domingo, 17 de fevereiro de 2008

Kosovo um problema para a Europa

Os principais líderes do Kosovo, que declarou hoje de forma unilateral a sua independência da Sérvia, pediram à comunidade internacional para que o país seja reconhecido como novo Estado soberano.

O presidente kosovar, Fatmir Sejdiu, disse à imprensa em Pristina que, «agora que foi proclamada a independência, tenho a honra de convidar todos os países do mundo a estabelecer relações normais diplomáticas conosco».


O presidente do Parlamento kosovar, Jakup Krasniqi, disse que «está mudada a história dos Balcãs e o mapa da Europa» e classificou a independência do Kosovo como «ponto de inflexão» para a região.


«Agora o Kosovo precisa do reconhecimento internacional de todos os países da ONU, onde o Kosovo tem o seu lugar», acrescentou o líder da Assembleia.


O primeiro-ministro kosovar, Hashem Thaçi, que leu hoje no Parlamento a declaração da independência, disse que o novo Estado vai respeitar os direitos das minorias, e salientou que, «a partir de hoje, o Kosovo será um Estado democrático e multiétnico».


A independência do Kosovo «marca o fim da desintegração da antiga Jugoslávia», acrescentou o ex-líder guerrilheiro.


Os líderes kosovares disseram também que respeitarão o plano do mediador Martti Ahtisaari, que prevê uma soberania tutelada e limitada para a província sérvia.


O plano prevê o envio de uma missão da União Europeia (UE) ao Kosovo, que ajudará as autoridades locais a construir um Estado de direito.


O Kosovo «dá as boas vindas à nova missão internacional, liderada pela UE, que nos ajudará no nosso desenvolvimento democrático e que supervisionará a aplicação do plano Ahtisaari», disse Thaçi.


Aquele plano, apresentado no ano passado, foi rejeitado então pela Sérvia e pela sua aliada Rússia, apesar de conter, sobretudo, medidas que pretendem garantir a proteção das minorias - especialmente os sérvios - do Kosovo.




=================


Sinceramente acho que esta declaração unilateral de independência, poderá abrir uma "caixa de pandora", muito perigosa para a Europa.


Reparem que a Russia, deverá com isto ter problemas acrescidos com outras províncias, que já manifestaram a sua intenção de seguir os passos do Kosovo.


Aqui perto, temos o problema do País Basco, da Catalunha e se calhar de outras comunidades autonomas, que a muito desejam a sua separação da Espanha.


E claro se calhar veremos alguns "delírios independentistas", na Madeira daqueles que profundamente doentes (os de sempre) acham que algum dia a Madeira pode viver sem pertencer a Portugal!...


Querem ver!!!....

2 comentários:

il _messaggero disse...

E claro se calhar veremos alguns "delírios independentistas", na Madeira daqueles que profundamente doentes (os de sempre) acham que algum dia a Madeira pode viver sem pertencer a Portugal!...

Esta passagem foi citada no suplemento P2 do jornal Público na secção "Blogues em Papel".

Parabéns!;)

Roberto Rodrigues disse...

Obrigado pela informação!

Cumprimentos

RR