terça-feira, 3 de julho de 2007

Madeira: 2007 - 2011

Nestes próximos dias serão discutidos, na Assembleia Legislativa da Madeira, documentos importantes quer para o bom funcionamento deste primeiro órgão da Autonomia, quer para o futuro da nossa Região, o Programa de Governo até o ano de 2011.

Muito se tem escrito na comunicação social e não só. Também na Blogoesfera, se tem escrito no meu entender grandes baboseiras sobre estes temas, em especial quando se fala daquilo que será o posicionamento dos Partidos Políticos, nomeadamente da postura do CDS.


A esquerda, a extrema esquerda e a extrema-direita, bem que tentam enrolar o CDS, nas suas iniciativas patéticas, lideradas pelo debutante Baltasar Aguiar do PND. Estes de facto fazem o jogo que o PSD e que o PCP querem, faltam a Sessões Comemorativas, engendram protestos disparatados, tudo para desprestigiar ainda mais o Parlamento e a par disso continuarem a dar trunfos a maioria PSD, para que estes continuem a dizer que a oposição nesta terra é cada vez mais rasca e sem nível, sendo que agora poderá acrescentar-se que é conduzida pelos comunas infiltrados e pelo líder da extrema-direita ou como alguns agora o apelidam de líder da "Direita Caviar".


Que tristeza!!!...


Só sê pode combater o PSD, mesmo discordando das "regras do jogo", na Sede da Autonomia da Madeira, na ALM. É dificil, com certeza!... Mas desistir é morrer!..


Tornar a Assembleia num circo ou deixar o PSD falar só, acreditem é o que eles querem. E mais não é só o PSD, que quer este carnaval todo, a outros na oposição que pelos vistos também querem que assim seja.


É evidente que o objectivo de determinados Partidos é pura e simplesmente de "emplodir" o nosso sistema democratico, usando os Partidos tradicionais (basta lerem o que por esta blogoesfera determinados "cromos", paús mandados caducos escrevem), para perceberem que o que esta verdadeiramente em causa nestes próximos anos é o futuro da Democracia e da Autonomia nesta terra.


E acreditem em 2011, o Povo vai ter novamente que escolher entre aqueles que defenderam a Autonomia e a Democracia e aqueles que andaram a tornar a vida política madeirense num circo. Contribuindo para o aprofundar duma crise que todos já vamos sentindo a algum tempo e que nos próximos anos tenderá a piorar, pois como se vê nem Sócrates nem a União Europeia, alterarão as regras do jogo, nomeadamente no que se refere as transferências de verbas para esta Região. E eu não tenho a mais minima duvida disso!!!...


Não sou deputado do CDS/PP, e por isso, só eles é que estatutariamente gozam de autonomia nas decisões que tomam, mas chamados a votar estes documentos importantes quer para a vivência democratica do Parlamento Regional, quer para o futuro da Região, devem faze-lo tendo em conta a diferenciação entre aqueles que fazem oposição com "razão" e aqueles que andam nisto pela palhaçada.


Sendo assim, defendo (e já dei conta desta minha opinião a quem de direito em reunião de CPR), que na questão do Regimento, o CDS deveria votar CONTRA, mas sem alinhar em teatrinhos, novelinhas ou em palhaçadas dum circo que parece querer meter toda a oposição no mesmo saco. Portanto uma posição energica, dura, diferente e respeitadora das regras básicas da democracia e do parlamentarismo.


Sobre o Programa de Governo, acho que devemos viabilizar com a ABSTENÇÃO este documento, deixando o PSD, assumir na sua plenitude esta enorme responsabilidade que os madeirenses, colocaram nas mãos deles. Acreditem que o PSD, não desejou ter tanta responsabilidade, pois sabe que não vai poder cumprir tudo o que prometeu. Sabem também que agora não há desculpas e que o Povo vai em 2011, fazer a sua cobrança.


O PSD, tem ao contrario do que se possa pensar, com a vítoria obtida a 6 de Maio, uma responsabilidade, que não desejava. Eles sabem que o AJJ, não será capaz de mudar o seu estilo de governação, ele não vai conseguir. Também sabem que a iniciativa privada não tem força para dinamizar a economia regional, ela está enfraquecida e receosa, pelo que não vai poder ajudar a estes governantes a mudar de sistema, tal como o defendiamos a já muitos anos, no tempo em que isso podia ser feito, no tempo em que as apostas que agora se querem fazer deviam ter sido feitas.


Enfim vamos pelos vistos atravesar tempos muito dificeis e conturvados e pelos vistos com uma certa oposição que nem o ponto pretende marcar!!...


Aos que falam sem conhecerem o que esta em causa, arranjei-lhes os documentos da discordia, para que os possam ler e assim tomar posições mais racionais. Ficam aqui os links:









Sem comentários: