domingo, 22 de abril de 2007

Resposta ao Deputado Pedro Quartin Graça

Em resposta as questões que eu e outras pessoas colocaram sobre a posicão oficial do MPT-Nacional referente as posições assumidas pelos candidatos do MPT-Madeira de serem de esquerda e socialistas, o Dirigente Nacional e Deputado na Assembleia da República do MPT (incluído no Grupo Parlamentar do PSD) Pedro Quartin Graça, disse o seguinte:

"...É com enlevo que vejo V.Exas, ilustres membros ou apoiantes de candidaturas adversárias, estarem preocupados com a candidatura do MPT na Madeira e o pseudo-acolhimento de "oportunistas". Relativamente a ser de esquerda, nunca o MPT se definiu como de esquerda ou de direita, nunca assumindo, aliás,essa dicotomia. Temos pessoas mais "à esquerda" como filiados, como também os temos mais "à direita". Na primeira situação estão os nossos candidatos na Madeira, São, assumidamente, e sem rodeios, pessoas "de esquerda". Não vemos mal nenhum nisso. Assumiram o programa e os Estatutos do MPT. Não abandonarão o MPT a seguir às eleições. Pertenceram a um outro Partido antes desta sua opção. Sairam. Nem o MPT se sente mal com os ilustres membros que agora acolhe, muito pelo contrário, nem os mesmos "sujam " o MPT. Agradecemos as vossas preocupações convencidos de que as mesmas são reveladoras de que a nossa candidatura na Madeira está a preocupar verdadeiramente os partidos da "oposição tradicional" existentes no arquipélago. No dia 6 de Maio veremos se eu tinha ou não razão."


Desde já e em primeiro lugar agradeço a resposta que neste mesmo Blog lhe solicitei a quando da publicação do "Post": "Afinal o MPT é mais um Partido de Esquerda" (http://cortardadireita.blogspot.com/2007/04/afinal-o-mpt-madeira-mais-um-partido-de.html) e pelas suas palavras de apreço.


Em segundo lugar dizer que a sua resposta parece-me no mínimo contraditória atendendo ao que está escrito no Site do MPT-Nacional, relativamente as opções políticas, em que o programa dessa organização política expresa entre tantas outras coisas o seguinte: "...Apontamos o crescimento económico pelo crescimento, quer ele seja de base mercantilista ou marxista, como o principal factor de desequilíbrio social e de degradação dos recursos naturais, da marginalização social, da pobreza, da indignidade da pessoa humana e das doenças que alastram nas actuais sociedades..."


Se assim é como pode o MPT dizer que não tem problemas com a posição política dos seus candidatos que no caso da Madeira são assumidamente de esquerda?! e socialista! Não percebo?!


Se de facto o MPT é "neutro" portanto não é de esquerda nem de direita, porque é que os seus candidatos na Madeira tentam passar a ideia de que o MPT é de esquerda, ainda por cima próxima ao Partido Socialista?!... Ainda mais, quando na Assembleia da República este Partido está integrado na bancada do Partido Social Democrata (PSD)...?! Não percebo?!...


E mais... tenho duvidas que os candidatos do MPT-M, tenham assumido o programa e os estatutos do MPT, porque ao que sê sabe os ainda deputados independentes e os outros candidatos supostos dissidentes do PS-M continuam militantes do Partido Socialista, a espera da conclusão de processos disciplinares, que parece terem sido instaurados aos seus ainda militantes. Se de facto está situação se verificar, o descredito para o MPT é inevitável.


Pela minha parte mantenho o que disse. Tenho pena que um Partido, como o MPT permita que alguns façam o jogo político, usando este Partido.


E claro depois do dia 6 de Maio vamos ver quem tem razão.

2 comentários:

PEDRO QUARTIN GRAÇA disse...

Caro Roberto Rodrigues,

As referências que foram feitas não se referiam naturalmente a si. Sabemos distinguir a crítica correcta, ainda que cerrada, como a sua, da difamação das outras oposições.Em relação a essas, o dia 6 de Maio dará a resposta conveniente!

Atentamente,

Pedro Quartin Graça

Roberto Rodrigues disse...

Agradeço o esclarecimento.

Obrigado.

Roberto Rodrigues