domingo, 15 de abril de 2007

Manifestos Eleitorais I: Manifesto do MPT-Madeira

Nos próximos dias irei neste espaço fazer uma analise aos Manifestos Eleitorais que os Partidos políticos concorrentes as Eleições Regionais de 6 de Maio apresentam ao eleitorado madeirense.

O primeiro destes será o MPT-Madeira que em formato de postal (infomail), tem feito chegar a casa dos eleitores o referido documento.


Relativamente a informação podemos dizer que o texto é de curta leitura. Mais do que enumerar medidas concretas, pretende de uma forma geral dar a conhecer as causas que este Partido pretende defender no Parlamento Madeirense caso sejam eleitos, nomeadamente as causas sociais, ambientais, de um saudável ordenamento do território, não esquecendo as áreas da saúde, habitação, agricultura, pescas, entre outras.


Este manifesto é o espelho daquilo que tem sido a pré-campanha do MPT-Madeira, pois privilegia muito a apresentação dos candidatos e aprensenta-se com propostas populistas abulso, tentando caçar votos em nichos de eleitorado, na tentativa de ir ao encontro de pequenas causas que lhes possa render alguns votos. Por outro lado assume que não pretende de forma alguma ser governo, passando a ideia de que serão "fiscais do povo" acompanhando as promessas eleitorais do Governo da República e do Governo Regional.


Por outro lado é evidente o "piscar de olho" ao eleitorado do PS, visto que a mensagem é nitidamente feita a pensar num eleitorado da área do centro-esquerda.


Na minha modesta opinião é um manifesto fraco, sem projecto político e sem propostas concretas dum grupo dissidente do PS-Madeira, que usando as siglas do MPT tenta a todo custo, com uma mensagem simplista agradar descontentes com o PS de Jacinto Serrão.

Sem comentários: