Hoje foi conhecida mais uma sondagem encomendada pela SIC e pela Rádio Renascença e publicada hoje no Expresso que dá os seguintes resultados:
O PSD (59,3%) aumenta, o PS (23,8%) desce e a CDU (5,25) fica à frente do CDS (4,8%) e do BE (3,3%). Sendo que nesta sondagem não foi feita referência ao MPT e ao PND, mas 3,6% dos inquiridos afirmaram ir votar 'noutro partido'.
Em primeiro lugar dizer que tal como no passado, estas sondagens dão margens de vitória ao PSD extremamente elevadas e depois de contados os votos os valores ficam muito aquém. De igual forma acontece com o CDS/PP, que sempre tem valores residuais e no dia das eleições os seus resultados mostram valores muito acima dos apontados no inquerito, sendo que estes valores acostumam duplicar.
Julgo que tal fenómeno tem duas possíveis explicações. Uma é a de que o eleitorado que pretende votar CDS, não gosta de inqueritos telefónicos e engana o entrevistador apontando normalmente o Partido que a partida poderá ganhar as eleições, que neste caso sera o PSD. Para muitas destas pessoas existe sempre a duvida de quem é que esta por detrás da linha. Julgam muitas vezes serem pessoas que a mando de determinado Partido queiram saber da sua intenção de voto. E claro tal comportamento, dá cabo da sondagem.
A segunda possível resposta é aquela que muitos acostumam dar, a de que se viciariam dados para desmotivar e desmobilizar o eleitorado do centro-direita portanto do PSD e do CDS, pois dados destes dão como vencedor anticipado o PSD, pelo que passa-se a mensagem de que não vale a pena votar neles por que já ganharam folgadamente e em relação ao CDS, passa-se a mensagem de que não vale a pena votar neles por que não chegam lá. Esta estrategia benefícia aos Partidos como o PS, que a conta do descontentamento pelos resultados em sondagens destes outros Partidos, tendencialmente tentam "equilibrar" votando PS.
Relativamente ao restantes Partidos: CDU, BE, MPT e PND, acho que a sondagem poderá de certa forma corresponder a resultados finais. Julgo que andarão por aí!...
Vamos esperar as próximas e claro a maior das sondagens, o acto eleitoral!...
Sem comentários:
Enviar um comentário