as várias opções existentes. Eu não escolho nenhuma sem as conhecer do ponto de vista técnico-financeiro. Interessa é que se faça com os menores custos possíveis.

Acredito mais na viabilidade desta ligação, porque se ligar esta Freguesia a uma localidade do Concelho de Câmara de Lobos, vai permitir trazer e levar os tais turistas do Curral das Freiras para Câmara de Lobos e vice-versa. Teoricamente mais hipóteses de ter mais tempo os turistas no Concelho. Permite também que virando o Concelho para o Turismo como nós propomos, se estruturem roteiros turísticos geradores de riqueza para o Município. Aproveitar todo este potencial é fundamental para produzir riqueza e emprego.

Além disto, uma ligação directa e interna entre Câmara de Lobos e o Curral, permitirão poupar muitos meios financeiros ao Município, tendo em conta a poupança de tempo e km, que esta solução permite, para além de poder potenciar o desenvolvimento empresarial, permitindo as populações do Curral, mais hipóteses de emprego, que actualmente, praticamente só se limitam ao Funchal, porque trabalhar fora deste Concelho implica sempre mais um passe e por consequência mais custos para as pessoas. Assim a mais opções. Sinceramente acho mais vantajoso ligar o Curral a Câmara de Lobos do que a São Vicente (via Boaventura), acho que mesmo assim, Cª Lobos tem mais oportunidades de futuro. Muitas portas poderão ser abertas com esta ligação!

Agora por de parte totalmente essa ligação a Boaventura, logicamente que não, mas para agora não! Há outras prioridades.

3 comentários:

vigilante disse...

Roberto. Esses argumentos contra a Ligação ao Norte(via Boaventura) são válidos só na prespectiva de quem apenas analisa o caso sob o ponto de vista do Curral. Para os habitantes que vão de Ponta Delgada ao Arco de S. Jorge (alguns milhares de almas) esta seria uma alternativa extraordinária aos trajectos convencionais, além de mais rápidos que estes. Veja que a estrada que liga estas freguesias ao Funchal esteve fechada durante uma semana há pouco tempo atrás (nos Juncos em S. Vicente, pela queda de pedras que destruiu carros e casas) o que transtornou a vida de muitos Madeirenses, afectando também o Turismo. Diferente é a ligação do Curral à sede de Concelho. É de facto ridículo que um munícipe, para tratar de algo na sua Câmara, tenha de passar por várias freguesias de Outro Concelho! a Ligação do Curral a C. Lobos é naturalmente urgente.

cumprimentos

Tiago Freitas

Roberto Rodrigues disse...

Ao Tiago Freitas,

Atenção! Eu não sou contra a ligação a Boaventura e dize-o no texto que escrevi.

Acho que não é prioritário para os habitantes do Curral das Freiras e de Câmara de Lobos. E atenção que falo na qualidade de Candidato a CMCL e daí a analise do ponto de vista dos interesses dos Câmara-lobenses.

Acredito que esta ligação a Boaventura tem importância (e para mim é o único argumento válido), pelo encurtamento de distâncias entre o Sul e o Norte da Ilha que proporcionaria. É mais vantajosos para as populações do Norte da Ilha do que para as pessoas do Curral das Freiras, é um facto!

Agora os argumentos utilizados pelo PS e pelo PND, ligados ao turismo, julgo não serem suficientemente solidos para justificar a obra.

De facto e como constatou, não existir uma ligação interna entre Câmara de Lobos e o Curral das Freiras, cria uma série de constrangimentos aos Municípes Câmaralobenses que não se justificam hoje em dia. E daí com a falta de meios financeiros existente, ser necessário fazer escolhas e definir prioridades.

Obrigado pela opinião!

Cumprimentos

RR

vigilante disse...

Roberto,

Naturalmente que percebi que estava a falar na qualidade de candidato à autarquia de C. Lobos, daí que enfoque a prespectiva desse Concelho. Também concordo que uma ligação Curral-Boaventura seria mais vantajoso para o Norte do que para o Sul, ainda que para o martirizado povo do Curral qualquer "escapatória" a mais seja benvinda.Quanto à falta de meios... depende sempre da vontade política, como o meu amigo bem sabe.

cumprimentos


Tiago Freitas