terça-feira, 20 de novembro de 2007

Visita do Presidente Hugo Chavez a Portugal

Hoje no fim do dia o Presidente da Venezuela, fará uma escala técnica em Portugal e aproveitará a ocasião para reunir com o Primeiro Ministro José Sócrates.

De facto, importa separar as "águas" Gostemos ou não dele!!!...


Entendo que a visita é importante para ambos os Países, no aprofundar de relações económicas e na necessidade premente do Governo Português precionar o Governo de Caracas para este tudo fazer para atacar a insegurança social que se vive na Venezuela e que tem atacado com particular incidência a nossa comunidade emigrante.


Só estou preocupado com a imprevisibilidade do Presidente Chavez, que poderá provocar mais um incidente diplomático, se eventuais declarações desagradáveis forem proferidas na residência oficial do Primeiro Ministro português.


É preciso não esquecer o que aconteceu com a Espanha na última Cimeira Ibero-Americana do Chile, com o incidente desagradável entre o rei Juan Carlos, e o Presidente Venezuelano. Só espero é que nesta visita o imprevisível Hugo Chavez não venha proferir um conjunto de declarações desagradáveis contra outros Estados da União Europeia amigos de Portugal, inclusive contra a Espanha.


Por outro lado espero também que o Eng. José Sócrates faça garantir, através da palavra do presidente Hugo Chávez, que os direitos nesse País da América do Sul, serão salvaguardados, visto que é conhecida a degradação de direitos e liberdades na Venezuela. País este que como já referi tem muitos emigrantes portugueses.


Sem comentários: