sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Orçamento Regional para 2008

Vou deixar aqui um texto do Jornal da Madeira sobre o encontro entre o Secretário Regional das Finanças e o Líder Regional do CDS/PP, sobre o Orçamento Regional para o ano de 2008:

"O Partido Popular defende que o Governo Regional deverá lutar pela redução da despesa regional, de modo a que seja possível reduzir o IRS e o IRC. À saída da reunião com o secretário regional das Finanças, José Manuel Rodrigues disse esperar que o Governo Regional não siga «o fanatismo fiscal» que tem havido no Governo socialista do Continente e manifestou o desejo de que o próximo orçamento «estabeleça diferenças em termos fiscais, em relação ao Orçamento de Estado, e que na Região se possa realmente reduzir impostos».


José Manuel Rodrigues lembrou que, desde 1998, a Região tem capacidade para baixar o IRC e o IRS, em cerca de 30 por cento. «Infelizmente o Governo Regional tem sido muito tímido no uso das competências fiscais que lhe permitem baixar os impostos (IRC e IRS) em cerca de 30 por cento», acrescentou.


Na opinião do PP, a descida de impostos deve ser feita de forma «razoável e escalonada», mas nunca esquecendo as dificuldades que as famílias e empresas estão a atravessar, naquela que o PP considera «a maior crise económica e social desde a implantação da Autonomia».


José Manuel Rodrigues disse haver «muito desperdício do Governo» em termos de despesa, que poderia ser reduzida para permitir a redução de impostos.


Outra das sugestões do CDS/PP foi no sentido de o Governo Regional reorientar o investimento público para dinamizar a actividade económica e o sector produtivo. A aposta nas áreas sociais, nomeadamente no combate à pobreza, foi outro dos pontos defendidos pelo PP."

Sem comentários: