sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Câmara de Lobos recorre ao Endividamento???...

Como é que é??!....

O Presidente da Câmara de Câmara de Lobos pretende endividar o município num montante divulgado na ordem dos 2 milhões de euros. Para um orçamento que é novamente empolado de forma brutal em cerca de mais 8 milhões de euros em relação ao ano de 2007!!?...


O executivo deste Município pretende recorrer ao endividamento para garantir a execução das obras previstas!!?...


Quais obras??!...


Aquelas como a estrada do Cabo Girão, que tem um impacto tremendo sobre a paisagem e que põe em causa o turismo neste Concelho e que tem um interesse público muito duvidosos, se falamos do seu traçado??!...


Ou falamos de estradas iniciadas a alguns anos e que parece nunca terem fim??!... Como é o caso da Estrada no Lombo do Galo??!...


Pois é!!!...


Tá na hora da "Perneta", receber alguns atrasados e já que o Governo Regional, não cumpre com o que promete!!!... A Câmara tem de se chegar a frente!!!....


Podem ter a certeza meus amigos, quando esse documento chegar para discussão e votação em sede de Assembleia Municipal, pela minha parte vai levar um chumbo grosso!!!


Garanto!!!...


E depois dizem que este PSD (que é o mesmo Partido que vai votar contra o emprestimo do Costa em Lisboa) é diferente do PS!!?...


Triste Povo enganado!!!...



Fonte e Fotografia: DN-Madeira

Ministro das Finanças com “dois pesos e duas medidas”

Hoje o Jornal da Madeira publica um artigo em que refere que o Ministro das Finanças, vai permitir a Cabo Verde contrair empréstimos, de 140 milhões de euros, para construir estradas, portos e aeroportos.

Os empréstimos foram feitos a uma taxa de juro abaixo da taxa de mercado, "em condições favoráveis e vantajosas para Cabo Verde", disse Teixeira dos Santos após a assinatura do acordo, sendo importante referir que será o Estado português o avalista destes empréstimos.


De facto este acordo põe a nú, as intenções do Governo Socialista relativamente a Madeira, pois se para com a nossa região a instransigente medida do endividamento zero é para cumprir com todo rigor, como é que então é possível avalizar empréstimos a Países terceiros??!...


Concordo com a necessidade de impor um travão ao Governo de Jardim, mas então assumam que acima do controlo do defice há também uma intenção política de travar o despessismo laranja nesta terra. Mas o mais caricato disto tudo é que enchem a boca com moralismos e afinal são todos farinha do mesmo saco!!!...


Dois pesos e duas medidas, para situações equivalentes!!!....


E tal como já referi cá e lá PS e PSD é tudo igual!!!...

Curiosidade Chinesa!!!...

Segundo o "SOL", um diário chinês dá conta de um casal que, após 10 meses de matrimónio, se divorciou para «dedicar mais tempo aos seus amantes», exemplificando as consequências sociológicas de um dos maiores dramas do país.

Li Lei e Wang Yang já são tidos como exemplo da ‘geração dos filhos únicos’, um fenómeno estudado da China que afecta as classes média e alta, e cuja consequência mais dramática é a incapacidade de criar laços afectivos.


«Os casamentos na elite chinesa servem mais para reunir fortunas do que para criar uma relação afectiva. Quando surge alguém nas suas vidas que lhes oferece melhores perspectivas, alguns – como Li e Wang – não perdem tempo, e separam-se», explicam os sociólogos, através daquele que é um case study.


Desde 1979 que as famílias só podem ter um filho e, por isso, são educados – leia-se mimados – de forma extremosa pelos seus pais e avós. Um extremo material, que não é acompanhado na afectividade familiar.


As consequências dramáticas desta lei nas famílias mais pobres já se haviam divulgado, com inúmeras crianças abandonadas, entregues em orfanatos e, em muitos casos, mortas pelos próprios familiares, que assim evitam penas legais.


Já nos lares mais abastados, os jovens «são muito frágeis para criar laços afectivos horizontais e comunicar com outras pessoas da sua geração», explica o psiquiatra Fucius Yunlan. Em alternativa, os chineses verticalizam as relações, criando-as de forma sucessiva, colhendo esta geração um terço dos divórcios das zonas urbanas chinesas.


Ainda assim, e segundo os especialistas, Li Lei e Wang Yang nem serão dos exemplos mais escandalosos: «Muitos destes casamentos acabam após uma semana ou poucos meses».

Hoje dia de Greve?!...



*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

Posso não concordar com as políticas deste Governo Socialista, mas não vou deixar de trabalhar.

Lisboa: Costa ameaça com demissão??!...

A poucos dias de ter tomado posse, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vem dizer que caso a sua proposta de empréstimo de 500 milhões de euros, não for aprovada em Assembleia Municipal, onde o PSD tem maioria, abandona o lugar.

Pois é!...


Cá está a formula miraculosa de salvação da Câmara?!!!


Dividas, e mais dividas?!!...


Ainda por cima não só acima do necessário para pagar a fornecedores!!!...


Se assim é de facto o melhor é irem a para eleições novamente!!!..


Quem não sabe governar que dê o lugar a outro!!!...




4 perguntas a António Bagão Félix

O DN-Lisboa de hoje formula quatro questões ao Ex-ministro do Trabalho e "autor político" do actual Código do Trabalho:

"Quatro anos depois, que balanço faz da aplicação do Código?


O balanço é positivo e negativo. Positivo porque deu mais transparência e simplicidade à legislação ao sintetizá-la num código e porque introduziu aspectos inovadores. Negativo no domínio do direito colectivo: havia enormes desafios articulados com o artigo 4.º que acabaram por não ser cumpridos por falta de amadurecimento do diálogo entre os parceiros sociais.


Por que motivo falhou a revitalização da negociação colectiva?


Por causa do conservadorismo dos sindicatos e das organizações empresariais e, admito, por falta de agilização dos procedimentos do Código.


Se voltasse atrás, faria tudo igual?


Tendo em conta os quatro anos de inércia negocial no capítulo da contratação colectiva, não faria tanta legislação por socalcos. Gostaria que o Tribunal Constitucional não tivesse chumbado algumas cláusulas importantes. O artigo 53.º da Constituição é uma autêntica peça de museu que constitui um terrível entrave à revisão da legislação laboral.


E se fosse ministro que alterações faria?


Simplificaria aspectos procedimentais, aprofundaria a flexibilidade funcional e sazonal, introduziria outros tipos de contratos, avançaria com uma flexibilidade diferenciada para empregos com características muito distintas. Mas não mexeria nos despedimentos, excepto em alguns procedimentos. Esse é um falso problema. Não é difícil despedir em Portugal, como mostram os números do desemprego. A flexibilidade que é necessária não é nos despedimentos, mas na contratação e na laboração."

domingo, 25 de novembro de 2007

De promesas o povo esta farto!!!....

Lá os deputados do PS na Assembleia da República vieram justificar ontem o seu voto favorável ao Orçamento de Estado para 2008, dizendo que o Estado iria resolver os problemas relativos a falta de condições e de meios de Tribunais, Polícias, GNR, etc, etc,....

A chatisse é sempre a mesma, só prometem que até o fim da legislatura será feito. As datas isso logo se vê!!!!...


Acontece senhores que o povo esta farto de promesas!!!....


Por outro lado volto a perguntar aos amigos socialistas, para quando a demissão do seu Líder que não foi consequente com o que prometeu fazer, caso os seus deputados votassem contra a sua orientação, como veio a acontecer???....


Se não há retirada de confiança, caros amigos, tem de haver demissão!!!....


Senão é o descredito total!!!....

A comemoração do 25 de Novembro na Madeira

O SOL escreveu o seguinte sobre as comemorações do 25 de Novembro na Madeira:

"João Carlos Gouveia afirmou que o PSD passaria a celebrar sozinho «o 25 de Novembro da direita madrasta que apenas se consolidou aqui na Madeira sob a batuta de um homem só, com os frutos do 25 de Abril e com indulgência de um povo submisso».
Na mesma cerimónia, a deputada do PSD/M Nivalda Gonçalves justificou a celebração do 25 de Novembro, referindo que o PSD «pensa na actualidade e no futuro, não se fixando no passado».
«A revolução dos cravos não significou um momento acabado e foi necessário o 25 de Novembro para garantir a restauração da democracia em Portugal», afirmou a deputada.
A Assembleia Legislativa da Madeira comemorou mais uma vez o aniversário da contra-revolução conforme estipulado numa resolução de 1996, numa sessão que não contou com a presença dos dois deputados do PCP, que se encontram no Seixal a participar na Conferência Económica e Social do partido.
Nivalda Gonçalves sustentou ser «imperioso» que o conflito entre a Madeira e a República «seja formalmente resolvido na revisão constitucional de 2009», que considerou ser «uma oportunidade única para salvaguardar as aspirações do povo insular».
Defendeu que deveria ser da exclusiva competência das regiões autónomas a lei eleitoral, o estatuto político-administrativo e a Lei das Finanças Regionais e advogou um estatuto diferenciado para a Madeira e o Porto Santo, ilhas com especificidades próprias e realidades diversas.
José Alberto Freitas do CDS/PP lamentou a ausência do Governo Regional nesta sessão invocativa do 25 de Novembro, referindo que foi com este contra-golpe que Portugal se «reconciliou com a sua história e com os três objectivos do 25 de Abril: democratizar, descolonizar e desenvolver».
«Voltamos a ser confrontados com uma gravíssima crise financeira, económica e social», disse, acrescentando «fazer falta um rumo e um objectivo que mobilize os portugueses».
«Se não tivesse ocorrido o 25 de Novembro, a conquista da autonomia teria sido realizada, mas o poder na região não teria ido parar às mãos de gente que apoiou a ditadura e que se bateu contra aqueles que já nessa altura a defendiam», declarou Paulo Martins do Bloco de Esquerda, concluindo que ao contrário da realidade no continente, na Madeira se «vive uma democracia amordaçada e uma ditadura da maioria».
João Isidoro, do Partido da Terra, considerou que a evocação do 25 de Novembro «ocorre num tempo em que o Estado recupera perigosamente uma velha tradição centralista e centralizadora, tendencialmente fazendo tábua rasa das aspirações dos madeirenses, defraudando as suas expectativas e desrespeitando os direitos consagrados no Estatuto Político-Administrativo».
«Não há razões para festejar o 25 de Novembro, porque a Madeira é um caso único de incumprimento da lei eleitoral», onde as «eleições são um embuste» disse Baltasar Aguiar da Nova Democracia.
«Aqui na madeira não houve 25 de Novembro. Aqui na Madeira os pára-quedistas venceram...», concluiu."

Conselho Nacional do CDS/PP

Estou em Lisboa, sendo que tive a oportunidade de poder participar no Conselho Nacional do CDS, onde se tomaram importantes decisões, não só para a vida interna do Partido, tendo em conta o conjunto de regulamentos que aprovamos, como para o País.

Por outro lado foi também apresentado um documento muito importante feito por uma equipa que teve como missão estudar a problemática da demografía, a natalidade e a familia. Um documento que servirá para o CDS, elaborar um conjunto de propostas, no sentido do País poder inverter este problema que a partir de 2010, marcará o principio do fim da nossa existência como nação, caso não se comece a inverter esta situação. Recomendo vivamente a leitura deste documento pela importância que tem.


Por outro lado e já na analise da situação política, importa referir que o CDS vê com muita apreensão o pacto da justiça PS/PSD está a ser um desastre para Portugal. Segundo Portas "Se agora PS e PSD vão entender-se na segurança interna – dando o PSD a mão ao Governo quando há um aumento da criminalidade - e querem também entender-se nas leis eleitorais para que o sistema fique cada vez mais fechado e haja cada vez menos pluralismo, digo-vos que o caminho do CDS-PP é ser uma alternativa à esquerda e aos socialistas” (CM).


Sendo que este "namoro" entre o PSD e o PS, tem como fim último acordos na regionalização e claro nas leis eleitorais para a Assembleia da República e Autarquias, em que ambos pretendem acentuar o bi-partidarismo. Retirando democraticidade ao nosso sistema político.

25 de Novembro de 1975



Com este golpe militar se pôs fim à influência da esquerda militar radical no período revolucionário iniciado em Portugal com o 25 de Abril de 74.

Esta acção militar constituiu uma resposta à resolução do Conselho da Revolução de desmantelar a base aérea de Tancos e de substituir alguns comandantes militares. Os partidários do designado "Poder Popular" ocupam então várias bases militares, bem como meios de comunicação social. Este contra-golpe foi levado a cabo pelos militares da ala moderada, na qual se enquadrava Vasco Lourenço, Jaime Neves e Ramalho Eanes. Consequentemente, o almirante Pinheiro de Azevedo permaneceu no poder enquanto primeiro-ministro do VI Governo Provisório e demitiram-se alguns militares entre os quais Otelo Saraiva de Carvalho.

O 25 de Novembro traduziu militarmente aquilo que a nível político se vivera no Verão Quente de 75 dando origem a uma crescente estabilidade permitida pelo reforço do pluripartidarismo e da Assembleia Constituinte, que se tornou visível com a redacção da Primeira Constituição verdadeiramente democrática: a Constituição da República de 1976.

Tudo o resto meus amigos é a mentira da esquerda extremista daqueles que depois lideraram a UDP e que agora integram o Bloco de Esquerda.

Viva o 25 de Novembro!!!...



Fonte: C.I.T.I. e SIC

A culpa vai morrer solteira??!...

Ainda sobre a derrocada dos Socorridos, lamento que quem de direito não tenha a dignidade de assumir o seu erro ao licenciar a instalação dos escritórios e do laboratório da Tâmega.

Para mim é claro, por razões profissionais, quem é o responsável. Não estamos perante um licenciamento industrial. Estamos sim perante um simples licenciamento de um edifício para escritórios, da exclusiva competência da Câmara.


Mas atenção, o Equipamento social, não fica isento disto. Pelo menos terá dado parecer sobre a localização junto a Ribeira, através dos Serviços de Hidraúlica. Só admito o contrario se a CMF, não solicitasse o tal parecer.


Por isso, deixem-se de jogos do empurra e assumam as vossas responsabilidades. A culpa não pode morrer solteira!!!...

Blogosfera Madeirense difama Magistrados???....

Hoje a Lília Bernardes, para o DN-Lisboa escreveu o seguinte:

"... Os magistrados contactados pelo DN recusaram tecer quaisquer comentários sobre esta questão, mas lamentaram a imagem de "falta de confiança" que, entretanto, passou para a opinião pública. Até porque o mal-estar generalizado continua. Não só pela iniciativa e discurso do PS/M, mas porque as "ideias-feitas", entretanto criadas, encontraram um meio de distribuição gratuito e anónimo. A proliferação de referências com cariz difamatório aos magistrados madeirenses inundou a esfera bloguista regional com repercussões para a credibilidade do MP, lamentou uma das fontes..."


Mais uma vez, com estas afirmações da jornalista ou da sua fonte (desconhecida) em questão, faz uma notícia vergonhosa e não verdadeira. Não aceito que esta senhora meta sem direito a contraditório, o meu blog e o meu nome nesse saco. Eu nunca difamei ninguém e muito menos, a nenhum magistrado. É inaceitável que mais uma vez certo jornalismo, venha denegrir de uma forma falsa o trabalho e as opiniões da grande maioria dos bloguistas desta terra. A sua falta de precissão e de rigor, em não chamar pelo nome, o bloguista e o blog em questão, que tem nome é lamentável. Por isso senhora Lília, quando se queira referir a algum blog faça-o de forma clara.


Se quer ser respeitada pelo seu trabalho, seja rigorosa com o que escreve, respeite a quem utiliza este meio para contribuir com o debate de ideias e de opiniões para uma sociedade mais plural e menos formatada com jornalismos tendenciosos e que não estão aqui para serem enxovalhados por jornalistas, que agora agarram-se aos blog para fazerem pseudo notícias. Chega!!!...


Mundial de 2010: O Grupo de Portugal

A selecção portuguesa de futebol ficou a conhecer este domingo os seus adversários na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010, prova que irá ter lugar na África do Sul. Integrando o agrupamento 1, Portugal discutirá o apuramento com as congéneres da Hungria, Dinamarca, Suécia, Malta e Albânia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Incúria nos Socorridos

De facto o que aconteceu ontem na Ribeira dos Socorridos era esperado.

Várias pessoas já tinham alertado para a ocupação selvagem que acontece da Ribeira dos Socorridos.


Para além da empresa Tamega, primeira responsável por aquilo que aconteceu ontem, há mais entidades que devem também assumir as suas responsabilidades, refiro-me a CMF e a Secretaria Regional do Equipamento Social.


Duas vidas humanas perderam-se ontem e o mínimo que se exige é que alguém se chegue a frente assumir a incúria do que aconteceu ontem e que a muito é do conhecimento público das autoridades desta terra. Licenciada ou não que estejam estas instalações da Tamega (que de certeza ocupa o leito da Ribeira), alguém tinha de certeza conhecimento da construção e instalação desta empresa neste local e de tantas outras que também lá estão em situação de risco. Ou andam todos cegos???....


A um mês o Dr. Raimundo Quintal, mostrou na RTP um trabalho a chamar a atenção para estas questões de abuso da utilização das ribeiras, nomeadamente da Ribeira dos Socorridos e a resposta vinda pelo senhor Secretário do Equipamento Social, foi de que só existiam umas "manilhas", que a Ribeira quando encher vai galgar, sem problemas, tudo o resto é ficção de quem nada tem para fazer. Esta resposta dada aos alertas, não só do Dr. Raimundo Quintal, mas também de outras pessoas, foram desvalorizadas e ridicularizadas. E agora como é??!....


Quem assume???!!...


O que é que vai acontecer agora??!...


Respostas que espero venham a ser dadas ainda hoje, porque o que aconteceu ontem nas instalações da Tamega, merecem respostas. As familias de aqueles que morreram assim o merecem. E mais, é preciso já acautelar outras situações que alí e em tantas outras partes desta Região, estão também a beira de desgraçar mais familias. É urgente acções!!!...


Fica aqui para os mais distraídos o link para o Telejornal da RTP-Madeira, onde este assunto foi abordado e onde se inclue a intervenção do Dr. Raimundo Quintal, muito elucidativa da Incúria já denunciada nos Socorridos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Revolução Bolivariana!!?...


Pinto Monteiro criticou Governo da República

Em entrevista à revista Visão, o procurador geral da República, Pinto Monteiro, critica também duramente o diploma dos vínculos, carreiras e remunerações da função pública dizendo que «começa a haver alguns sinais de que pode estar em perigo a autonomia do Ministério Público».
«Não aceitarei ser um procurador-geral dependente do poder político», vinca Fernando Pinto Monteiro.
«A primeira vez que li aquilo pensei que tivesse sido uma distracção do Governo mas agora vejo, com grande espanto, que a prazo pode pôr os magistrados ao nível dos funcionários públicos. E isso é o fim da independência dos tribunais, pois os funcionários públicos dependem da tutela ministerial», comenta Pinto Monteiro.




Diário Digital

Roque Martins dá duro!!!...

Bom depois de ler a notícia do DN-Madeira, fiquei "ciderado" com tanta "azia" e desejo de vingança, vinda da parte do ex-director da Segurança Social da Madeira.

De facto o homem, não deixa morrer o assunto, sem dar uma grande "facada" no Secretário Francisco Ramos.


Só acho é que o homem indiferentemente das razões validas ou não para esta peixarada, corre o risco de ficar desacreditado com as incinuações grosseiras que fez sobre a sua sucessora. É algo nunca antes visto e que sinceramente pouco abona sobre a personalidade de quem nos últimos anos esteve a frente da Segurança Social desta terra. Pelos vistos, a "cena" dos lobbies e mais estas formas singulares de subida nas carreiras de cargos directivos, agora denunciada de forma pouco clara, pelos vistos já eram do conhecimento do Dr. Roque Martins, que até o seu afastamento, compactuou com elas. O que só por si, é inaceitável e o deixa sem margem de manobra para se vir a queixar agora.


Numa única palavra: Vergonha!!!!...


Só isto??!.... Mentira!!!...

O secretário regional dos Assuntos Sociais da Madeira afirmou esta terça-feira que 18 por cento da população nesta Região vive com rendimentos iguais ou inferiores ao salário mínimo regional, dos quais 4,7 estão abaixo do limiar da pobreza.
Francisco Jardim Ramos falava na abertura de um colóquio sobre «Práticas de Intervenção Social» que no Funchal.
O governante referiu que os 4,7 por cento vivem com menos de 360 euros por mês e que o Centro Regional da Segurança Social «tem, neste momento, 7.885 beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI)».

Fonte: Lusa


Só por isto o Senhor Secretário devia ser demitido. Isto de não saber quantos pobres existem nesta terra é muito grave.


Ou pensa o Senhor Secretário, que a malta é toda burra é??!... tá enganado!!!...

Ninguém pode continuar a ficar indiferente

Selecção Nacional e a Comunicação Social: Scolari irritado

Permitan-me discordar!!!...

Mais uma vez tenho de insurgir-me com a Comunicação Social deste País, que cada vez está pior.


É inadmissível a forma como esta tenta criar factos e manipular a opinião pública. Ontem foi um claro exemplo disso.


Numa conferência de imprensa após o jogo que deu a passagem a Portugal rumo ao Europeu de 2008, eis que os habituais "treinadores de bancada" deste País, os "sabedores de tudo", questionam ao seleccionador sobre as suas opções em campo e sobre a sua estratégia. Colocam tudo em causa. Exigiram-lhe quase até que um pedido de desculpas por Portugal não ganhar todos os Jogos, só faltando pedir-lhe que se demitisse por este não ter conseguido que a equipa não goleasse os adversários!!?...


Sinceramente!!!...


Portugal conseguiu o objectivo, com mais dificuldades do que estávamos a espera e cometendo muitos erros, sem duvida!!!...


Agora, continuar a "cruzificar" por tudo e por nada o Seleccionador é inadmissívil!!!...


Pela minha parte acho que Scolari fez bem em abandonar a Conferência de Imprensa, que tinha como objectivo por em causa todo o trabalho, que do meu ponto de vista tem sido muito bom, numa selecção que agora renovasse e que desde o momento que passou a ser treinada por este homem, conseguiu excelentes resultados desportivos.


Parabens a Scolari, parabens aos jogadores e parabens ao Portugueses que apoiaram fortemente a nossa Selecção!!!...


Frase da Semana

“O PSD regional teve a mesma atitude autista e prepotente que o PS da República. Afinal por cá, também o critério economicista e não o da qualidade de ensino é que venceu”.

Dr. Lopes da Fonseca


(Frase que surge no âmbito duma conferência de imprensa, ontem promovida pelo CDS/PP-Madeira, que tomou posição sobre o novo Estatuto da Carreira Docente da RAM).


País perdeu 167 mil empregos qualificados com este Governo

Desde que o Governo liderado por José Sócrates tomou posse, no primeiro trimestre de 2005, Portugal perdeu 167 mil postos de trabalho qualificados, noticia esta segunda-feira o Diário Económico. Segundo o jornal, o número de trabalhadores com maiores qualificações, que incluem dirigentes e quadros superiores, profissionais intelectuais e científicos e técnicos de nível intermédio, cifrava-se em 1,372 milhões de trabalhadores no primeiro trimestre de 2005, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No terceiro trimestre deste ano, o número destes profissionais empreghues tinha recuado para 1,205 milhões, uma quebra de 12% face a Março de 2005.
Desta forma, o trabalho qualificado passou de um peso de 27% para 23% sobre o total de empregos.
O Diário Económico ouviu alguns economistas sobre esta matéria e as opiniões indicam que «o modelo de crescimento mais intensivo em tecnologia e inovação não permite resolver o problema estrutural do mercado de trabalho».
António Nogueira Leite, professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa, refere que «o mercado de trabalho não está à procura de qualificações muito elevadas e deixou de recrutar um conjunto de profissões mais ligadas ao ensino». «Não são apenas os cursos de letras que têm poucas saídas profissionais; os licenciados em economia, gestão e direito também estão com dificuldades crescentes em encontrar trabalho», acrescenta.
O antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga, considera que existe um «desajustamento crónico» entre a formação das pessoas e a procura por parte do tecido empresarial.
O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller, afirma que a criação significativa do emprego apenas tem ocorrido «nas áreas onde o valor acrescentado é mais baixo».

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

HABITAR PORTUGAL 2003/2005 - Última etapa da itinerância na Calheta

Foi inaugurada hoje a exposição itinerante "Habitar Portugal 2003 / 2005", da responsabilidade da Delegação Regional da Ordem dos Arquitectos, naquela que será a sua última etapa (Madeira).

Estará patente até o dia 28 de Janeiro de 2008.


Faça aqui uma visita virtual pela exposição, que poderá ver na Casa Das Mudas, na Calheta.


Fonte: OA

Sondagem: "Res Pública"



*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Mais uma vez tenho de agradecer aos muitos (mais de cem) participantes e habituais leitores deste blog a sua participação em mais esta sondagem, que como se pode apreciar pelo resultado é demonstrativa do sentir da maioria dos Madeirenses sobre esta questão.


Vale o que vale, mas dá para aferir de alguma forma o sentir de quem por cá passa.

Portugal no Euro 2008

Portugal alcançou a fase final do Euro 2008, que será realizado na Áustria e Suíça, após empatar sem golos com a Finlândia, no Estádio do Dragão. É a quinta vez que a selecção nacional alcança o Campeonato da Europa (também esteve em 1984, 1996, 2000 e 2004). Além da qualificação, o encontro ficou marcado pela estreia de Pepe com o emblema das quinas. O sorteio da fase final está agendado para o dia 2 de Dezembro, na Suíça.

LUSA

Deputada da Venezuela ataca jornalista em directo



A deputada venezuelana Iris Valera, presidente da Comissão de Política Externa da Assembleia Nacional, esbofeteou em directo o jornalista Gustavo Azocar durante o programa televisivo "Café con Azucar".

E depois há pessoas que acham que nós os que não apoiamos a Chávez e os seus apoiantes, somos aqueles que contribuimos com os nossos «"ódios vicerais" a Chávez, para criar mais ansiedade entre os madeirenses da diáspora "venezolana"...»

Pois é!!!...

Dá para ver por estas imagens quem são os que com as suas acções criam ansiedades na nossa Comunidade Emigrante, se dá!!!...




Com que então!!!!....

O Blog "Zaragata no Calhau", refere em dois "posts" duas interessantes situações que julgo não devem ficar de lado ou esquecidas, merecendo uma maior divulgação.

Um dos "posts" é a divisão interna no Bloco de Esquerda por conta da coligação entre o PS e o BE, para a Câmara Municipal de Lisboa que pelo que parece esteve por um fio e que agora ameaça dar cabo da estrutura local do Bloco.


O outro "post" refere que o Presidente do MPT-Madeira, deputado e antigo militante socialista, terá eventualmente abusado duma autorização camarária para fazer obras interiores na sua casa e terá efectuado um piso a mais, sem o devido licenciamento das obras. O que para um líder partidário seria de lamentar, para além de que a respectiva Autarquia, deveria rapidamente responder publicamente sobre esta situação.



Moral das "estórias": "Faz o que digo, não faças o que faço!!!..."

Fica o registo!...

Quem diria!!!...

O líder do PSD, teve ontem um registo muito raro, tendo em conta a ambígua posição que ao longo destes últimos anos este Partido tem tido sobre o processo político da Venezuela.


Fica aqui o registo de Menezes:


"O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, alertou esta terça-feira, a propósito da visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a Portugal, para o “furor estadista venezuelano”, considerando que os investimentos portugueses naquele país podem “não estar salvaguardados”.


Menezes referia-se à Galp que assina hoje (ontem) um acordo com a Petróleos da Venezuela para desenvolver projectos conjuntos no sector energético, na área da exploração, produção e abastecimento de petróleo e gás.


Segundo o social-democrata, o Governo português deve “ter os contactos necessários” e manter “um diálogo institucional” com a Venezuela, onde vivem cerca de 400 mil portugueses.


Para Menezes, o encontro de hoje de Chávez com o Primeiro-ministro português, José Sócrates, não permitirá pressionar a Venezuela “a mudar de rumo”, pois só “instituições europeias”, como as Nações Unidas, poderão pressionar aquele país, de modo a que perceba quais são as regras básicas de funcionamento de um país democrático.


Luís Filipe Menezes sustentou ainda que "a presidência portuguesa da União Europeia deve, num âmbito mais alargado do Conselho Europeu, criar condições para que países como este cumpram os preceitos mínimos de democracia"."


Petição de Portas recebe 4 mil assinaturas

A petição lançada por Paulo Portas para que as dívidas do Estado sejam publicadas on-line conseguiu juntar, em dois dias, as quatro mil assinaturas necessárias para ser levada a discussão no Parlamento.

Disponível no site http://www.estadomaupagador.net/, a petição foi colocada on-line no domingo, tendo atingido as quatro mil assinaturas validadas ao final da tarde de terça-feira.


Com esta petição, Portas exige que seja prevista, em legislação ou no Orçamento do Estado para 2008, a obrigatoriedade de publicação das dívidas em lista disponível no site do Ministério das Finanças.


A Visita de Chávez a Portugal

Do encontro de ontem entre Hugo Chávez e José Sócrates em Lisboa, devo dizer que fiquei muito satisfeito, com a forma como esta decorreu. Os meus receios, graças a Deus não se concretizaram, para bem de ambos os Países e da Comunidade Lusa residente na Venezuela.

De salientar as palavras de Sócrates que disse ainda esperar de Chávez que prossigam os seus "esforços" para dar "estabilidade e confiança" à comunidade emigrante lusa. Sendo que do ponto de vista comercial fez também votos: "Que haja uma relação à altura da nossa história comum."


Pela Parte do Chávez de referir as palavra de apreço para com a nossa Comunidade lá residente e as referências feitas a Madeira: "Estive uma vez na Madeira e vi venezuelanos por todo lado". E exemplificam uma "grande relação de afecto e carinho entre Portugal e Venezuela". Segundo o presidente da Venezuela, há uma relação histórica entre os dois países que culminará, depois do encontro de ontem com o primeiro-ministro português, José Sócrates, numa "sólida relação política". "Por isso é que esta visita é tão importante, apesar de curta"


Por outro lado, dizer que se ontem o Presidente Venezuelano, portou-se bem como era a sua obrigação, isso não invalida a minha opinião sobre este despota que governa a venezuela. Não foi com estas palavras que a Venezuela ficou mais segura, nem foram com estas palavras que os receios dos nossos emigrantes e lusodescendentes desvaneceram-se. Nada de ilusões!!!...


Também gostaria de aproveitar este Post para dizer que se há bloguistas pouco isentos e que tentam por todos os meios esconder a verdade, esses com certeza não serão aqueles que como eu contestam as medidas pouco democráticas do Governo de Hugo Chávez (veja-se a nova proposta de Constituição em discussão, que vai a votos no dia 2/12/07). Convido-os também a contactar com alguns dos emigrantes e lusodescentes, para conhecerem por quem lá vive a verdadeira situação social e política que muito preocupa a nossa comunidade. Pela minha parte estejam descansados, porque ao contrario do que possam achar não tenho "ódios vicerais", contra ninguém. Tenho sim convicções e essas não se vendem a nenhuma ideologia, nem a nenhum seguidismo político-partidário.



Fontes da Informação:




terça-feira, 20 de novembro de 2007

"A rarefeita honestidade dos autarcas madeirenses"

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O bloguista "Vostradeis" enviou-me um comentário, em que dava-me a conhecer um cartoon do "Expresso", na sequência da última reunião da Assembleia Municipal do Funchal.

Cá fica sugestão!...

Sessões extraordinárias da AMF

Ontem realizaram-se duas sessões extraordinárias da Assembleia Municipal do Funchal, cujo conteúdo, deixou muito a desejar.

Gastaram-se verbas desnecessárias em senhas para debater numa reunião só as taxas para o ano de 2008, no que se refere ao IMI, a pedido do PSD. E noutra reunião (uma hora mais tarde), debateu-se a pedido da oposição o tal relatório das negociatas e as contradições e mentiras do Presidente da CMF, sobre este assunto.


O que me parece evidente é que a oposição (TODA), não foi devidamente preparada para o debate. Por outro lado deixou-se levar para um pantano verbal inacreditável, que só prejudicou qualquer possiblidade de encostar a parede o PSD e o executivo camarário. O que é lamentável e prova que afinal esta tal reunião foi desnecessária (fazendo fé no que vi e li).


É inacreditável o que ouvi da boca do Deputado do PS, Guido Gomes. Com argumentos destes qualquer razão por muito verdadeira que ela fosse, perde credibilidade, o que é uma pena.


Sobre a falta do CDS, apenas dizer que os deputados em questão se não podiam estar presentes se calhar deveriam ter-se feito substituir. Embora e mais uma vez considere que a reunião foi uma perca de tempo.




Visita do Presidente Hugo Chavez a Portugal

Hoje no fim do dia o Presidente da Venezuela, fará uma escala técnica em Portugal e aproveitará a ocasião para reunir com o Primeiro Ministro José Sócrates.

De facto, importa separar as "águas" Gostemos ou não dele!!!...


Entendo que a visita é importante para ambos os Países, no aprofundar de relações económicas e na necessidade premente do Governo Português precionar o Governo de Caracas para este tudo fazer para atacar a insegurança social que se vive na Venezuela e que tem atacado com particular incidência a nossa comunidade emigrante.


Só estou preocupado com a imprevisibilidade do Presidente Chavez, que poderá provocar mais um incidente diplomático, se eventuais declarações desagradáveis forem proferidas na residência oficial do Primeiro Ministro português.


É preciso não esquecer o que aconteceu com a Espanha na última Cimeira Ibero-Americana do Chile, com o incidente desagradável entre o rei Juan Carlos, e o Presidente Venezuelano. Só espero é que nesta visita o imprevisível Hugo Chavez não venha proferir um conjunto de declarações desagradáveis contra outros Estados da União Europeia amigos de Portugal, inclusive contra a Espanha.


Por outro lado espero também que o Eng. José Sócrates faça garantir, através da palavra do presidente Hugo Chávez, que os direitos nesse País da América do Sul, serão salvaguardados, visto que é conhecida a degradação de direitos e liberdades na Venezuela. País este que como já referi tem muitos emigrantes portugueses.


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Reforma de Chavez

Fica aqui um documento escrito em castelhano, sobre os artigos da Constituição Venezuelana, que o Presidente Hugo Chavez, quer alterar.

Fica aqui o "link", para os interessados.

CDS lança petição para obrigar administração pública a publicar dívidas a credores

Uma petição promovida pelo CDS-PP para que todas as dívidas do Estado sejam publicadas na Internet foi hoje colocada "on-line".

Em declarações aos jornalistas, Paulo Portas, o primeiro subscritor, desafiou "sociais-democratas, socialistas, comunistas e bloquistas" a assinarem o documento, "aberto a todos", para uma maior "pressão social para que o Estado pague a tempo e horas".


A petição é a resposta do CDS-PP à aprovação de um projecto de lei da sua autoria que considerou ter sido "desvirtuado e mutilado pela maioria socialista" que "impediu o essencial do que nele se pretendia", lê-se no texto.


A legislação aprovada isenta de publicação das dívidas, "por exemplo, as autarquias locais, as empresas públicas, as entidades públicas empresariais e os institutos públicos", o que "reduz a quase nada o esforço de transparência do Estado nesta matéria".


A petição, alojada no site http://www.estadomaupagador.net/


De acordo com o projecto de lei aprovado, só as dívidas da administração central do Estado podem ser publicadas e a requerimento dos credores. O CDS-PP pretende que sejam publicadas as dívidas de todas as estruturas da administração pública, desde empresas públicas a autarquias.A petição exige que seja consagrada, em legislação ou no Orçamento do Estado para 2008, a obrigatoriedade de publicação das dívidas em lista disponível no "site" do ministério das Finanças.


Paulo Portas defendeu que a exigência "é uma questão de justiça e de cidadania", acrescentando que "muita gente que está contra o fanatismo fiscal" e que considera que a relação entre o Estado e o contribuinte é desigual vai assinar a petição.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Chavez interessado em desenvolver energia nuclear com fins pacíficos

O "SOL", refere numa notícia muito preocupante de que "o presidente venezuelano, Hugo Chávez Frías, revelou, hoje, que a Venezuela está interessada em desenvolver, tal como faz o Irão, energia nuclear com fins pacíficos".

É um assunto que importa acompanhar muito de perto, sendo que logo que sejam conhecidos mais pormenores, cá serão referenciados.

Os números do aborto

Fica aqui um texto do Público, muito interessante:




"Vão sendo conhecidos os primeiros números sobre a prática do aborto no quadro da nova lei. Ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, mas os números mostram que, se a tendência se mantiver, o total de abortos corresponderá a menos de metade do que o Governo previa. Essas previsões, tal como as de outras proveniências que se vinham repetindo desde há vários anos, não tinham uma base segura e rigorosa. Apontavam para os vinte mil (um quinto do número de nascimentos) porque tal corresponde à média europeia (acima dessa média, encontram-se países de entre os mais desenvolvidos, como a Suécia, a França e o Reino Unido). Um estudo da APF, divulgado antes do referendo e apresentado como fiável, também apontava para tais números. Noutros tempos, a propaganda dos partidários da liberalização chegou a apontar números muito mais elevados,mas sem qualquer fundamento, como agora bem se vê.Considerar que em Portugal se praticavam tantos abortos quantos os que, em média, se praticam nos países da Europa onde essa prática está há muito legalizada era partir do princípio (não demonstrado) de que a proibição em nada influía no volume dessa prática e que, por isso, mais valia permitir que se fizesse legalmente o que sempre se faria na clandestinidade. Nunca aceitei este princípio, que ignora a eficácia pedagógica inerente à mensagem cultural de uma lei que define uma conduta como crime. E o efeito que pode ter uma lei como a agora aprovada, que facilita essa conduta, colocando ao seu serviço os recursos do Estado. Qualquer política legislativa assenta, pelo contrário, na ideia de que legalizar e liberalizar uma conduta só pode conduzir ao incremento da sua prática.Compreende-se que haja estudos que indicam que as mulheres que abortam legalmente, numa significativa percentagem, afirmam que não o fariam se o aborto fosse ilegal. Na Irlanda, é possível tornear a lei que criminaliza o aborto com uma fácil deslocação ao Reino Unido. Mas os abortos aí praticados por mulheres irlandesas são, proporcionalmente, em muito menor número do que os das mulheres da própria Grã-Bretanha. Na Polónia, depois das alterações que restringiram fortemente os casos de legalização do aborto, este continua a ser praticado clandestinamente, mas em número muito inferior ao do período em que tal prática estava liberalizada.Nunca me pareceu decisivo discutir os números exactos do aborto clandestino em Portugal. Fossem eles maiores ou menores, seriam sempre suficientemente elevados para recusar uma liberalização que, por imperativo da lógica, contribuiria para que fossem ainda mais elevados.Se os números agora divulgados revelam que o número de abortos praticados em Portugal é inferior a metade da média europeia, tal só poderá significar que, afinal, a proibição e a criminalização do aborto (independentemente do número reduzido de condenações) tiveram algum efeito, pelo menos no plano pedagógico. A lei evitou, pelo menos, a banalização desta prática na mentalidade comum, a que se encontra noutros países europeus.O que pode, agora, temer-se é que essa "resistência" cultural enfraqueça com a vigência da nova lei, provocando, de forma gradual, a progressiva aproximação à média europeia e o progressivo aumento do número de abortos, como se tem verificado em Espanha com uma lei não tão permissiva como a que entre nós foi aprovada.Foi com grande amargura que notei a frieza de responsáveis governativos que indicavam, resignadamente, que se poderia esperar um número de vinte mil abortos anuais. Uma frieza e uma resignação que a todos chocaria se se referissem a outro tipo de mortes, por doença ou acidente. Ninguém aceitará que os números de mortes por doença ou acidente não se reduzam ao mínimo, ou não façamos tudo para evitar essas mortes. É muito mais fácil evitar um aborto do que uma qualquer outra morte. E em nenhuma destas o Estado colabora activamente, como se verifica agora com o aborto.Por trás dos números do aborto, de cada um deles, está a riqueza única e insubstituível de uma vida humana. É esta consciência que anima o empenho de quem lutou para manter uma lei que evitou, como se vê, que muitas dessas vidas se perdessem. E de quem, apoiando as grávidas em dificuldade, continua a evitar que algumas dessas vidas se percam."


16.11.2007


Pedro Vaz Patto - Membro da associação Portugal pela Vida.

Ainda a questão do PDM da Calheta

A uns dias atrás lancei um desafío num Post, sobre a declaração que a Assembleia Municípal da Calheta, assumiu que permitiu anular (não sei se legalmente) o PDM desse Município.

Hoje recebi um e-mail dum arquitecto desta praça, que pediu-me o anonimato, a responder ao desafío e que agora partilho convosco:


"Na minha opinião o PDM da Calheta não poder ser considerado nulo, por considerar que a base pela qual o ordenamento do território desse município se vai sustentar a partir da anulação do PDM já não vai estar em vigor, isto é, o POTRAM, por não ter sido revisto oportunamente o que não permite que exista um vázio de instrumentos de gestão, sendo que ainda por cima, quando não foram criadas medidas preventivas que permitissem a gestão do Território na falta de PDM e do POTRAM.


Para tal basta ver o artigo 153º do Decreto Lei 310/2003, de 10/12, que claramente refere o que acontece aos Planos de Ordenamento Regional, quando não são revistos atempadamente:


1. Os planos regionais de ordenamento do território aprovados nos termos do Decreto Lei n.º 176-A/88, de 18 de Maio, continuam em vigor até a sua revisão obrigatória pelas comissões de coordenação regional.


2. A revisão referida no número anterior obedece às regras estabelecidas na secção II do Capitulo II do presente diploma, devendo ocorrer nos três anos subsequentes à entrada em vigor do mesmo, após o que, caso não sejam revistos, deixarão de vincular directamente e imediatamente os particulares.


Assim sendo, na ausência do PDM, o POTRAM não pode suportar o ordenamento municipal desse Concelho, tal como a Câmara Municipal o tem vindo a fazer, desde a anulação do PDM. Não tem suporte legal."




Corrupção na Madeira: Afinal não sou o único a pensar assim!!!..

Hoje o Tribuna da Madeira, publica um artigo em que várias personalidades políticas de quadrantes diferentes desta terra, falam do problema da corrupção e da abordagem feita pelo PS-Madeira, sendo que todas elas (onde se incluem dois socialistas), pensam como eu.

Fica aqui parte desse texto:


"...Fernão Freitas considera que as denúncias dos socialistas madeirenses, a não terem consequências visíveis, podem tornar-se na “desgraça” do partido. David Caldeira encontra erros de procedimento em todo o processo e, mesmo admitindo que a corrupção existe, não tem dúvidas de que é um fenómeno difícil de provar. José Manuel Rodrigues diz que há na Madeira casos conhecidos que levantam suspeitas: “Há fumo, resta saber se há fogo.” E Virgílio Pereira defende medidas legislativas que combatam este “pesadelo da vida democrática”..."


Afinal não sou o único a pensar assim!!!...

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Precipitações II

Também ontem o PS-Madeira, de forma irracional desatou a "lançar foguetes" antes do tempo, dando credito a uma notícia do DN-Lisboa, sobre o envio de parte do processo sobre corrupção na Madeira entregue pelo PS-Madeira ao Procurador Geral da República, a Dra. Maria José Morgado que chefia neste momento o DIAP em Lisboa.

Congratulações absurdas vindas da sede regional dos socialistas desta terra, que põe a nú uma ânsia justiceira, desmedida e irracional, que não se coaduna com o sentido de responsabilidade e prudência exigidos a um Partido Político, perante um assunto com o qual se deve ter o maior dos cuidados.


Por outro lado cheira-me de que estamos perante umas notícias feita a medida, para distrair a opinião pública, que já por estes dias começava a pedir a cabeça do Líder Regional, a conta dos acontecimentos relacionados com a votação dos socialistas madeirenses no Orçamento de Estado para 2008, que deixaram de rastos a imagem e a autoridade do Líder Regional do PS-M.


Nada de novo, visto que é mais do que sabido que há certos jornalistas que prestam-se a estes "servizinhos", pouco éticos, de quem utiliza a informação sem sustentação, para distrair a opinião pública.


Ou será que isto tudo é muita coincidência!!!...


Veremos!!!...



Precipitações I

Não consigo entender como é que gente que a partida deveria ter uma conduta e uma atitude mais ponderada, quando reage a notícias de jornais, "espalham-se" totalmente.

Ontem o Dr. Miguel Albuquerque, teve o desplante de dizer por conta duma notícia do DN-Madeira referente a um tal arquivamento do processo enviado pelo Governo Regional ao Ministerio Público, sobre as tão faladas "negociatas na CMF" que "...não há nada no relatório que aponte para negociatas (na CMF), no sentido da apropriação de dinheiro público de forma ilícita..." Apontando esta razão como a principal, para o tal suposto arquivamento, sendo que ainda hoje o mesmo Diário de Notícias que noticiou o referido arquivamento refere, que "O gabinete de Pinto Monteiro diz que não foi emitido nenhum despacho".


Pelo que mais uma vez esta gente vai em "balões" de jornalistas, sem ter certezas e depois desatam a dizer disparates!!!...


Precipitações!!!...


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PDM da Calheta: Nulo ou não??!...

Tive conhecimento hoje da publicação no Diário da República 2ª Série, - N.º 151, da Deliberação Municipal n.º 1518-A/2007, de 07 de Agosto de 2007, que reconhece a nulidade do Plano Director Municipal da Calheta, face aos vícios apontados em exposição entregue por munícipes desse Concelho, baseado nos termos do artigo 134º do n.º 2, do CPA.

A minha duvida continua a residir se é mesmo possível tal declaração de nulidade, sem que o Governo Regional, através da DROT (entidade competente na RAM), ratifique a mesma, dando cumprimento ao Decreto Lei n.º 310/2003, de 10 de Dezembro, que altera o 380/99, de 22 de Setembro.


Sendo importante referir que tendo por base o Decreto Lei n.º 310/2003, de 10 de Dezembro, no seu artigo n.º 102, alinea 1, só são nulos os planos elaborados e aprovados em violação de qualquer instrumento de gestão territorial com o qual devessem ser compatíveis. O que me leva novamente perguntar, se o POTRAM é valido ou não e se não esta valido quais são as razões para não estar em vigor??!...


Espero que algum dos licenciados em direito que sei que por cá passam, possam dar uma opinião sobre isto. Acho que seria muito interessante o debate!!!...


Funchal Antigo: O “Vapor”, casas aéreas de madeira

Hoje por conta dum trabalho que estou a fazer para a Cadeira de Metodologia do Trabalho Científico, encontrei no Blog da Biblioteca Municipal do Funchal, a imagem do lado referente as casas aéreas de madeira, sobre a Ribeira de Santa Luzia denominada de "Vapor".

Fica aqui o texto publicado pela Biblioteca Municipal do Funchal, no blog acima referido muito curioso e interessante:


“Entre a Ponte Nova e a do Torreão, sobre a Ribeira de Santa Luzia ficava o “vapor”, essa habitação única que era um bairro em miniatura, uma república de lavadeiras presidida por uma velha vesga que sabia a vida de toda a gente, tanta roupa tinha já lavado.
Não que ela tivesse encargos sobre aquela irmandade, mas como uma abelha-mestra, tinham-lhe um certo respeito as outras vespas que na sua presença se abstinham um pouco de pregar brutal ferroada no crédito alheio. Mas, estava-lhes na massa do sangue a divisa da classe: ensaboar a roupa suja.
Quem mandou fazer aquela edificação esguia de tabuado, escorado de margem a margem da ribeira, nunca se nos deu de o saber, mas talvez começasse por servir de ponte, antes de ser armada a colmeia com o seu corredor muito estreito ao centro, tendo dos lados as pequenas células independentes com vista para montante e para a foz.
A cor vermelha com que foi pintado dava-lhe um aspecto de casco de navio e, ou fosse por esta razão ou pelo seu formato esguio, o certo é que todos conheciam a habitação tão singular pelo nome de “vapor”.
Que enormidade de coisas se arrumavam ali a dentro: uma cama velha, um baú ou caixa de pinho, uma cadeira sem costas ou de uma perna a menos, um Santo Antoninho de barro, ervas bentas pelas paredes, estampas encardidas, guitas cruzadas para dependurar roupa, um fogareiro de pedra, um tacho de folha, um cesto barreleiro, uma vassoura de palma, uma celha com água de anil, e mais.
A lavadeira é uma mulher fecunda. Tinham ali uma média de cinco filhos. Os mais pequenos em fralda, muito sujos, sempre a choramingar, os maiorinhos, já de calças, mas rotas, com um cordel traçado a servir de suspensórios, não desmereciam no fraseado das suas progenitoras.
Por baixo do “vapor” havia no verão uma represa feita na ribeira com os calhaus do leito cimentados a barro, leivas e ervas raizentes dos charcos, onde se empoçava a água, que solta da comporta todas as semanas, varria para juzante as imundices acumuladas no leito.
Era este açude o gáudio do rapazio. Naquela água turva do sabão, escoada das lavagens, cheia de bolhas, grossas que rebentavam só de encontro às margens, medravam eirós verde-negros, sacudindo o rabo como serpentes de água.
Faziam pesca deles, os rapazes, com um alfinete torto em forma de anzol, levando como isca uma minhoca que se debatia no suplício, atravessada de meio a meio.
Às vezes havia regatas de celhas, sentados os garotos ao fundo delas com os pés cruzados, servindo-se das mãos bem espalmadas para remar. Se acaso abalroavam as embarcações, metendo água dentro, não havia perigo, porque eram como peixes a nadar, saindo depois dali molhados, quais pintos ao sair da casca, e o menos que os esperava era uma sova de sapato, enquanto a roupa despida enxugava ao sol.
Foi demolido o “Vapor” que ameaçava ruína, desconjuntado e tremente ao marulho das enxurradas de Inverno.
Lavada em lágrimas vem a ribeira, mais lavado de ares ficou talvez o recanto, sem as lavadeiras.
Foi-se o “vapor” como um vapor de água que se perde, e como não figura nas estatísticas do porto, recordação, a vapor assim narrada.”

SARMENTO, Alberto Artur – O Vapor. Das Artes e da História da Madeira. Vol. 4, Nº 23, 1956. P.9-10
Imagem retirada de CALDEIRA, Abel Marques - O Funchal no primeiro quartel do século XX. 2ª ed. Funchal:Eco do Funchal,1995.


terça-feira, 13 de novembro de 2007

Só meias verdades??!....

Li hoje no Jornal da Madeira que o Coordenador Autarquico do PS e também bloguista Dr. Rui Caetano, que este criticou as «falhas» do Governo Regional no cumprimento dos contratos-programa que fez com as Câmaras Municipais da Região Autónoma entre 2002 e 2005. Facto que é verdade e que importa chamar a atenção.

Só não compreendo, o porque deste responsável socialista que esta tão preocupado com as dificuldades financeiras dos Municípios Madeirenses e que também e bem, não esqueceu de criticar o silêncio «vergonhoso» e «subserviente» dos autarcas social-democratas, face ao alegado incumprimento governamental, o porque deste também não ter feito nenhuma referência ao que o Governo Socialista da República vai continuar a fazer por conta do Orçamento de Estado para 2008, que como se sabe vai penalizar fortemente os nossos Municípios??!... Não compreendo???...


Digo isto, porque é também hoje conhecido, segundo a Associação Nacional dos Municípios Portugues que o OE associa duas violações graves da Lei de Finanças Locais (LFL) em vigor: em primeiro lugar, não cumpre as regras de cálculo dos fundos municipais a transferir do OE, subtraindo 55 milhões de euros aos cofres municipais, situação agravada pelo aumento de descontos para a Caixa Geral de Aposentações (de 10% para 13%) e do IVA pago pelas autarquias; e acrescem ainda os custos de inflação. Em segundo lugar, são agravadas as restrições dos municípios, já não só no acesso ao crédito (zero), como agora nos contratos de locação financeira e na gestão de pagamentos a fornecedores. Em suma, as receitas dos municípios diminuem e as despesas aumentarão em cerca de 6%, relativamente ao ano anterior, situação que não deixará de se reflectir na qualidade de vida das populações. Esta penalização não pode deixar de ser considerada profundamente injusta, quando é sabido que o défice público é de exclusiva responsabilidade da administração central.


Só meias verdades não valem!!!...

Ministério da Justiça gastou 176 mil euros em cinco carros

O Diário Digital refere hoje que "em época de contenção orçamental, e com a administração pública sujeita a restrições na aquisição de viaturas novas, por indicação do Decreto de Execução Orçamental para 2007, o ministro da Justiça acaba de comprar cinco automóveis topo-de-gama."

Se calhar na venda duma destas viaturas se vão fazer as obras da Esquadra da PSP na Camacha!!!...


Ou sera que vão vender o Mercedes do Serrão!!??...


Triste Povo enganado!!!

OE: Presidente do PS-Madeira venceu??!...

De facto há pessoas que julgam que os madeirenses ou são atrasados mentais ou que tem algum défice de inteligência. Digo isto tendo em conta o comunicado emitido pelo PS-Madeira e publicado nos jornais de hoje e por aquilo que o Dr. Rui Caetano, no seu Blog "Urbanidades da Madeira" escreveu sobre esta trapalhada do voto dos seus três deputados na Assembleia da República (AR) e a reunião de ontem do Secretariado socialista, que juntou na mesma mesa Sócrates e Gouveia.

É inacreditável a forma como os socialistas, tentam com uma jogada intelectualmente desonesta, lavar a face, duma situação criada por eles próprios com a recusa dos seus deputados na AR em seguir as orientações regionais, para o Orçamento de Estado.


Para quem bateu duramente o pé a pedir que num único investimento a fazer já no ano de 2008, a Região tivesse mais meios para os Tribunais, para as Polícias, para a GNR, por via do Orçamento de Estado (esquecendo outras necessidades mais prementes) e fica só com a possível intensão de ter uma Esquadra da PSP na Camacha é muito pouco e não resolve o seu verdadeiro problema de tirar ou não a confiança política aos seus deputados incumpridores ou então assumir que não tem já credibilidade interna e por tanto assumir uma demissão, que no meu ponto de vista é quase inevitável.


E mais, o que JCG conseguiu não é nada é zero!...


A Esquadra da PSP na Camacha, toda a gente sabe que foi fechada não a muito tempo, por parte do Comando Regional, na falta de espaço físico em condições para funcionar sendo que nessa altura o referido Comando Regional já informava que tal situação seria sempre provisória, visto que existia por parte da tutela (Governo da República), a vontade de resolver o assunto rapidamente.


Se hoje é conhecida essa vontade de ter-mos novamente uma Esquadra na Camacha é porque o Governo da República cumpre verdadeiramente um compromisso já anteriormente assumido. Tudo o resto é um aproveitamento político saloio de quem "tenta esconder o sol com uma peneira"!!!...


Assim sendo não há nenhuma vitória. Não foi garantida nem sequer até o fim do mandato deste Governo da República (não há nenhuma nota de imprensa do Governo Socialista, nem nenhum compromisso firmado a dar conta disso), nenhuma obra de vulto em nenhum Tribunal, não se prevê o envio de mais meios aos agentes judiciais, melhor dizendo nada, de nada!!!...


É tudo conversa para enganar o Povo Madeirense e tentar salvar a face já perdida!!!...


Se Sócrates já nos "rouba" com a Lei das Finanças Regionais e Local, agora devemos juntar o desprezo claro aos seus "camaradas da Madeira", a quem com esta "parodia", podemos passar agora de rotular de falhados!!!....


E com isto tudo quem continua a perder é a Madeira e o seu Povo!!!...