quinta-feira, 26 de abril de 2007

Os Defeitos e Virtudes: Resposta ao "Boy do PSD"

O Blogista do "Madeira Minha Vida", denominado por muitos na blogoesfera de "Boy do PSD" lançou-me a dias um desafio. Desafio este que passava por expressar as virtudes e defeitos quer do próprio AJJ e do PSD e dos restantes lideres e Partidos da oposição.

E hoje vou faze-lo!...


Primeiro dizer que há alguns Partidos que ficarão de fora desta analise, porque ao chegarem a estas eleições, sem trabalho de casa prévio, não merecem nem sequer um comentário, só irei fazer comentários a aqueles que todos os dias estão nas ruas a acompanhar a sua maneira os problemas das populações da Madeira e do Porto Santo.


Portanto PND e MPT, estão de fora!...


Começo pelo Bloco de Esquerda, antiga UDP. Este Partido com pouca expressão eleitoral tem tido iniciativas fora da sua área de infuência, tentando com isso abrir o seu eleitorado mais ao centro-esquerda, vejam-se as iniciativas de apoio aos expropriados. A virtude principal deste Partido é terem presente nas suas acções o contacto directo com as pessoas. O maior defeito é não serem credíveis, as iniciativas grande parte delas são simplesmente de contestação e não tem projecto alternativo de poder. Sobre o seu Líder dizer que perdeu a credibilidade quando anunciou sair da política activa e pouco tempo depois voltou. Podemos por isso compara-lo com Jardim, promete mas não cumpre.


Sobre o PCP, podemos dizer que é um Partido que tem vindo a crescer, nomeadamente nas zonas altas do Funchal, vejam-se os resultados eleitorais das Autarquicas de 2005. Por outro lado esse crescimento poderá do meu ponto de vista estar já no seu limite pois a mensagem do PCP ou CDU, não ultrapassa certas camadas da sociedade (os mais desfavorecidos). Aspectos positivos desta força política são o trabalho diário junto das pessoas, no terreno. Pecam, por terem um discurso meramente protestativo, com um projecto de poder (comunista), que já não atrai ninguém. O Povo os quer a fazer barulho e nada mais, por isso terão um ou dois deputados para continuarem esse trabalho. Sobre o seu Líder pouco terei a dizer a não ser que é muito radical e tem alguma coragem para combater o AJJ.


Sobre o CDS, tenho previamente que dizer que sou suspeito para falar, direi que tem uma implantação razoável no eixo Santa Cruz - Calheta, é considerado por muitas pessoas como Partido de alternativa de Poder, tem um projecto político muito bem definido, em todas as áreas de governação. Não tem discurso radical, nem é Partido Folclórico. Seu grande defeito é não ter estruturas locais organizadas, em todos os Concelhos da Madeira, dificuldade esta que lhe tem impedido de crescer, de forma sustentada. Sobre a sua liderança dizer que tem boa aceitação no eleitorado e é considerado pela população como uma pessoa credível.


Relativamente ao PS e ao seu líder, temos que dizer que como Partido o PS até agora nunca soube aproveitar as oportunidades para ser poder. As suas colagens excessivas as políticas do Governo de Sócrates, terão arruinado qualquer possibilidade de chegarem ao poder já nestas eleições. Um discurso mentiroso, uma campanha megalomana em tempo de crise cai mal no eleitorado. Prometer o que não se pode cumprir, já não engana ninguém. Nunca foi uma verdadeira oposição ao PSD. Sobre o seu Líder, dizer que para mim tera sido o pior líder do PS na Madeira, a sua arrogância, as suas extravagâncias (veja-se a questão do mercedes) e o seu discurso de extrema esquerda, so afastam militantes e eleitores como podemos neste momento assistir.


E para finalizar falta falar do PSD e do seu Líder. Sobre o Partido dizer que tem uma excelente implantação na Região, tendo sedes em todas as Freguesias o que lhes permite controlar toda as organizações públicas e não públicas nesta terra. Serem poder é outra vantagem sobre os seus adversários. De negativo dizer que o modelo de desenvolvimento seguido está já esgotado, sendo que só serve neste momento para alimentar clientelas partidarias, que a custa da Região tem enriquecido de forma absurda. Outro ponto extremamente negativo é a falta de democraticidade que se vive na Região, em que a opinião é por vezes exercida com "medo", a liberdade é coisa ainda muito distante, pois o PSD cultiva o sentimento de que bons são só aqueles que estão com eles e os outros são simplesmente traidores a Autonomia. Por outro lado é um Partido que não consegue encontrar internamente alternativa a AJJ, que ganha eleições para eles. De positivo a obra pública construída, que embora não seja aquela que nos permita uma auto-sustentação, ajudou a quebrar séculos de atraso que esta região tinha em relação ao restante País. Sobre o Dr. Alberto João, dizer que de positivo tem a próximidade e a empatia que gera com o povo. De negativo o seu comportamento grosseiro e conflituoso, que muitas vezes tem prejudicado a Região. Também a sua intolerância perante as opiniões divergentes é um ponto negativo a apontar.

Espero ter sido o mais imparcial possível!...

3 comentários:

MMV disse...

Devo dizer que adorei! Os meus parabéns! Obrigado por ter aceite o desafio! :)

Anónimo disse...

Parabéns!
Conseguiste (!?) escrever um texto sem plagiar.

Roberto Rodrigues disse...

Não me compare consigo.
Assuma quem é cobarde.

RR