segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O meu discurso de ontem na apresentação de Candidatos em Cª Lobos

Fica aqui o texto do meu discurso de ontem, onde foram apresentados os nossos Candidatos aos diversos órgãos autárquicos de Cª Lobos.

Aos que desejem saber mais sobre este almoço /comício, em que estiveram presentes quase 200 pessoas, poderão fazê-lo através do blog do CDS/PP de Câmara de Lobos.

Caros amigos Câmara-lobenses,

É com muito gosto e honra que aceitei o convite da Comissão Política Regional do CDS, para encabeçar a lista a Câmara Municipal de Cª de Lobos, após quatro anos a representar este meu Partido, na Assembleia Municipal deste Município.

Essa experiência autárquica, permitiu-me conhecer muito bem este Concelho, os seus problemas e os seus anseios.

Com toda a modéstia, deixem-me que vós diga que ao longo destes quatro anos a representar o CDS na Assembleia Municipal, fui de facto uma das vozes que tentou pressionar ao actual executivo municipal a mudar muitas coisas que do nosso ponto de vista deveriam ser alteradas ou melhoradas, sendo que para tal apresentamos várias propostas e sugestões, sendo que tal postura obrigou a que muitas das questões por nós levantadas fossem de facto resolvidas ou melhoradas.

Também sempre que os Câmara-lobenses nos pediram para interceder por estes na resolução de alguns problemas pontuais e aqui lembro-me dos problemas com a rede de esgotos na Caldeira, com a Fonte dos Tis nas Romeiras e até com o acesso para deficientes em algumas moradias do Curral das Freiras (isto para referir alguns casos), nós e eu pessoalmente empenhamo-nos para que estas situações fossem de facto resolvidas rapidamente. E de facto na sua grande maioria conseguimos que fossem resolvidas!

Foi sempre assim, atentos aos problemas, sem prometer o que não se pode cumprir que fomos fazendo o nosso trabalho. Os nossos adversários reconhecem que somos uma voz muito incómoda, porque sem demagogias fazemos pressão para resolver problemas concretos das pessoas. E assim vamos continuar a trabalhar. Sem folclore barato de alguns e sem lavar roupa suja na praça pública que não interessa a ninguém.

Também não seremos como outros que sempre que são eleitos calam a sua voz fazendo o jogo da maioria, ou então passam-se para a outra banda, defraudando as expectativas daqueles que votaram neles a procura de uma oposição forte que por cá nunca existiu.

Caros amigos,

A 11 de Outubro coloca-se um grande desafio aos Câmara-lobenses. O desafio passa por fazerem uma escolha tendo em conta o que aconteceu no passado recente e tendo em conta o futuro que querem para este Concelho.

O desafio passa por continuar com os mesmos, os de sempre, agora mais arrogantes, mais distantes das pessoas e mais preocupados com os seus próprios negócios, do que com os problemas das populações e falo do PSD e dos seus Candidatos.

Ou então, pela alternativa credível, que esta nossa equipa vós propõe. Julgamos estar a altura do desafio, com gente competente, preparada, atenta e conhecedora da realidade e que nunca se distanciou das pessoas.

Com propostas concretas e com uma estratégia para o futuro, que passa por mudar este imobilismo que o PSD, comandado pelo Funchal, tem votado este Município.

Para nós o desenvolvimento futuro de Câmara de Lobos passa por incentivar e desenvolver o sector do turismo, pouco desenvolvido por cá. Câmara de Lobos tem belezas naturais únicas, tem gentes maravilhosas com uma forma muito peculiar e interessante de ver a vida, qualidades que aliadas a uma política de promoção do turismo de qualidade, poderão potenciar um sector ainda por explorar, que poderá ser o futuro e uma forma de minimizar o desemprego que segundo os últimos dados divulgados colocam Cª Lobos como o terceiro Concelho com mais desempregados na Região.

Acredito que o desenvolvimento deste Concelho passa por desenvolver políticas que favoreçam a vinda de empresas, em especial as unidades hoteleiras, aproveitando a curta distância até ao Funchal, centro económico da Região e aos portos e ao aeroporto, portas de entrada da Madeira. E daí justificar-se do nosso ponto de vista a necessidade de estabelecer contactos com os nossos vizinhos (Funchal e Santa Cruz), de forma a repensar os problemas da mobilidade e transportes públicos entre os nossos Concelhos entre outras questões e problemas que nós são comuns e que merecem uma estratégia comum para as resolver. Por isso iremos propor a criação de uma área metropolitana do Sul, que albergue inicialmente Câmara de Lobos, Funchal e Santa Cruz, podendo estender-se se assim se justificar até Machico.

A par desta mudança estratégica que desejamos concretizar para este Concelho, importa aprofundar outras políticas que permitam perspectivar noutras áreas um futuro melhor para os cidadãos.

Refiro-me ao aprofundamento de políticas de apoio ao ensino, tendo em conta que ainda temos valores elevados de abandono escolar, que deve ser prioritário combater.

Políticas que fomentem o desporto para todos.

Referimo-nos também aos apoios na área social, nomeadamente as Famílias e aos Idosos.

Também não esquecemos a importância que ainda tem os sectores produtivos tradicionais, nomeadamente a agricultura e as pescas, sendo a nossa missão tentar moderniza-las para serem mais rentáveis.

E por fim, importa reorganizar e adequar as redes viárias existentes, as necessidades do Concelho, sendo importante para nós a ligação de todas as Freguesias a Sede do Concelho, pelo que será fundamental defender como já o fazemos a muitos anos, uma ligação ao Curral das Freiras.

Estas são as nossas prioridades, que serão desenvolvidas ao longo da campanha, pelo que aqui apelo a todos para que reforcem a nossa força nas próximas eleições Autárquicas, na certeza que será um voto bem entregue e útil ao futuro de Câmara de Lobos.

Bem hajam


Sem comentários: