segunda-feira, 30 de julho de 2007

Steven Holl

Fica aqui também o endereço electrónico do Site deste grande Arquitecto, que tem como um dos seus colaboradores o Arq. Filipe Taboada, jovem madeirense, com grande talento.

Fica a sugestão!...

www.stevenholl.com

PS-Câmara de Lobos de Costas voltadas com JCG

Começou bem a "nova" liderança do PS-Madeira!

Para além da notícia do DN-Madeira que dava conta dum forte descontentamento nos militantes e dirigentes socialistas de Câmara de Lobos, um amigo meu também socialista dessa localidade, na hora de almoço num mero encontro casual dize-me que o PS de Câmara de Lobos, depois do que aconteceu ontem corre o risco de fechar de vez, deixando o Vereador Nilson a falar sozinho!...


Segundo este meu amigo, os actuais dirigentes do PS-Câmara de Lobos que já tinham um pé no MPT, deverão com o desprezo do actual Líder socialista, mudar de vida, portanto passarem-se de vez para o Partido de João Isidoro, o que deixa o PS local numa situação muito difícil atendendo as saídas maciças de militantes camaralobenses do PS para o MPT recentemente, inclusive do lendário Sidonio Silva, pai do actual responsável local do PS, Amândio Silva.


Os resultados do PS em Câmara de Lobos nas últimas Regionais indiciam que este Partido atravessa um pessimo momento e com este agravar da situação poderá ver a sua situação piorar ainda mais. E depois fica a seguinte questão, se os actuais deputados municipais do PS (onde se incluem os "manos" Silva), decidirem abandonar o PS e fazerem o jogo do MPT, passando a independentes, como será gerida esta situação??!...


Uma boa pergunta para alguém responder!!!...

Marques Mendes e o Chão da Lagoa

O Líder Nacional do PSD esteve cá neste fim de semana para participar da Festa do PSD-Madeira, no Chão da Lagoa.

Até aqui tudo bem é normal!...


Acontece é que o Dr. Marques Mendes que em tempos foi desconvidado para a mesma festa, aparece agora quase que "de joelhos" a pedir para ser convidado para assim cativar os votos internos do PSD-M, que poderão fazer a diferença nas Directas do PSD. Só que a vinda a esta Festa poderá se calhar garantir a vitória interna no PSD, mas será do meu ponto de vista o seu fim político, visto que este ficou associado ao radicalismo e a grossaria que normalmente é "vomitada" do planalto do Chão da Lagoa em relação ao Continente. E como já assistimos ontem os Governantes Nacionais do PS, aproveitarão e bem tais circunstâncias. Se o homem tinha grandes dificuldades para convencer os Portugueses do Continente então agora será de certeza impossível!!!...


Enfim nesta festa entre bebados e adoentados temos de registar uma morte política!: Marques Mendes!!!...

PSD-M: Festa do Chão da Lagoa

Tal como é habitual, a Festa do Chão da Lagoa do PSD-Madeira, teve intervenções absurdas que de políticas nada tiveram. Para variar, assistimos as já tradicionais "diarreias cerebrais" do Jaime Ramos e de outros dirigentes deste Partido.

É compreensível o aparecimento de tais discursos depois de tantos copos bebidos nas 54 barracas das estruturas de freguesia do PSD local. Se a isto somar-mos o calor que ontem rondou os quase 34 graus, só teriamos asneiradas a sair dessas bocas.


O que é imperdoável é que ano após ano este conjunto de asneiradas sejam repetidas, sem que ninguém reflicta sobre isto. Sem que ninguém emende a mão. Tudo vale para atacar, denegrir e enxovalhar os adversários políticos. A política nestes dias de verão chega a niveis tão baixos que só nos deve envergonhar a todos, pois tais comportamentos afastam os eleitores não só dos Partidos, mas do sistema democratico, cada vez mais desacreditado por estas pessoas que a custa dela sobrevivem e que nalguns casos até enriquecem com ela.


E para não falar da imagem que se transmite da Madeira e dos Madeirenses, que nós deixa todos os anos envergonhados, quando vemos aqueles que nós representam a terem comportamentos e atitudes dignas de vagavundos vendedores de sanitas, o que abona pouco ao nosso favor!!!...


Mais uma vez uma festa para esquecer rapidamente!!!...


A Madeira merece melhor!!!...

Ministro Augusto Santos Silva chegou de taxi ao Funchal

O Ministro Augusto Santos Silva, que em representação do Secretário Geral do PS, Eng. José Sócrates, teve uma "recepção calorosa" dos militantes e dirigentes socialistas da Madeira!!
Ninguém foi busca-lo ou recebe-lo ao aeroporto da Madeira. O homem teve que vir de taxi até o Funchal onde ficou instalado numa unidade hoteleira.

Pelo que consegui apurar o responsável socialista local, encarregue de ir buscar o senhor Ministro, era o Deputado regional Jaime Leandro, que após um contacto telefónico do Dr. Augusto, a dar-lhe conta do atraso que o voo iria ter, decidiu deixar o senhor Ministro a sua própria sorte e aproveitar para "mamar sono", atendendo aos dias extremamente cansativos que teve a conta do Congresso.


Afinal não é só o PSD-Madeira que desconsidera os Governantes nacionais, agora é o PS-M!!!!...


Congresso do PS-Madeira

Neste passado fim de semana teve lugar no Funchal o XIII Congresso Regional do Partido Socialista da Madeira, onde a moção do Líder eleito em directas intitulada «Um compromisso para o futuro», foi votada favoravelmente.

Este Congresso tal como era previsível, não teve grandes surpresas. Estava a partida tudo definido e dos discursos do "novo" Líder pouco ou quase nada de novo foi conhecido. Uma Convenção na segunda quinzena de Setembro, a criação de um Conselho Consultivo que se reunirá de dois em dois meses, o estabelecimento de uma Declaração de Princípios e de um programa até ao primeiro semestre de 2008 e uma nova orgânica directiva do PS-M, constituída pelo presidente, secretário-geral e um porta-voz são algumas das medidas preconizadas por João Carlos Gouveia. Para além disto o "Novo PS" de João Carlos Gouveia tenciona apresentar uma proposta para a criação na RAM de um Departamento de Investigação Criminal e de um subsídio de insularidade aos funcionarios públicos na ordem dos 15% do valor salarial. Muito pouco para um Partido que pretende ser alternativa política ao PSD de Alberto João Jardim e que de substâncial nada, absolutamente nada diz sobre os principais problemas dos madeirenses, porque para além da promiscuidade no poder regional existentes muitos mais problemas afligem os cidadãos da Madeira e do Porto Santo e que esta nova liderança do PS-Madeira não consegue ver e responder.
Os que de facto ficaram muito contentes com este posicionamento político do "Novo PS", foram os Comunistas e Bloquistas, que pelas reacções as conclusões do Congresso, mostraram-se muito satisfeitos. Julgo que devem estar a pensar já em futuras coligações. A tal chamada "frente de esquerda" que pelos vistos é tão desejada pela esquerda radical desta terra e que agora vê uma oportunidade única de a poder concretizar na RAM, em breve se calhar já nas Autarquicas de 2009 e nas Regionais de 2011.


Sinceramente não estava a espera de muito mais, não por achar que o João Carlos Gouveia não tenha competência para tal, mas por achar que não terá grandes condições políticas e por também não ter uma equipa a altura, que "modere" as posições mais radicais características da personalidade do agora líder socialista.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Gomes Canotilho: Simplex viola princípios constitucionais

Hoje no Diário Digital surge uma notícia que gostaria de partilhar convosco relativa ao "Simplex".

Fica aqui parte da notícia que poderão ler na integra através do seguinte "link":


"O constitucionalista Joaquim Gomes Canotilho elaborou um parecer arrasador para a política de simplificação administrativa do Governo, através dos vários programas em que se desdobra o Simplex. No entender deste constitucionalista, medidas como a «Empresa na Hora» ou o «Casa Pronta» são verdadeiros atentados aos notários, de contornos inconstitucionais, que legitimam uma reacção forte da classe..."

Resultados da Sondagem: "Nova Lei do Aborto"

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Esteve durante uma semana uma "sondagem" neste blog sobre a nova Lei do aborto.

Os resultados são estes, que confirmam que os Madeirenses não mudaram de opinião sobre este assunto. Portanto o Não vence com 55,1%, num universo de 49 participantes.


Esta quase meia centena de cidadãos que participaram ao longo desta semana nesta "sondagem" é indicador da importância que este tema tem na sociedade madeirense. O que me permite concluir mais uma vez, que nesta matéria a posição adoptada pelo CDS (veja-se o seguinte "Post"), vai ao encontro do que a maioria dos Madeirenses pensam sobre esta questão.


Le Corbusier

Um dos mais importantes mestres da arquitectura do Século XX.

Arq. Paulo David: "Casa das Mudas" - Calheta, Madeira

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Bronca entre a CMF e a Vicepresidência do Governo!

Pelo que li hoje no DN-M, parece-me que o relatório da auditória a CMF feita pela Vicepresidência do Governo Regional, vai fazer "mossa" ou melhor vai dar "barracada da grossa", no PSD-Madeira.



Esta guerra já antiga entre os dois antigos "delfins" de AJJ, provocarão um "acalorar" inesperado nas hostes laranjas neste verão!...




O estranho nisto tudo é como é possível sair um documento da Vicepresidência considerado de informação confidêncial, num jornal?!... É grave!...




Quem não deve ter gostado nada disto deve ter sido o próprio Dr. Alberto João, que vê metida nesta "batalha naval" a sua filha Andreia. O que o deve deixar perante o Albuquerque numa situação de eminente rotura, que se não era pelo menos visível até agora, julgo dificilmente agora poderão disfarçar.




Acho que este episodio terá consequências importantes na escolha do sucessor de AJJ. Julgo que nenhum dos dois terá condições para sonharem com o lugar. O Dr. Miguel Albuquerque que pelos vistos vai ver o seu trabalho autarquico altamente questionado em breve com a publicação do tal relatório da inspecção, deverá passar para a lista dos "queimados". O Dr. Cunha e Silva, que como é sabido não "engraça a malta", deverá ir para o Parlamento Europeu, talvés!... Enquanto o Dr. Sérgio Marques, deverá regressar a terra (deverá ser o escolhido de AJJ), para defrontar o agora homem forte do PSD-M, o Dr. Coito Pita, que pelo que nos últimos tempos tem feito, demonstra estar a procura dum "lugar ao sol"!... E claro teremos o "Jaiminho", a tentar se intrometer nesta discussão, mas julgo que não terá grandes hipóteses, mesmo sendo filho de quem é!...




Tempos díficeis aproximam-se no PSD-M. Esperemos para ver!....


Para além disto fica por saber-se a real situação da Câmara, que deverá preocupar aos Funchalenses, pois pelo andar da "coisa", pois parece que "coisa" boa não deve vir dessa inspecção!...


Aos que queiram ler a notícia do DN-M, fica aqui o "link" da mesma.

"Santa Hipocrisia"??!....

Hoje o "Camarada" bloquista Roberto Almada, no seu blog "Esquerda Revolucionaria", define a posição do CDS/PP, relativamente a questão do aborto como de hipócrita, por causa do posicionamento que segundo ele, não é coincidente entre as estruturas quer Regional, quer Nacional, do Partido.

Mais uma vez o Roberto Almada, faz a interpretação que quer, tendo por base o seu pensamento político enviesado, a conta da sua militância no bloco. Portanto sobre um olhar meramente esquerdista!...


Tem o direito a faze-lo e quanto a isso nada a dizer!...


O que importa agora é clarificar o assunto. E demonstrar que a posição do CDS cá e lá é a mesma e que quer as palavras do Dr. Nuno Melo, quer o Voto contra do CDS a proposta do BE, na ALM, são ambas coerentes e que se enquadram na visão de sempre do Partido, sobre esta matéria. É isso que pretendo agora esclarecer.


Em primeiro lugar dizer que o CDS, teve uma posição desde sempre a favor da Vida e contra o aborto livre e mesmo depois do Referendo que deu origem a esta nova lei, o Partido mantém esta visão sobre o problema.


Em segundo lugar, a esquerda que não espere que o CDS faça publicidade do direito absoluto do aborto. Não o faremos. Seremos sempre defensores desta solução em último recurso e em circunstâncias muito especifícas. Nada de confusões!!...


Sobre a Lei em vigor eu próprio já dei a minha opinião sobre este assunto aquí neste blog, ja referi que de facto concordemos todos ou não com este facto, a verdade é que a Lei em questão foi aprovada na Assembleia da República e é para vigorar em todo o território nacional.


Também nesse "Post" disse que o Governo da República, que chamou a si a responsabilidade de fazer esta Lei, deveria também ter negociado com as Regiões Autónomas, os moldes em que faria o financiamento destes abortos. E digo isto, porque uma Lei emanada da República, que paga abortos as mulheres de Bragança, Aveiro, Lisboa e Algarve, tem também de pagar abortos nos Açores e na Madeira. Isso é que torna todas as Portuguesas, que recorrem a estas práticas mulheres de primeira, tratando-as todas por igual. O argumento da regionalização da saúde utilizado pela esquerda em geral, não cola pelo simples facto de que se sê quer a Região a pagar este actos, deve do meu ponto de vista ser também a Região a escolher se deve ou não fazer os abortos. Se o Primeiro Ministro acha que o referendo lhe deu legitimidade para fazer uma Lei para fazer abortos, a Região também tem o mesmo direito (dado pela regionalização), de fazer o inverso, e escolher tendo por base também o resultado do referendo na Região!!...


Logicamente que concordo com os "camaradas" de esquerda, quando falamos da argumentação usada quer pelos Governantes Regionais e quer por parte do próprio PSD-M. São um autentico nojo!!!..


Desde o Secretario Francisco Ramos e chegando a Deputada Rafaela Fernandes, estas figuras tem metido os "pés pelas mãos". Mas isso não invalida que sobre esta matéria se deva discutir se a Região deva ou não aplicar a tal Lei na Região. Eu e julgo ser também a opinião geral no meu Partido, que se o Governo da República quer que se façam abortos na Madeira, deve paga-los. Se quer que seja a Região aos pagar, então deve permitir que a Assembleia Legislativa da Madeira defina em função da vontade popular dos Madeireses expressa no último Referendo, se aplica ou não esta Lei a Madeira. E só depois é que podemos falar de regulamentação e adaptação a Região, tal como o referi no meu anterior "Post" sobre este assunto, o que justifica e bem o voto contra do CDS a proposta apresentada pelo BE, para regulamentação da Lei na Região, é inoportuna!!...


Daí que faz todo o sentido o que o Dr. Nuno Melo disse. Se entre a Região e o Estado não houver consenso, então que sejam os Tribunais resolver!!!...


Sendo assim, mais clara e mais coerente não poderia ser a posição do CDS/PP!!!...


Como dizem na Venezuela: De que Vuelan, Vuelan!...


quarta-feira, 25 de julho de 2007

La Arquitectura de Santiago Calatrava: Ciudad de las Ciencias y las Artes de Valencia

Santiago Calatrava é conhecido em Portugal pela sua Estação do Oriente em Lisboa.

Governo recusa pedido de Paulo Portas para abertura de processos sobre compra de submarinos

O Público hoje escreve o seguinte:

"O Governo não vai divulgar os processos de compra de dois submarinos, como pediu o ex-ministro da Defesa e actual líder do CDS-PP, Paulo Portas, alegando "questões de segurança", disse hoje uma fonte governamental, não identificada pela Lusa.
"Os processos de concurso para compra de equipamento militar e de Defesa não podem ser divulgados por conterem matéria classificada", afirmou à Lusa uma fonte do Ministério da Defesa...."


Esta visto que de facto o Governo do PS é conivente com aqueles que pretendem "assasinar" políticamente seus opositores ao não permitir a divulgação do processo de adquisição dos tais submarinos. O assunto é de fácil resolução. Separar as partes classificadas do processo da restante seria mais do que suficiente para que o Minsiterio da Defesa colaborasse na clarificação deste assunto. É uma questão de vontade!...


Com isto o PS e o seu Governo, coloca-se ao lado dos boatos e da "bufaria", o que demonstra que este Governo tudo é capaz para continuar agarrado ao Poder, vejam o que o manuel Algre escreveu sobre este Governo.
--------------------------------------------------------------------------------------
Governo recusa pedido para a abertura de processos sobre compra de submarinos (actualização):
Portas vai insistir com Governo
*
*
Fica aqui o "link" da notícia (de hoje a tarde), do Diário Digital com a posição do Dr. Paulo Portas sobre este assunto.

Rafaela Fernandes: «função das mulheres é procriação»


De facto não esperava por esta!...


Eu publicamente já considerei de boa parlamentar a Deputada do PSD, que noutros momentos tem tido boas intervenções. O que a aconteceu ontem merece destaque pelo atípico que foi a sessão na ALM.


Há dias assim na ALM!...


Fica cá um apanhado das frases mais infelizes da intervenção da Dra. Rafaela Fernandes:


«...a função das mulheres é a procriação...»;


«...passar um atestado de menoridade e de ignorância às mulheres madeirenses que não precisam desta lei para tomar uma decisão destas», pois «quando precisavam de fazer abortos iam lá fora...».



PS: Manuel Alegre ataca Sócrates e o «medo de discordar»

Hoje o Diário Digital fazendo referência a um outro jornal (o Público) escreveu o seguinte texto:

"O deputado socialista Manuel Alegre escreve, esta quarta-feira, um artigo de opinião no jornal Público, no qual denuncia um «clima propício» ao cerceamento das liberdades e reclama que «o PS não pode auto-amordaçar-se».
Afirmando-se «agora e sempre contra o medo, pela liberdade», o histórico socialista defende que «no PS sempre houve sensibilidades, contestatários, críticos, pessoas que não tinham medo de dizer o que pensam e de ser contra quando entendiam que deviam ser contra», sendo que, agora há o «medo de pensar pela própria cabeça, medo de discordar, medo de não ser completamente alinhado».
São «casos pontuais», reconhece o vice-presidente da Assembleia da República, mas, mesmo assim, «inquietantes», porque relevam de «um clima propício a comportamentos com raízes profundas na nossa história, desde os esbirros do Santo Ofício até aos bufos da PIDE».
De resto, os ataques de Alegre às políticas seguidas pelo Governo de José Sócrates são muitos: à «progressiva destruição do Serviço Nacional de Saúde»; ao regime do vínculo da Administração Pública; ao Estatuto dos Jornalistas; ao «precedente grave» do cruzamento de dados na função pública; à «tendência privatizadora» de «sectores estratégicos», como a electricidade, a água e o ensino superior.
«Não tenho qualquer questão pessoal com José Sócrates, de quem muitas vezes discordo mas em quem aprecio o gosto pela intervenção política. O que ponho em causa é a redução da política à sua pessoa», refere Alegre, lamentando a falta de «alternativas à sua liderança», dentro do próprio PS, mas também no PSD.
No artigo publicado no Público, Manuel Alegre recusa o «álibi» nacional da «necessidade de reduzir o défice» e também «o álibi da presidência da União Europeia» - que, até agora, merece o seu «aplauso».
«O que não merece palmas é um certo estilo parecido com o que o PS criticou noutras maiorias», contrapõe, lamentando a «tradição governamentalista», que leva um partido, quando está no Governo, a transformar o «seguidismo» «em virtude».
Analisando as eleições presidenciais - nas quais ele próprio, concorrendo sem apoio partidário, obteve mais de 20% dos votos - e as intercalares de Lisboa - em que Helena Roseta e Carmona Rodrigues concorreram como independentes e somaram cerca de 27% dos votos -, Alegre diz que os cidadãos demonstraram, com a abstenção ou o voto, que «há mais vida para além das lógicas de aparelho»."


Para os mais interessados também deixo-vós o "link" para o artigo de opinião do Manuel Alegre no "Público". De resto acho que não vale a pena comentar, visto que o Manuel Alegre foi muito claro nas apreciações que faz. Veremos se o efeito Manuel Alegre e Helena Roseta nas Legislativas de 2009, não roubará a maioria (para não falar da maioria absoluta) aos socialistas.
E como dizia alguém, cá se fazem!...

Jaime Ramos no seu Melhor!

O Líder Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira envolveu-se numa autentica "peixeirada" com o Deputado do PCP, Edgar Silva, que mais uma vez desprestigia o Parlamento Regional.

Fica aqui o registo radiofónico da TSF-Madeira, deste acto invulgar e deplorável dos trabalhos parlamentares de ontem, por conta das já tão faladas incompatibilidades dos deputados regionais.


Que vergonha!!!..

terça-feira, 24 de julho de 2007

Sócrates, o ditador

A minha amiga Rita Fernandes tem tido aquilo a que chamamos "sentido de oportunidade" e tem-me enviado uns textos muito bons!

Cá fica mais um:


"Sócrates, o ditador

(por António Barreto)


«A saída de António Costa para a Câmara de Lisboa pode ser interpretada de muitas maneiras.

Mas, se as intenções podem ser interessantes, os resultados é que contam. Entre estes, está o facto de o candidato à autarquia se ter afastado do governo e do partido, o que deixa Sócrates praticamente sozinho à frente de um e de outro. Único senhor a bordo, tem um mestre e uma inspiração.

Com Guterres Primeiro Ministro aprendeu a ambição pessoal, mas, contra ele, percebeu que a indecisão pode ser fatal, a ponto de, com zelo, se exceder... Prefere decidir mal, mas rapidamente, do que adiar para estudar.

Em Cavaco, colheu o desdém pelo seu partido.

Com os dois e com a sua própria intuição autoritária, compreendeu que se pode governar sem políticos. Onde estão os políticos socialistas? Aqueles que conhecemos, cujas ideias pesaram alguma coisa e que são responsáveis pelo seu passado? Uns saneados, outros afastados. Uns reformaram-se da política, outros foram encostados.
Uns foram promovidos ao céu, outros mudaram de profissão. Uns foram viajar, outros ganhar dinheiro.Uns desapareceram sem deixar vestígios, outros estão empregados nas empresas que dependem do Governo. Manuel Alegre resiste, mas já não conta. Medeiros Ferreira ensina e escreve. Jaime Gama preside sem poderes. João Cravinho emigrou. Jorge Coelho está a milhas de distância e vai dizendo, sem convicção, que o socialismo ainda existe. António Vitorino, o eterno desejado, exerce a sua profissão. Almeida Santos justifica tudo. Freitas do Amaral reformou-se. Alberto Martins apagou-se. Mário Soares ocupa-se da globalização. Carlos César limitou-se definitivamente aos Açores. João Soares espera.Helena Roseta foi à sua vida, independente. Os grandes autarcas do partido estão reduzidos à insignificância. O Grupo Parlamentar parece um jardim-escola sedado. Os sindicalistas quase não existem. O actual pensamento dos socialistas resume-se a uma lengalenga pragmática, justificativa e repetitiva sobre a inevitabilidade do governo e da luta contra o défice. O ideário contemporâneo dos socialistas portugueses é mais silencioso do que a meditação budista. Ainda por cima, Sócrates percebeu depressa que nunca o sentimento público esteve, como hoje, tão adverso e tão farto da política e dos políticos. Sem hesitar, apanhou a onda.

Desengane-se quem pensa que as gafes dos ministros incomodam Sócrates.

Não mais do que picadas de mosquito. As gafes entretêm a opinião, mobilizam a imprensa, distraem a oposição e ocupam o Parlamento. Mas nada de essencial está em causa.

Os disparates de Manuel Pinho fazem rir toda a gente. As tontarias e a prestidigitação estatística de Mário Lino são pura diversão.

Só o problema da Universidade Independente e dos seus diplomas o incomodou realmente. Mas tratava-se, politicamente, de questão menor. Percebeu que as suas fragilidades podiam ser expostas e que nem tudo estava sob controlo. Mas nada de semelhante se repetirá.

O estilo de Sócrates consolida-se.

Autoritário. Crispado. Despótico. Irritado. Enervado. Detesta ser contrariado.

Não admite perguntas que não estavam previstas. Pretende saber, sobre as pessoas, o que há para saber. Deseja ter tudo quanto vive sob controlo. Tem os seus sermões preparados todos os dias. Só ele faz política, ajudado por uma máquina poderosa de recolha de informações, de manipulação da imprensa, de propaganda e de encenação. O verdadeiro Sócrates está presente nos novos bilhetes de identidade, nas tentativas de Augusto Santos Silva de tutelar a imprensa livre, na teimosia descabelada de Mário Lino, na concentração das polícias sob seu mando e no processo que o Ministério da Educação abriu contra um funcionário que se exprimiu em privado. O estilo de Sócrates está vivo, por inteiro, no ambiente que se vive, feito já de medo e apreensão. Veja-se os cuidadosos silêncios dos cidadãos nos seus telefonemas, nos seus faxes e emails.

Veja se a austeridade administrativa e orçamental, que ameaça a tranquilidade de cidadãos, que sentem que a sua liberdade de expressão pode ser onerosa. A imprensa sabe o que tem de pagar para aceder à informação. As empresas conhecem as iras do Governo e fazem as contas ao que têm de fazer para ter acesso aos fundos e às autorizações.

Partido que o incomode, sem ministros politicamente competentes e sem oposição à altura, Sócrates trata de si. É assim que ele os quer, como se fossem directores gerais.

Rodeado de adjuntos dispostos a tudo e com a benevolência de alguns interesses económicos, Sócrates governa.
Com uma maioria dócil, uma oposição desorientada e um rol de secretários de Estado zelosos, ocupa eficientemente, como nunca nas últimas décadas, a Administração Pública e os cargos dirigentes do Estado. Nomeia e saneia a bel-prazer.

Há quem diga que o vamos ter durante mais uns anos. É possível.

Mas não é boa notícia.

É sinal da impotência da oposição.

De incompetência da sociedade.

De fraqueza das organizações.

E da falta de carinho dos portugueses pela liberdade.»"


Resposta ao Cláudio Torres

Hoje na sequência da discussão sobre os abusos de poder na Justiça e politização da mesma, quer neste blog, quer no Blog "Farpas da Madeira",coloquei em forma de comentário ao Post " O equívoco Paulo Portas", da autoria do Cláudio Torres, um desafio que dizia entre outras coisas o seguinte:

"...se tem tantas certezas e faz fé cega do que o Expresso escreve então mostre o despacho que ordenou a instauração do inquérito pelo Ministério Público em que são envolvidas pessoas do CDS."


Eis que o homem pública a cópia do artigo do "Expresso", em que o mesmo refere que foram feitas escutas que implicavam o Dr. Paulo Portas para além do Abel Pinheiro, que a muito já era arguido no processo. Esta resposta do Cláudio tentava através dum artigo de jornal, justificar que o dr. Paulo Portas estaria supostamente implicado num conjunto de crimes, baseado numa fonte "anónima" proveniente do DCIAP.


Para mim como é evidente isto não provava coisa nenhuma e não serve para responder o meu desafio, que claramente pedia-lhe que demonstrasse por documentos oficiais que para além do Abel Pinheiro arguido, outros dirigentes nomeadamente o Dr. Paulo Portas seriam levados a julgamento. E tal como se veio a verificar hoje isso nunca foi verdade. O que prova mais uma vez que os nossos amigos do "Farpas da Madeira", deixaram-se ir em "balões" enchidos com boatos!...


Posteriormente e na resposta a esse Post denominado "O boato do Expresso" , escrevi o seguinte comentário que até a hora em que escrevi este Post ainda não tinha sido publicado, mas que entendo devo partilhar com todos vós.


E dizia assim:


"Ao Cláudio,

Caro amigo!

Oh homem!

Eu já percebi o que tu dizes! Tu é que pareces não perceber o que eu digo!

Pedi-te que me mostrasses o despacho do MP ou documento da PJ e mostras-me o artigo de jornal?!... Em que diz mais uma vez que a fonte é anónima vinda do DCIAP??!!...

Carissimo!, sem "paixão", digo-te que sem dares por isso estas a dar-me razão!... Publicas um texto que é um mero boato jornalístico cuja fonte no DCIAP é anónima!... Onde esta o nome do magistrado ou do inspector??!!..

Um grande abraço e esquece o assunto, não vale a pena, não chegas lá!!!..."


Tendo em conta o evoluir do processo e as últimas notícias referentes ao mesmo, tornou-se claríssimo que afinal nem o Portas, nem o Telmo, nem o Nobre Guedes, são acusados de coisa nenhuma, como de certeza (embora ainda não se saiba), não haverão socialistas nesta novela, tal como já vimos também foram metidos no mesmo saco pela Comunicação Social a certa altura.


Agora é esperar pelo julgamento e vermos se no fim a "montanha vai parir um rato ou não"?!!!...


Cumprimentos aos "Farpistas", sem "paixão" e sem "esquizofrenias"!!!

Ainda o Caso Portucale: CDS toma posição

Quero aqui deixar o registo relativo a tomada de posição do CDS/PP, sobre este caso que pelos vistos ainda vai dar muito que falar.

Ficam aqui as palavras do Vicepresidente da Bancada Parlamentar do CDS na AR:

"«Ao longo destes dois anos o Abel Pinheiro foi crucificado em praça pública por quebras reiteradas do segredo de justiça, que ele nunca quebrou nem mesmo para defender o seu bom nome»...

...«Agora tem finalmente a oportunidade de apresentar a sua defesa, na qual nós obviamente confiamos», acrescentou, destacando a dedicação de Abel Pinheiro ao CDS «sem nunca pedir nada em troca»...

...«durante mais de 40 dias o partido assistiu à publicação de noticias que davam como acusados, arguidos, no âmbito deste processo dois ex-titulares de funções ministeriais em nome do CDS»...

...«Agora, com o despacho do Ministério Público, o órgão que no Estado de direito tem de tratar a acção penal, verificamos que todas essas notícias eram absolutamente falsas»...

...«O CDS queixa-se de comportamentos completamente irresponsáveis por parte de agentes do Estado que, reiterada e orientadamente, passam para a opinião pública acusações que afinal não existem», criticou, salientando que «a honorabilidade, o bom nome e a competência» dos membros do Governo do CDS são um património do partido....

...«Não há qualquer suspeita de ilícito ou crime sobre nenhum titular de órgãos políticos do CDS», salientou....

...Acerca do financiamento do partido, Mota Soares fez questão de reiterar que «todos os donativos recolhidos em 2004 foram feitos no cumprimento escrupuloso e integral da lei em vigor na altura». ...

...«A recolha destes donativos envolveu dezenas de actividades ao longo do país e milhares de militantes e simpatizantes», frisou....

...Mota Soares salientou que estas contas «já foram apreciadas e validadas pelo Tribunal Constitucional»...

...«Em nenhum momento do processo nos foi pedido ou perguntado por estas iniciativas, datas ou locais onde aconteceram», sublinhou...."


Fonte: Lusa

Caso Charrua: Ministra arquiva processo

O Diário Digital refere hoje o seguinte:

"...Num despacho datado de segunda-feira e divulgado hoje, Maria de Lurdes Rodrigues defende que «a aplicação de uma sanção disciplinar poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política, naturalmente inaceitável» numa sociedade democrática, uma vez que as declarações de Charrua não visavam um «superior hierárquico directo», mas o primeiro-ministro, José Sócrates.
«Assim, determino o imediato arquivamento do processo», refere Maria de Lurdes Rodrigues."


De facto a Ministra agiu bem em arquivar o processo, mas isso não isenta a mesma sobre a sua responsabilidade e a do Primeiro Ministro, em ter deixado passar este tempo todo para fazer o que era obvio fazer. Os danos morais, patrimoniais e profissionais esses ninguém arquiva!!!...


Por isso e bem o Prof Charrua deve pedir no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto uma indemnização pelos prejuízos causados pelo processo disciplinar. É justo!...


Pergunto agora e o que vai acontecer a tal Directora da DREN??!... Vai ou não ser exonerada???!...


E a própria Ministra quando vai demitir-se??!!...


E quem vai ser responsável pelas indemnizações a pagar??!...


Já chega de tanta asneirada!...


Parece que o Caso Portucale vai mesmo a Julgamento!

Para delicia de alguns, hoje a tarde, surge uma notícia que da conta supostamente de que no passado dia 20 deste mês o inquerito relativo a este processo "Portucale" finalmente foi concluído. E digo que fará a delicia de alguns porque com a formalização da acussão ao Abel Pinheiro (nada de novo já o era), julgarão que tudo o resto (Portas, submarinos e o envolvimento até do próprio PS), seja mesmo verdade!

Mesmo que nada disso venha a ser levado a julgamento.


Tal como já afirmei anteriormente o mais correcto é esperar para ver o que é que este caso vai dar, o resto é pura ficção com finalidades pouco claras, que mais uma vez serve para vender jornais e "queimar" pessoas.


Fica aqui a notícia que tirei da LUSA / Diário Digital:


"... «o Ministério Público (MP) acusou o antigo director financeiro do CDS-PP Abel Pinheiro e três responsáveis do Grupo Espírito Santo no âmbito do processo Portucale», acrescentando que «em relação a Carlos Costa Neves, antigo ministro da Agricultura do Governo de Durão Barroso, o MP deixou cair a acusação».
O «caso Portucale» relaciona-se com o despacho que declarou a «utilidade pública» de um projecto do Grupo Espírito Santo (GES) para um empreendimento turístico na Herdade da Vargem Fresca, em Benavente, autorizando o abate de mais de 2.500 sobreiros e que foi assinado pelos ex-ministros Costa Neves (Agricultura), Nobre Guedes (Ambiente) e Telmo Correia (Turismo), a escassos dias das eleições legislativas de 2005.
«O despacho, sustenta a acusação, terá sido feito a troco de contrapartidas financeiras no valor de um milhão de euros que terão revertido a favor do CDS-PP, de quem Abel Pinheiro era director financeiro»..."

Alvaro siza, new architectural projet in Anyang Garden

Simplesmente uma obra arquitectónica Fantastica!!!

Álvaro Siza Vieira - Prémio Pritzker de Arquitectura 1992

Incongruências I

De facto a resposta que dei aos nossos amigos socialistas do "Farpas da Madeira", relativamente as incongruências relativas aos Posts do Dr. Paulo Barata sobre abuso de poder por parte de funcionários do Estado com importantes funções na área judicial e policial deste País e da respectiva politização da Justiça, parece-me que os aborreceu muito, digo isto ao ver os textos que foram escritos sobre isso por eles em resposta ao meu.

Antes de mais queria salvaguardar, que respeito as pessoas em causa e nada do que cá escrevo tem motivações pessoais. Toda e qualquer opinião aqui emitida visa o tratamento dos temas pelo prisma político, pelo que agradecia que não se confundam os planos pessoais e os planos políticos. Pela minha parte tentarei não resvalar!!!..

Voltando ao assunto em apreço dizer que nesse conjunto de "posts" as respostas dadas pelos "Farpistas" são baseados única e exclusivamente em notícias de jornais, vindas a público por fontes anónimas, que valem "zero". Nenhum deles disse qual foi o Magistrado a dar conta dessas informações ou investigações, pelo simples facto de não existirem. Tretas!!!...


O que é para mim de lamentar é que continuem a alimentar boatos para depois queixarem-se de que existem pessoas a perseguirem a malta do PS, o que é caricato!!!...


Sobre as insinuações do Paulo Barata, relativamente a Dra. Celeste Cardona, elas são particularmente graves, ainda por cima quando quem as faz é jurista. Fazer insinuações desta gravidade sem poder fazer prova das mesmas é no mínimo irresponsável. Sendo que importa relembrar ao Paulo Barata que se há quem controla o sector da justiça e as polícias de investigação neste País, de certeza não o será o CDS!... Toda a gente sabe que a esquerda é quem controla em grande parte este e outros sectores da sociedade. Pelo que se o PS do Dr. Ferro a certa altura viram-se embrulhados num conjunto de "boatos", agradeça aos seu "camaradas de esquerda" esta situação pois como se viu serviram para "renovar" o PS por dentro! Não impute a terceiros responsabilidades que são oriundas do próprio PS!...


Sobre o outro "post" a seguir denominado "O Grande Portas - "O Salvador"", referir que nada de confusões sobre o tempo em que o caso "Moderna" aparece!!!.. Portas já estava no CDS!... e Guterres erá Primeiro Ministro!!!.. O Portas jornalísta foi no tempo do Cavaco!!!..


O Portas enquanto líder do CDS, não utilizou nenhum jornal para perseguir ninguém!!!..Não baralhe as coisas!!!..


Sobre tudo o resto que escreveu no seu Post, o tempo dirá quem tem razão e nessa altura veremos!!!..


Continuando na leitura dos "Posts", novamente o Paulo Barata afirma coisas que não são verdade ou pelo menos não são exactamente como ele diz que foram, digo isto quando ele escreve: "...Foi o próprio Portas quem exigiu que a PJ quebrasse o segredo de justiça em relação aos actuais dirigentes do CDS..." O que o Portas pediu e que lhe foi respondido pela directora do DCIAP, Dra. Maria Cândida Almeida foi:


"«Escrevi segunda-feira à directora do DCIAP a pedir o seguinte: se existe essa escuta que ela seja pública, que a publiquem palavra por palavra», afirmou Portas..." Isto quando estavamos a 5 dias das Eleições em Lisboa!!!..


E cuja resposta (sem violação de nenhum segredo de Justiça), foi a seguinte:


"«Esclarece-se que não se confirma a existência de qualquer intercepção telefónica que suporte o teor da notícia publicada», referiu a magistrada."


Penso que com isto respondo com factos e nomes a verdade, que V. Exa. teimosamente pretende escamotear ao dar continuidade a boatos falsos, que todos nós sem excepção deveriamos combater. Hoje são eles amanhã poderemos ser nós!!!...


Quanto ao resto não vou comentar, porque tratam-se de "estados de alma" que não merecem comentários. Como já referi o tempo demonstrará quem tem razão. Esperemos para ver se existirão pessoas que vão ser julgadas e condenadas pela prática destes supostos crimes ou se estaremos mais uma vez a assistir a um conjunto de "boatos" com fins eleitoralistas.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Manias de intelectuais

Os intelectuais são bichos muito chatos.

Dão relevo desmedido a pormenores sem a mínima importância, são capazes de passar a vida inteira a discutir questões de lana caprina, batem-se por objectivos obsoletos, enfim, gente que não interessa a ninguém. Como diria aquele anúncio dos pilhões, "tenho um primo que diz que já viu um, mas toda a gente sabe que não existem."

Andam agora muito excitados porque, segundo estatísticas recentes, em nenhum concelho do país a média dos resultados dos exames de matemática foi além de 3. Mas ó meus amigos, para que é que serve a matemática, não me dirão?

Com tanta maquineta que há para aí, que importa que os miúdos saibam matemática? Pensando bem, que importa que os miúdos saibam o que quer que seja? Porque já com o ensino do português se passa o mesmo aqui d'el-rei que os miúdos não lêem, aqui d'el-rei que são incapazes de distinguir "Os Maias" dos "Morangos com Açúcar".

Como se isso fosse realmente importante. Até porque se fosse, a CE já teria manifestado a sua preocupação, e proposto qualquer medida urgente. Mas, como se sabe, a CE tem mais em que pensar, já que questões efectivamente importantes a atormentam agora como, por exemplo, o magno problema dos galheteiros, esse sim, capaz de pôr em causa o desenvolvimento de Portugal. E, claro, os políticos (...) estão muito mais preocupados em discutir assuntos urgentíssimos para o nosso país como, por exemplo, o casamento entre homossexuais, do que em pensar nessa treta de os nossos jovens não saberem nada de matemática, nem de português, nem de coisíssima nenhuma. Isso são pormenores com que só mesmo os chatos dos intelectuais se preocupam, e se alarmam com as possíveis consequências futuras. Os outros lá andam, cantando e rindo, entretidos com os galheteiros. Um dia acordam - e o azeite está irremediavelmente entornado.


Por Alice Vieira, escritora


( Este texto também me foi enviado pela minha amiga a Dra. Rita Fernandes, mais uma vez obrigado!

Veio mesmo a calhar, tendo em conta o que por vezes vemos escrito pela blogoesfera fora!...)

I Congresso do MPT - madeira

Neste último fim de semana o MPT-Madeira, organizou o seu I Congresso Regional, onde foram eleitos os órgãos que irão gerir a vida deste novo Partido, inclusive o seu líder que será o Sr. João Isidoro, antigo militante e ex-deputado do PS-Madeira.

Das conclusões deste congresso podemos salientar que o MPT-Madeira, definiu claramente de que lado vai estar. Assumiu-se como Partido de esquerda, que caso algúm dia venha a fazer alianças, as fará com os Partidos da área da esquerda e que fará uma frontal oposição ao PSD-M.


Este posicionamento do MPT-Madeira, já se viu que deixou muitas pessoas preocupadas quer do BE, da CDU e do PS.


Sobre as colagens a direita do MPT-M, lembro que de facto é estranha essa situação, mas que vistas com algum cuidado, podem indiciar uma tentativa de alargar a base de influência deste Partido junto da Sociedade Madeirense, em especial na área do centro que nem é de esquerda, nem é de direita, a pensar já nas próximas eleições Autarquicas, onde pelos vistos o MPT vai apostar em força.


Pelo que é aconselhável o acompanhar do evoluir da acção política deste novo Partido, que julgo será uma "Equipa B" do PS-Madeira, onde os descontentes terão espaço e "guarida".


As incongruências!!!...

Hoje o bloguista e socialista Paulo Barata, que escreve assiduamente no Blog "Farpas da Madeira", escreveu três textos que tem origem num mesmo problema, as quebras do segredo de justiça e o abuso de poder de agentes do Estado ligados a área judicial e de investigação do País. Quer no seu texto dedicado ao Dr. Paulo Portas, denominado simplesmente "Segredo de Justiça", quer nos outros dois denominados: "Segredo de Justiça e a perda de mandato dos vereadores do PS na CMF" o I e o II, em que aborda o tema da polítização da Justiça.

Até aqui tudo bem, porque é uma situação que deve preocupar a todos os cidadãos que acreditam na separação dos poderes político e judicial nos regimes democraticos e não podem estar sujeitos quando optam pela participação cívica e política a verem-se confrontados com perseguições políciais e judiciais, ainda por cima mediatizadas na comunicação social (a "conta gotas"), quando começam a incomodar os poderes políticos instalados.


O que não posso aceitar e é uma tremenda incongruência no discurso do Dr. Paulo Barata, que este opte em determinadas circunstância por concordar com o que é feito a determinados Partidos e a determinadas pessoas, porque pertencem a Partidos que não o seu. A sua justificação de que já aconteceu com outros e de que o tal político agora visado "assasinou" outros tantos no tempo em que era jornalísta, só lhe ficam mal e deita por terra toda a sua argumentação quando falamos dos outros casos abordados referentes as perdas de mandato na CMF.


Fica-lhe mal porque em termos cronológicos se alguém já foi vitima de grosseiros ataques muito antes de aqueles que o Dr. Ferro Rodrigues foi vitima alguma vez, foi o próprio Dr. Paulo Portas, no muito badalado caso "Moderna". E veja-se no que se deu no fim!... Nada!... Foi uma tentativa de "assasinato" político inqualificável, na altura em que o Eng. Guterres era Primeiro Ministro.


Ou já não se lembra disto??!...


Não esqueça também, que nesses tempos o Dr. Paulo Portas fazia oposição forte ao governo socialista o que incomodava a muita gente na área política da esquerda. E a critica de que o Dr. Paulo Portas "assasinou" políticamente alguém no tempo em que era jornalísta é muito diferente do que é colocado em analise nos seus "post" porque uma coisa é uma investigaçãso jornalistica e outra uma investigação judicial ou policial com fins políticos. Separar as águas é um acto de inteligência e de honestidade intelectual, do qual julgo o Dr. Paulo Barata não se pode alhear.


E agora!??...


Temos novamente um Governo socialista, que vê esse mesmo líder Partidário oriundo da oposição a aparecer novamente e a começar a fazer moça a este Governo, subindo claramente nos estudos de opinião escritos, tornando-se novamente num alvo a abater. E eis que em certos sectores da administração judicial e em certos sectores da polícia de investigação surgem violações dos deveres dos funcionários do Estado, quando forjam notícias de supostas investigações, de supostas escutas e que afinal nunca existiram. Afinal o Dr. Paulo Barata ao fazer este "post", defende dois pesos e duas medidas, em função do visado, o que é mais uma vez, uma tremenda incongruência indefensável, que vinda de alguém que licenciou-se em direito só lhe fica muito mal.


Por outro lado vemos outras "personalidades socialistas" na Blogoesfera a reforçar aquelas baboseiradas e ao mesmo tempo defenderem que o Dr. Paulo Portas ao assumir que houveram 24 violações de deveres de imparcialidade política de agentes do Estado, que passaram informações falsas para a comunicação social, estaria (ele próprio) assumir que afinal houveram investigações, afirmação falsa que é simplesmente um acto de diárreia cerebral dos que habitualmente pensam que com a sua desonestidade intelectual estão a dar lições de moral e ética a alguém!!!.


Enfim as habituais incongruências da malta!!!!...

Arquitectura: Zaha Hadid

Durante esta semana tenciono colocar alguns videos (pelo menos um por dia) sobre a temática da arquitectura.

Estamos no fim da Trienal de Arquitectura de Lisboa, evento de extrema importância que pelos vistos passará ao lado de grande parte da sociedade portuguesa, pelo que mostrar aqui o que é que é de bom se faz na arquitectura por este mundo fora é um pequeno contributo para uma melhor gestão do território e para a melhorias que devemos imprimir a arquitectura na nossa terra.

Fica a sugestão!...

Conselho Nacional do CDS I: Eleições em Lisboa

No passado Sábado estive presente no Conselho Nacional do CDS, onde foi abordado o insucesso eleitoral das últimas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa entre outros temas.

Deste primeiro tema importa referir que o resultado obtido, mais do que um castigo ao próprio CDS, deve ser visto como um castigo ao sistema partidário desacreditado perante o eleitorado. A abstenção na ordem dos 62% e as percas de votos que atingiram todos os Partidos são o sinal claro de que as pessoas estão cansadas dos Partidos tradicionais, e da forma como estes fazem política.


Os números falam por si, veja-se o que os Partidos perderam em termos de votos. O BE por exemplo perdeu cerca de 8500 votos, o CDS perdeu 8300 votos, a CDU perdeu 13000 votos, o PS perdeu 17500 votos e o PSD 88500 votos. Sendo de salientar que o PS e o PSD juntos não somaram mais de quarenta e poucos porcento. E que o próprio Dr. António Costa só consegue ser eleito presidente da Câmara, por cerca de 11% do eleitorado Lisboeta. Valores assustadores e que merecem grande reflexão.


Estes avisos do eleitorado devem ser profundamente analisados, para poder-mos responder adequadamente, de maneira a inverter esta situação.


Da nossa campanha e dos erros da campanha só posso referir que o eleitorado soube diferenciar os planos políticos, pelo que o castigo a Sócrates deverá só acontecer no final do seu mandato.


Outra causa para o desaire eleitoral do CDS, teve a ver com o desgaste do Partido que nos últimos dois anos andou com problemas internos que tiveram grande influência, bem como o fim da coligação e o apoio da nossa ex-vereadora ao candidato socialista, que irritaram o nosso eleitorado que dividiu-se entre a abstenção e o apoio ao candidato Carmona Rodrigues, portanto a penalização do eleitorado visou o PSD e o CDS. Erros que para um Partido que não tinha margem de erro, custam muito caro!...


Importa agora tal como já foi definido encontrar mecanismos para ultrapassar esta situação, sendo que fiquei com a sensação de que o futuro será melhor, graças ao esforço de mudança que o CDS ao nível interno irá imprimir.
Estou confiante!...

Medidas de apoio à natalidade

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou na Sexta-feira passada, no Parlamento, um programa de apoio à família e à natalidade, aumentando o abono de família para quem tem mais filhos, entre o segundo e o terceiro ano de vida, e criando uma nova prestação de apoio à gravidez, que será paga às grávidas que preenchem os requisitos para receber abono a partir do terceiro mês de gravidez.

De facto é sem duvidas um pequeníssimo passo no sentido correcto. Concordo!!!..


Mas sabe a muito pouco!...


Primeiro porque para além do anuncio não foi dada uma data para a implementação destas medidas, correndo-se o risco mais uma vez de ser mais uma medida de propaganda política, sem data de aplicação.


Segundo, porque não foi anunciado o âmbito nem a abrangência estimada na sociedade portuguesa. Não sabemos ao certo que famílias beneficiarão destas medidas. Não sabemos se as famílias da classe média serão ou não as mais benefíciadas, quando toda a gente sabe que estas são o grosso do conjunto que compõe a sociedade portuguesa.


Sobre estas questões o Governo Socialista nada disse.


Também, este governo nada diz sobre uma outra medida já anunciada a 27 de Abril de 2006, sobre a variação da taxa contributiva em função do número de filhos, uma promesa com "barbas" que ainda esta por cumprir pelo Primeiro Ministro de entre tantas outras já anuciadas.


Estas "pseudo-medidas" de apoio a natalidade, são "migalhas", fazendo-se as contas estas não vão para além de 780 Euros ao ano, para quem tenha rendimentos muito baixos. Por aqui podemos ver o baixissimo alcance que estas medidas terão no grosso das famílias, sendo que incentivarão pouco, pois estes apoios são irrisórios para quem quer criar uma criança com um mínimo de dignidade. Só quem nunca teve uma criança é que pode achar que com uns meros 780 Euros ano (65 Euros mês!!) pode julgar que este valor é uma grande ajuda no orçamento das famílias. Não é!... Só em fraldas e em alimentação os custos são extremamente elevados, para não falar do acompanhamento médico e de tantas outras coisas que nos primeiros anos de vida condicionam e muito financeiramente a vida dos agregados familiares, nomeadamente das mais carenciadas e das chamadas classe média.


Basta de brincarmos com as pessoas!!!


É tempo do Governo anunciar verdadeiras medidas de apoio a natalidade, veja-se o que em Espanha já se faz em que o Governo Socialista de Zapatero, aprovou recentemente um 'cheque-bébé' de 2.500 euros por ano ou as medidas do Governo Democrata-cristão da Alemanha que dá um subsídio de apoio ao nascimento que vai dos 4.200 anuais aos 25.000 euros/ano. Essas sim verdadeiras medidas de apoio a natalidade!!!...


O resto é pura ficção socialista barata!!!...

Crise no PSD Nacional?!...

Tenho vindo acompanhar a novela política em que o PSD Nacional esta mergulhado. De facto este Partido atravessa uma situação complicada de ter um líder fraco a frente e de não se perspectivar nenhuma alternativa digna a essa liderança fraca.

Nem o Luís Filipe Menezes, que tanto tem criticado o Dr. Marques Mendes deverá avançar. As criticas de viciamento do "jogo", que favoreçem a reeleição do actual líder, são as razões invocadas, por quem vê que os "Barões", não o querem e que preferem a manutenção dos actuais interesses instalados. Até ver!!!...


Julgo que tudo manter-se-á como esta até muito perto de 2009, altura em que deverá aparecer alguma figura de peso político, que possa disputar as eleições legislativas em melhores condições do que o Dr. Marques Mendes.


Até lá, julgo que a estrategia dos "Barões" será a de minimizar ao máximo os prejuizos desta liderança, sendo que julgo será pouco provável que a oposição interna actual consiga até 2009 ter alguma hipótese de sucesso, se é que alguma vez a terá!?...


domingo, 22 de julho de 2007

De la Idea a la Arquitectura

"Da Ideia a Arquitectura"

Espero que gostem do video!...

Trienal de Arquitectura de Lisboa

Ontem tive a oportunidade de visitar a Trienal de Arquitectura de Lisboa, que acaba no próximo dia 31 de Julho. Sinceramente achei a mesma fabulosa!...

Nesta Trienal de facto apreendemos imenso, o explorar de muitos conceitos abordados nas aulas da licenciatura, as muitas formas diferentes de abordar problemas semelhantes, no que toca as intervenções no território, são com certeza a mais valia que podemos tirar, deste evento.


Tenho é imensa pena que um evento desta natureza e envergadura não tenha tido uma extensão ou polo na Madeira, seria importante pelos temas que são tratados e que relacionam-se com questões que diariamente são discutidas por cá. Ainda por cima quando em toda a Região se discutem alterações aos PDM's.


Deixo aos mais curiosos o endereço electronico deste evento magnânimo da Arquitectura realizado em Portugal e que todos os Portugueses deviam visitar e ver, para melhor compreenderem os problemas do ordenamento do território que todos os dias se colocam as sociedades e de que como é importante a arquitectura para o desenvolvimento integrado das sociedades modernas.


"O conceito de flexi segurança não é aplicável em Portugal"

O DN-Lisboa de hoje escreve uma entrevista com o Dr. Bagão Félix, muito interessante, que entre vários assuntos aborda a questão da "Flexisegurança".

Sendo que questionado sobre esse assunto disse o seguinte:


"...Não, nem pensar nisso! Isso é uma moda, um jargão, na Europa há muito a mania de tagarelar neologismos. E sobretudo não é um pronto-a-vestir. Uma coisa é aplicar isso na Suécia, outra em Portugal..."


Para aqueles que queiram dar uma vista de olhos a essa entrevista cá fica o "link", onde poderão ler na totalidade a mesma.

É uma pequena história com muita ternura...

"Numa reunião de pais numa escola da periferia, a directora realçava o apoio que os pais devem dar aos filhos e pedia-lhes que estivessem presentes durante o maior período de tempo possível...
Considerava que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deviam encontrar tempo para se dedicarem e compreenderem os filhos.

A directora ficou muito surpreendida quando um pai se levantou e explicou, de forma humilde, que não tinha tempo de falar nem de ver o filho durante a semana pois, quando ele saía para trabalhar, o filho ainda estava a dormir e, quando voltava do trabalho, o garoto já não estava acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para sustentar a família, mas que ficava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava redimir-se indo beijá-lo todas as noites quando chegava a casa.

E, para que o filho soubesse da sua presença, dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Fazia isto religiosamente todas as noites quando o beijava.

Quando o filho acordava e via o nó, sabia assim que o pai tinha lá estado e o tinha beijado.

O nó era o meio de comunicação entre eles.

A directora emocionou-se com a história e ficou surpreendida quando constatou que o filho deste pai era um dos melhores alunos da escola!

O facto faz-nos reflectir sobre as muitas maneiras de as pessoas estarem presentes e de se comunicarem com os outros.

Este pai encontrou a sua, simples mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afectivo, o que o pai lhe queria dizer.

Gestos simples, como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam para aquele filho muito mais do que os presentes ou as desculpas vazias.

É por esta razão que um beijo cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, medo do escuro.

As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas SABEM registar um gesto de amor.

Mesmo que esse gesto seja apenas um nó num lençol..."


(Texto que gentilmente a minha amiga a Dra. Rita Fernandes enviou-me e que cá é publicado com muito gosto. Obrigado Rita!...)

Júdice e Nogueira Pinto pedem fusão na Direita


O Dr. José Miguel júdice e a Dra. Maria José Nogueira Pinto, nesta semana tiveram registos identicos quando abordaram a questão das supostas crises nos Partidos da Direita. Ambos defenderam que o PSD e o CDS deveriam fundir-se!... para criar-se uma "nova" direita de valores, que possa fazer frente ao Partido Socialista!?...

Sinceramente acho que ambos não tem vergonha na cara!!!...

Como podem estas pessoas discutirem e avançarem eventuais soluções para uma área ideológica, se a ela já não pertencem!!?...

Como podem abrir a boca para falar da Direita, quando nas últimas eleições para a Câmara de Lisboa estiveram ao lado da esquerda "soft" do Partido Socialista???!...

Haja um pingo de vergonha na cara, porque da direita, os verdadeiros militantes vão saber com certeza dar conta dela. Os traidores esses que fiquem com os seus novos "tachinhos" e façam bom proveito dos mesmos!!!...

Pela minha parte desejo ao Dr. Júdice os maiores sucessos a frente da recuperação da zona ribeirinha da Capital e a Dra. Maria José, também os maiores sucessos a frente do Comissariado da reablitação da Baixa-Chiado, também da Capital!!!...

Edifício Burj Dubai é o novo recordista mundial em altura

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O Burj Dubai, o super arranha-céus que está a ser construído nos Emirados Árabes Unidos, tornou-se ontem no edifício mais alto mundo, tendo atingido os 512,1 metros de altura, segundo os seus construtores, tendo já ultrapassado o famoso edifício Taipei, construído no centro financeiro de Taiwan.
Texto: Público
Foto: Ahmed Jadallah/Reuters

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Frase da Semana!

Hoje no debate na AR, sobre o Estado da Nação, o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, inventou a conjugação do verbo anunciar segundo José Sócrates, muito engraçada que fica para mim como a "Frase da Semana!":

«Eu anuncio, tu acreditas - por exemplo, o Dr. Alberto Martins -, ele não faz, nós esperamos, vós fazeis de conta, eles - os portugueses - ficam a ver estrelas».

Partido Socialista começa a perder militantes históricos

O Tribuna da Madeira desta semana, surpreende-nos com uma entrevista do antigo deputado e ex-vicepresidente da ALM, Dr. Fernão Freitas, que abandonou a militância do Partido Socialista da Madeira.

O Tribuna escreveu o seguinte:


"...O “seguidismo” do PS/M ao Largo do Rato levou Fernão Freitas a perder a paciência. O antigo deputado e ex-vice-presidente da ALM arrasa o aparelho partidário da era Jacinto Serrão e apelida de “fisco” a nova geração de dirigentes socialistas madeirenses e por isso decide abandonar a militância para não ser conotado com a “desconstrução da Autonomia” empreendida pela Rua do Surdo..."


"...A razão principal prende-se com a ausência de “uma matriz autonómica no programa do PS/M” e com uma certa ideia vigente no interior do partido de que “ser socialista na Madeira e defender a Autonomia é um absurdo”. Ora, Fernão arrasa os dogmáticos deste conceito e verbera que “antes de ser político e deputado primeiro é madeirense”..."


E mais...


"...A ideia de virar as costas ao partido ganhou forte impulso quando sentiu “um choque” ao ver os deputados (três) do PS/M na Assembleia da República votarem, de pé, a favor da Lei de Finanças das Regiões Autónomas (LFR), uma lei que sempre considerou “um atentado” à Autonomia, posição que mantém sem reservas. “Nesse momento, pensei: estão a aplaudir de pé a derrota do PS/M”, revela..."


Por outro lado disse também o seguinte:


"...“Esta nova geração de dirigentes até começou mais ou menos bem, mas estragou tudo ao pensar que já tinha tudo na mão, que podia desconsiderar as questões regionais e colocar os mais antigos na gerontologia política. Julguei que esta geração nova traria alguma coisa de novo, que iria dar um novo impulso ao PS, mas acabo a verificar que apenas trouxeram estratégias e manhas velhas. Depois, os que têm a 'chavinha' da máquina partidária acham que têm o dom e a capacidade para defender tudo, mesmo o que não entendem.” ..."


Para além desta entrevista, hoje de manhã fiquei estupefacto com as declarações do recém eleito Presidente do PS-Madeira, Dr. João Carlos Gouveia, que afirmou no Jornal radiofónico das 8:30h, da Antena 1 da RDP, que pessoas como o Dr. Fernão Freitas e o Eng. Duarte Caldeira, deveriam todas sair do Partido, numa logica estranha de saneamento político daqueles que não concordam com a sua liderança, nem com a sua nova estrategia de condução do Partido. Aconselhou vivamente aos seus adversários dentro do PS-M, para abandonarem o mesmo, porque não terão espaço político, neste "Novo PS".


Gostaria também, aproveitando este meu "Post", esclarecer aos amigos socialistas que por cá passam, que no que aqui escrevo não tem nada de particular e pessoal, contra o Dr. João Carlos Gouveia. A titulo pessoal, tenho muito respeito pelo senhor, que sempre que nos cruzamos simpaticamente cumprimenta e de quem nada tenho particularmente apontar. As avaliações que aqui faço são meramente políticas e nada de pessoais.


Feito o esclarecimento, importa também referir que no Blog "Pode ser Liberdade"do Prof. Agostinho Soares, que pelas informações de que disponho fará parte da nova direcção do Dr. João Carlos Gouveia, também num "post" denominado "O Passado Duarte Caldeira", mostra que as palavras do novo Líder do PS-M, são para serem levadas a sério a proposito também duma entrevista que o antigo parlamentar socialista deu a Antena 1 da RDP ontem, também muito critico com a Direcção que sai agora de Jacinto Serrão / Vítor Freitas e claro desta nova liderança que entra, que como tive também oportunidade de ouvir por parte do engenheiro, "desgraçará o que resta do PS-Madeira".


O que é de facto evidente é que adivinhasse uma saída em massa de militantes socialistas, que engrossarão talvez, as filas do também socialista MPT ou então serão eventualmente recrutados para o PSD, tal como no passado.


Para mim, como é evidente tanto me faz se o PS-M perde ou não dirigentes e militantes históricos. Também pouco importa-me se o PS-M, venha a tornar-se num Partido residual ou não. O que verdadeiramente importa é que a fragilização contínua do PS, só tem vindo lamentalvente beneficiar o PSD de AJJ. Pondo em causa sistematicamente a eventualidade de algum dia termos nesta terra a tão desejada alternância política, que a partida poderia ajudar a evitar os tais desvios do sistema que o agora líder do PS-M, diz vai atacar e denunciar.


Só espero que no futuro a terra não queime muito!!!...


E que fique alguma coisa em pé!!!...