quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PS/M quer comissão anticorrupção para as câmaras municipais??!

Também o Jornal da Madeira de hoje publica um texto em que o coordenador autárquico dos socialistas, Rui Caetano, explicou que a AMRAM «deverá criar um gabinete com pessoas bem preparadas, de forma a dar formação não só aos funcionários autárquicos, mas também aos vereadores, no sentido de evitarem cometer actos ilegais que muitas vezes nós temos conhecimento que são feitos por ignorância».

Também o socialista Rui Caetano afirmou que «rebater a onda de suspeição que existe na Região, criando um ambiente de trabalho e de reconhecimento do papel que o poder local tem junto dos municípios, junto dos munícipes dos vários concelhos». Rui Caetano afirmou que a falta de conhecimento leva, por vezes, «a irregularidades no licenciamento ou nos planos directores municipais».


Sobre isto apenas fazer os seguintes reparos:


O Vereado Rui Caetano, tem a certeza de que os actos conhecidos de violação de Planos ou de outros procedimentos administraivos pelos autarcas, tem a ver com a falta de formação dos mesmos, sobre estas matérias??!....


Então agora o PS-Madeira acha que as violações que existiram foram feitas por ignorância??!...


O Vereador sabe para que servem os técnicos nas Câmaras??!


Já ouviu falar de pareceres de técnicos e de responsáveis administrativos??!...


Quem é que de forma quase que irresponsável, tem levantado ondas de suspeição??!...


O senhor de certeza sabe do que fala??!...


Afinal em que ficamos??!...


Ou será que tanta conferência de imprensa baralha-lhe as ideias?!!...


Bom, resumindo em que ficamos??!....


Corrupção ou Ignorância!!?....




Meus Pêsames

Tomei conhecimento da morte do Presidente da Junta de Freguesia das Achadas da Cruz, que lamentavelmente perdeu a vida de forma trágica, ao serviço das populações que o elegeram, pelo que aqui endereço os meus sentidos pêsames a família do falecido, extensivo ao seu Partido, o Partido Socialista.

Jaime Ramos quer tramar Maximiano e Carlos Pereira??!...

Li hoje no DN-Madeira, que o Grupo Parlamentar do PSD-Madeira, prepara iniciativas parlamentares para por em "xeque" certas figuras do PS-Madeira, nomeadamente o Dr. Carlos Pereira, um dos que nos últimos tempos tem empunhado afincadamente a bandeira do combate a corrupção na Região, associando também nesta iniciativa, aquele que alguns socialistas acreditam ser o possível sucessor do Dr. João Carlos Gouveia, portanto o Dr. Maximiano Martins, com quem o Dr. Carlos Pereira tem tido ao longo dos últimos anos um estreito relacionamento profissional.

Ao que parece o PSD-Madeira, tenciona por em causa estes "imaculados" socialistas, que tal como alguns social-democratas conhecidos (por exemplo: Dr. Sérgio Marques), que terão eventualmente recebido fundos europeus, para unidades de turismo rural e que poderão estar de facto fechadas a turistas.


O engraçado disto é que o primeiro subscritor do documento que pede informações sobre isto ao Governo Regional é o próprio Sr. Jaime Ramos, quem diria!!!...


Sendo assim, agora levanta-se uma nova questão. Será que o feitiço virou-se contra o feiticeiro ou contra os feiticeiros??!...


Veremos!!!...

Politiquices!!!...

Como já devem ter reparado tenho andado distante da escrita, por várias razões. Uma delas é estar farto de ver tanta asneirada escrita e dita nos meios de comunicação social e claro na blogoesfera. Já não há paciência!

Tenho tentado estar a leste destas coisas, porque já cansa ver o que por aí vai. Começo a compreender o Povo, quando queixam-se dos políticos e dos Partidos. De facto em geral acho que na Madeira como no Continente a política mete nojo.

Mas, por mais que queira fugir a isto tudo, não há fuga total possível e claro existem coisas que não posso deixar de comentar.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Escutismo: Dia do Pensamento

Ontem comemorou-se também no Funchal o dia do Pensamento, portanto comemorou-se os 151 anos do nascimento do fundador do Escutismo, Lord Baden Powell. Cerca de 900 escuteiros estiveram presentes nas comemorações que ao longo do dia desenvolveram um conjunto de actividades.




Fica aqui a última mensagem de B.P que julgo importa sempre relembrar:


Caros escuteiros:

Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.

Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.

Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.

Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.

O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.


Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.

Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escotista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.

O Vosso Amigo.

Baden Powell

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sobre as confusões na CMF

Ontem o DN-Madeira, divulgou que o Ministério Público junto do Tribunal Administrativo de Círculo do Funchal (TACF) avança com acções para responsabilizar o Município do Funchal.

«Em causa, actos administrativos praticados por responsáveis da CMF por violação de regras urbanísticas, entre elas o PDM.»


Sobre isto só gostaria de referir que tal como tem sido a minha postura sobre outras situações equivalentes, vou aguardar pelas decisões judiciais, para dar a minha opinião. Digo isto porque já vi e já assisti a situações análogas e o que de facto é provado é por vezes muito pouco.


Como disse por várias vezes, o que os jornais escrevem por vezes (quase sempre) é exagerado, e emitir opinião com base em notícias é muitas vezes arriscado.


Por outro lado, temos de ter em conta que só conhecemos parte da informação, pelo acusar técnicos junto com políticos, não me parece nada sensato.


Esperar para ver!!!...

Virgílio Pereira discorda da proposta de Jardim

Li hoje também o artigo do Tribuna da Madeira, em que o Prof. Virgilio Pereira, mostra a sua discordância com a moção de AJJ, que vai ser discutida no próximo congresso do PSD-Madeira.

Veremos os estragos que esta opinião fará no PSD-Madeira e se no Congresso esta moção vai ter votos contra afinal!!!...




Veremos!...

"Emprego"

Os políticos têm um dom especial para dizer coisas sonantes e irrelevantes. O pior é quando além disso não conseguem ser convincentes. Nesse caso perde-se o activo mais valioso de um líder, a credibilidade.Os números da semana passada confirmaram que a situação laboral é grave. A taxa de desemprego em 2007 foi de 8%, a mais alta dos últimos 20 anos.
O senhor Primeiro-Ministro, em vez de se mostrar preocupado e ocupado com soluções, preferiu manifestar confiança no cumprimento da sua promessa eleitoral de criar 150 mil novos postos de trabalho. É verdade que desde o início desta legislatura a economia (não o Governo) já conseguiu aumentar em 94 mil o número de empregados do país. Mas ao mesmo tempo apareceram 27 mil novos desempregados. Esta situação só é possível porque a população activa aumentou de 121 mil pessoas.
Ou seja Portugal está a criar empregos, está a criar bastantes empregos, mas os portugueses não querem esses postos de trabalho. Têm de vir imigrantes para os ocupar. Este fenómeno é tão visível que nem são precisas estatísticas para o confirmar. A promessa eleitoral é bem provável que venha a ser cumprida, mas isso não altera em nada a gravidade da situação laboral nacional.
O mais surpreendente é que o senhor Primeiro-Ministro enverede por este tipo de conversa mole, desviando o assunto e fingindo que está tudo bem. Essa estratégia, que já levou ao desastre tantos dos seus antecessores, também não vai correr bem desta vez. Com o desemprego atingindo 440 mil pessoas não seria esperar que o Governo, ao menos, parecesse triste?

João César das Neves

DN-Lisboa de 21/02/2008

Federação de Futebol da Madeira? Não Obrigado!...

Tenho visto que alguns bloguistas e não só a conta destas "estórias" da independência ou da tal proposta de federalismo, defendida pelo AJJ, agora resolveram defender a criação duma Federação de Futebol da Madeira, para que a Madeira pudesse participar em torneios europeus e mundiais, portanto ao nível das selecções. Argumentando entre tantas coisas que há Países que tem suas Regiões ou Estados a participarem também desta forma, nesses tais torneios.

Permitam-me ilustres "sabedores", de discordar!...


Discordo, porque em primeiro lugar num País pequeno como o nosso que é "uno" ao nível político, cultural, social e também desportivo, não faz sentido retirar hipotéticos bons jogadores, que venham enfraquecer a selecção que é também Madeirense, a Selecção de Portugal!...


Alguém acredita por exemplo que o Cristiano Ronaldo, vai deixar de jogar pela Selecção de Portugal, para vir a jogar pela tal selecção da Madeira??!...


Claro que não!!!...


Por outro lado, acham que teriamos também sozinhos alguma hipótese de chegar a algum lado??!... Claro que não!!!...


Qual que promoção da Madeira, coisa nenhuma!!!...


Se queremos promoção da Madeira, temos é de colar a "marca" Madeira a jogadores como o Cristiano Ronaldo, que quando jogam e marca golos, promociona e de que maneira a nossa terra!...


O resto é tretas!!!...


Estudo: Madeirenses não querem a independência

Um estudo de opinião levado a cabo pela empresa Eurosondagem revela que, ao contrário do que muitas vezes os políticos apregoam, os madeirenses não querem a independência, nem acreditam em discursos políticos a apelar ao separatismo.

Segundo este estudo, feito para a Rádio Renascença, SIC e Expresso, que a RR divulga no seu site, 72,2% dos inquiridos responderam «Não» à pergunta «A Madeira deve ser independente?».
Num universo de 360 entrevistas válidas a residentes no arquipélago, maiores de 18 anos, apenas 10% deram resposta positiva, menos, por exemplo, do que aqueles que não quiseram responder ou não têm opinião – 17%.


Igualmente questionados sobre se a Madeira tem condições para ser independente, 68% consideram que não, contra apenas 6,9% que afirma que sim.


No entanto, apesar de serem contrários à independência, a maioria dos inquiridos (65%) mostra-se favorável a uma maior autonomia, ao passo que apenas 19% defende a manutenção da situação actual.


De resto, 33% também considera insuficientes as transferências financeiras do Governo Central para o arquipélago. Já 28,1%, acredita que as verbas actuais são suficientes.


Realizado nos dias 11 e 12 de Fevereiro, o estudo da Eurosondagem apresenta um erro de 5,16%, para um grau de probabilidade de 95%.





Esta sondagem demonstra que afinal tinha razão quanto ao tema: "Autonomia / Independência", vária vezes por cá tratado, sendo que tal como referi a grande maioria dos Madeirenses querem sim, mas Autonomia e menos centralismo (defendido pela esquerda desta terra) e rejeitam claramente qualquer solução que possa levar-nos a uma pseudo independência através da "estória" do federalismo ou a independência que alguns lunáticos defendem, dentro do PSD.


O resto a sondagem é clara!!!...

Adeus a Fidel!....


Tão democratas que eles são!!!...

Ontem na Assembleia Legislativa da Madeira o CDS apresentou um voto de congratulação pela democracia em Cuba, eis que chegado o momento da votação o resultado foi:

Aprovado, com votos favoráveis de PSD, PS, PP e MPT e contra de BE e PCP.


Tão democratas que eles são!!!...

Greenpeace chega a Portugal

A Greenpeace lança hoje um escritório virtual em Portugal. A organização ambientalista Internacional decidiu responder aos pedidos e inscrições de 7000 portugueses através da criação de uma presença constante no país.

Fica aqui o endereço do Site em Português: http://www.greenpeace.pt/

Imagem da Semana!...



Fonte: Demokratica

Os "Imaculados" Bloquistas!...

A alguns dias atrás vi e li em diversos jornais e TV, que o líder nacional do Bloco de Esquerda andou por aí a dizer o seguinte:

«..."O povo tem uma expressão que se aplica muito bem ao grupo Espírito Santo: é como o piolho na costura, está por todo o lado. Investiga-se o caso Portucale - um milhão de euros nas contas do CDS - e, vamos ver: Espírito Santo".


"No caso dos submarinos - 24 milhões de euros que aparecem numa conta em Inglaterra - também um favorecimento do CDS - e lá está: Banco Espírito Santo", acrescentou Francisco Louçã...»


Este senhor, tal como o Paulo Martins cá na Madeira, que também veio como papagaio repetir o mesmo, escondem-se depois por detrás das imunidades parlamentares para caluniar e difamar pessoas e instituições, sem ter a mais mínima prova do que dizem, a não ser artigos de jornais, servindo de "repetidoras" de notícias sensacionalistas, que visam simplesmente denegrir a imagens de certos políticos e determinados Partidos, tudo para manobrar a opinião pública quando os estudos de opinião, mostram que estes sobem nesses estudos.


Que eu saiba, ainda não vi nenhum Tribunal deste País acusar e condenar, nenhum dirigente do CDS, desses tais crimes.


É vergonhosa a forma como estes senhores fazem política, porque acusam e acusam e não olham para dentro do seu Partido.


Porque se alguém fala do caso da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, autarquia cuja Presidente de Câmara, a única do BE, que esta sobre investigação e onde a tal Autarca também é arguida num caso de corrupção, esses senhores assobiam para o lado como se nada soubessem.


Por isso estes "imaculados", tal como outros da esquerda portuguesa deveriam ter vergonha quando falam dos outros.


Mas tenham calma, tudo ao seu devido tempo ficará esclarecido!!!...


AR aprova sete artigos para reforçar combate à corrupção

O Parlamento aprovou hoje em votação final global o pacote legislativo para reforçar o combate à corrupção, com a oposição a responsabilizar o PS por alterações insuficientes e aquém das expectativas criadas.

Os socialistas, Falam falam!...


Mas!!!...

Uma boa Notícia!: PSD rompe acordo com PS sobre nova lei eleitoral autárquica

A notícia do dia para mim é a de o acordo para uma nova lei eleitoral autárquica, que vinha sendo negociada nos últimos meses entre PS e PSD, foi por água abaixo.

Segundo o "Diário Digital", refere ainda que o PSD irá explicar hoje que rompeu as negociações com o PS, por este partido estar intransigente na questão do voto dos presidentes de junta nos orçamentos e planos municipais.


Para mim, mais do que esta questão dos Presidentes de Junta de Freguesia, estava em causa a democraticidade do sistema, que ficava em causa, visto que existia nesta nova lei uma tentativa clara de varrer os pequenos Partidos das Autarquias.


Ainda bem que o acordo foi ao ar, os Portugueses saíram a ganhar!!!...


SEDES alerta para «crise social de contornos difíceis de prever»

A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) alertou quinta-feira para um «mal-estar» na sociedade portuguesa que, a manter-se, poderá originar uma «crise social de contornos difíceis de prever».
Em comunicado divulgado no seu portal, a SEDES sustenta que «sente-se hoje na sociedade portuguesa um mal-estar difuso, que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional».
Esse «mal-estar» deve-se a «sinais de degradação da qualidade cívica», como a «degradação da confiança dos cidadãos nos representantes partidários», a «combinação de alguma comunicação social sensacionalista com uma Justiça ineficaz» e o aumento da «criminalidade violenta» e do «sentimento de insegurança entre os cidadãos».
A SEDES adverte que, a manter-se o «mal-estar e a degradação da confiança (...), emergirá, mais ou cedo ou mais tarde, uma crise social de contornos difíceis de prever».
Por isso, a associação apela à intervenção da sociedade civil mas sobretudo do Presidente da República e dos partidos políticos com representação parlamentar.



Fonte: Diário Digital

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Regime do Voluntariado Social na RAM

A cerca de uma semana atrás, numa notícia do Jornal da Madeira li que na tomada de posse dos novos corpos dirigentes regionais da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), que passa a ser liderada agora por José Simão, a quem desde já desejo-lhe os maiores sucessos a frente desta Associação, o Secretário Regional dos Recursos Humanos disse que estava em preparação uma proposta de decreto legislativo regional, a qual, entre outras coisas, vai definir o regime jurídico do associativismo jovem e reconhecer o papel do dirigente associativo.

Por outro lado o novo Chefe Regional da AEP, por seu turno pediu que seja criado o estatuto do dirigente escotista, para que estes voluntários encontrem formas de dar o seu contributo para a educação dos jovens, sem repressões, penalizações ou obstáculos.


De facto estes voluntários muito dão da sua vida para deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrou e por isso tudo aquilo que se possa fazer para melhorar as condições destes prestarem o seu apoio voluntário, nunca será demais.


O Governo e bem, deve apoiar e incentivar todos estes movimentos e asociações que são importantes para a sociedade, isso sem duvidas nenhumas!...


Mas, importa também referir que o Movimento Escu(0)tista, já pode hoje ver em Decreto Legislativo Regional, o reconhecimento do seu trabalho e pode reivindicar junto de quem de direito o respeito pelo estatuto que através do diploma anteriormente referido os dirigentes escutistas podem usufruir referente ao voluntariado social da Região, que já existe.


Falta de facto é que o Governo Regional de andamento a este Decreto Legislativo Regional n.º 23/2004/M de 20 de Agosto de 2004, no sentido de o regulamentar, na certeza que com este primeiro passo dado pelo CDS (Partido que apresentou a proposta) e apoiado por todos os outros Partidos na Assembleia Legislativa Regional, se possa premiar a dedicação de todos aqueles que no escu(o)tismo, que como se sabe apoia as crianças e o jovens, como escola de formação integral para a vida e não só, tem dado o seu importantissimo contributo


Não esquecer que o Diploma em questão tem um leque mais alargado e que para além de apoiar o voluntariado que apoia crianças e jovens como aquele que os escuteiros dão, há outros voluntários que merecem também reconhecimento e atenção, nomeadamente aqueles que apoiam doentes, idosos e aqueles que colaboram na prevenção, tratamento e recuperação de toxicodependentes, aos que promovem a integração de imigrantes e claro aqueles que ajudam a combater a pobreza e exclusão social.


De certeza que se o Governo Regional achar que podemos ir mais longe, que legisle, porque é a sua obrigação ir mais longe, que de certeza contará com o nosso apoio, mas antes disso deve urgentemente divulgar e por em prática a legislação que hoje na Madeira, já permite que os dirigentes voluntários desta terra encontrem formas de dar o seu contributo para a educação dos jovens e não só, sem repressões, penalizações ou obstáculos, tal como o solicitou o Chefe Regional da AEP.


Esperamos por isso!!!...


Público faz referência ao blog "Cortar (d)a Direita"

De facto não é todos os dias que vemos um jornal de tiragem nacional escrever qualquer coisa sobre o que escrevemos nos nossos blogs.

Aconteceu desta vez a este meu Blog!...


O "Público" publicou no seu "Caderno P2 Blogues em Papel", relativamente a um comentário feito a questão do Kosovo, o seguinte:


"...Se calhar veremos alguns "delírios independentistas", na Madeira, daqueles que, profundamente doentes (os de sempre), acham que algum dia a Madeira pode viver sem pertencer a Portugal!... "




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

As estatísticas e as analises

Sexta-feira na Antena 1 da RDP, ouvi como habitualmente o comentário diário do João Gobern, no seu "Pano para Mangas", que julgo interessante aqui novamente reproduzir.

Fica aqui um "link" para o referido comentário, que julgo deveria ser ouvido por aqueles que normalmente dizem saber tudo sobre tudo, para ver se afinal sabem mesmo tudo!!!...

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Kosovo um problema para a Europa

Os principais líderes do Kosovo, que declarou hoje de forma unilateral a sua independência da Sérvia, pediram à comunidade internacional para que o país seja reconhecido como novo Estado soberano.

O presidente kosovar, Fatmir Sejdiu, disse à imprensa em Pristina que, «agora que foi proclamada a independência, tenho a honra de convidar todos os países do mundo a estabelecer relações normais diplomáticas conosco».


O presidente do Parlamento kosovar, Jakup Krasniqi, disse que «está mudada a história dos Balcãs e o mapa da Europa» e classificou a independência do Kosovo como «ponto de inflexão» para a região.


«Agora o Kosovo precisa do reconhecimento internacional de todos os países da ONU, onde o Kosovo tem o seu lugar», acrescentou o líder da Assembleia.


O primeiro-ministro kosovar, Hashem Thaçi, que leu hoje no Parlamento a declaração da independência, disse que o novo Estado vai respeitar os direitos das minorias, e salientou que, «a partir de hoje, o Kosovo será um Estado democrático e multiétnico».


A independência do Kosovo «marca o fim da desintegração da antiga Jugoslávia», acrescentou o ex-líder guerrilheiro.


Os líderes kosovares disseram também que respeitarão o plano do mediador Martti Ahtisaari, que prevê uma soberania tutelada e limitada para a província sérvia.


O plano prevê o envio de uma missão da União Europeia (UE) ao Kosovo, que ajudará as autoridades locais a construir um Estado de direito.


O Kosovo «dá as boas vindas à nova missão internacional, liderada pela UE, que nos ajudará no nosso desenvolvimento democrático e que supervisionará a aplicação do plano Ahtisaari», disse Thaçi.


Aquele plano, apresentado no ano passado, foi rejeitado então pela Sérvia e pela sua aliada Rússia, apesar de conter, sobretudo, medidas que pretendem garantir a proteção das minorias - especialmente os sérvios - do Kosovo.




=================


Sinceramente acho que esta declaração unilateral de independência, poderá abrir uma "caixa de pandora", muito perigosa para a Europa.


Reparem que a Russia, deverá com isto ter problemas acrescidos com outras províncias, que já manifestaram a sua intenção de seguir os passos do Kosovo.


Aqui perto, temos o problema do País Basco, da Catalunha e se calhar de outras comunidades autonomas, que a muito desejam a sua separação da Espanha.


E claro se calhar veremos alguns "delírios independentistas", na Madeira daqueles que profundamente doentes (os de sempre) acham que algum dia a Madeira pode viver sem pertencer a Portugal!...


Querem ver!!!....

A Conferência de Imprensa de Telmo Correia

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Arquitecto Nuno Lourenço e o Atelier Risco

Hoje deixo convosco a biografia de um grande arquitecto português da actualidade e claro o sítio na NET do Atelier onde trabalha denominado de "Risco". Acredito que também vão gostar.

Arquitecto Nuno Lourenço (Porto, 1967).


Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992). 5º ano no Politécnico de Milão. Estágio: Centro de Estudos da FAUP; orientação do Prof. Arq. Alexandre Alves Costa. 1993/4: colaborou nos ateliers dos arquitectos Manuel Graça Dias e Vítor Figueiredo. Desde 1995, coordenador dos Projectos Urbanos no Risco. 1995/8: EXPO’98: colaborou no Projecto do Espaço Público, nos projectos das Estruturas Modulares para as Áreas dos Países e Organizações Participantes e director da Área Internacional Sul da Direcção Geral de Operações. 1999/2006: projectos urbanos do Cacém, das Antas, do Porto do Funchal e nos concursos internacionais de urbanismo para RosensteinViertel e Romanina. Desde 2002, assistente convidado de Desenho Urbano no curso de arquitectura do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Desde 2005, professor de Urbanística e Desenho da Cidade no curso da Universidade Autónoma. Tem publicado artigos sobre a cidade e a prática do urbanismo no Jornal dos Arquitectos, Público, Expresso e outros. Co-autor do livro “Atlas Urbanístico de Lisboa”.

Líder do PS-Madeira afirma que "Neste momento não estamos em condições de ganhar nada"

O líder do PS-Madeira, afirmou ontem de forma corajosa (gesto que só lhe ficou bem), que o PS na Região "Neste momento não esta em condições de ganhar nada".

O líder socialista reconhece segundo o "DN-Madeira" de hoje que, neste momento, o partido "não tem condições para ganhar nada". Principalmente devido à desorganização que se verifica em todas as concelhias, onde as estruturas são, "salvo raras excepções, inexistentes".


Por outro lado o Dr. João Carlos Gouveia, prepara as Eleições Autarquicas de 2009, não para as vencer ou para conseguir ganhar alguma Autarquia da Região, "mas sim para combater o regime", a qualquer custo.



Sobre isto gostaria apenas referir que para além do gesto de coragem de assumir que as coisas não vão bem no seu PS, pouco comuns em políticos, importa salientar o facto de o líder socialista não ter um projecto autarquico para a Madeira e que só quer vencer o PSD-M, com a política do "terra queimada".


Este erro socialista, de a qualquer custo ser poder, sem apresentar um verdadeiro e sólido projecto as populações, na minha opinião deve ser aproveitado políticamente pelos restantes Partidos da Oposição que com esta oportunidade poderão com seriedade e com objectivos políticos bem definidos de preocupação com os reais interesses e problemas das populações ser a alternativa política que o PS-Madeira deixou de ser.


É a oportunidade de ver-mos de uma vez por todas qual será o Partido que quer verdadeiramente assumir o papel de Partido alternativo, capaz de derrotar o PSD-Madeira.


Veremos!...

"É só Jardim no site do PSD-Madeira"

Noutra notícia do "DN-Madeira", podemos ler que no Site do PSD-Madeira só podemos ver a opinião de Jardim, a Moção de Jardim, as notícias sobre Jardim e até as reacções de Jardim.

"Todo o site do PSD-Madeira gira à volta do líder do partido".




A minha pergunta é simples!!!...


Mas AJJ e o PSD-Madeira não são a mesma coisa??!...


Alguém acha que no dia em que AJJ deixar o PSD-Madeira e o Governo, o PSD-M, será o mesmo??!....


Acham que o PSD-M, terá as mesmas vitórias??!...


Acreditem que não!!!...


E já agora confirmem a notícia indo ao Site do PSD-Madeira e vejam com os vossos olhos a cultura e a adoração absurda que fazem ao líder.

Sócrates quer vir a Madeira??!....

Segundo o DN-Madeira de hoje, José Sócrates pretende visitar a Madeira este ano. Apesar de ainda não ter data marcada, a visita deve acontecer em breve, provavelmente ainda durante este primeiro semestre.

A questão que se coloca é a razão da visita. Sabe-se que politicamente interessa ao primeiro-ministro visitar a Região quanto antes, já que a Madeira é um dos poucos locais do País que ainda não recebeu o chefe do Governo. No entanto, não há neste momento nenhuma razão oficial que o justique.


Embora seja evidente que o primeiro-ministro não precisa de convite para se deslocar a qualquer parte do território nacional, a verdade é que Sócrates estará mais inclinado a voltar à Região na qualidade de secretário-geral, tal como fez no ano passado, quando veio à Madeira apresentar a sua moção para o congresso nacional do PS...




Se calhar uma boa razão para vir a Madeira poderá ser a de vir dar uma mãozinha ao líder regional, na organização interna do PS-Madeira, que como se soube hoje também não esta em condições de ganhar nada!!!...

Manifestação Junto da Sede do PS: Sócrates critica protesto que atribui a militantes de outros partidos

Dezenas de pessoas concentraram-se esta tarde à porta da sede do PS, no Largo do Rato em Lisboa, para se manifestarem contra a política educativa do Governo, assobiando professores militantes socialistas e o secretário-geral do partido, José Sócrates...

À entrada para o encontro, José Sócrates criticou os manifestantes, lamentando aos jornalistas a manifestação e declarando-se convencido de que se tratavam de militantes de outros partidos, sem especificar de quais."Nunca tinha visto isto em tantos anos de democracia e considero absolutamente lamentável. São militantes de outros partidos, eu sei bem do que estou a falar", disse o socialista.


"Isto é uma reunião interna do PS, não de professores que não sejam do PS", sublinhou, no átrio da sede do partido, enquanto chegava do exterior o ruído feito pelos manifestantes, que aumentava sempre que entrava algum militante no edifício...."

Fonte: Público


O engraçado desta notícia é que o Secretário Geral do PS, diz sempre que alguém se manifesta contra as políticas do seu Governo que é tudo militantes de outros Partidos, a sua irritação é de tal ordem que até vemos um homem a mostrar o seu lado menos democratico e autoritário vir ao de cima!!!...

Só faltou dizer novamente que os manifestantes eram outra vez comunistas!!!...

Carlos César: Reeleição com 99,6%

O presidente do PS/Açores, Carlos César, foi reeleito na sexta-feira à noite, nas primeiras directas regionais do partido, com 99,6% dos votos.

O único candidato que se apresentou às directas de sexta-feira no PS/Açores obteve 100% dos votos nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo.


A recandidatura do líder do PS/Açores registou 99,6% dos votos na Ilha de São Miguel, 99,4% na Terceira e 98,3% no Faial.


No total dos Açores, a abstenção atingiu os 43,1%, enquanto que, ao nível de ilha, oscilou entre os 24,2% no Corvo e os 55,3% no Faial.


As primeiras directas no PS/Açores serviram, também, para escolher os delegados ao XIII Congresso dos socialistas açorianos, agendado para 18, 19 e 20 de Abril, na Ilha de São Miguel.


Foram, assim, eleitos 332 delegados, com uma taxa de participação idêntica à verificada na eleição do presidente do PS/Açores, adiantou a Comissão Permanente.


De acordo com os Estatutos, estes resultados serão apreciados pela Comissão Regional de Jurisdição do PS/Açores, devendo depois ser oficializados.




Casino de Lisboa: O que terá afinal feito Telmo Correia??!...

A pouco estive a ver o telejornal da TVI e numa das peças iniciais, veio a baila a notícia do Expresso em que o semanário, acusava novamente o ex-ministro do Turismo e actual deputado do CDS/PP, Telmo Correia e o Governo de Pedro Santana Lopes da alteração cirúrgica ao artigo 27 da Lei do Jogo que regulava a reversibilidade obrigatória dos edifícios e equipamentos dos casinos para o Estado, para favorecer o Grupo Estoril-Sol por causa do Casino de Lisboa.

Ora depois de ver na mesma peça jornalística o administrador da empresa Estoril-Sol, dizer com todas as letras que os Governantes que negociaram a reversibilidade do Casino foram o Dr. José Luis Arnaud, o Dr. Pedro Almeida e o então Primeiro Ministro Durão Barroso, pergunto agora onde é que o "Expresso" foi inventar que foi o Governo de Santana Lopes e o então Ministro Telmo Correia com o seu "tomei conhecimento" a tomarem essa decisão??!....


Mais uma vez fica claro que não podemos acreditar cegamente no que a comunicação social escreve. E o mais engraçado disto tudo e tal como o referiu o administrador da Estoril-Sol, é a própria peça jornalística que apresenta a carta com os nomes de quem negociou a reversabilidade do Casino, que diga-se de passagem tem toda a lógica de ser assim, portanto que fique com a entidade exploradora. Ou alguém no seu bom juizo aceita que alguém invista num casino deixando 50% das suas receitas para o Estado, gaste cerca de 70 milhões de Euros no Edifício, pague o terreno e ao fim de 14 anos entregue todo esse investimento ao mesmo Estado??!...


Acho que não!!!....


Portanto mais uma polêmica sem sentido, provocada sabe-se lá para que e para beneficiar quem?!!...
=======================
Também acabei de ler no "Diário Digital" os esclarecimentos de Telmo Correia sobre este assunto que refere:
"...«Desminto e volto a desmentir a notícia do Expresso porque eu não favoreci uma entidade privada», declarou o ex-ministro do Turismo, explicando que a sua intervenção no processo não visou transferir a propriedade do Casino Lisboa para a Estoril-Sol, embora considere que a nova lei «é mais justa».
«A Lei Geral do Jogo é abstracta e mudou a questão do regime de reversibilidade para todos os casinos e não para este em especial», sustentou, acrescentando que, na altura, teve dúvidas sobre o processo e por isso não o homologou..."

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Paulo Martins não fala verdade!...

Li um artigo de opinião do Deputado Bloquista Paulo Martins, publicado ontem no DN-Madeira, em que o deputado parece agora querer repetir cem vezes uma mentira para torna-la verdade!...

Digo isto porque a certa altura o autor refere que: «... o CDS e o MPT, os quais correram a responder ao apelo de Alberto João de forma dócil e subserviente, mostrando a sua sede de poder e a sua conivência com o "Jardinismo"...»


Ora, o senhor deputado pode ter lido tal como eu li que o MPT do João Isidoro, quer acordos eleitorais e outros com o PSD-Madeira, mas de certeza não ouviu ou viu alguém com responsabilidades no CDS a querer fazer tais acordos como aqueles que o MPT deseja fazer.


Se viu ou ouviu diga onde foi, porque eu não vi nem ouvi!!!...


E sobre a questão do "Arco Autonómico", fica aqui mais uma vez os "posts" (1 e 2), que escrevi sobre isso com o que acho sobre o assunto, ficando claramente esclarecido que querer mais Autonomia, não significa automaticamente fazer o jogo do PSD-Madeira e claro não significa que estamos a vender os nossos ideais a maioria. Até porque julgo o CDS defende uma Autonomia diferente daquela que o PSD defende.


Por outro lado tenho de lamentar que afinal o Bloco de Esquerda, não queira mais Autonomia para a Madeira e se junte aos que pretendem prejudicando o nosso Povo, fazer guerra política a qualquer custo a Jardim. É pena!!!..


Veremos no futuro o que os Madeirenses pensam do assunto, mas tenho quase a certeza que os que ficarem de fora deste "Arco" serão fortemente penalizados, com o seu centralismo revolucionário, que visa numa política de "terra queimada" estoirar com a Madeira para tomar o poder de assalto!!!...


A questão do Palácio de São Lourenço

Segundo o "Diário Cidade", o Representante da República na Madeira, Monteiro Diniz, rejeitou ontem as criticas que lhe são dirigidas pelo facto de residir no Palácio de São Lourenço, sustentando que os monumentos do Funchal são “antes de tudo património da portugalidade”.

Para o juiz-conselheiro, “um monumento inserese numa cadeia geracional” sendo “um legado das
gerações que já partiram às que hoje vivem e será transmitido às vindouras. Não pertence às gerações actuais, é algo doado pelo passado ao presente que este deve doar ao futuro”.

Defendeu que “o monumento traduz o esforço de gerações que antecederam o momento actual”, pelo que “não se deverá dizer que um monumento do Funchal pertence ao Funchal”. “Os monumentos do Funchal, a começar pelo Palácio de São Lourenço são antes de tudo património
da portugalidade, porque pertencem a todas as gerações de portugueses que estiveram na sua génese e na origem da sua edificação”, destacou. E conclui: “o que importa é que os madeirenses
tenham orgulho em ser madeirenses, no legado histórico que receberam, séculos e séculos de gerações que antecederam.



Para mim estamos perante uma falsa questão.


O Palácio como edifício, como monumento pertence como o diz o Representante da República a todos os Portugueses e por consequência aos Madeirenses que tem o privilegio de o terem na sua terra. É de facto um símbolo de "portucalidade", pelo simples facto de conter nele parte da história deste Arquipélago, desta região de Portugal.

O que acontece é que há sempre aqueles que aproveitam-se de qualquer coisa para fazer chicana e factos políticos, porque a tal regionalização ou agora a tal pseudo-independência precisa de tomar de "assalto" algo que simbolicamente justifique a "luta". E o Palácio é pelo que representa um bom símbolo para ser tomado.

Mais uma vez acho que em si nada disto muda e nada disto benefícia o edifício que ao longo de gerações foi sempre madeirense. Teremos o mesmo palácio embora com uma tutela diferente que terá de o manter e que lhe terá de dar o destaque que ao longo da sua vida teve, isto se acreditamos que a Autonomia pode de facto evoluir, sem dividir o País e nos manter-mos como até agora como Região Autónoma, pertencendo a um único Estado.

Porém há quem veja a resolução do diferendo autonómico de outra forma, precisam dum símbolo que realce a vítoria dos pseudo autonomistas / Independentistas (em espécial dos federalistas) sobre os centralistas e Lisboa. E isso só aconteceria se o Palácio em questão fosse tutelado pelo "novo" Estado.

A tomada do Palácio reforça e muito a tal autonomia federalista agora defendida por AJJ, se temos em conta que um Estado é dono de Patrimonio, em espécial do Património símbolo da sua auto-determinação, da sua cultura e até se assim se quiser da sua própria lingua!...

O Palácio torna-se vital para justificar o movimento independentista que dará nesse espaço "guarida" ao novo Presidente da Região Autónoma e claro da soberania deste órgão, neste "novo" Estado!!!...

Voltando com seriedade ao assunto, importa acrescentar que o cargo de Representante da República, terá inevitavelmente os dias contados, seja nesta próxima revisão constitucional ou noutra. Acredito que o modelo que venha a ser adoptado, deverá passar por eliminar esta representação do Estado na Região e portanto deixará de ser a residência oficial de quem ocupe o cargo, o que mais uma vez esvazia de conteúdo tal polémica.

Portanto, estamos perante mais uma polémica sem sentido, porque o edifício é o tal simbolo de "Portucalidade" que vai para além do facto de ser a residência oficial do Representante da República, que mais dia menos dia, é um cargo que deverá desaparecer.

A polémica é em si, um absurdo visto que esse simbolismo é efémero, porque dele nada iria mudar, não se instalaria nenhum órgão autonómico, nem passaria a ser residência ofícial de ninguém.

Ala Liberal dentro do CDS/PP recolhe assinaturas para formalizar tendência

Tal como era esperado já começaram a surgir petições internas para a formação de tendências no CDS, conforme o regulamento aprovado num dos últimos Conselhos Nacionais.

A chamada "ala Liberal", foi a primeira a aparecer lançado já uma petição, que poderá ser subscrita através do sítio que estes dispõe na Net.


Fica aqui para os eventuais interessados o endereço electrónico: http://alaliberal.blogspot.com/


Na Madeira, julgo que alguém já deve estar a movimentar-se para formalizar também uma petição para a formar a "ala Autonomista", que pelo que julgo saber terá também simpatizantes nos Açores.


Veremos!....

«Comida rápida faz mal ao fígado e bem ao "bom colesterol"»

O "Açoriano Oriental", refere hoje que comer "fast-food" durante um mês pode revelar-se devastador para o fígado mas aumentar os níveis do "bom colesterol", sustenta um estudo sueco.

Fica aqui o referido artigo que julgo interessa!...

Dados Estatísticos sem Tratamento Político

Vou deixar aqui um conjunto de sítios na Net, nomeadamente dentro do Portal do Instituto Nacional de Estatística (INE), onde cada um dos que por cá passar poderá ler o conjunto de dados estatísticos, que caracterizam o nosso País, "limpinho" de analises políticas, ficando para cada um a analise que entender.


A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% - 4.º Trimestre de 2007
15 de Fevereiro de 2008.



Taxa de inflação homóloga aumentou para 2,9% - Janeiro de 2008
15 de Fevereiro de 2008.







Indicadores Sociais - 2006
12 de Fevereiro de 2008.

Contas Regionais - 2005
25 de Janeiro de 2008.

As "Tolices" do Cláudio Torres!!!...

O Cláudio Torres, escreveu no seu blog partilhado "Farpas da Madeira" um post denominado "No Comments", em que faz referência a um pequeno excerto dum artigo de opinião do Prof. João Cardoso Rosas, no "Diário Economico", onde o autor refere a certa altura que há «... partidos que se transformaram em meras correias de transmissão de interesses particulares, muitas vezes obscuros, como parece ser o caso do CDS...»

Só que o Cláudio esqueceu de acrescentar também esta outra parte também muito mais interessante do referido texto do Prof. Rosas que diz o seguinte:


«... Ao longo dos anos, PS e PSD foram perdendo a sua capacidade de mobilização social porque também não foram capazes de renovação interna. Mas o mais grave é que eles não têm capacidade de renovação porque não estão interessados em tê-la. Ou seja, como estes partidos se tornaram num mero veículo para os seus membros acederem a posições de poder e privilégio, independentemente das qualificações de cada um, aqueles que estão dentro têm todo o interesse em manter fora todos os outros. Estes partidos são hoje constituídos por pequenos grupos de amigos e conhecidos – a maior parte dos quais anónimos para a generalidade da população – que medem forças entre si para ver quem consegue mais influência e dinheiro...»


Caro Cláudio!!!...


Isto de esconder o Sol com uma peneira!!!...


Dá sempre para o torto!!!...



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mais um Blog Madeirense para os amantes dos trabalhos manuais!...

A blogoesfera Madeirense esta a crescer a olhos vistos!...

Hoje tomei conhecimento deste blog intitulado "Miminhos da Lila", virado para os trabalhos manuais e claro para a comercialização desses mesmos trabalhos.


Fica aqui a dica e a respectiva divulgação!...

Um Site a visitar: Cª Lobos, Suas Gentes História e Cultura

Hoje o bloguista Roberto Faria, dinamizador do Blog "Ponta do Sol" e também uma das pessoas ligadas ao Projecto "NESOS", teve a amabilidade de enviar-me a Newsletter do referido projecto, onde encontrei no meio de vários temas de interesse, este Site do Dr. Manuel Pedro Freitas, intitulado "Câmara de Lobos, Suas Gentes História e Cultura", que recomendo vivamente.

As obras na Freguesia de São Roque - Funchal

Li com muita atenção as notícias vinda a público, sobre a reunião de ontem entre a CMF e a Junta de Freguesia de São Roque, em que foi avaliada a concretização das obras já efectuadas e perspectivaram-se as obras a realizar até 2011, quer pela CMF, quer pela JFSR e claro pelo GR.

O que estranho é que no rol de obras, em lado algum e em nenhum dos jornais aparece a obra que mais faz falta a Freguesia e que muitos transtornos poderia evitar de manhã e a tarde, no centro da Freguesia. Refiro-me a tal rotunda do Encontro, que pelos vistos não vai ser construída ainda.


Esta é uma promesa dos laranjinhas que pelo menos 20 anos já tem e que foi a quando das últimas campanhas eleitorais a prioridade das prioridades do PSD, para esta Freguesia. Pelos vistos agora definitivamente abandonada até 2011.


Mesmo as outras obras prometidas, tenho muitas duvidas de que metade delas seja concretizada, isto porque se temos em conta as taxas de execução de obras para São Roque, veremos que ficam muito lá por baixo.


Para além disto, ressalta mais uma duvida. Onde é que será construído esse "grande" Centro Cívico??!...


Porque se estamos a falar do prédio onde existiu a antiga Paderia (local inicialmente apontado para essa obra), no Encontro, edíficio este que como se sabe é um pequeno Palacete do Século XVIII, digno de preservação, fico sem saber se o edíficio será mantido ou se será demolido?...


Os cidadãos querem saber!!!...


Veremos!...



A Entrevista de AJJ a RTP-Madeira

Vou ser muito telegráfico sobre este assunto!!!...

Não vi, não quis saber e de certeza que não perdi nada!...


Sem ver, quase me atrevo a dizer que o homem falou do Governo da República como o único culpado de todos os males desta terra!...


Deve ter falado também das inigualáveis virtudes da sua Governação!?...


Deve ter falado da sua "Singapura do Atlântico" e do bendito PIB!!!...


Deve ter falado da sua Moção ao Congresso do PSD e da tal brutalidade do Federalismo / Pseudo independência da Madeira!!?...


E claro da "estoria" do Presidente da Madeira!...


O tal "Blá Blá" de sempre e que vai fazer com que os habituais "intelectuais" da praça façam "teses" e percam o seu tempo indo atrás (como ele quer), das barbaridades que habitualmente AJJ pronúncia, para distrair os adversários.


Veremos se não vai ser assim!!!...


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

DN-Madeira é ou não do Clã Ramos??!...

O BaBy_BoY_sWiM, do Blog "Madeira Minha Vida", referiu que teve conhecimento da compra de acções que deram a maioria das Acções e o controlo ao deputado social-democrata Jaime Filipe Ramos, do "Diário de Notícias da Madeira", sendo que o socialista Rui Caetano parece ter também conhecimento deste negocio, conforme leitura que podemos fazer do seu comentário ao referido "post".

Já agora gostaria que algum jornalista, dos muitos que por cá passam confirmassem esta informação ou então que noticiem este suposto negocio, que permite que o Clã Ramos, tome controlo do mais antigo órgão de comunicação social da Região.


Ficamos todos a espera!...

"A Madeira é o Alberto João? De quem é a culpa?"

O bloguista Miguel Fonseca do Blog "Basta Que Sim", num post intitulado "A Madeira é o Alberto João? De quem é a Culpa?", refere que a conta do tal "Arco Autonómico" proposto por AJJ, que a Imprensa, a Oposição, a Opinião Pública em geral, incluindo a blogoesfera regional, seguem como ele refere "...no cortejo, é a tradição, o costume. O mundo é Alberto João ou o seu negativo, as “chapas” das radiografias, como se dizia antes..."

Com isto quer dizer que vai toda a gente atrás, a reboque discutindo o que ele quer, sem que ninguém apresente alguma alternativa a esse discurso.


E mais, aponta a sua própria proposta dos dois "Arcos" ("Arco do Sistema e Arco Democrático"), como o exemplo da tal rutura com a tal "submissão" que parece assolar os madeirenses em geral, perante a estrategia de AJJ. Acusando alguns bloguistas, incluindo-me a mim de não comentarem os seus "Arcos", dando a entender que só reagimos quando AJJ quer.


Bom!!!...


Pela minha parte, digo-lhe que não é verdade ou pelo menos não é assim que vejo as coisas.


Repare de entre todos aqueles bloguistas que referiu fui aquele que mais reservas colocou ao tal "Arco Autonómico" de AJJ, veja o "post" onde falei do assunto. Porque se esteve com muita atenção quando referi-me a esse tema novamente foi simplesmente para dar resposta a um dirigente do PS-M, que pretendeu se assim lhe posso chamar, um "maior" esclarecimento, porque de resto não voltei ao assunto porque entendo tal como na questão do "Presidente da Madeira", que estamos perante manobras de diversão para distrair a massa critica ou pensante nesta terra, ganhando tempo se calhar para resolver o seu maior problema que é a sua própria sucessão no PSD-Madeira.


Também repare que a sua "acusação" de "submisão" a estrategia política, encaixa muito melhor em si! Veja que quem lhe deu mais "trela" foi você! e claro os oportunistas do MPT, que aproveitaram a oportunidade para oferecerem-se ao PSD!


Quem deu importância, quem deu amplitude ao tema é quem se deixou levar!!!...


Claro que concordo embora que parcialmente com a expressão e o conteúdo do seu "Arco Democratico" discordando consigo quando afirma que só existe no PS-Madeira. É por demais evidente que neste "novo" PS, as semelhanças com o PSD-Madeira em muitos aspectos da sua acção são gritantes. Bastando para tal só referir as tentativas constantes de tentar levar a restante oposição a falar a uma só voz, a voz do PS-Madeira, porque quando a restante oposição não o faz, são chamados de instrumentos políticos manobrados por AJJ. Pelo que falamos também de um Partido que pouco ou nada tem de pluralidade e de respeito pela diferença neste caso para as diversas e possíveis formas de fazer oposição ao poder laranja. Portanto entre PS e PSD, não há como já referi vezes sem conta grandes diferenças, são para mim farinha do mesmo saco! Até porque como sabe alguns dos actuais dirigentes desses Partidos são oriundos ou melhor dizendo são dissidentes ou do PSD ou viceversa, portanto sairam dum para militar no outro, por conveniência ou ressabiamento!...


E sobre o "Arco do Sistema", claro e sem nenhuma reserva digo-lhe que penso da mesma maneira.


Portanto Dr. Miguel, e como dizia algum comediante: Olhe que não!!!!...




Sabem, também tenho duvidas!!!...

Também tal como o Deputado Carlos Pereira, tentarei colocar algumas das minhas duvidas, claro "tentando não criticar"!...

Em primeiro lugar, devo confessar que fiquei na duvida, se o deputado socialista em questão, esta ou não a tentar que o líder do CDS-Madeira, venha "dar-me" um puxão de orelhas ou não, pelos meus "comentários" ou melhor dizendo pelas minhas criticas dirigidas ao PS-Madeira e a alguns dos seus actuais e antigos dirigentes, através do seu espaço pessoal na Net?!!...


Porque se assim é esteja a vontade! Fale na Assembleia com o sr José M. Rodrigues, já amanhã (embora ache que vai perder o seu tempo).


Em segundo lugar deixe-me perguntar-lhe o seguinte: Se o senhor defende que o CDS-M deve apoiar e estar ao lado do PS-M, a combater o PSD-M (embora eu considere que actualmente o faz e bem, sem precisar de colar-se ao PS-M), porque tal como o senhor defende o suposto eleitorado alvo para o CDS está no PSD, então porque faz aquela campanha de ataques concertados e duros contra o Dr. Ricardo Vieira, Vereador do CDS na CMF??!... Em que vossa excelência cola o Vereador do CDS a Vereação PSD!... Ou será que RV, não representa o CDS??!...


Portanto e resumindo senhor deputado Carlos Pereira, se acha que as minhas criticas e opiniões são a mando de alguém, pode ter a certeza que não o são e não vale a pena vir com queixinhas, porque ninguém dentro ou fora do CDS me vai fazer calar!... E sobre o resto vai ter que fazer melhor!!!...


E sobre isso ponto final!!!..


E depois não venha com essa conversa da treta dos eleitorados "Alvo", porque caso não saiba, no PSD há de tudo, se falar-mos em termos ideologicos, como no seu PS. Na pratica assistimos a uma lógica partidária diferente daquela que seria normal, visto que o que muitas vezes congrega pessoas em determinados Partidos nesta Região é a oportunidade de chegar a determinados lugares. E o senhor sobre isso é quase o melhor exemplo que alguém pode apontar!...


Não acha??!...



Coincidências??!...

De facto já não via a algum tempo notícias em que várias juventudes partidárias tinham iniciativas políticas coincidentes no tempo.

O que no meio disto tudo ressaltou aos meus olhos foi ver que sempre que aparece a JP eis que aparece a JS, coincidência ou não!!!...


Reparem, que sempre que a Juventude Popular tem aparecido a Juventude Socialista também aparece! é no minimo estranho e até pode ser só impressão minha! Mas!...


Isto não tem acontecido por exemplo quando a JSD aparece!...


Porque se assim é, a tal lógica que alguns defendem de que a oposição só deve canalizar as suas forças para enfrentar o PSD e claro a sua Juventude Social-democrata, não tem funcionado!...


Coincidências!!!...

"A Ideologia Invisível do Governo"

À primeira vista, o Governo Sócrates carece de orientação ideológica. O socialismo saiu da gaveta para o baú do sótão e os recuos, cedências, compromissos e expedientes parecem revelar um pragmatismo isento de princípios. Mas no que realmente conta o actual Executivo tem seguido uma linha doutrinal férrea e impiedosa, escondendo a sua determinação clara debaixo de uma aparente bonomia.

Isto revela-se em pequenos sinais que escapam à vigilância institucional. A nova ministra da Saúde antes da posse afirmou algo espantoso: "Sempre trabalhei no serviço público e é esse que eu defendo" (SIC, 29/Jan.). Ela assume à partida que, dos seus dois cargos - ministra de Portugal e gestora do Serviço Nacional de Saúde-, já escolheu o segundo. A sua preocupação central será, como aliás os antecessores, a carreira dos médicos, não a saúde dos doentes.

Esta frase descuidada vai ao centro do nosso drama actual. O Estado existe para servir a sociedade, mas se o aparelho cresce muito a partir de certa altura ele passa a ser o seu próprio objectivo. Quando os servidores públicos usam os seus poderes nacionais para se servirem a si mesmos, a perversão é total. A ideologia do Governo Sócrates esconde, debaixo de um ataque exterior às regalias extremas do funcionalismo, este propósito totalitário de estatização.


Nisso o Governo é prudente e popular. Existe em Portugal um consenso paternalista que considera os serviços públicos, em si, bons e seguros. As empresas, tendo fins lucrativos, exploram os clientes enquanto os burocratas, com fins de carreira, são eficazes. O modelo até é capaz de funcionar com suecos, mas com lusitanos tem sido um desastroso fiasco há séculos. Apesar disso, os cidadãos apaticamente vão aceitando as múltiplas e minuciosas investidas de nacionalização.


Parte-se da imagem que a saúde ou escola privadas são mais caras que as públicas, o que é evidentemente falso. Os custos dos serviços particulares são visíveis e pagos pelos utilizadores, enquanto os públicos, escondidos na confusão do Orçamento, são também pagos pelos mesmos contribuintes. Só que quando o pagador está a olhar, as coisas são diligentes e económicas, enquanto os desperdícios que a capa pública esconde são impossíveis de medir.


No entanto os governos vêm usando os impostos que retiram aos contribuintes para criar serviços que competem com as escolhas dos mesmos contribuintes. Tudo é feito com o pretexto de virtuoso serviço à nação e com o aplauso de professores, médicos e outros funcionários, que preferem a segurança pública à maçada de ser julgados pelos resultados. De facto estar no mercado, depender da satisfação dos clientes e só receber quando se produz qualidade é um grande aborrecimento.


Se é assim em todos os sectores, na Educação, cujo objecto directo é a ideologia, o propósito ganha novos contornos. Nas escolas trata- -se de formar as consciências da juventude e o Estado não quer perder esse precioso instrumento de poder. O cerco que tem feito ao ensino privado e livre tem sido implacável e cruel. A retirada dos subsídios aos ATL, a construção de escolas do Estado junto a estabelecimentos privados e outras medidas têm este objectivo totalitário.

Mas a ideia vai mais longe. O secretário de Estado da Educação defendeu-se de críticas recentes afirmando: "Todas as escolas têm um coordenador da educação para a saúde, na qual está envolvida a educação sexual" (RR, 31/Jan.). Reduzir o sexo a um problema sanitário é tão tonto como ver a Biologia dentro da Física ou a Literatura na Gramática. Mas esta frase não é tolice, é ideologia. Não se trata de um erro, são ordens. Neste campo, como tantos outros, a escola pública é veículo para as doutrinas das luminárias do regime que, na História como no Português, na Educação Sexual como na Economia, impõem como verdades estabelecidas o que não passa de preconceitos.


João César das Neves - Professor Universitário

DN-Lisboa 11/02/2008