terça-feira, 24 de abril de 2007

Morreu o Primeiro Presidente Eleito da Rússia

"...Este político não só foi o primeiro Presidente russo democraticamente eleito, mas também o primeiro dirigente que por duas vezes (em Outubro de 1993, depois do fuzilamento do edifício do Soviete Supremo, e em Dezembro de 1999, quando se demitiu) pediu publicamente desculpa pelos seus erros.
Ieltsin foi também o primeiro dirigente russo a renunciar voluntariamente ao poder.
O primeiro Presidente da Rússia será sepultado quarta-feira no cemitério do Convento de Novodevitch, em Moscovo. Os restos mortais serão sepultados num túmulo aberto perto da campa de Raísa Gorbatchev, mulher de Mikhail Gorbatchev, e do general Alexandre Lebedev, antigo secretário do Conselho de Segurança da Rússia e governador da Região de Krasnoiarsk..."


Diário Digital



Morreu o homem que desmembrou a União Soviética de Repúblicas Socialistas, governada por muitos anos sobre os pilares do comunismo.


Como todos os homens, teve seus defeitos e virtudes, mas não podemos deixar de reconhecer que foi ele que de forma definitiva ajudou a libertar de vez as repúblicas soviéticas do comunismo, que por muitos anos oprimia estes povos.


Descanse em Paz

1 comentário:

il _messaggero disse...

Poderá ter tido os louros por esse desmembramento, mas nem aí Yeltsin foi capz de recolher todos os louros...O desmembramento já tinha as bases lançadas pelo próprio Gorbatchov com a sua política da "perestroika" - ao incentivar maior liberdade económica, isto motivou o desenvolvimento de uma maior liberdade para a oposição germinar...

Será sempre lembrado também por ter criado uma imensa oligarquia em seu redor, pelas sucessivas desvalorizações do rublo o que agonizou ainda mais vastas camadas da população e pela sua dependência alcoólica...

Ainda assim...RIP...