sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estudo: Madeirenses não querem a independência

Um estudo de opinião levado a cabo pela empresa Eurosondagem revela que, ao contrário do que muitas vezes os políticos apregoam, os madeirenses não querem a independência, nem acreditam em discursos políticos a apelar ao separatismo.

Segundo este estudo, feito para a Rádio Renascença, SIC e Expresso, que a RR divulga no seu site, 72,2% dos inquiridos responderam «Não» à pergunta «A Madeira deve ser independente?».
Num universo de 360 entrevistas válidas a residentes no arquipélago, maiores de 18 anos, apenas 10% deram resposta positiva, menos, por exemplo, do que aqueles que não quiseram responder ou não têm opinião – 17%.


Igualmente questionados sobre se a Madeira tem condições para ser independente, 68% consideram que não, contra apenas 6,9% que afirma que sim.


No entanto, apesar de serem contrários à independência, a maioria dos inquiridos (65%) mostra-se favorável a uma maior autonomia, ao passo que apenas 19% defende a manutenção da situação actual.


De resto, 33% também considera insuficientes as transferências financeiras do Governo Central para o arquipélago. Já 28,1%, acredita que as verbas actuais são suficientes.


Realizado nos dias 11 e 12 de Fevereiro, o estudo da Eurosondagem apresenta um erro de 5,16%, para um grau de probabilidade de 95%.





Esta sondagem demonstra que afinal tinha razão quanto ao tema: "Autonomia / Independência", vária vezes por cá tratado, sendo que tal como referi a grande maioria dos Madeirenses querem sim, mas Autonomia e menos centralismo (defendido pela esquerda desta terra) e rejeitam claramente qualquer solução que possa levar-nos a uma pseudo independência através da "estória" do federalismo ou a independência que alguns lunáticos defendem, dentro do PSD.


O resto a sondagem é clara!!!...

Sem comentários: