segunda-feira, 2 de abril de 2007

Entrevista ao Líder do PND-Madeira

O líder regional do PND-Madeira, Dr. Baltazar Aguiar deu uma entrevista ao DN-Madeira, da qual não resisto a fazer uns comentários.


Com um subtítulo, bastante explosivo o DN dá o tom para uma entrevista que para além de denuncias antigas, pouco ou mais tem.

Veja-se:


"...O PSD [nacional] apresentou um projecto de revisão constitucional contra o crime do enriquecimento ilícito. Está subscrito também pelo deputado Guilherme Silva. Eu quero perguntar se querem levar a efeito esta legislação aqui na Madeira, para combater os enriquecimentos súbitos e inexplicáveis na Madeira. As pessoas dizem que aqui na Madeira não há casos de corrupção. Não há? Mas há fumo por todo o lado! Isto está cheio de fumo. Eu vou dar-lhe casos. A Fundação Social Democrata. Um património de milhões. Proprietária de dezenas de prédios. Um prédio por cada freguesia, tem o PSD. Quer outro exemplo? Os empresários políticos. Normalmente ligados a licenciamentos dados pelo poder. A fornecimentos de bens e serviços à Região e a obras públicas...

...Naturalmente, estou a falar de toda essa gente. Temos de pôr o nome às pessoas. O grupo do senhor Jaime Ramos enriqueceu e engordou na Madeira de uma forma exponencial nos últimos anos, a olhos vistos. Como é que se explica essa fortuna? E as pessoas não se podem esquecer que ele é simultaneamente o secretário-geral do PSD, membro destacado da Fundação Social Democrata, o líder da bancada do PSD, o homem que manda na máquina social-democrata. E que entrou na política com tanto dinheiro como eu tenho e está milionário.Quer outro exemplo? Os meninos do carro preto. Este escandaloso nepotismo regional de todos os meninos ou da maioria dos meninos das altas figuras do partido do poder, terem um lugar assegurado no Governo, nas autarquias e nas empresas públicas, por exemplo nas sociedades de desenvolvimento. E você não vê nenhum menino do carro preto no desemprego. Nenhum. No entanto temos um cenário de desemprego brutal, com os nosso jovens recém formados em Lisboa, na miséria e no desemprego..."

A denuncia e o desafio feitos, já não são novidade para ninguém. Desde a esquerda até a direita nesta região, portanto toda a oposição (de todos os dias) a muito tempo que fala disto. Só o PND é que julga que trás algo de novo ao debate político. Que pobre ilusão!

Por outro lado acho inacreditável as criticas feitas a oposição em geral, veja-se:


"...DIÁRIO: A oposição em geral?

BA: Há líderes da oposição regional com 30 anos de poder partidário. E há líderes com quase dez anos de poder partidário sem resultados. Há uma espécie de cristalização da nossa oposição.


DIÁRIO: Dá jeito pessoal a quem desempenha tais funções?


BA: Há uma coisa que é evidente. Uma parte desses partidos limita-se a fazer um discurso de oposição meramente formal. Oposição que frequenta os lugares costumeiros, que reduz a política à frequência institucional do parlamento e tem um discurso que não atrai a população, não belisca o Governo, nem cria soluções alternativas..."


Se assim é, qual é a novidade no discurso do PND-M?, que lugares pretende frequentar?...será o Porto do Funchal?...mais!....Na verdade nada de novo!...Mais uma critica sem sentido!.

Só falta ao PND-M, fazer o mesmo que o MPT-M faz, ir com os taxistas, com os enfermeiros e outros para prometer o que não podem cumprir. Portanto mais demagogia!

Se é este tipo de oposição que pretendem trazer, então prefiro os que estão já a muito tempo....São mais credíveis!


Sobre o CDS/PP, temos complexos de quem pelos vistos pretendeu ser líder regional e não conseguiu e por isso saíu, são tremendos, para além de ser muito solidário com o seu cunhado o Dr. Manuel Monteiro, nos ataques ao Dr. Paulo Portas. Basta para isso ler o seguinte:


"...DIÁRIO: Tem acompanhado a vida do PP. Como vê a situação do partido?

BA: O que eu sinto é que o CDS está a ser tomado por um grupo de estrema direita absolutamente intolerante. É preciso não esquecer que esse grupo é liderado por uma pessoa que, há uns anos, chamava aos europeístas, isto nunca me coube na cabeça e eu sou anti-europeísta, europarvos. E que surpreendeu num programa de televisão para humilhar uma das figuras mais importantes da política portuguesa, como foi o Dr. Lucas Pires. Dizendo-lhe que ele na Europa não tinha crescido, tinha engordado.

DIÁRIO: Foi Paulo Portas...

BA: Pois foi. É preciso ter cuidado com esse tipo de pessoas e é preciso ter cuidado com essa gente e com esse grupo que está a dominar o CDS.


DIÁRIO: Isso está a ter reflexos na Madeira? É que se diz que os apoiantes de Ribeiro e Castro foram afastados da lista do PP.

BA: Parece que há aí uma noite de facas longas, de purga interna. Isso parece que há. Se efectivamente é ou não é, eu não sei. Mas o que parece, em política vale muito..."


Pois é!, o Dr. Baltasar para além de meter-se na vida interna dum Partido que não é o seu, cria artificialmente uma "purga interna" que nunca existiu. Só ficção nessa cabeça!


Deverá sim é ter em atenção é o porquê do seu Partido não crescer. Deverá perder tempo em tentar perceber porquê é que os Madeirenses não acreditam na sua mensagem política e nos seus quadros, vindos como é do conhecimento geral de Partidos como o PS, PSD, CDS e PCP. Como é que um Partido que pretende governar pode constituir-se em verdadeira alternativa, quando o seu próprio Partido é uma autentica confusão ideologica. E não digam que são de Direita, porque não o são! Não podem ser porque, os seus próprios militantes ou candidatos dissem não o serem. Numa confusão destas ninguém vota!


E como o Povo diz: "cresçam e apareçam"!...em política só com maturidade e credibilidade é que se podem apresentar e serem verdadeira alternativa. Por enquanto o PND-M, não reúne esses requisitos.

Sem comentários: