quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Arquitectura: Espólios de Raul Lino e Cristino da Silva disponíveis on-line

A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza a partir da próxima quinta-feira a consulta on-line dos espólios dos arquitectos Raul Lino e Cristino da Silva, com 19 mil desenhos relativos a 781 projectos.

Os espólios do Raul Lino (1879-1974) e Cristino da Silva (1896-1976) foram doados pelas respectivas famílias à Fundação Gulbenkian na década de 80.

Além dos 19 mil desenhos relativos a 667 projectos de Raul Lino e 114 de Cristino da Silva, será disponibilizada documentação que inclui memórias descritivas, fotografias, correspondência e recortes de imprensa.


A consulta poderá ser feita através do catálogo da Biblioteca de Arte, no site http://www.biblarte.gulbenkian.pt/, pesquisando pelo título ou tipologia do projecto, pelo local ou pela data.


Este trabalho vai ser apresentado no decorrer de um seminário a realizar na próxima quinta-feira, dia 14, na Gulbenkian, com a participação de vários especialistas envolvidos no projecto que vão enquadrar e explicar a importância desta obra para o estudo da história da arquitectura.
Luís Cristino da Silva nasceu em Lisboa, filho e neto de pintores. Partiu para Paris em 1920 para se aperfeiçoar profissionalmente, depois de ter feito o curso de arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa.


Regressou a Lisboa em 1924, tendo iniciado em 1925 o projecto do cine-teatro Capitólio, no Parque Mayer, actualmente classificado como Imóvel de Interesse Público.


O arquitecto Raul Lino estudou na Inglaterra e na Alemanha e a sua obra arquitectónica inclui a casa Montsalvat, a casa dos Patudos, em Alpiarça (1904), a casa do Cipreste, que projectou para a sua habitação, em Sintra (1913), a loja Gardénia, no Chiado (1917), e a Loja das Meias, no Rossio (1931), entre muitos outros edifícios emblemáticos.


Fonte: "Expresso"

Sem comentários: